• Carregando...
O candidato aprovado no CFO será graduado no posto de primeiro-tenente
O candidato aprovado no CFO será graduado no posto de primeiro-tenente| Foto: Divulgação/MB

Está aberto o concurso para ingresso no Corpo de Engenheiros (CP-CEM) da Marinha do Brasil, com a oferta de 25 vagas que exigem, além de outros requisitos previstos no edital de abertura, ser brasileiro nato de ambos os sexos, ter menos de 36 anos de idade no dia 1º de janeiro de 2022, ter graduação de nível superior na área da vaga e, ainda, altura mínima de 1,54 e máxima de 2 metros.

As inscrições serão recebidas no site da Marinha do Brasil de 19 a 31 de julho de 2021, sendo de R$ 130,00 o valor da taxa de participação. Há previsão de isenção do pagamento nos casos previstos no regulamento do concurso.

Etapas do concurso

Todos os candidatos serão avaliados no mês de setembro inicialmente em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova com vinte questões objetivas e redação. Já a segunda fase terá questões discursivas e uma tradução de texto de inglês técnico.

Os aprovados na etapa escrita serão convocados para os eventos complementares de verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso, prova de títulos, avaliação psicológica, verificação de documentos e procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração (candidatos que se autodeclararam negros).

As provas acontecerão simultaneamente em Angra dos Reis (RJ), Aracaju (SE), Barra Bonita (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB), Ladário (MS), Macaé (RJ), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Nova Friburgo (RJ), Olinda (PE), Palmas (TO), Paranaguá (PR), Parnaíba (PI), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Salvador (BA), Santana (AP), Santarém (PA), Santos (SP), São Francisco do Sul (SC), São José da Barra (MG), São Luís (MA), São Paulo (SP), São Pedro da Aldeia (RJ), Uruguaiana (RS) e Vila Velha (ES).

Os candidatos classificados nas etapas anteriores se apresentarão no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (Rio de Janeiro) em 27 de junho de 2022 para o início do Curso de Formação de Oficiais (CFO), com duração aproximada de 31 semanas e regime de semi-internato, começando com o período de adaptação com duração de três semanas e finalizando com o Estágio de Aplicação (EA) com duração de até oito semanas em Organizações Militares sob a supervisão do CIAW.

Durante este CFO o candidato é nomeado Guarda-Marinha com soldo mensal deR$ 9.070,60, além de alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. O ingresso no quadro de servidores da Marinha ocorrerá após o candidato obter a aprovação em todas as fases do concurso e do Curso de Formação de Oficiais, tendo então o posto de Primeiro-Tenente.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]