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Como lidar com a ansiedade e continuar estudando na quarentena?

O blog Concurseiros convidou a psicóloga Regiane Repczuk para explicar como manter a preparação para concursos em meio à pandemia

  • PorThais Nunes Laskoski
  • 31/08/2020 09:32
O importante é manter o ritmo de estudos mesmo sem o edital em vista
O importante é manter o ritmo de estudos mesmo sem o edital em vista| Foto: Pixabay

A expectativa para 2020 era boa para os concurseiros. Havia muitos editais previstos e os estudantes começaram o ano empolgados com as provas que estavam porvir. Porém, em março tudo mudou. Com a expansão da pandemia causada pela Covid-19 e a implantação das medidas de distanciamento social, muitos concursos foram suspensos sem prazo para retorno. Provas foram adiadas, licitações foram canceladas e o mundo dos concurseiros praticamente parou.

E não foram só os concursos. A sensação que todos tivemos é que, de repente, o mundo inteiro parou! Estamos vivendo algo que a humanidade ainda não havia visto. O caos e a imprevisibilidade gerados pelo vírus fizeram com que os níveis de ansiedade, estresse e tensão de toda a população aumentassem a níveis nunca antes vistos. Basicamente, todo mundo (e dessa vez, não foi força de expressão, foi todo mundo mesmo!) vivenciou sintomas de ansiedade, tristeza, solidão, desesperança e incerteza, em diversos níveis, dependendo muito das condições psicológicas e sociais de cada um.

Com as notícias sobre o vírus e diante de um cenário completamente imprevisível para os meses seguintes, manter a concentração em algo que não possuía mais data para acontecer foi realmente muito difícil para a maioria. Muitos simplesmente não tinham (e ainda não têm) condições psicológicas de se concentrar nos estudos e pararam totalmente. Alguns desistiram e decidiram buscar outras oportunidades. E outros, mesmo com todo esse cenário, conseguiram manter um ritmo de estudos, mesmo que reduzido.

Passados alguns meses do início do surto, a vacina ou um medicamento realmente efetivo ainda não foram descobertos, mas a vida começa a retomar um pouco da normalidade: as cidades estão reabrindo, comércios voltando a atender, escolas criando plano para retomada das aulas e o “universo concurseiro” começa a mostrar sinais.

<a rel="noreferrer noopener" aria-label=" Regiane Repczuk - Psicóloga CRP 08/13260  (abre numa nova aba)" href="http://www.instagram.com/psi.repczuk" target="_blank"> Regiane Repczuk - Psicóloga CRP 08/13260</a>
Regiane Repczuk - Psicóloga CRP 08/13260

E em meio a tantas incertezas, como lidar com a ansiedade e continuar estudando? Veja a seguir dez dicas simples para auxiliar a diminuir a ansiedade de quem continua em busca do cargo público.

1 - Medite por alguns minutos antes de iniciar os estudos. Coloque uma música relaxante e respire fundo algumas vezes. Isso irá ajudar a reduzir a ansiedade;

2 - Defina metas menores de estudo diário. Por mais que todo concurseiro goste e saiba que precisa de muitas horas de “BNC” (bumbum na cadeira) para ser aprovado, o ideal agora é reduzir o tamanho das metas, para evitar a exaustão mental;

3 - Mantenha uma rotina. Por mais difícil que seja, essa dica é imprescindível! Defina as metas no dia anterior e procure, ao menos, tentar ir dormir e levantar no mesmo horário;

4 - Procure manter uma alimentação saudável. Sabemos que os alimentos podem influenciar no nosso humor, sendo assim, busque cultivar uma alimentação o mais saudável possível;

5 - Tente não consumir muita cafeína. O consumo excessivo dessa substância pode aumentar os níveis de ansiedade e irritação, e ainda interferir no sono;

6 - Pratique uma atividade física. Em momentos de extrema tensão, a atividade física pode servir como uma válvula de escape. Se por qualquer motivo você ainda não pode voltar a uma academia, procure caminhar próximo de casa ou realizar alguma atividade dentro de casa mesmo;

7 - Estabeleça mais pausas de descanso ao longo do dia. Use-as para meditar, ouvir uma música, ver um vídeo engraçado;

8 - Reduza o número de estímulos. Muitos estímulos podem aumentar o nível de ansiedade, sendo assim, tente reduzir os acessos às redes sociais e acesse os canais de notícias apenas uma vez ao dia;

9 - Busque ajuda profissional. Caso a ansiedade e a tristeza estejam em níveis elevados, a insônia seja frequente e o sofrimento psíquico interferir ou mesmo impedir a rotina diária, o ideal é buscar ajuda de um Psicólogo ou Psiquiatra;

10 - Não se cobre tanto! Por último, mas não menos importante: não se cobre tanto e não se e não se culpe quando precisar tirar um ou dois dias de descanso. Como eu disse no começo deste post, estamos todos passando por uma situação imprevisível e extremamente estressante. Por mais que você veja que alguns colegas continuam estudando a todo vapor, respeite e entenda o seu corpo!

Regiane Repczuk - Psicóloga (www.instagram.com/psi.repczuk)

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Comentários [ 1 ]

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  • S

    Saber é poder

    ± 1 dias

    Texto maravilhoso! Muito obrigado. Estudo pra concursos há quinze anos. Hoje, sou servidor público - graças à força divina, muito trabalho, disciplina, foco, objetividade e esforço. Sigo estudando, pois isso me torna um homem melhor e dá sentido a tudo. Essa é a melhor secção do jornal.

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