• Carregando...
Mais de 200 mil candidatos disputam vagas na PC-PR, PM-PR e no Depen
Mais de 200 mil candidatos disputam vagas na PC-PR, PM-PR e no Depen| Foto: Divulgação/PC-PR

A Agência de Notícia do Paraná divulgou, no início da noite desta sexta-feira (19), uma nota referente ao adiamento das etapas dos concursos da PM-PR, PC-PR e Depen, todos com editais publicados e inscrições encerradas.

Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19) no Estado, os concursos e processos seletivos para contratação de servidores para as instituições que compõem a Secretaria de Estado da Segurança Pública sofreram ou podem sofrer alterações. Temporariamente, as provas para ingressar na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram adiadas. Os processos seletivos do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e da Polícia Científica continuam normalmente, seguindo as medidas de segurança. Já a definição sobre possível adiamento das provas para o concurso da Polícia Civil ocorrerá na próxima semana.

Concurso da Polícia Militar

O cronograma do concurso para soldados e bombeiros da PM-PR já está suspenso desde o encerramento das inscrições (20/05). A próxima etapa da seleção, quando retomada, será a divulgação da relação de candidatos inscritos e a aplicação da prova objetiva que terá 60 questões de múltipla escolha das matérias de Língua Portuguesa, Raciocínio Matemático, Geografia, História, Informática e Legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), além de prova discursiva na mesma data, composta de uma redação.

Os classificados na primeira fase (prova de conhecimentos) serão convocados para a segunda etapa composta por quatro Provas de Habilidades Específicas - PHE (exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e investigação social), todas de caráter apenas eliminatório.

O concurso oferta 2,4 mil vagas nos cargos de Soldado Bombeiro Militar e Soldado Policial Militar, ambos com a exigência do nível médio de escolaridade e idade máxima de 30 anos, além de outros requisitos listados no edital de abertura, tais como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir no mínimo na categoria B.

Concurso da Polícia Civil

O concurso para o quadro de servidores da Polícia Civil por hora está mantido, sendo que no início da próxima semana o órgão deverá se reunir com o Núcleo de Concursos da UFPR para tratar sobre o adiamento ou não das provas, tendo em vista as orientações do governo do estado em relação à pandemia.

Também já está disponível o número de inscritos do concurso. De acordo com a lista preliminar divulgada pela organizadora do certame, 106.332 candidatos estão na disputa das vagas oferecidas.

Caso o atual cronograma seja cumprido, a próxima fase do concurso será a prova escrita no dia 26 de julho de 2020, que terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 100 para o cargo de delegado, além prova discursiva de redação (texto dissertativo-argumentativo) apenas para os cargos de investigador e papiloscopista. Os inscritos nas vagas de delegado farão também prova discursiva de conhecimentos específicos no dia 09 de setembro de 2020.

De acordo com o edital de abertura, os aprovados nas etapas anteriores serão convocados para a prova de títulos de caráter classificatório, além de prova de higidez física, prova de aptidão física e exame de investigação de conduta, três fases de caráter apenas eliminatório.

O concurso traz a oferta de 400 vagas imediatas com atuação em todo o Paraná, sendo 300 para o cargo de Investigador, 50 para Delegado e 50 para Papiloscopista, além da formação de cadastro de reserva.

Processo seletivo do DEPEN

O edital do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) visa à contratação temporária de 1.394 guardas prisionais que irão atuar em unidades prisionais de todo o Estado. Neste momento o processo seletivo está em fase de Exame de Investigação de Conduta, sendo os documentos enviados por meio de sistema on-line até o dia 26 de junho de 2020.

Após a divulgação do resultado final do processo de seleção, os candidatos aprovados podem ser chamados para assinarem os contratos. Diferente do que previa o edital inicial, esta etapa será feita nas coordenações regionais do Depen, com data e horários pré-agendados para evitar aglomerações.

Os contratados atuarão em 161 municípios distribuídos nas regiões de Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cruzeiro do Oeste e Ponta Grossa.

LEIA TAMBÉM: Edital chegando! DPE-PR divulga regras do concurso para área de apoio

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]