• Carregando...
Os aprovados farão o curso de nível médio da Marinha em Angra dos Reis (RJ)
Os aprovados farão o curso de nível médio da Marinha em Angra dos Reis (RJ)| Foto: Divulgação/Marinha

Está aberto mais um concurso para ingresso no Colégio Naval da Marinha do Brasil (CPACN) em Angra dos Reis (RJ), com a oferta de 129 vagas que exigem, entre outros requisitos legais, altura mínima de 1,54m e máxima de 1,95m, idade entre 15 e 18 anos no dia 30 de junho de 2023 e ter concluído ou estar em fase de conclusão do 9º ano do ensino fundamental.

LEIA TAMBÉM: Concurso da Marinha abre 960 vagas de nível médio

As inscrições serão recebidas de 21 de março a 24 de abril diretamente no site da Marinha do Brasil, com taxa de participação no valor de R$ 100,00 (cem reais).

Etapas do concurso

De acordo com o edital de abertura (acesse aqui), os candidatos serão avaliados através de prova objetiva e de redação nos dias 02 e 03 de julho, além de posterior inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, verificação de documentos e, por fim, procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração para candidatos negros.

As etapas da seleção acontecerão nas cidades de Rio de Janeiro (RJ), Angra dos Reis (RJ), Nova Friburgo (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Vila Velha (ES), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luís (MA), Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP), Santos (SP) e Manaus (AM).

Os aprovados farão o Curso de Preparação de Aspirantes, composto pelo ensino básico de nível médio e pelo ensino militar naval, em regime de internato com duração de três anos letivos e remuneração mensal de R$ 1.398,30, além de alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Durante o período que estiver no Colégio Naval o aluno é considerado praça especial, tornando-se aspirante somente no ensino superior (Escola Naval). No quinto ano na Escola Naval acontece o estágio e a viagem de instrução, onde o aluno torna-se guarda-marinha e no retorno ao Brasil passa a ocupar o posto de segundo-tenente.

Veja os concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]