• Carregando...
As provas objetiva e de redação estão marcadas para o dia 13 de junho
As provas objetiva e de redação estão marcadas para o dia 13 de junho| Foto: Jaelson Lucas/ANPr

Já estão disponíveis os locais de prova do concurso para soldado policial e soldado bombeiro da Policia Militar do Paraná, assim como a página para impressão do comprovante de ensalamento que será usado pelo candidato no próximo dia 13 de junho (acesse aqui) , quando acontecerá a avaliação escrita, primeira etapa da seleção. O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR) informou, ainda, que:

1 - A prova de conhecimentos será realizada também nos municípios de Araucária, Cambará, Colombo, Guaratuba, Matinhos, Medianeira, Palmas, Pato Branco, Pinhais, São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu e Santo Antônio da Platina, além das cidades já definidas no edital de abertura do concurso (Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória). O aumento nas localidades aconteceu em virtude da capacidade de alocação dos candidatos, levando em consideração a necessidade de distanciamento social no momento das provas (comunicado).

2 - A Polícia Militar do Paraná e a Universidade Federal do Paraná seguem acompanhando periodicamente o quadro epidemiológico do Coronavírus (Covid-19), a evolução no processo de imunização da população no país e, principalmente, as decisões estabelecidas pelo poder público em todas as esferas. Sendo assim, caberá ao candidato acompanhar as publicações oficiais no site do concurso, já que a realização da prova de conhecimentos se sujeitará ao quadro epidemiológico naquela data (comunicado).

Histórico do concurso

O cronograma da seleção já foi suspenso duas vezes, sendo a primeira em 20 de maio de 2020 para conter o avanço da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19) e a segunda em 25 de fevereiro de 2021, uma vez que a data que havia sido escolhida (28 de março de 2021) coincidiu com o dia agendado para o vestibular da UFPR.

A seleção oferece 2.400 vagas nos cargos de soldado bombeiro militar e soldado policial militar, ambos com a exigência do nível médio de escolaridade, idade máxima de 30 anos e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no mínimo na categoria B, além de outros requisitos listados no edital de abertura. Os cargos têm remuneração inicial de R$ 4.263,67, com bolsa auxílio de R$ 1.933,63 durante o curso de formação.

Todos os candidatos serão avaliados em 13 de junho de 2021 mediante prova objetiva com sessenta questões de múltipla escolha das matérias de língua portuguesa, raciocínio matemático, geografia, história, informática e legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente), além de prova discursiva na mesma data, composta de uma redação. Os classificados na primeira fase (prova de conhecimentos) serão convocados para a segunda etapa composta por quatro provas de habilidades específicas - PHE (exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e investigação social), todas sucessivas e de caráter eliminatório.

Os aprovados em todas as etapas do concurso serão lotados nas cidades de Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Colorado, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Lapa, Loanda, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa, Rolândia, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória, conforme a escolha da região feita no momento da inscrição.

Veja outros concursos com inscrições abertas no Paraná |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]