• Carregando...
No momento o tribunal tem dois editais pendentes devido a pandemia da Covid-19
No momento o tribunal tem dois editais pendentes devido a pandemia da Covid-19| Foto: Sede do TJ-SC/Divulgação

Os inscritos no concurso para ingresso na atividade notarial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina devem acelerar a sua preparação, já que o órgão deu andamento na seleção que estava suspensa desde o fim das inscrições em 3 de setembro de 2020. O edital traz a oferta de 220 vagas para outorga de delegação de serviços notariais e registrais (cartórios), sendo 147 por provimento e outras 73 por remoção.

Serviços notariais e de registro são aqueles de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. Notário (ou tabelião) e oficial de registro (ou registrador) são profissionais dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro. O ingresso no cargo exige ser bacharel em Direito ou ter mais de dez anos de função em serviço notarial ou de registro.

Com a retomada do concurso, os candidatos serão convocados para a primeira etapa da seleção que acontecerá em Florianópolis nos dias 31 de janeiro de 2021 (ingresso por remoção) e 7 de fevereiro de 2021 (ingresso por provimento) mediante prova objetiva com cem questões de múltipla escolha das matérias direito notarial e registral, direito civil, direito processual civil, direito empresarial, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, direito penal, direito processual penal e conhecimentos gerais.

Os aprovados na primeira fase (objetiva) serão convocados para a prova discursiva.

Haverá, ainda, para os candidatos aprovados nas etapas objetiva e discursiva, comprovação de requisitos para outorga (eliminatória), análise da vida pregressa (eliminatória), exames de personalidade com psicotécnico, análise de laudo psiquiátrico e análise de laudo neurológico (eliminatória), prova oral (eliminatória e classificatória) e, por fim, avaliação de títulos (classificatória).

Concurso para servidores segue suspenso

Conforme divulgamos em 23 de outubro, o edital para servidores do TJ-SC está suspenso desde o fim das inscrições em 31 de março de 2020 e vai demorar um pouco mais para ser retomado. Segundo o juiz auxiliar Bruno Salles, a comissão de concursos públicos já está reavaliando a retomada dos trabalhos e a preocupação é que “o concurso para servidores tem aproximadamente 45 mil inscritos e demanda uma logística de organização e aplicação das provas, então a tendência é que o concurso notarial seja realizado antes, mas com previsão para o 1º semestre de 2021”.

O concurso oferta duas vagas imediatas e a formação de cadastro de reserva nos cargos de técnico judiciário (nível médio) e analista judiciário (nível superior), sendo os aprovados lotados nas regiões de Florianópolis, Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville e Lages, conforme a escolha no momento da inscrição.

Embora o edital de abertura traga apenas duas vagas imediatas, segundo dados publicados no Portal da Transparência do TJ-SC (acesse aqui) em 2019 havia 782 cargos vagos no tribunal, número suficiente para nomeação dos aprovados do concurso de 2018 e, ainda, para novas convocações. Deste quantitativo, 438 vagas são para o cargo de Técnico Judiciário, 148 para Analista Judiciário, 60 para Auxiliar Judiciário e, ainda, 136 vagas são para serviços diversos do tribunal.

Quando o concurso for retomado os candidatos serão avaliados em Florianópolis, Criciúma, Lages, Joinville, Blumenau, Itajaí, Canoinhas, Chapecó e Joaçaba mediante prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha, sendo vinte de conhecimentos gerais e quarenta de conhecimentos específicos.

Veja outros concursos com inscrições abertas em Santa Catarina |

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]