• Carregando...
Os aprovados no concurso serão admitidos no Curso de Formação de Sargentos
Os aprovados no concurso serão admitidos no Curso de Formação de Sargentos| Foto: Divulgação/Exército

Estão reabertas as inscrições do concurso para ingresso na Escola de Sargentos das Armas do Exército (ESA), seleção oferta de 1.100 vagas para a formação em quinze áreas de especialização. Conforme o edital de abertura (acesse aqui), os candidatos precisar ter o nível médio de escolaridade, idade entre 17 e 24 anos para a área geral ou entre 17 e 26 anos para as áreas de música e de saúde e, ainda, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, além de outros requisitos legais.

De acordo com as informações veiculadas na página oficial da instituição, a decisão de reabertura do prazo para inscrições ocorreu devido a problemas técnicos na emissão dos boletos de alguns candidatos.

As vagas serão distribuídas entre as especialidades de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, intendência, topografia, manutenção de comunicações, aviação-manutenção, material bélico (manutenção de armamento, mecânico operador, manutenção de viatura blindada e manutenção de viatura auto), saúde (técnico em enfermagem) e música (clarineta em MIB, clarineta em SIB, saxhorne barítono em SIB, saxhorne baixo em SIB, saxofone em MIB, saxofone em SIB, tímpanos, bombo, pratos, tarol, caixa surda, trombone tenor em SIB, trombone baixo em SIB, trompete em MIB, trompete em SIB, cornetim em SIB, flueglhorne em SIB, tuba em MIB e tuba em SIB).

Com o novo cronograma, as inscrições seguem abertas de 18 de abril a 6 de maio no site da ESA, com taxa de participação no valor de R$ 95,00 (noventa e cinco reais) para todas as áreas.

Etapas do concurso

Todos os inscritos serão avaliados através de exame intelectual no dia 4 de setembro composto de uma redação e uma prova objetiva com questões de matemática, português, história e geografia do Brasil, inglês e conhecimentos específicos da área de enfermagem (candidatos da área de saúde) ou teoria musical (candidatos da área de música).

A prova escrita será aplicada, conforme escolha do candidato no momento da inscrição, nas cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Resende (RJ), Vila Velha (ES), Niterói (RJ), Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Três Corações (MG), Uberlândia (MG), São Paulo (SP), Campinas (SP), Taubaté (SP), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Uruguaiana (RS), Florianópolis (SC), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Palmas (TO), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), São Luís (MA), Belém (PA), Macapá (AP) e Marabá (PA).

A segunda etapa do concurso terá a inspeção de saúde, o exame de aptidão física, o exame de habilitação musical para os candidatos da área de música, a comprovação dos requisitos para matrícula, a heteroidentificação para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos e, por fim, o exame psicológico, etapas sucessivas de caráter eliminatório.

Os aprovados em todas as fases anteriores serão admitidos no Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) na condição de aluno, com direito a bolsa-auxílio, alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. O primeiro ano do curso será ministrado numa das organizações militares localizadas em Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Alegrete (RS), Jundiaí (SP), Pirassununga (SP), Pouso Alegre (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Blumenau (SC), Jataí (GO) e Itajubá (MG) e o restante do curso na ESA em Três Corações (MG), na Escola de Sargentos de Logística no Rio de Janeiro (RJ) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército em Taubaté (SP). Os militares que concluírem com aproveitamento o CFGS receberão diploma de graduação do nível superior de tecnólogo e serão promovidos ao posto de terceiro-sargento, com soldo inicial de R$ 3.825,00 de acordo com os valores definidos na Lei n.º 13.321 de 27 de julho de 2016, além de outros benefícios próprios da carreira militar.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]