• Carregando...
As inscrições seguem até o dia 23 no site do Cebraspe
As inscrições seguem até o dia 23 no site do Cebraspe| Foto: José Fernando Ogura/AEN

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná registrou nesta quarta-feira (18) a marca de 12 mil inscritos no processo seletivo que oferta 4 mil vagas para professores que atenderão a rede estadual de ensino em 2021, com possibilidade de prorrogação até o fim de 2022. Conforme os dados apresentados à SEED-PR pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), organizador do concurso, o número foi alcançado uma semana após o início das inscrições e abrange candidatos de todas as regiões do Brasil.

As inscrições seguem abertas até a próxima segunda-feira (23) com taxa de participação no valor de R$ 60 para inscrição em apenas uma disciplina e R$ 105 para concorrer em duas disciplinas. De acordo com o edital de abertura, cada candidato poderá se inscrever em apenas um Núcleo Regional de Educação (NRE), podendo optar por até dois municípios dentro do mesmo núcleo. Na sequência, poderá escolher uma ou duas funções, disciplinas, áreas do conhecimento ou eixos da educação profissional.

Os candidatos serão avaliados no dia 13 de dezembro de 2020 mediante prova objetiva com questões de múltipla escolha, além de posterior prova de títulos, ambas de caráter apenas classificatório.

A avaliação escrita será aplicada simultaneamente nas cidades sede do Núcleo Regional de Educação (NRE), sendo que o candidato fará a prova no município sede do núcleo para o qual se inscreveu (Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Loanda, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz).

Protestos e mudanças no edital

Desde a publicação do edital, o processo seletivo tem sido alvo de protestos no tocante a exigência de prova escrita, o que culminou na agenda de negociações desta terça (17) com representantes da SEED-PR, dos indígenas, das Defensorias Públicas do Estado e da União, da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Curitiba, da Advocacia Geral da União (AGU) e do Ministério Público Federal (MPF). Na manhã de ontem (quarta-feira), a Secretaria de Educação e as lideranças de comunidades indígenas do Paraná entraram em acordo sobre a retirada da prova objetiva para os professores que atuarão em comunidades indígenas e quilombolas.

Conforme as informações prestadas pela SEED-PR, a secretaria compreendeu a desnecessidade da prova escrita para esta categoria de professor já que, na prática, para lecionar em escolas estaduais indígenas do estado é preciso uma carta de autorização dada pelo cacique da tribo, o que torna aplicação da prova inócua, uma vez que existe essa autonomia dos povos indígenas. Além das 39 escolas indígenas, o estado também conta com duas unidades quilombolas.

Assim, o edital do processo seletivo em andamento foi retificado (confira aqui) excluindo a possibilidade dos participantes escolherem escolas das aldeias indígenas e comunidades quilombolas. Um novo edital será publicado exclusivamente para atuação nessas unidades, sem a necessidade de prova escrita e sem taxa de inscrição, e com os mesmos critérios dos editais dos anos anteriores.

Como consequência da retificação, a SEED-PR fará o reembolso da taxa de inscrição para os candidatos que já tinham optado por escolas indígenas e quilombolas. A solicitação de cancelamento da inscrição e devolução do valor pago deverá ser feita entre os dias 3 e 7 de dezembro de 2020, no site do CEBRASPE.

Veja os concursos com inscrições abertas no Paraná |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

(com informações da SEED-PR)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]