• Carregando...
A expectativa é que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre
A expectativa é que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre| Foto: Simone Mello/Agência IBGE

Está autorizado mais um processo seletivo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que terá a oferta de 312 vagas para as funções de Agente Censitário de Pesquisa por Telefone (nível médio), Supervisor Censitário de Pesquisas por Telefone e Codificação (nível superior) e Codificador Censitário (nível médio).

De acordo com a publicação do Diário Oficial da União, a organizadora da seleção será o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), escolhida por dispensa de licitação.

 Reprodução do Diário Oficial da União
Reprodução do Diário Oficial da União

Os contratados atuarão na fase final do Censo Demográfico, a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população nos municípios do Brasil. A periodicidade da pesquisa é decenal, excetuando-se os anos de 1910 e 1930 em que o levantamento foi suspenso, 1990 quando a operação foi adiada para 1991 e, por fim, 2020 que sofreu transferência para 2021 devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus.

Seleção em andamento

Além da nova seleção autorizada, já estão abertos dois processos seletivos com a oferta de 204.307 vagas para recenseadores e agentes censitários que irão efetivar o Censo Demográfico 2021 em todo o país.

O edital 01/2021 (acesse aqui) traz 22.409 vagas nas funções de agente censitário municipal e agente censitário supervisor, ambas de nível médio. As inscrições serão recebidas com taxa de participação no valor de R$ 39,49 até o dia 15/03/2021 no site do Cebraspe. Os candidatos serão avaliados no dia 18 de abril de 2021 mediante prova objetiva com sessenta questões de múltipla escolha das matérias de língua portuguesa, raciocínio lógico quantitativo, ética no serviço público, noções de administração/situações gerenciais e conhecimentos técnicos. A prova objetiva será realizada nos municípios sede de postos de coleta listados no quadro de vagas da seleção.

Já o edital 02/2021 (acesse aqui) oferta 181.898 vagas de recenseador, função que exige o ensino fundamental completo. As inscrições serão recebidas com taxa de participação no valor de R$ 25,77 até o dia 19/03/2021 no site do Cebraspe. Os candidatos serão avaliados no dia 25 de abril de 2021 mediante prova objetiva com cinquenta questões de múltipla escolha das matérias de língua portuguesa, matemática, ética no serviço público e conhecimentos técnicos. A prova objetiva será realizada nos municípios listados no quadro de vagas do processo seletivo.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]