• Carregando...
Chengdu um paraíso gastronômico com uma vasta variedade de petiscos de rua deliciosos.
Chengdu um paraíso gastronômico com uma vasta variedade de petiscos de rua deliciosos.| Foto: Photo by Valéria Vicenti

Residimos em Chengdu, província de Sichuan, como muitos sabem. Uma cidade nomeada pelos mestres da gastronomia como o paraíso da boa comida, do bom cardápio, dos mil e um sabores e da potência da pimenta da província. Uma das cidades da China reconhecida pela vasta variedade de petiscos de rua e pelo número infinito de feirinhas gastronômicas. Para os bons de garfo, uma cidade com um cardápio de rua verdadeiramente maravilhoso!

Feirinhas gastronômicas, calçadões, lojinhas, um festival de comida na rua.
Feirinhas gastronômicas, calçadões, lojinhas, um festival de comida na rua.| Photo by Valéria Vicenti

Alinhadas, uma do lado da outra, as barraquinhas conquistam a multidão de locais e turistas como os grandes e importantes restaurantes estilosos e bem estruturados. E concorrendo com elas, nada mais nada menos, que os estabelecimentos de pequena portinha, que passariam quase desapercebidos senão fosse pelas filas infinitas de clientes na calçada para realizarem seus pedidos. E você aprende com o ditado: um delicioso prato, preparado com bons e frescos ingredientes e muito amor, se vende sozinho.

Chamada vermelha destaca, mas o que encanta e assegura um ótimo cardápio é fila de espera imensa pelo calçadão.
Chamada vermelha destaca, mas o que encanta e assegura um ótimo cardápio é fila de espera imensa pelo calçadão.| Photo by Valéria Vicenti

Falando com amigos, seguimos a procura de uma portinha no centro, de faixada vermelha e uma fila enorme que se estende pelo calçadão. Porque hoje é dia de provar o Guōkuī!

Conhecido como um dos lanchinhos mais famosos da província de Sichuan, ele pode ser encontrado em vários pontos de vendas pela cidade, mas pela sorte a portinha recomendada, encabeça a lista dos melhores. Absolutamente fantástico!

Pra hoje, pães recheados crocantes com carne bovina, cebolinha e pimenta de Sichuan.
Pra hoje, pães recheados crocantes com carne bovina, cebolinha e pimenta de Sichuan.| Photo by WoonHeng

Guōkuī, da culinária Shaanxi, com versões de destaque em Sichuan, Jingzhou e Henan, é um pão achatado, com uma camada crocante por fora que se estraçalha magicamente já na primeira mordida. É sequinho, macio e perfumado, de tom mogno, pode ser frito, ou assado, com recheios variados, mas o clássico de carne bovina temperada com cebolinha e pimenta de Sichuan, o coloca no ranking das comidinhas de aroma celestial, uma das ótimas experiências da cidade!

Guōkuī, receita milenar, frito ou assado, com ingredientes simples e frescos, e claro, mãos de fada. Impossível não amar!
Guōkuī, receita milenar, frito ou assado, com ingredientes simples e frescos, e claro, mãos de fada. Impossível não amar!| Photo by Valéria Vicenti

E como a história e a poesia caminham de mãos dadas com tudo que é importante e especial na China, os mais velhos contam que Guōkuī, além de todos os predicados gastronômicos é um presente de avó para neto na chegada do primeiro ano de idade do pequeno. Lindo! A comida sendo mais que alimento para o corpo, sendo presente para a alma, remetendo em vida de jovens e adultos as lembranças afetivas.

Então, depois da surpresa boa, hora de caminhar. Hora de desbravar, de seguir em direção a mais comida boa!

Impossível comer um só, pode acreditar!
Impossível comer um só, pode acreditar!| Photo by Valéria Vicenti
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]