• Carregando...
Os primeiros aprovados serão convocados já a partir da próxima semana
Os primeiros aprovados serão convocados já a partir da próxima semana| Foto: Divulgação/Sedest

O Instituto Água e Terra (IAT), antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), divulgou o resultado final do concurso que ofertou 130 vagas nos cargos de arquiteto, biólogo, engenheiro (agrônomo, cartográfico, civil, florestal e químico), geógrafo, geólogo, médico veterinário, químico, sociólogo e técnico de manejo e meio ambiente.

Os futuros servidores serão convocados a partir da próxima semana para os exames admissionais, com posterior lotação na sede da entidade em Curitiba e também nos vinte e um escritórios regionais do IAT pelo estado. De acordo com o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, os novos profissionais irão auxiliar em demandas nas principais áreas que envolvem o Instituto, entre elas o licenciamento, o monitoramento, a fiscalização e a outorga. Segundo Everton, “são grandes demandas da sociedade, especialmente do setor produtivo, no sentido de dar a velocidade devida para que os processos possam ter o andamento célere e seguro com o uso da técnica”.

O concurso foi aberto em 14 de fevereiro de 2020 e suspenso após o encerramento das inscrições devido ao avanço da pandemia causada pelo Covid-19, sendo retomado em julho deste ano com o agendamento das provas do certame. No total, 12.555 candidatos foram avaliados no dia 1º de agosto através de prova objetiva composta por quarenta questões de múltipla escolha das matérias de língua portuguesa, raciocínio lógico, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

Déficit de servidores

Há mais de 30 anos não é feito concurso para o IAP, atual IAT, o que vêm agravando a falta de servidores na entidade. De acordo com o secretário de desenvolvimento sustentável e do turismo Márcio Nunes, “o órgão ambiental vem sofrendo uma defasagem de profissionais, pois muitos já se aposentaram. Precisamos dar continuidade às diretrizes de proteção, preservação e gestão ambiental, de forma associada ao Plano de Governo vigente”, afirmou Nunes

Os aprovados serão lotados nos municípios de Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória, conforme a distribuição das vagas prevista no regulamento do concurso.

Instituto Água e Terra

O órgão nasceu da unificação do ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geologia), do Instituto das Águas do Paraná e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), sendo vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Os vinte e um escritórios do antigo IAP espalhados por todo o Paraná estão funcionando normalmente com o novo nome, sendo todas as áreas ambientais introduzidas nestes escritórios.

Veja os concursos com inscrições abertas no Paraná |

Deixe abaixo seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]