• Carregando...
A expectativa é que o próximo edital tenha 766 vagas imediatas de investigador. (Foto: Jaelson Lucas/ANPr)
A expectativa é que o próximo edital tenha 766 vagas imediatas de investigador. (Foto: Jaelson Lucas/ANPr)| Foto: Jaelson Lucas

Para aqueles que desejam fazer parte da Polícia Civil do estado do Paraná é hora de começar os preparativos para o próximo concurso, já que a instituição aguarda a autorização do governador do estado para a publicação de edital com 766 vagas de investigador de polícia.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o país |

Conforme informações prestadas pela assessoria de imprensa da Polícia Civil do Paraná, o Conselho da Polícia Civil aprovou na Deliberação n.º 363 de 13 de junho de 2017 a proposta de abertura de concurso público para o cargo de Investigador de Polícia. A solicitação das vagas aconteceu em 26/02/2019 e, conforme os andamentos registrados no Protocolo Geral do Estado (foto), o documento está caminhando pelos setores responsáveis desde então.

Assim que a autorização for dada, os próximos passos serão a constituição de uma comissão interna para organizar o certame e a contratação de uma instituição organizadora do concurso.

Requisitos do cargo

Conforme lista publicada no último edital (2010), para ingresso no cargo de investigador é preciso, entre outros requisitos legais, ter no mínimo 21 anos de idade, possuir a CNH na categoria B ou superior, ter graduação em qualquer curso de nível superior, além de não registrar antecedentes criminais e não responder a processo penal ou administrativo, ou inquérito policial que o inabilite para o exercício do cargo.

Outra exigência bem específica do último concurso foi de não ter títulos protestados e não ter sofrido execução judicial, bem como não ter respondido a ações cíveis, condições sujeitas à análise da comissão do concurso público, que deliberou em cada caso, fundamentadamente, pela declaração de situação desabonadora ou não.

Último concurso

O último concurso para o cargo de investigador da Polícia Civil do estado do Paraná teve edital publicado em 11/01/2010 pela Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina - Cops/UEL (acesse aqui), sendo a primeira e segunda fase em 28/03/2010 (prova preambular de conhecimentos gerais e específicos), apenas 76 dias após a publicação do edital.

A prova preambular de conhecimentos gerais aconteceu no período da manhã com 25 questões das matérias de Língua Portuguesa, Economia e Demografia Paranaense, Noções de Informática e Raciocínio Lógico. A prova de conhecimentos específicos também teve 25 questões de múltipla escolha das matérias de Noções do Estatuto da Polícia Civil, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Processual Penal e Noções de Legislação Específica.

Na ocasião foram ofertadas 381 vagas para o cargo de investigador, sendo 38 para afrodescendentes (10%). Os candidatos enfrentaram prova preambular de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos (ambas no mesmo dia), além de posterior prova de higidez física, prova de aptidão física e, por fim, a prova de investigação de conduta, sendo todas as fases realizadas somente em Curitiba.

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros e siga a página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]