• Carregando...
O concurso ainda aguarda autorização do governador Ratinho Jr.
O concurso ainda aguarda autorização do governador Ratinho Jr.| Foto: Hedeson Alves/Arquivo ANPr

Está publicado no Diário Oficial do estado do Paraná os nomes dos membros da comissão responsável por organizar o próximo concurso para professores da rede estadual de ensino. No primeiro semestre deste ano a Secretaria de Educação e do Esporte (SEED) solicitou autorização para abertura de concurso para cargos efetivos com 1.000 vagas para professores (20 horas), além da formação de cadastro de reserva. A expectativa é que em breve o governador assine o documento e que os procedimentos para o concurso sejam iniciados

A publicação do DOE (acesse aqui) traz que o grupo de trabalho será coordenado pela SEED e composto por representantes da própria secretaria, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Conselho Estadual de Educação, do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (FORGRAD) e da APP - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná.

A expectativa é que edital seja publicado com mil vagas para professores. (Jonas Oliveira/ANPr)
A expectativa é que edital seja publicado com mil vagas para professores. (Jonas Oliveira/ANPr)| Jonas Oliveira/ANPr

Conforme informações prestadas pela assessoria de comunicação da SEED em maio deste ano, não há data prevista para a realização do concurso e nem definição da banca examinadora, porém os procedimentos internos já estão sendo realizados desde o início de 2019 e a expectativa é que o edital seja publicado o mais breve possível.

Último concurso

O último edital (baixe aqui) para professores no estado do Paraná foi publicado em 19/02/2013 e ofertou 11.576 vagas nos cargos de pedagogo (licenciatura em pedagogia) e professor com licenciatura plena nas disciplinas de Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Matemática, Pedagogia, Português, Química e Sociologia, todos com jornada de 20 horas semanais e vencimento básico inicial de R$ 1.044,94, além de R$ 304 de auxílio transporte.

As vagas foram distribuídas nos núcleos regionais de educação de Apucarana, Área Metropolitana Norte, Área Metropolitana Sul, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz.

Os candidatos enfrentaram prova escrita aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 13/05/2013, apenas 83 dias após a abertura do concurso. Na ocasião, os inscritos enfrentaram 40 questões de múltipla escolha das matérias de Atualidades, Informática, Fundamentos da Educação e Conhecimentos Específicos, além de uma redação dissertativo-argumentativa.

Os classificados nesta primeira fase foram convocados para a prova didática, de caráter eliminatório e classificatório e, também, para a prova de títulos, esta última de caráter apenas classificatório. Todas as etapas aconteceram nos municípios de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória, conforme escolha do candidato no momento da inscrição.

VEJA TAMBÉM: Ratinho Jr. autoriza mais 350 vagas para concurso da Polícia Civil

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]