• Carregando...
A expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2021
A expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2021| Foto: Divulgação/PCMS

Começaram os preparativos para o próximo concurso da Polícia Civil do estado do Mato Grosso do Sul, que terá a oferta de 250 vagas imediatas e cadastro de reserva nos cargos de perito papiloscopista (38), agente de polícia científica (100), perito criminal (67) e perito médico-legista (45), funções de nível superior que exigem habilitação no mínimo na categoria B e idade máxima de 45 anos.

Este mesmo concurso já havia sido autorizado através do Decreto n.º 14.983 de 6 de abril de 2018, mas o edital não foi publicado para conter as despesas com pessoal em respeito aos limites definidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Conforme o documento publicado nesta quarta (03 de março) no Diário Oficial (confira aqui), a realização do concurso caberá à Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Último concurso

O último edital para cargos da PC-MS foi publicado pelo governo do estado em 30 de agosto de 2013 (acesse aqui) com a oferta de 256 vagas nos cargos de perito oficial forense, escrivão de polícia judiciária, investigador de polícia judiciária e perito papiloscopista. O ingresso na função de perito oficial forense exigiu a graduação em Engenharia Ambiental, Farmácia, Química, Engenharia Civil, Ciências Contábeis ou Ciências Biológicas. Já os cargos de escrivão de polícia judiciária, investigador de polícia judiciária e perito papiloscopista exigiram apenas o nível superior em qualquer área de formação.

Os inscritos foram avaliados em 20 de outubro de 2013, apenas 51 dias após a abertura do concurso, mediante prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. A prova teve oitenta questões de múltipla escolha das matérias de língua portuguesa, noções de direito, noções de informática (exceto para perito oficial forense) e conhecimentos específicos.

Os candidatos classificados na prova escrita passaram por outras cinco etapas, todas sucessivas: prova de títulos, avaliação psicológica (exame psicotécnico), avaliação médico-odontológica, prova de aptidão física e investigação social, sendo a primeira (títulos) de caráter classificatório e as demais de caráter eliminatório.

Os aprovados nas seis etapas anteriores foram convocados para o Curso de Formação Policial, de caráter eliminatório e classificatório, sétima e última fase do concurso.

Veja os concursos com inscrições abertas em todo o país |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]