i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

China, além dos espetinhos

Foto de perfil de China, além dos espetinhos
Ver perfil

Vamos desbravar juntos lugares, cardápios, ingredientes, conhecer novas formas de se ver o mundo, sempre tendo como desculpa, um bom prato de comida!

Herança alemã

Oktoberfest, Augustfest? Deixa pra lá, o que importa é: tem festival de cerveja na China?

  • Valéria VicentiPor Valéria Vicenti
  • Qingdao
  • 18/08/2020 04:44
Bem Vindos ao Festival Internacional da Cerveja de Qingdao. Neste ano comemoração dos seus 30 anos.
Bem Vindos ao Festival Internacional da Cerveja de Qingdao. Neste ano comemoração dos seus 30 anos.| Foto: Arquivo pessoal/Valéria Vicenti

E a resposta vem em coro: tem sim senhor!

Surpresa nossa! No país onde o trono se divide entre o chá nosso de cada dia e o Baijiu, o licor chinês com aproximadamente 9000 anos, conhecido como sendo o mais forte e mais bebido do mundo, pode acreditar, há espaço para a nossa amiga loira gelada. Quero dizer, por aqui loira, mas não tão gelada assim. E ela não se intimida com a concorrência. Ano a ano seu consumo cresce exponencialmente entre os chineses. A variedade e a qualidade presente nos bares, restaurantes e festas garantem, ela não está de brincadeira. Vendida até mesmo em sacolas plásticas, não somente em garrafas e latinhas, avança, quer brigar de igual para igual pelo tão almejado trono.

Há 30 anos, aqui em Qingdao, leste da China, ela brilha no maior festival do país feito todinho para ela, um festival, com o mesmo charme e alegria dos conhecidos Oktoberfests.

Museu da Cerveja, um espaço muito além da história, dos desafios e conquistas de um povo, da rainha Tsingtao. Uma área charmosa para beber, comer e prosear.
Museu da Cerveja, um espaço muito além da história, dos desafios e conquistas de um povo, da rainha Tsingtao. Uma área charmosa para beber, comer e prosear.| Biblioteca pessoal - Valeria Vicenti

Qingdao, cidade que estamos de passagem, surpresa nossa, tem nítidos traços alemães. Tem aproximadamente 9 milhões de habitantes, margeia o Mar Amarelo, e como herança, um legado deixado entre 1898 e 1914 pela ocupação alemã, a primeira cervejaria fundada em terras chinesas, Tsingtao, que de tão ilustre foi presenteada com um belo museu em sua homenagem. E aí me pergunto: onde eu estava nessa aula? Qual a página professor? Deixa pra lá, mais uma deliciosa oportunidade deste mundão que se abre a nossa frente

E para os que temiam que neste ano o festival fosse cancelado, bons ventos, trouxeram boas notícias. Os atuais bons resultados da cidade, o cenário robusto sobre o controle da pandemia, e os controles impostos aos participantes na entrada do evento como a apresentação do cartão de saúde digital, o controle de temperatura, a redução do número de participantes, os testes nos produtos importados e sua correta higienização deu a largada, acendeu o sinal verde, e do dia 31 de julho à 28 de agosto, os mais de 1500 rótulos estarão de braços abertos aguardando pelos seus ilustríssimos convidados: Bem-Vindos ao 30º. Festival da Cerveja de Qingdao!

Bem Vindos ao Festival da Cerveja 2020 de Qingdao!  Mesmo de máscara, item não mais obrigatório em áreas abertas, muito a comemorar.
Bem Vindos ao Festival da Cerveja 2020 de Qingdao! Mesmo de máscara, item não mais obrigatório em áreas abertas, muito a comemorar. | Biblioteca pessoal - Valéria Vicenti

E pela história e predicados, Tsingtao é a grande anfitriã do festival. E em um imenso espaço aberto, por uma grande passarela, 8 grandes palcos foram montados.  Cada um deles conta com shows, restaurantes, barracas de espetinhos, áreas “instagramáveis” para serem registradas e compartilhadas as memórias da festa, esses espaços se transformam em estações que além de boa cerveja, boa musica, boa comida, contam com bom astral, um espaço perfeito para o encontro da família e amigos durante o dia ou a noite. Marcas como Hofbrauhaus, Carlsberg, Paulaner tem espaço certo na festa ao lado da anfitriã.

A anfitriã Tsingtao, sem medo da concorrência, divide a passarela, os holofotes, com as suas convidadas.
A anfitriã Tsingtao, sem medo da concorrência, divide a passarela, os holofotes, com as suas convidadas.| Biblioteca pessoal - Valéria Vicenti

Neste ano, neste momento pós COVID-19, a recuperação econômica mostra bons sinais pelo país, o festival está lotado, considerando o número limite de participantes, mas ainda assim, como em todo lugar do mundo, os chineses se recuperam, estão se encorajando a voltar a vida normal. As viagens, os turistas despontam aos poucos, e por isso mesmo, um toque de novo normal foi dado ao festival. Neste ano está sendo o primeiro ano que outras grandes cidades acolhem o festival simultaneamente a Qingdao. Se o turista não vem ao Festival, o Festival vai até os turistas. É hora de desbravar novas oportunidades, hora de estudar e implementar rapidamente possibilidades que aprimorem os modelos de negócios conhecidos e gerem novos modelos, novos mercados, que se reinventem.

E o modelo de negócio avança por esse mundão, se reinventa, segue, se multiplica para onde o povo está.
E o modelo de negócio avança por esse mundão, se reinventa, segue, se multiplica para onde o povo está. | Imagem by Chengdu Hi-Tech

Então, pra hoje: Gānbēi! Saúde! até o próximo capítulo deste mundão, que parece tão longe, mas nos dias de hoje, está bem pertinho de você!

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Montenegro

    ± 0 minutos

    Talvez se a Sra. Valéria Vicenti soubesse sobre o que acontece com os cristãos praticantes, com os chineses uigures e sobre o sul do mar China; ela seria menos “entusiasta” com as coisas daquele país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]