• Carregando...
A seleção oferece 2,4 mil vagas nos cargos de soldado e bombeiro militar
A seleção oferece 2,4 mil vagas nos cargos de soldado e bombeiro militar| Foto: Soldado Feliphe Aires/ANPr

No próximo domingo, 13 de junho, acontecerá a primeira fase do concurso para soldado e bombeiro da Polícia Militar do Paraná, seleção que oferece 2.400 vagas que exigem o nível médio de escolaridade, idade máxima de 30 anos e a carteira de habilitação (CNH) no mínimo na categoria B, além de outros requisitos listados no edital de abertura. Os cargos têm remuneração inicial de R$ 4.263,67, com bolsa auxílio de R$ 1.933,63 durante o curso de formação.

A avaliação dos candidatos será aplicada das treze às dezoito horas, com abertura dos portões às 11h30, e na capital do estado haverá o reforço das linhas de ônibus que atendem aos locais de prova. A linha 829 - Universidade Positivo, que não funciona aos domingos, terá programação especial para atender os candidatos, além de outros 22 ônibus extras colocados à disposição nos terminais. Acesse aqui a lista completa as linhas que atenderão os locais de prova neste domingo e acesse no site da URBS os horários dos ônibus.

Além de Curitiba, a avaliação acontecerá simultaneamente nos municípios Araucária, Cambará, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Guaratuba, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Matinhos, Medianeira, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Histórico do concurso

O cronograma da seleção já foi suspenso duas vezes, sendo a primeira em 20 de maio de 2020 para conter o avanço da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19) e a segunda em 25 de fevereiro de 2021, uma vez que a data que havia sido escolhida (28 de março de 2021) coincidiu com o dia agendado para o vestibular da UFPR.

Neste domingo os candidatos serão avaliados através de prova objetiva com sessenta questões de múltipla escolha das matérias de língua portuguesa, raciocínio matemático, geografia, história, informática e legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente), além de prova discursiva na mesma data, composta de uma redação.

Os classificados na primeira fase (prova de conhecimentos) serão convocados para a segunda etapa composta por quatro provas de habilidades específicas - PHE (exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e investigação social), todas sucessivas e de caráter eliminatório.

Os aprovados em todas as etapas do concurso serão lotados nas cidades de Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Colorado, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Lapa, Loanda, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa, Rolândia, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória, conforme a escolha da região feita no momento da inscrição.

Veja outros concursos com inscrições abertas no Paraná |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]