• Carregando...
O edital deverá ser publicado nos próximos meses, com provas no segundo semestre
O edital deverá ser publicado nos próximos meses, com provas no segundo semestre| Foto: Divulgação/DPE-PA

Está publicado o regulamento do próximo concurso para a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), o segundo já feito pelo órgão, edital que terá a oferta de 28 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Analista de Defensoria Pública nas especialidades de analista de TI (análise e desenvolvimento de sistemas, rede de computadores, banco de dados, suporte, telecomunicações e gestão de TI), arquitetura, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, direito, engenharia (civil e elétrica), estatística, pedagogia, medicina, psicologia, serviço social e secretariado executivo.

LEIA TAMBÉM: Procuradoria-Geral do Pará define banca do próximo edital

Além do regulamento aprovado (Resolução CSDP n.º 313 de 04 de abril de 2022), o concurso também já tem comissão interna formada desde 09 de março de 2022, conforme a portaria publicada no DOE-PA.

Reprodução do DOE-PA
Reprodução do DOE-PA

Ainda não há definição do cronograma para as etapas do concurso. Porém, de acordo com uma nota publicada em uma rede social do defensor público-geral do estado João Paulo Lédo, o edital de abertura estará disponível nos próximos meses, a banca examinadora já está sendo licitada e a primeira fase do concurso deverá acontecer no início do segundo semestre deste ano.

Etapas do concurso

De acordo com a Resolução CSDP n.º 313 de 04 de abril de 2022 (confira aqui), os inscritos serão avaliados nas cidades de Belém, Marabá, Santarém e Altamira através de prova escrita objetiva com 60 questões de múltipla escolha, sendo vinte de conhecimentos básicos e quarenta de conhecimentos especializados de cada cargo e área, além de prova escrita prático-discursiva na mesma data, composta de um texto dissertativo e (ou) argumentativo (redação), com base em tema formulado pela banca examinadora.

Haverá, ainda, posterior avaliação de títulos de caráter apenas classificatório para os candidatos considerados habilitados em todas as etapas anteriores (provas escritas).

Outra regra prevista no regulamento é que as vagas estarão distribuídas entre os núcleos regionais Metropolitano, de Guamá, do Caeté, do Tocantins, do Marajó, do Rio Capim, do Lago Tucuruí, do Carajás, do Araguaia, do Baixo Amazonas, do Xingu, do Tapajós e de Parauapebas, devendo o candidato escolher no ato da inscrição o cargo, a região de lotação da vaga que pretende concorrer e o local em que fará a prova.

Último edital

O último concurso para o preenchimento de cargos DPE-PA, o primeiro para a área meio da defensoria, teve o edital publicado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) em 27 de setembro de 2007 (acesse aqui) com a oferta de 307 vagas nos cargos de assistente administrativo, assistente de informática, auxiliar operacional, motorista, programador e técnico em gestão nas áreas de administração, análise de sistemas, arquitetura, biblioteconomia, ciências sociais, ciências contábeis, ciências econômicas, engenharia civil, estatística, pedagogia, psicologia e serviço social.

Na ocasião, os inscritos foram avaliados através de prova objetiva de múltipla escolha com questões de língua portuguesa, noções de informática (ou matemática para nível fundamental), noções de administração pública (apenas para nível superior) e conhecimentos específicos, além de posterior avaliação de títulos de caráter apenas classificatório.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]