• Carregando...
A seleção de pessoal para Censo ficará para 2021
A seleção de pessoal para Censo ficará para 2021| Foto: Priscila Forone

Os inscritos no processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística já tem data definida para receber o reembolso da taxa de inscrição. Nesta quarta (25) a fundação informou que todos os inscritos no processo seletivo que foi cancelado na semana passada serão reembolsados a partir do dia 18 de maio de 2020 na forma de ordem de pagamento nas agências do Banco do Brasil. Segue abaixo o comunicado do IBGE na íntegra:

O IBGE e o CEBRASPE estão trabalhando em conjunto para viabilizar o ressarcimento dos valores pagos pelas inscrições com a maior brevidade possível. O CEBRASPE vai encaminhar ao IBGE as informações cadastrais de cada um dos pagantes, para em seguida efetivar o reembolso, que estará disponível na forma de ordem de pagamento, a cada um dos candidatos, nas agências do Banco do Brasil. Neste momento, a data prevista para a disponibilização do ressarcimento é dia 18 de maio de 2020. Reiteramos que todos os candidatos/pagantes serão integralmente ressarcidos, e as orientações para o recebimento dos reembolsos serão amplamente divulgadas a todos por e-mail e nas páginas oficiais e demais canais de comunicação do IBGE e do CEBRASPE.

Entenda o caso

Com o avanço do Coronavírus pelo país, o governo decidiu transferir o Censo Demográfico para 2021, medida alinhada às ações do Ministério da Saúde no combate a doença. A decisão levou em consideração a natureza da pesquisa, que vai a todos os domicílios do país, e que coloca recenseadores em contato próximo com moradores dos domicílios a serem visitados.

Com o adiamento da coleta de informações, a seleção de 208.695 agentes censitários e recenseadores também foi cancelada, sendo a taxa de inscrição devolvida pela organizadora do concurso.

PRÓXIMOS: Edital chegando! Depen nacional escolhe organizadora

A previsão é que o IBGE realize o Censo Demográfico entre os dias 1º de agosto e 31 de outubro de 2021, quando os profissionais aprovados no novo processo seletivo visitarão mais de 71 milhões de domicílios por todo o País.

O Censo constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País. A periodicidade da pesquisa é decenal, excetuando-se os anos de 1910 e 1930, em que o levantamento foi suspenso, e 1990, quando a operação foi adiada para 1991.

Sobre o concurso

A seleção para atender a demanda do Censo Demográfico 2020 em todos os estados do país foi aberta em 05 de março (veja aqui) com 208.695 vagas nos cargos de Agente Censitário e Recenseador, funções de nível médio e fundamental. As inscrições seriam recebidas de 5 a 24/03/2020 no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - Cebraspe, porém foram suspensas em 17 de março de 2020 após a decisão de transferência do Censo Demográfico para 2021.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o país |

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]