• Carregando...
A EBSERH administra os hospitais federais em todo o país
A EBSERH administra os hospitais federais em todo o país| Foto: Comunicação Social da EBSERH

Já foi escolhida a organizadora do próximo concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que deverá ter 2.250 vagas de nível médio, técnico e superior em 40 hospitais universitários federais de todo o país, além da formação de cadastro de reserva. Conforme publicação do Diário Oficial da União desta terça-feira (08), o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) será responsável pelas provas do concurso, que deverá acontecer em breve.

O edital já está autorizado desde 12 de agosto de 2019 conforme divulgado aqui no blog Concurseiros e tem dois projetos básicos. O primeiro (veja aqui) prevê um edital nacional com 1.363 vagas em 40 hospitais de todo o país. Desse total, 448 vagas são para médicos de 69 especialidades, 800 vagas para profissionais da área assistencial e 115 para a área administrativa. Já o segundo projeto (veja aqui) conta com a previsão de 887 vagas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), sendo 173 vagas para médicos em 71 especialidades, 614 vagas para a área assistencial e 100 para cargos administrativos.

As etapas e o programa do concurso serão os mesmos nos dois editais. Os candidatos passarão por prova objetiva e análise de títulos. Não há data definida para a publicação do edital, mas a previsão é que aconteça ainda neste ano.

Cargos da EBSERH

Por ser uma empresa pública, os contratados da EBSERH são empregados públicos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho. Conforme o art. 37 inciso II da Constituição Federal, o concurso público é obrigatório para ingresso na empresa e, após ser aprovado no período de experiência definido na CLT, terão um contrato de trabalho por tempo indeterminado, somente sendo demitidos por justa causa mediante processo administrativo disciplinar com ampla defesa (Lei n.º 9.962 de 22 de fevereiro de 2000).

O quadro de funcionários da EBSERH é formado para atuação em hospitais federais de todo o país. Sendo assim, o funcionário pertence da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, mas poderá atuar tanto na sede da empresa, como num hospital de propriedade do governo federal.

Os empregos públicos previstos em lei para EBSERH estão divididos em três grupos. A área médica traz somente as vagas com as especialidades desta função. A área assistencial está relacionada aos cargos de apoio, tais como assistente social, biólogo, biomédico, cirurgião‐dentista, enfermeiro, farmacêutico, físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo, psicólogo, tecnólogo em radiologia, terapeuta ocupacional, técnico em análises clínicas, técnico em citopatologia, técnico em farmácia, técnico em enfermagem, técnico em necropsia, técnico em radiologia, técnico em saúde bucal e outras funções análogas.

Já a área administrativa traz cargos ligados à administração da instituição hospitalar, tais como advogado, analista administrativo (nas áreas de administração, biblioteconomia, contabilidade, economia, estatística, gestão hospitalar e relações públicas), analista de tecnologia da informação, arquiteto, engenheiro civil, engenheiro clínico, jornalista, tecnólogo em gestão pública, assistente administrativo, técnico em contabilidade, técnico em informática, técnico em segurança do trabalho e outras atividades afins.

Último concurso

O último edital para cargos na Rede EBSERH foi publicado pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB) em 22 de março de 2018 com 1.196 vagas para 35 hospitais universitários federais de todo o país (acesse aqui). Todos os candidatos enfrentaram prova objetiva em 06/05/2018, apenas 45 dias após a publicação dos editais de abertura. Os inscritos responderam questões das matérias de Português, Legislação Aplicada à EBSERH, Raciocínio Lógico, Legislação Aplicada ao SUS e Conhecimentos Específicos, além de posterior avaliação de títulos.

O edital trouxe oportunidades para hospitais de Brasília (DF) e dos municípios de Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (BA), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Dourados (MS), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Uberaba (MG), Belém (PA), Cajazeiras (PB), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Petrolina (PE), Recife (PE), Teresina (PI), Niterói (RJ), Natal (RN), Santa Cruz (RN), Pelotas (RS), Santa Maria (RS), Rio Grande (RS), Florianópolis (SC), São Carlos (SP), Aracaju (SE), Lagarto (SE) e Araguaína (TO). O concurso foi divido por região, mas os candidatos puderam escolher até três opções de unidades da rede EBSERH para a disputa de vagas.

Sobre a EBSERH

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada por meio da Lei n.º 12.550 de 15 de dezembro de 2011 com a função de prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, bem como prestar às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública. Atualmente, a EBSERH é a quinta maior estatal do país e conta com mais de 25 mil empregados em todo o território nacional, atuando na gestão de 40 hospitais universitários federais.

AUTORIZADO: Senado autoriza concurso para cargos de nível médio e superior

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]