• Carregando...
O edital terá 400 vagas para delegado, investigador e papiloscopista
O edital terá 400 vagas para delegado, investigador e papiloscopista| Foto: Chuniti Kawamura/AENPr

Na última terça (17), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) discutiu o cronograma do próximo concurso com representantes do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), organizadora da seleção. Entre as deliberações, ficou definido que o edital do concurso que terá 400 vagas para delegados de polícia, investigadores e papiloscopistas será lançado ainda no primeiro semestre deste ano, mas não nos próximos dias conforme esperado desde a assinatura do contrato com a organizadora em 06 de março de 2020.

De acordo com o delegado Fábio Amaro, presidente da comissão do concurso, o único fator que pode vir a gerar algum atraso no certame é a pandemia do Covid-19. A PCPR também informou que o concurso deve ser finalizado doze meses após o lançamento do edital e que as provas da primeira fase para os três cargos serão realizadas em Curitiba no mesmo dia e horário.

Enquanto o edital não é publicado, veja abaixo como foram os últimos concursos para estes três cargos e organize desde já a sua preparação.

Investigador

Conforme divulgamos aqui no blog Concurseiros, o concurso para o cargo de investigador está autorizado e terá 300 vagas que exigem o nível superior em qualquer área de formação. O último edital para este cargo foi publicado em 11 de janeiro de 2010 pela COPS/Uel (acesse aqui) com a oferta de 381 vagas, cuja primeira etapa (prova escrita) aconteceu em Curitiba em 28 de março de 2010, apenas 76 dias após a abertura do concurso.

Na ocasião os candidatos enfrentaram prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha das matérias de Língua Portuguesa, Economia e Demografia Paranaense, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Noções do Estatuto da Polícia Civil, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Processual Penal e Noções de Legislação Específica.

Os aprovados na primeira etapa foram convocados para as provas de higidez física e aptidão física, ambas de caráter eliminatório. Por fim, os classificados em todas as etapas passaram pela prova de investigação de conduta, também de caráter eliminatório.

Delegado

O concurso está autorizado (confira aqui) com a oferta inicial de 50 vagas que exigem o nível superior em Direito. O último edital para o cargo foi publicado em 15 de março de 2013 pela COPS/Uel (acesse aqui) com a oferta de 26 vagas, sendo que a primeira etapa do certame (prova objetiva) aconteceu em Cascavel, Curitiba e Londrina no dia 5 de maio de 2013, apenas 51 dias após a abertura do concurso.

Nesta fase os inscritos enfrentaram 100 questões de múltipla escolha das matérias de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Civil, Legislação Estadual, Medicina Legal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal.

Os aprovados na primeira etapa participaram da prova discursiva no dia 16 de junho de 2013 com oito questões de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal. Os classificados nas duas primeiras provas (objetiva e discursiva) enfrentaram, ainda, prova de títulos de caráter classificatório, além de exames de Higidez Física, Aptidão Física e Investigação de Conduta, todos de caráter eliminatório.

Papiloscopista

Conforme já publicamos aqui no blog Concurseiros, o concurso para o cargo de papiloscopista está autorizado com a reserva de 50 vagas imediatas que exigem o nível superior em qualquer área de formação. O último edital para este cargo foi publicado em 11 de janeiro de 2010 pela COPS/Uel (acesse aqui) com a oferta de 30 vagas, sendo que a primeira etapa do concurso (prova escrita) aconteceu em Curitiba em 28 de março de 2010, apenas 76 dias após a abertura do concurso.

Na ocasião, os inscritos enfrentaram prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha das matérias de Língua Portuguesa, Economia e Demografia Paranaense, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Noções do Estatuto da Polícia Civil, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Processual Penal e Noções de Legislação Específica.

Os aprovados na primeira etapa foram convocados para as provas de higidez física e aptidão física, ambas de caráter eliminatório. Por fim, os classificados em todas as etapas passaram pela prova de investigação de conduta, também de caráter eliminatório.

NACIONAL: Depen forma comissão: veja os preparativos do concurso

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]