• Carregando...
Game online recria morte de Macaulay Culkin em Meu Primeiro Amor
| Foto:

Pense na sua infância ou adolescência, nos filmes que lhe marcaram nesta época e tente responder à seguinte questão: qual foi o momento mais triste que você presenciou na TV ou no cinema, que lhe fez se esvair em lágrimas?  Muitos dirão que trata-se da cena em que Mufasa, o pai de Simba, é morto em O Rei Leão (The Lion King, 1994) ou, para citar mais uma animação clássica, a morte da mãe de Bambi, no desenho de mesmo nome (Bambi, 1942). Se você, assim como eu, nasceu na década de 1980, certamente se lembrará da dramática sequência em que Atreyu perde seu cavalo, Artax, enquanto atravessa o Bosque da Tristeza, em História sem Fim (The NeverEnding Story, 1984).

Há alguns anos, inclusive, cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) avaliaram cerca de 250 filmes e chegaram à conclusão de que a cena mais triste da história do cinema é o fim de O Campeão (The Champ, 1979), em que o protagonista, vivido por Jon Voigt, morre em frente ao filho de nove anos, que tenta reviver o pai gritando “campeão, acorde!“.

Meu Primeiro Amor: comédia romântica traumatizou muita gente no início da década de 1990.

Meu Primeiro Amor: comédia romântica traumatizou muita gente no início da década de 1990. (Foto: Divulgação)

Mas eu quero chegar é numa cena específica, que certamente “traumatizou” muita gente no início da década de 1990: a morte do garoto Thomas depois de ser picado por abelhas em Meu Primeiro Amor (My Girl, 1991). Thomas, vivido por Macaulay Culkin, era o melhor amigo da pequena Vada, personagem de Anna Chlumsky. No filme, Thomas era aquele típico garoto frágil que é alérgico a tudo e mal pode sair de dentro de casa. Em um passeio com a amiga, não dá outra. O guri é picado por abelhas e, assim, de uma hora pra outra, cai morto. Era uma vez o “primeiro amor” de Vada.

A cena em que a garota vai até o caixão do amigo durante o velório e, chorando, pergunta onde estão os seus óculos, é de cortar o coração. Lembre abaixo:

O jornalista Stuart Heritage, do The Guardian, resume bem o sentimento dos espectadores quanto ao filme. “Para uma certa parcela da população, esta foi a nossa versão da mãe de Bambi levando um tiro. Foi a nossa Janet Leigh sendo esfaqueada no chuveiro. Foi o nosso ‘Luke, eu sou seu pai’. Só que foi muito mais triste, porque era Macaulay Culkin sendo picado por uma abelha e então morrendo”, diz.

O artigo de Heritage sobre Meu Primeiro Amor é escrito com base em um grande (e bizarro) achado do jornalista na internet (leia aqui o texto na íntegra, em inglês). Um desenvolvedor resolveu criar um game que simplesmente recria a cena da morte do garoto no filme. Nele, você controle o pequeno Thomas. Na tela, surge a inscrição “Aceite seu destino“.

My Girl - The Game: no jogo online, é preciso tentar desviar das abelhas, o que se prova impossível.

My Girl – The Game: no jogo online, é preciso tentar desviar das abelhas, o que se prova impossível. (Foto: Reprodução)

O jogo tem um visual tosco e é side scrolling, com o personagem se movimentando na lateral, tendo que pular um outro obstáculo. Até chega a tocar a música tema do The Temptations. Depois de poucos segundos, uma abelha começa a aparecer vez ou outra. Até que logo já são várias abelhas e fica quase impossível conseguir desviar das malditas — se tocar no bicho, você perde “vida”. O que acontece? Inevitavelmente, o personagem morre e vemos uma imagem de Vada olhando da escada para o velório do garoto. Sinistro, não? Pra você entender melhor, só jogando – acesse aqui My Girl The Game.

Para o jornalista do The Guardian, o minijogo tem um único objetivo: fazer com que os jogadores e espectadores do filme reconheçam que a morte de Thomas era mesmo inevitável. Não havia como ele escapar das abelhas no filme – assim como não há como fugir delas no game. Que alguém tenha se dado ao trabalho de criar um jogo, por mais simples que seja, para comprovar isso, é de se espantar. Mais uma prova de que muita gente realmente se incomodou com os acontecimentos de Meu Primeiro Amor. Agora é aguardar um novo jogo para tentarmos salvar o cavalo em História sem Fim

Você é daqueles que choraram e espernearam com a morte de Thomas em Meu Primeiro Amor? Para você, quais são as cenas mais tristes do cinema? Deixe sua seleção aqui no blog!

**

Não deixe de seguir a página do Cinema em Casa no Facebook para acompanhar as atualizações do blog e receber notícias e curiosidades sobre cinema!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]