• Carregando...
Com a banca definida, a expectativa é que o edital seja lançado no inicio de 2022
Com a banca definida, a expectativa é que o edital seja lançado no inicio de 2022| Foto: Divulgação/EPE

Está definida a organizadora do próximo concurso da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), empresa pública federal criada em 2004 para prestar serviços ao Ministério de Minas e Energia (MME) na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, cobrindo energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados e biocombustiveis.

De acordo com o extrato de dispensa de licitação publicado nesta terça (07/12) do Diário Oficial da União, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ficará responsável pela organização do concurso. Ainda não há informações oficiais sobre as vagas que estarão disponíveis, mas a expectativa é que o edital seja publicado já nos primeiros meses de 2022.

Reprodução do DOU de 7 de dezembro de 2021
Reprodução do DOU de 7 de dezembro de 2021

Último concurso

O edital do último concurso para empregos públicos da EPE foi publicado em 16 de janeiro de 2014 pela Fundação Cesgranrio (acesse aqui) com a oferta de 343 vagas nas funções de Assistente Administrativo (nível médio), Advogado, Analista de Gestão Corporativa (Administração Geral, Contabilidade, Finanças e Orçamento, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação) e Analista de Pesquisa Energética nas áreas de Economia de Energia, Gás e Bioenergia, Análises Ambientais, Desenvolvimento Regional, Socioeconomia, Ecologia, Geoprocessamento, Recursos Hídricos, Abastecimento de Petróleo, Exploração e Produção de Petróleo, Planejamento da Geração de Energia, Projetos da Geração de Energia, Recursos Energéticos e Transmissão de Energia.

Os 26.324 inscritos foram avaliados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo através de através de prova objetiva de múltipla escolha com sessenta questões de língua portuguesa, língua inglesa e conhecimentos específicos, além de prova discursiva na mesma data para a função de advogado e redação para os demais cargos de nível superior. Houve, ainda, posterior avaliação de títulos de caráter apenas classificatório para os candidatos de nível superior.

Na ocasião o salário básico era de R$ 8.445,75 para os cargos de nível superior e R$ 2.345,15 para nível médio, com jornada de quarenta horas semanais. Os aprovados foram contratados por tempo indeterminado, sendo todos empregados públicos submetidos ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e lotados em Brasília e na cidade do Rio de Janeiro conforme a escolha da vaga.

Sobre a EPE

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) tem por finalidade prestar serviços ao Ministério de Minas e Energia (MME) na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, cobrindo energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados e biocombustiveis. A estatal é uma empresa pública federal, dependente do Orçamento Geral da União, criada pela Lei n.º 10.847 de 15 de março de 2004.

A EPE foi criada com o objetivo de resgatar a responsabilidade constitucional do Estado nacional em assegurar as bases para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura energética do país.   A partir de sua criação, a atuação da EPE consolidou-se como parte fundamental de um ciclo de atividades que se inicia com as definições de políticas e diretrizes no âmbito do CNPE - Conselho Nacional de Política Energética e do MME. A partir dessas definições materializam-se os estudos e as pesquisas que irão efetivamente orientar o desenvolvimento do setor energético brasileiro.

Desde sua constituição, a EPE tem participado ativamente das grandes discussões que dizem respeito ao setor energético brasileiro. A Empresa atua no planejamento do setor energético nacional conduzindo os estudos e pesquisas que culminam na construção do conjunto de procedimentos e ações que visam à realização da política necessária ao suprimento de energia.

O Escritório Central da EPE funciona na cidade do Rio de Janeiro. Ocupa, hoje, seis andares do Edifício Marques do Reis, na Praça Pio X, 54. Já a sede da instituição fica em Brasília.

Veja os concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]