i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Concurseiros

Foto de perfil de Concurseiros
Ver perfil

UFPR cancela provas da PC-PR! Governo alega quebra de contrato

Quase duzentos colégios e faculdades de Curitiba e região metropolitana foram preparados para receber os candidatos neste domingo

  • PorThais Nunes Laskoski
  • 21/02/2021 11:25
Cerca de 100 mil inscritos estão em Curitiba para as provas que começariam às 13h30
Cerca de 100 mil inscritos estão em Curitiba para as provas que começariam às 13h30| Foto: Divulgação/SESP

No início da manhã deste domingo a Polícia Civil do Paraná emitiu nota de esclarecimento confirmando o cancelamento da aplicação das provas do concurso que aconteceriam a partir das 13h30 em Curitiba e região metropolitana.

A decisão partiu da organizadora, o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná, que considerou a última checagem dos locais de prova realizada na madrugada de 21 de fevereiro de 2021. Em nota (confira aqui), o NC-UFPR declara que "denotou a ausência de requisitos indispensáveis de SEGURANÇA para a aplicação das provas do Concurso Público em todos os locais previstos na capital e nas cidades da Região Metropolitana de Curitiba/PR, o que poderia colocar em risco a integridade das avaliações e o tratamento isonômico dos candidatos, bem como a saúde e a biossegurança de todos os envolvidos”.

Com a decisão, cerca de 100 mil inscritos terão que aguardar um novo cronograma de provas, sendo a maior parte residente em outros estados e também no interior do Paraná.

Governo repudia a decisão

Em nota o Governo do Estado do Paraná esclareceu que de acordo com o contrato firmado com a Polícia Civil, toda a organização, inclusive as medidas de segurança que deveriam ser adotadas durante a prova, eram de responsabilidade do NC-UFPR.

O governo estadual também informou que irá abrir processo administrativo contra o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná por quebra de contrato, já que a decisão de suspender as provas deste domingo aconteceu poucas horas antes do início do concurso e sem qualquer notificação anterior. A decisão foi considerada inaceitável e injustificável, já que mais de 100 mil candidatos vindos de diversos lugares investiram tempo e recursos para participar da prova e foram informados do cancelamento somente no dia do concurso.

Histórico do concurso

O edital de abertura do concurso foi publicado em 9 de abril de 2020 com a oferta de 400 vagas em todo o estado do Paraná, sendo 300 para o cargo de investigador, 50 para delegado e 50 para papiloscopista, além da formação de cadastro de reserva. O cronograma de provas do concurso foi suspenso logo após o período de inscrições (22 de junho) em decorrência da pandemia causada pelo novo Cororavírus (Covid-19), sendo retomado em 18 de novembro com o agendamento da primeira fase do concurso para este domingo (21/02).

Quando uma nova data for definida, os 106 mil inscritos serão convocados para a prova objetiva que terá cinquenta questões de múltipla escolha, sendo cem para o cargo de delegado, além de redação (texto dissertativo-argumentativo) na mesma data apenas para investigador e papiloscopista. Os candidatos ao cargo de delegado farão também posterior prova discursiva de conhecimentos específicos, desde que classificados na primeira etapa (prova objetiva).

Ainda de acordo com o edital de abertura do concurso, os aprovados nas fases anteriores serão convocados para a prova de títulos de caráter classificatório, além de provas de higidez física, de aptidão física e exame de investigação de conduta, três etapas de caráter apenas eliminatório.

Veja os concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

31 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 31 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • T

    Tenaz

    22/02/2021 10:59:46

    Administração esquerdista da U. Federal Pr. mosntrando a eficiência bolivariana.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

      22/02/2021 11:33:34

      Sei lá se na Bolívia também cancelam concursos na véspera (rs).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • W

    Wendell

    22/02/2021 10:26:53

    Está me cheirando à lacração de professor PSOLista! Irresponsável, desumano e ligado à ideologia da Escola de Frankfurt. Processo e responsabilização Civil resolvem!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

      22/02/2021 11:34:09

      Concordo com a parte do processo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • S

    SALADINO

    22/02/2021 7:57:45

    Retrato atual do pais. Incompetência, irresponsabilidade, falta de respeito ao cidadão. E quem vai ser demitido? Quem vai pagar as indenizações das ações coletivas? Somos nós, os contribuintes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

      22/02/2021 11:13:43

      Era uma tragédia anunciada... uma pandemia, 100 mil inscritos e provas só em Curitiba e RM. Quase 10 processos para suspender as provas e a justiça manteve a data porque a UFPR garantiu que daria tudo certo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • F

    Fernandes

    22/02/2021 1:27:18

    Governador incompetente!! Uma atrás da outra... aproxima será o pedágio sem volta!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

      22/02/2021 11:11:02

      Ok, entendo a sua raiva, mas desta vez não foi o governador. A culpa foi integral da Universidade Federal do Paraná, autarquia da União, contratada para organizar o concurso. Ei li o contrato da PC-PR com a UFPR. O governo paranaense foi vítima junto com os candidatos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • B

    Beraldo

    21/02/2021 20:34:30

    As indenizações sairão de nossos bolsos. Há incompetência administrativa, crime e improbidade administrativa. O presidente da FUNPAR já foi e o Secretário de Segurança do Paraná deve ser demitido imediatamente tb. O primeiro pelos atos de incapacidade absoluta. O Secretário pela omissão em fiscalizar, observar, acompanhar e se antecipar. Dois agentes públicos que foram irresponsáveis e expuseram milhares, senão milhões, de pessoas a risco indevidamente. A FUNPAR e SESP envergonharam o Paraná. Com a funpar deve responder tb o Sec de segurança q não se antecipou, não fiscalizou, não supervisionou, não conduziu o processo com a seriedade e eficiência necessárias. Muita incapacidade reunida!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • B

      Bruno Santos Teles

      21/02/2021 20:17:58

      Isso é a universidade pública trabalhando pelo bem do povo, sqn!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        MWsmile

        21/02/2021 20:10:27

        E como vão aplicar a prova na próxima semana para os candidatos do Vestibular 2021 da UFPR? Vão cancelar também?Vão deixar para avisar os candidatos no dia da prova????

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • T

          Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

          22/02/2021 11:17:34

          Pensei o mesmo. O trauma está criado. Cada vez que um candidato ler UFPR vai lembrar que eles não deram conta.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • E

        EDUARDO SABEDOTTI BREDA

        21/02/2021 18:46:17

        Mais de 100.000 potenciais ações de reparação de danos. Afinal, os candidatos gastaram para se fazerem presentes em Curitiba.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • T

          Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

          22/02/2021 11:18:28

          Os advogados vão se deliciar (rs). A semana será proveitosa nos escritórios.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • J

        Jim Kirk

        21/02/2021 18:41:41

        Esse cancelamento deveria ter sido feito uns 10 dias atrás. Agora que um monte de gente veio a Curitiba, lotou hotéis eles cancelam? Sabe-se que tem gente vindo de regiões com variantes de covid19. Só bque eles já vieram e estão circulando por aqui. Isso é sim irresponsável por parte de UFPR. Se aparecer variantes do covid19 por aqui já sabem a quem culpar.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          FRANCIELY

          21/02/2021 18:39:47

          isso é mimimi da UFPR! Pela privatização das universidades públicas!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • T

            Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

            22/02/2021 11:20:22

            Acho que sobrou confiança... acharam que conseguiriam resolver tudo na última semana. Até parece eu (rs).

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • Z

          Zenão

          21/02/2021 18:29:18

          Não poderiam ter checado no sábado? Mas não, deixaram pra checar na madrugada do dia da prova.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • T

            Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

            22/02/2021 11:22:24

            O que rola nas conversas de bastidores é que não conseguiram gente e equipamentos para os cerca de 200 locais de prova. Digo "cerca" porque até hoje não conseguimos a lista completa. Os locais de Curitiba nós sabemos porque a URBS tinha e nos passou.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          marcos

          21/02/2021 17:57:00

          Incompetencia !!!!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • T

            Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

            22/02/2021 11:23:56

            Eu acredito mais em excesso de confiança, do tipo "até domingo a gente resolve e tudo vai dar certo". Nenhuma organizadora daria conta de coordenar 100 mil pessoas em cerca de 200 locais e durante uma pandemia.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • B

            Bruno Santos Teles

            21/02/2021 20:18:48

            Caso pensado, completamente proposital

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          Marcos K

          21/02/2021 17:38:04

          Deve ter sido coisa de esquerdista.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • T

            Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

            22/02/2021 11:25:03

            Que nada, foi falta de organização da UFPR mesmo. E ansiedade da PC-PR em querer as provas durante uma pandemia. Esquerda ou direita, todo mundo errou.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          Marcos Ctba

          21/02/2021 17:26:25

          Só podia ser a Ufpr para variar. Checar na madrugada pura incompetência. Os candidatos preparados e essa federal faz uma dessa.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • T

            Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

            22/02/2021 11:26:28

            Foi igual mulher querendo emagrecer 40 quilos em janeiro pra usar biquíni no carnaval (rs). Eles sabiam que não dariam conta, mas tentaram na véspera.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • F

          Freitas

          21/02/2021 17:02:40

          Faltam detalhes, Gazeta. Foi tudo em cima da hora? Por que tudo em Curitiba? Não poderia ser em Cascavel, Campo Mourão, Londrina, Apucarana, Maringá e Curitiba?. É um assunto que tem que ser melhor explorado. Quem será o responsável pelas perdas e danos e "lucros" de alguns aqui em Curitiba?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • T

            Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

            22/02/2021 11:35:51

            Não faltam detalhes ok? Mas eu vou te ajudar. (1) Sim, foi em cima da hora. A UFPR cancelou a prova às 05h42 de domingo, a PC-PR confirmou às 07h38 e o governo do Paraná se manifestou às 10h30. (2) As provas somente em Curitiba e RMC já estava definido no edital de abertura do concurso publicado em 9 de abril de 2020. (3) Não existe assunto a ser explorado quando já está documentado. (4) O responsável pelas perdas e danos também já está definido no art. 37 § 6º da Constituição Federal de 1988.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          MOACIR CORDEIRO DE FARIAS

          21/02/2021 15:30:35

          para variar sempre uma federal causando transtornos para população e neste momento principalmente aos candidatos que vieram de todos as partes do Brasil. Não pode ficarem impunes esses incompetentes que no final do mês o salário sempre cai na conta a nossos custos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • Z

            Zequinha

            21/02/2021 15:20:54

            Total falta de organização da Comissão de Concurso, sabiam que não havia condições de realizar a prova, em vez de cancelar com bastante antecedência, cancelam poucas horas antes do horário de início da prova, causando transtornos e prejuízos financeiros para milhares de candidatos! Também, o que esperar de Universidades Federais...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • T

              Thais Nunes (Laskoski) | Blog Concurseiros

              22/02/2021 11:36:48

              É... era uma bomba prestes a explodir.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.