• Carregando...
Para concorrer ao cargo de juiz é necessário ser bacharel em Direito com 3 anos de prática jurídica. (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)
Para concorrer ao cargo de juiz é necessário ser bacharel em Direito com 3 anos de prática jurídica. (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)| Foto:

A equipe do blog Concurseiros reservou 10 questões de atualidades para que você possa testar seus conhecimentos do ano de 2016 e 2017 e, também, aprender mais sobre o assunto aqui mesmo na Gazeta do Povo. O resultado deste simulado você receberá nos comentários abaixo.

LEIA TAMBÉM: Divulgado o número de inscritos no concurso de Técnico do TJ do Paraná.

1. (VUNESP/2017 – Escrevente Técnico Judiciário do TJ-SP). Leia a notícia a seguir. Marine Le Pen e Emmanuel Macron venceram o primeiro turno das eleições francesas neste domingo [23 de abril], classificando-se para o embate final em 7 de maio. O resultado é histórico. É a primeira vez na história moderna da França em que nenhum candidato dos principais partidos chega ao segundo turno. Rejeitados nas urnas, eles deixam um espaço em aberto para a população testar outras forças. (Folha de S.Paulo – 23/04/2017) O embate entre Le Pen e Macron marcou a disputa, respectivamente, entre:
a) Um projeto de centro, economicamente liberal, e um projeto de esquerda, favorável à ampliação dos direitos sociais.
b) Um projeto economicamente nacionalista, pautado na intervenção do Estado, e uma agenda reformista socialdemocrata.
c) Os favoráveis ao acolhimento dos imigrantes de fora da Europa e os que defendem o fechamento das fronteiras.
d) Os conservadores, que defendem o aprofundamento da globalização, e a esquerda antieuropeísta.
e) O nacionalismo xenófobo, associado à direita, e a defesa da integração europeia, proposta pelo centro.
Leia na Gazeta do Povo: Macron e Le Pen disputarão 2º turno na França

2. (Instituto Excelência/2017 – Oficial de Escola da Prefeitura de Tremembé – SP). Qual a definição correta para o termo “Nova Ordem Mundial”?
a) É o campo político mundial após a Guerra Fria.
b) É a independência de alguns países após a Segunda Guerra Mundial.
c) São movimentos que ocorreram em algumas províncias brasileiras.
d) Nenhuma das alternativas.
Leia na Gazeta do Povo: Pós-Nova Ordem Mundial? A “Doutrina Trump”

3. (FUNDATEC/2017 – Analista de Projetos do BRDE). O agronegócio brasileiro representa em torno de 23% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados de 2015 do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Recentemente, uma espécie de animal entrou para a lista dos ameaçados de extinção, mostrando uma queda de quase 30% do número desses animais de 2012 a 2013 no Brasil. Como um dos principais produtores de alimentos do mundo, o país pode ser severamente afetado, pois dois terços do que comemos depende de animais dessa espécie. Que animal é esse?
a) Abelhas.
b) Formigas.
c) Galinhas.
d) Porcos.
e) Vacas.
Leia na Gazeta do Povo: Para evitar o sumiço das abelhas

4. (FAUEL/2017 – Advogado da Câmara de Maria Helena – PR). Votada recentemente pelo Senado Federal, a chamada PEC 55 gerou uma série de protestos por todo o país. Assinale a alternativa que melhor define essa PEC:
a) Medida provisória que promove alterações na estrutura do Ensino Médio, última etapa da educação básica nacional.
b) Processo instaurado com base em denúncia de crime de responsabilidade contra alta autoridade do poder executivo.
c) Proposta que altera a Constituição Federal e institui um novo regime fiscal no país, estabelecendo um limite para os gastos do governo.
d) Trata-se da maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já conheceu, centralizada em recursos desviados da Petrobras.
Leia na Gazeta do Povo: PEC do Teto é aprovada no Senado em segundo turno

5. (IF-PA/2016 – Auxiliar em Assuntos Educacionais do IF-PA). Leia o fragmento da notícia a seguir: “Considerado por especialistas e pelo próprio governo federal como a “maior tragédia ambiental da história do Brasil”, o rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG), no último dia 5, provocou a liberação de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos e a formação de uma onda de lama de aproximadamente 10 metros de altura, que deixou um rastro de destruição e morte”. (Portal EBC – Acesso em 08/11/2016). O desastre ambiental acima revela:
a) O descaso das autoridades políticas que criam uma legislação conivente com a degradação ambiental.
b) O lucro enquanto objetivo principal da atividade empresarial, em detrimento das medidas de preservação ambiental.
c) A preocupação das empresas em não poluir, uma vez que as medidas contra desastres geram muito lucro às empresas.
d) Uma nova perspectiva empresarial, conhecida como capitalismo verde, que busca desenvolver em respeito ao meio ambiente.
e) A ultrapassada perspectiva de proteção ao meio ambiente, sendo esses impactos necessários ao desenvolvimento.
Leia na Gazeta do Povo: PF indicia Vale, Samarco e executivos por crimes ambientais em Mariana

6. (IF-PA/2016 – Auxiliar em Assuntos Educacionais do IF-PA). Desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional se discutem formas de melhoria da educação brasileira, num processo de construção constante. Recentemente, a Base Nacional Comum Curricular vem sendo amplamente debatida, com a capacidade de contribuição de professores, especialistas e da sociedade civil. A Base Nacional Comum Curricular tem como objetivo:
a) Coibir a doutrinação ideológica que ocorre na maior parte das escolas brasileiras, uma vez que cria uma Base obrigatória a ser ministrada pelo professor.
b) Engessar o trabalho do professor, buscando mecanismos de controle de conteúdo e metodologias de ensino.
c) Definir conteúdos essenciais a todos os estudantes brasileiros, impedindo o professor de ministrar conteúdos que não constem na Base.
d) Definir conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes têm direito a ter acesso e se apropriar.
e) Criar uma base de conteúdos essenciais ao povo brasileiro, com objetivo de homogeneizar a cultura do país, diminuindo a desigualdade regional.
Leia na Gazeta do Povo: Polêmica, base para o currículo das escolas é divulgada incompleta pelo MEC

7. (VUNESP/2017 – Escrevente Técnico Judiciário do TJ-SP) Os chanceleres dos países fundadores do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) farão uma reunião de emergência neste sábado [1 de abril] em Buenos Aires para discutir sua reação à situação da Venezuela. O tema central deverá ser a suspensão do país do bloco econômico. É possível que se discuta uma medida ainda mais dura: a expulsão. (Estadão – 31/03/2017) Essa possível suspensão ou expulsão deve-se:
a) À aplicação da cláusula democrática, que determina alguma sanção nos casos de interrupção da ordem democrática, como estaria ocorrendo na Venezuela.
b) À realização de práticas irregulares de protecionismo e renúncia fiscal na Venezuela, contrariando as políticas de livre comércio do bloco.
c) À recusa da Venezuela em aceitar as propostas que visam à construção de uma moeda única para o bloco, o que atrasa o processo de integração.
d) Aos obstáculos impostos pela Venezuela às negociações dos tratados de comércio com os EUA, destoando das decisões dos outros países do bloco.
e) À iminência de guerra civil por conta da profunda crise social que atinge a Venezuela, retirando o país da situação de paz interna exigida pelo bloco.
Leia na Gazeta do Povo: Cinco pontos-chave da crise venezuelana

8. (Instituto Excelência/2017 – Oficial de Escola da Prefeitura de Tremembé – SP) Sobre a qualidade de vida no Brasil, podemos considerar que:
a) A medição de o que é ter qualidade de vida é realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
b) O tempo é um dos problemas com a qualidade de vida atual, pois as pessoas têm cada vez uma separação menor entre prazer e trabalho.
c) Uma vida de qualidade envolve somente o meio em que a pessoa vive e como são suas relações sociais.
d) Nenhuma das alternativas.
Leia na Gazeta do Povo: Conciliando carreira e qualidade de vida

9. (FUNDATEC/2017 – Analista de Projetos do BRDE) A opinião sobre a capacidade de saldar os compromissos financeiros de uma empresa ou país é um:
a) Drawback.
b) Dumping.
c) Initial Public Offering.
d) Rating.
e) Risco Brasil.
Leia na Gazeta do Povo: Operadoras e empresas bancam seu acesso à internet, mas prática pode ferir neutralidade da rede

10. (VUNESP/2017 – Assistente Social Judiciário do TJ-SP) O presidente Michel Temer sancionou na noite desta sexta-feira o projeto de lei que regulamenta a terceirização no país. A iniciativa foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União” e inclui vetos parciais a três pontos da proposta. (Folha de S.Paulo – 31/03/2017) O projeto de lei sancionado:
a) Isenta as empresas contratantes e contratadas dos serviços terceirizados de qualquer ação no âmbito da Justiça do Trabalho e determina que todos os trabalhadores terceirizados devem se constituir em microempresários, dessa forma responsáveis pelos tributos relacionados ao trabalho.
b) Determina que todas as empresas privadas podem terceirizar qualquer atividade profissional, desde que todos os direitos trabalhistas sejam respeitados, e veta a utilização de trabalho terceirizado para as empresas de economia mista e a administração pública, com exceção para a área de saúde.
c) Limita a terceirização do trabalhador à denominada atividade-meio e, em caso de litígio trabalhista, as empresas contratadas e contratantes devem ser acionadas conjuntamente na Justiça do Trabalho e dividirão os custos das indenizações relacionadas a tais processos.
d) Impede que a empresa de terceirização subcontrate outras empresas, prática denominada de quarteirização, e amplia os direitos trabalhistas dos funcionários das empresas de terceirização, por exemplo o aumento da multa sobre o valor dos depósitos do FGTS em caso de demissão sem justa causa.
e) Permite a terceirização de todas as atividades e autoriza a empresa de terceirização a subcontratar outras empresas para realizar serviços de contratação, remuneração e direção do trabalho e atribui à empresa terceirizada, em casos de ações trabalhistas, o pagamento dos direitos questionados na Justiça, se houver condenação.
Leia na Gazeta do Povo: Temer sanciona a lei que libera a terceirização irrestrita

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]