• Carregando...
A previsão é que os editais sejam publicados ainda em 2019
A previsão é que os editais sejam publicados ainda em 2019| Foto: Jaelson Lucas/ANPr

É hora de acelerar seus estudos! O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Jr. assinou dois decretos autorizando os concursos para delegado e investigador da Polícia Civil do Paraná, com o total de 350 vagas, sendo cinquenta para delegado com a exigência do nível superior em Direito e trezentas para o cargo de investigador, função que exige o nível superior em qualquer área de formação.

O documento é aguardado desde 04 de setembro de 2019, quando em solenidade no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, o governador anunciou a abertura dos concursos da Polícia Militar e Polícia Civil, além de processo seletivo para o Departamento Penitenciário Estadual (DEPEN).

Estão também autorizadas outras cinquenta vagas para o cargo de papiloscopista da Polícia Civil, função que exige o nível superior em qualquer formação. A partir dos documentos publicados no Diário Oficial (confira aqui) as próximas etapas serão a contratação de uma instituição organizadora e a publicação do edital do concurso.

Últimos concursos

O último edital para delegado da Polícia Civil do estado do Paraná foi publicado em 15 de março de 2013 pela COPS/Uel (acesse aqui) com a oferta de 26 vagas que exigiam o nível superior em Direito.

A primeira etapa do concurso aconteceu em Cascavel, Curitiba e Londrina no dia 5 de maio de 2013, 51 dias após a abertura do concurso. Na ocasião, os inscritos enfrentaram prova objetiva (prova preambular de conhecimentos gerais) com 100 questões de múltipla escolha das matérias de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Civil, Legislação Estadual, Medicina Legal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal.

Os aprovados na primeira etapa participaram da prova discursiva no dia 16 de junho de 2013 com oito questões de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal. Os classificados nas duas primeiras provas (objetiva e discursiva) enfrentaram, ainda, prova de títulos de caráter classificatório, além de exames de Higidez Física, Aptidão Física e Investigação de Conduta, todos de caráter eliminatório.

Para o cargo de investigador de polícia, o último edital foi publicado em 11 de janeiro de 2010 pela COPS/Uel (acesse aqui) com a oferta de 381 vagas que exigiam o nível superior em qualquer área de formação.

A primeira etapa do concurso aconteceu em Curitiba em 28 de março de 2010, 76 dias após a abertura do concurso. Na ocasião os inscritos enfrentaram prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha das matérias de Língua Portuguesa, Economia e Demografia Paranaense, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Noções do Estatuto da Polícia Civil, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Processual Penal e Noções de Legislação Específica.

Os aprovados na primeira etapa foram convocados para as provas de higidez física e aptidão física, ambas de caráter eliminatório. Por fim, os classificados em todas as etapas passaram pela prova de investigação de conduta, também de caráter eliminatório.

VEJA TAMBÉM: Governador autoriza 2.400 vagas de soldado da PM-PR

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]