• Carregando...
Os aprovados serão lotados nas cinco penitenciárias federais do país
Os aprovados serão lotados nas cinco penitenciárias federais do país| Foto: Gleilson Miranda/Secom Acre

Os preparativos para o próximo concurso do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) estão em ritmo acelerado. Foi publicado hoje (03/03) no Diário Oficial da União (acesse aqui o documento na íntegra) os nomes dos membros da comissão interna do Depen responsável por contratar uma organizadora para o concurso e, também, elaborar o edital de abertura. Veja abaixo o nome dos servidores:

Reprodução do Diário Oficial da União de 03 de março de 2020
Reprodução do Diário Oficial da União de 03 de março de 2020

O concurso está autorizado desde o dia 02 de janeiro de 2020 e terá a oferta de 309 vagas distribuídas nos cargos de Agente Federal de Execução Penal (294) e Especialista Federal em Assistência à Execução Penal (15). Os aprovados serão lotados em Brasília (DF), Porto Velho (RO), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR), locais das penitenciárias federais responsáveis por receber os presos de maior periculosidade do país, sobretudo líderes de facções criminosas, já que no sistema federal os presos permanecem em celas isoladas, desarticulados das ações que os levaram a estar presos na unidade. Acesse aqui e conheça mais da estrutura do Depen.

Último concurso

O último edital para o Departamento Penitenciário Nacional - Depen - foi publicado em 17 de abril de 2015 (baixe aqui) pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - Cebraspe -, organizadora do concurso, com a oferta de 258 vagas nos cargos de Especialista em Assistência Penitenciária (nível superior nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional), Agente Penitenciário Federal (nível médio de escolaridade) e Técnico de Apoio à Assistência Penitenciária (técnico em enfermagem).

Os inscritos foram avaliados em Brasília, nas capitais dos 26 estados, e nas cidades de Catanduvas (PR) e Mossoró (RN) no dia 28 de junho de 2015, apenas 72 dias após a abertura do concurso. Na ocasião os candidatos enfrentaram prova objetiva com 120 itens (julgamento certo ou errado) de conhecimentos básicos, complementares e específicos, além de prova discursiva para todos os cargos.

Os classificados nas provas escritas foram convocados para outras quatro etapas (exame de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica e investigação social), todas sucessivas e de caráter eliminatório. Os aprovados em todas as etapas anteriores participaram da segunda fase do concurso, o Curso de Formação Profissional, em tempo integral e de caráter eliminatório e classificatório, período em que os candidatos receberam o auxílio financeiro de 50% da remuneração inicial mensal do cargo.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o país |

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]