i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

China, além dos espetinhos

Foto de perfil de China, além dos espetinhos
Ver perfil

Vamos desbravar juntos lugares, cardápios, ingredientes, conhecer novas formas de se ver o mundo, sempre tendo como desculpa, um bom prato de comida!

Conhecer do Negócio

Na China, o controle do negócio é o ingrediente principal do cardápio!

  • Por Valéria Vicenti
  • Chengdu
  • 11/09/2020 07:51
Aqui na China, os restaurantes em condôminos residências exalam qualidade, profissionalismo e  o primor dos renomados.
Aqui na China, os restaurantes em condôminos residências exalam qualidade, profissionalismo e o primor dos renomados.| Foto: Photo by Valeria Vicenti

Estamos nos reinventando, estamos adquirindo novos hábitos, novas percepções, novo estado de espírito sobre nossos limites, sobre os cenários, lugares e situações que nos cercam. E como nós, todas as empresas, todos os negócios, principalmente aqueles que entram nas nossas casas, que nos alimentam dentro ou fora do nosso lar, que nos convidam a entrar, sentar e se sentir à vontade. Esses, na China ou pelo mundo, estão se reinventando, ou melhor, estão se profissionalizando.

Pela China, encontramos restaurantes que pararam para respirar, e nesse respiro rápido entenderam: precisamos resgatar a essência e emoção do nosso cardápio, mas com uma dose acentuada de razão e controles,   precisamos nos profissionalizar ainda mais. E essa necessidade não chegou sozinha, o cenário atual é claro, nos informa sem piedade: não há mais espaço para aqueles que conhecem de negócio, mas não entendem do negócio. Não basta mais somente saber cozinhar!

Casa Chengdu, um dos belos e deliciosos restaurantes afastado do centro, dentro do condomínio residencial, harmonia entre cardápio mediterrâneo e SPA.
Casa Chengdu, um dos belos e deliciosos restaurantes afastado do centro, dentro do condomínio residencial, harmonia entre cardápio mediterrâneo e SPA.| Photo by Casa Chengdu

Restaurantes dentro de condomínios residenciais aqui na China não são exceções, e pós pandemia percebemos que esse número vem crescendo como oportunidade de negócio e de aumento da renda familiar. Mas não confundam negócio familiar, pequenos negócios com falta de controles. Muitos estão reabrindo ou começando com o pé direito, ainda melhores e mais robustos. Exemplares!

Quantidade de atendentes restrito, escalas inteligentes e flexíveis de funcionários, redução do cardápio, mantendo sabores e pratos que realmente os diferenciam, cardápio exclusivo para as condições impostas pelo delivery, vendas de ingredientes e não só de pratos prontos com as suas respectivas receitas, venda de frescos e orgânicos, entregadores treinados a conduzir os pratos como chefs, padronização nos pratos e serviços, controle de pedidos “versus” estoques, preços promocionais na compra de vouchers antecipados ou na compra de um número expressivo de pratos, frutas, legumes e verduras da estação sendo melhor explorada no cardápio, são itens imprescindíveis deste novo menu. Acompanhado de simpatia, empatia, um bom sorriso, e um espaço instagramável, atributos que não só atraem, conquistam e fidelizam clientes!

E não para por aí não. Muitos estão aproveitando o espaço da residência para oferecer atividades diferenciadas entre as refeições, ou até mesmo junto delas, como aulas lúdicas, massagem relaxante e terapêuticas, experimentações de chás, café, curso dos pratos relacionados a casa, adegas etc. Podendo estar acompanhado ou não do seu pet.

O cardápio 3D, irresistível, à vista dos olhos nas praças de alimentação e feirinhas gastronômicas facilita a escolha, é só apontar. Pratos chegam à mesa idênticos ao pratos artificiais em exposição.
O cardápio 3D, irresistível, à vista dos olhos nas praças de alimentação e feirinhas gastronômicas facilita a escolha, é só apontar. Pratos chegam à mesa idênticos ao pratos artificiais em exposição. | Photo by Valéria Vicenti

As praças de alimentação, feirinhas gastronômicas, a comidinha agora na rua, também merecem ser destacadas. Elas também estão seguindo direitinho a cartilha do empreendedor, com toques pitorescos e inusitados de criatividade inclusive nas vendas online e vitrines surreais. O cardápio 3D, que parecem comida de verdade, mais não é, representado pelos pratos em tamanho original são oferecidos no menu, e reproduzem fidedignamente o que virá a sua mesa. Neste cardápio irresistível você só precisar apontar!

O apoio aos pequenos negócios, pequenos restaurantes é visto pelo aumento das feirinhas em calçadas de shopping, fechamento de ruas e o aumento de eventos temáticos pela cidade.
O apoio aos pequenos negócios, pequenos restaurantes é visto pelo aumento das feirinhas em calçadas de shopping, fechamento de ruas e o aumento de eventos temáticos pela cidade.| Photo by Valéria Vicenti

Opa, alguém disse apontar? Para os espaços mais hightechs, o QRCode na mesa dá acesso ao cardápio, ao pedido e ao pagamento, tudo pelo seu celular. Sucesso antes mesmo da pandemia, que agora ganha ainda mais méritos, chegou para ficar.

Momentos difíceis impõe velocidade, impõe ritmo, impõe mudanças que não necessariamente são de todo ruim. São necessidades esquecidas, não priorizadas, mas não menos importante. Necessidades que se dada a atenção em seu tempo certo amortiza dores, mas para isso, precisamos estar atentos ao presente. Precisamos nos perguntar diariamente, como posso fazer melhor o que fizemos ontem?

Pode acreditar, prato à mesa  quando chega surpreende, identifico ao modelo padrão do cardápio 3D do balcão.
Pode acreditar, prato à mesa quando chega surpreende, identifico ao modelo padrão do cardápio 3D do balcão.| Photo by Valéria Vicenti

Então pra hoje, façamos e sejamos melhor que ontem nos negócios, na família, com os amigos! Não deixemos que novos desconhecidos imponham as regras e a velocidade! Bórala se "profissionalizar" nesta nossa Vida.SA !

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Polaco

    ± 0 minutos

    Que piada ainda colocar esses chineses nos holofotes, esqueceu da sopa de morcego, baita negócio lucrativo e não adianta saber apenas cozinhar, precisa ser entendido de disseminação de vírus e ficar de bico calado, senão o governo manda matar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]