• Carregando...
Com a proximidade do Censo de 2020 podemos esperar outra autorização com pelo menos 30 mil vagas de agente censitário. (Foto: Reprodução/Internet)
Com a proximidade do Censo de 2020 podemos esperar outra autorização com pelo menos 30 mil vagas de agente censitário. (Foto: Reprodução/Internet)| Foto:

Está autorizado mais um processo seletivo para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (30) a portaria (baixe aqui) que autoriza um novo edital com 400 vagas para a função de analistas censitários. O edital deverá ser publicado em até seis meses a partir da portaria de autorização.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

Os aprovados serão contratados a partir de setembro deste ano para atuarem nas etapas de planejamento, acompanhamento e suporte especializado do Censo Demográfico que acontecerá em 2020. Para esta função a remuneração do cargo será definida pelo IBGE e o prazo de duração dos contratos será de até um ano com possibilidade de prorrogação, desde que justificada.

Sobre o Censo Demográfico 2020

O Censo constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do território nacional. A periodicidade da pesquisa é decenal, excetuando-se os anos de 1910 e 1930, em que o levantamento foi suspenso, e 1990, quando a operação foi adiada para 1991.

VEJA TAMBÉM: PM-SP abre concurso com 2,7 mil vagas para soldado de nível médio

Para o último Censo (2010) foi aberto processo seletivo simplificado em 28 de agosto de 2009 (acesse aqui) com 33.012 vagas imediatas em todo o país, sendo 6.722 vagas para a função de Agente Censitário Municipal, 23.900 para a função de Agente Censitário Supervisor, 1.432 para a função de Agente Censitário de Informática, 558 para Agente Censitário Administrativo e 400 vagas para a função de Agente Censitário Regional, todos cargos de nível médio.O concurso teve apenas provas objetivas em 13/12/2009, que foram aplicadas pela Fundação Cesgranrio nos municípios designados no edital como polos de provas.

Último edital do IBGE

Em 20 de outubro de 2017 foi publicado no Diário Oficial da União (acesse aqui) o último edital de seleção para recenseadores, com 1.152 vagas imediatas que exigiam apenas o ensino fundamental completo (antigo 1º grau). Os contratos tiveram vigência de 30 dias, com possibilidade de serem sucessivamente prorrogados pelo período máximo 5 meses.

Ao contrário do que costumeiramente acontece nas seleções do IBGE, os inscritos não enfrentaram provas para serem classificados. A escolha aconteceu com base na análise da titulação acadêmica dos candidatos, com regras estabelecidas no edital de abertura. Os classificados atuaram no Censo Agropecuário de 2017, com retribuição mensal feita por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, com base nas quantidades de unidades de estabelecimentos agropecuários recenseados. Além da retribuição, no momento da rescisão o contratado recebeu o 13º salário e as férias proporcionais aos dias trabalhados.

PRÓXIMOS CONCURSOS: Concurso INSS: edital poderá sair em poucos meses!

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]