i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

China, além dos espetinhos

Foto de perfil de China, além dos espetinhos
Ver perfil

Vamos desbravar juntos lugares, cardápios, ingredientes, conhecer novas formas de se ver o mundo, sempre tendo como desculpa, um bom prato de comida!

Comida de rua

De aroma celestial, Guōkuī é uma comida de rua verdadeiramente maravilhosa!

  • Valéria VicentiPor Valéria Vicenti
  • Chengdu
  • 09/10/2020 06:30
Chengdu um paraíso gastronômico com uma vasta variedade de petiscos de rua deliciosos.
Chengdu um paraíso gastronômico com uma vasta variedade de petiscos de rua deliciosos.| Foto: Photo by Valéria Vicenti

Residimos em Chengdu, província de Sichuan, como muitos sabem. Uma cidade nomeada pelos mestres da gastronomia como o paraíso da boa comida, do bom cardápio, dos mil e um sabores e da potência da pimenta da província. Uma das cidades da China reconhecida pela vasta variedade de petiscos de rua e pelo número infinito de feirinhas gastronômicas. Para os bons de garfo, uma cidade com um cardápio de rua verdadeiramente maravilhoso!

Feirinhas gastronômicas, calçadões, lojinhas, um festival de comida na rua.
Feirinhas gastronômicas, calçadões, lojinhas, um festival de comida na rua.| Photo by Valéria Vicenti

Alinhadas, uma do lado da outra, as barraquinhas conquistam a multidão de locais e turistas como os grandes e importantes restaurantes estilosos e bem estruturados. E concorrendo com elas, nada mais nada menos, que os estabelecimentos de pequena portinha, que passariam quase desapercebidos senão fosse pelas filas infinitas de clientes na calçada para realizarem seus pedidos. E você aprende com o ditado: um delicioso prato, preparado com bons e frescos ingredientes e muito amor, se vende sozinho.

Chamada vermelha destaca, mas o que encanta e assegura um ótimo cardápio é fila de espera imensa pelo calçadão.
Chamada vermelha destaca, mas o que encanta e assegura um ótimo cardápio é fila de espera imensa pelo calçadão.| Photo by Valéria Vicenti

Falando com amigos, seguimos a procura de uma portinha no centro, de faixada vermelha e uma fila enorme que se estende pelo calçadão. Porque hoje é dia de provar o Guōkuī!

Conhecido como um dos lanchinhos mais famosos da província de Sichuan, ele pode ser encontrado em vários pontos de vendas pela cidade, mas pela sorte a portinha recomendada, encabeça a lista dos melhores. Absolutamente fantástico!

Pra hoje, pães recheados crocantes com carne bovina, cebolinha e pimenta de Sichuan.
Pra hoje, pães recheados crocantes com carne bovina, cebolinha e pimenta de Sichuan.| Photo by WoonHeng

Guōkuī, da culinária Shaanxi, com versões de destaque em Sichuan, Jingzhou e Henan, é um pão achatado, com uma camada crocante por fora que se estraçalha magicamente já na primeira mordida. É sequinho, macio e perfumado, de tom mogno, pode ser frito, ou assado, com recheios variados, mas o clássico de carne bovina temperada com cebolinha e pimenta de Sichuan, o coloca no ranking das comidinhas de aroma celestial, uma das ótimas experiências da cidade!

Guōkuī, receita milenar, frito ou assado, com ingredientes simples e frescos, e claro, mãos de fada. Impossível não amar!
Guōkuī, receita milenar, frito ou assado, com ingredientes simples e frescos, e claro, mãos de fada. Impossível não amar!| Photo by Valéria Vicenti

E como a história e a poesia caminham de mãos dadas com tudo que é importante e especial na China, os mais velhos contam que Guōkuī, além de todos os predicados gastronômicos é um presente de avó para neto na chegada do primeiro ano de idade do pequeno. Lindo! A comida sendo mais que alimento para o corpo, sendo presente para a alma, remetendo em vida de jovens e adultos as lembranças afetivas.

Então, depois da surpresa boa, hora de caminhar. Hora de desbravar, de seguir em direção a mais comida boa!

Impossível comer um só, pode acreditar!
Impossível comer um só, pode acreditar!| Photo by Valéria Vicenti
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.