• Carregando...
Top 5: filmes que nos inspiram a botar o pé na estrada
| Foto:

O caderno de Turismo da Gazeta do Povo publicou nesta quinta-feira uma matéria muito bacana sobre os “roteiros cinematográficos”. Trata-se daqueles locais, ao redor do mundo, que ficaram conhecidos por servir de cenário para filmes clássicos que povoam o imaginário popular. É quase impossível, por exemplo, assistir O Senhor dos Anéis e não ficar com vontade de desbravar aquelas paisagens inóspitas da Nova Zelândia. Ou, como bem destaca o repórter Gabriel Azevedo, não lembrar de O Poderoso Chefão ao encarar os montes e vilas da Sicília.

Esta relação entre cinema e ambiente me lembra de um subgênero de filmes que também nos leva a querer cair na estrada, não para visitar algum lugar em especial, mas sim pelo puro prazer de desbravar lugares desconhecidos, ter contato com estranhos e viver aventuras pelo meio do caminho. Estou falando dos road movies, produções que, na sua grande maioria, se passam a bordo de motos possantes, cadilaques estilosos ou ônibus empoeirados.

O road movie por excelência se baseia naquele velha máxima de que “o que importa não é o destino, mas o caminho que se percorre para chegar até ele”. Apesar de ser clichê, esta abordagem pode render boas histórias. E que, inclusive, podem nos deixar com uma vontade imensa de largar tudo e, assim como os “heróis” do cinema, sair de casa sem hora nem data pra voltar.

TOP 5: ROAD MOVIES QUE NOS INSPIRAM A SAIR DE CASA (SEM DEIXAR BILHETE DE DESPEDIDA)

Sem Destino (Easy Rider, 1969)

Divulgação.
Sem Destino: e quem precisa de capacete?

Impossível falar de road movie e não citar Sem Destino, filme que, apesar do caos durante a sua produção, virou cult e ícone da contracultura, balançando a indústria hollywoodiana. A visão de Peter Fonda e Dennis Hopper (que também dirigiu) pilotando belas motocicletas com o vento no rosto, ao som de Born To Be Wild, é uma das mais lembradas e citadas do cinema recente. O roteiro é raso, assim como foi o orçamento. Mesmo assim, sua ode à uma sociedade liberal e alternativa, em contraponto ao caretismo do american dream, caiu na graça do público e abriu caminho para outros filmes que bateram de frente com as convenções de Hollywood nos anos seguintes. Para assistir com o volume no máximo.

Diários de Motocicleta (2004)

Divulgação.
Diários de Motocicleta: quando Ernesto Guevara ainda estava longe de ser chamado de “Che”.

Foi justamente o road movie Central do Brasil que chamou a atenção de Hollywood e de produtores de todo o mundo para o brasileiro Walter Salles. Ele voltaria ao gênero em mais de uma ocasião, mas Diários de Motocicleta se destaca na filmografia do diretor por ser um retrato intimista não só de um personagem histórico, mas também de toda uma região geográfica. Gael Garcia Bernal encarna um jovem universitário Ernesto Guevara, que, ao lado do amigo Alberto Granado, vivido por Rodrigo De La Serna, embarca em uma viagem ao longo da América do Sul, a bordo de uma moto meio sucateada. O foco, claro, é a “transformação” de Ernesto ao longo da viagem, tocado pelos povos sofridos e explorados que encontra pelo caminho. Destaque para a bela e contemplativa fotografia.

Thelma e Louise (Thelma & Louise, 1991)

Divulgação.
Thelma e Louise: neste caso, mulher no volante é perigo mesmo.

Ridley Scott já mostrou há tempos ser um diretor eclético, que transita com desenvoltura entre os mais diferentes gêneros, desde a ficção científica (Blade Runner), passando pelo épico (Gladiador) e a comédia romântica (Um Bom Ano). Em Thelma e Louise, ele se vale da boa química entre as atrizes Susan Sarandon e Geena Davis (as duas foram indicadas ao Oscar de Melhor Atriz por seus papéis) para contar uma aventura de fim de semana que foge do controle. Duas amigas, uma garçonete já bem vivida e uma dona de casa ingênua, viram fugitivas da polícia depois de atirarem em um estuprador e passam a dirigir sem rumo, cientes de que não podem simplesmente voltar às suas vidas de então. Chegou a ser chamado de “road movie feminista”. Independente da leitura que se faça, o filme tem vários bons momentos e um final insólito.

O Cadillac Azul (Coupe de Ville, 1990)

Divulgação.
O Cadillac Azul: clássico da Sessão da Tarde a bordo de um belo conversível.

Quem costumava acompanhar de perto a Sessão da Tarde certamente vai se lembrar deste aqui. Três irmãos, que não se veem há cinco anos, recebem a intrépida missão de levar um belo Cadillac para a casa da mãe, em Miami. O problema é que o automóvel, comprado pelo pai, está em Detroit e eles vão precisar percorrer quase 2 mil quilômetros, em meio a discussões, lições de moral e lembranças reprimidas, para cumprir a tarefa. Isto, sem que o carro sofra um arranhão sequer. A abordagem é comum em road movies e tantos outros dramas familiares do cinema: trata-se de juntar pessoas que não se aguentam e fazer com que, ao longo de uma viagem ou de um fim de semana na casa da fazenda, elas se “descubram” e passem a respeitar umas às outras. Um dos irmãos de O Cadillac Azul é Patrick Dempsey, no eterno papel de rebelde desmiolado que lhe marcou o início da carreira.

Na Natureza Selvagem (Into the Wild, 2007)

Divulgação.
Na Natureza Selvagem: sem lenço nem documento.

Já comentei sobre esse filme aqui no post Confesso que Chorei. É uma adaptação do livro-reportagem de Jon Krakauer, que conta a história real de um jovem bem de vida que, sem avisar a família, abre mão da poupança e de uma carreira promissora para cair na estrada. O rapaz, vivido por Emile Hirsch, quer chegar até o Alasca e, sem lenço nem documento (literalmente), vai vivendo como dá pelo caminho. A fotografia e a trilha sonora (assinada por Eddie Veder) são alguns dos atrativos desse filme que, como poucos, nos emociona e encanta justamente pela sensação de liberdade irrestrita vivida pelo protagonista. Mesmo que isso tenha seu preço (trágico, diga-se de passagem).

**

Deixei de fora uma opção óbvia, On The Road, adaptação do livro de Jack Kerouac dirigida por Walter Salles, porque não assisti o filme. Infelizmente, passou meio batido pelos cinemas aqui de Curitiba (ou eu que marquei bobeira). Mas se vocês gostaram, comentem aqui no blog! E deixem também sugestões de outros roadmovies que possam servir de inspiração para quem quer botar o “pé na estrada”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]