• Carregando...
O edital traz 2.700 vagas para homens e mulheres
O edital traz 2.700 vagas para homens e mulheres| Foto: Daniel Guimarães/PMSP

Está publicado mais um edital da Polícia Militar do estado de São Paulo, com 2.700 vagas imediatas no cargo de soldado de segunda classe, função que tem remuneração básica inicial de R$ 3.164,58. No ano de 2019 já foram publicados outros dois editais da PMSP, sendo o primeiro em abril com 2.700 vagas para soldado e o segundo no mês de maio com 190 vagas para aluno-oficial.

LEIA TAMBÉM: Expectativa! PM-PR prepara novo concurso para soldados

Para ingressar o cargo é necessário, entre outros requisitos exigidos no edital de abertura (acesse aqui), ter o nível médio completo de escolaridade, ter idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos, ter estatura mínima de 1,55 para mulheres e 1,60 para homens e, ainda, ser habilitado para condução de veículo motorizado no mínimo na categoria B.

O documento também traz também um destaque para os candidatos que apresentem tatuagem. Há proibições a símbolos ou inscrições que ofendam valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar, que fazem alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, que pregue a violência ou a criminalidade, que fazem alusão a ideia ou ato libidinoso, que fazem alusão a ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos e, também, quem fazem alusão a discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem.

As inscrições serão recebidas com taxa de participação no valor de R$ 50 entre os dias 15/08 e 25/09/2019 no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp). Há previsão de redução de 50% no pagamento da taxa de inscrição em casos previstos no edital de abertura.

Etapas do concurso

Todos os candidatos farão prova escrita (objetiva e redação) no dia 24 de novembro de 2019 em Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. A prova objetiva terá 60 questões de múltipla escolha das matérias de língua portuguesa, interpretação de texto, matemática, conhecimentos gerais, noções básicas de informática e noções de administração pública.

Os classificados nas provas escritas enfrentarão, ainda, exames de aptidão física e de saúde, exame psicológico, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade e, por fim, a análise de documentos.

Atribuições do cargo

De acordo com o edital do concurso, as principais atribuições do cargo de soldado PM de segunda classe são o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar.

VEJA TAMBÉM: PC-RJ prepara edital para delegado com 100 vagas e inicial de 18,4 mil

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros e siga a página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]