• Carregando...
General Hamilton Mourão, o vice de Bolsonaro. Crédito da foto : Aniele Nascimento
General Hamilton Mourão, o vice de Bolsonaro. Crédito da foto : Aniele Nascimento| Foto:

Quando vista como um retrato pós-redemocratização, a chapa verde-oliva Jair Bolsonaro/Hamilton Mourão é um corpo estranho nas eleições presidenciais. Se analisada dentro do filme completo da nossa República, é só mais um capítulo da história. Dificilmente será o último.

Mais além da proclamação de Deodoro da Fonseca e da ponte de ferro para o futuro de Floriano Peixoto, ambos marechais que participaram de pleitos indiretos (tem gente que chama a cena toda de golpe contra o Império), cinco militares tentaram a sorte em eleições diretas para presidente entre 1910 e 1960.

LEIA MAIS: Por que Haddad e o poste de Lula largam na frente na disputa para presidente

Sobrinho de Deodoro, o também marechal Hermes da Fonseca (do Partido Republicano Conservador) venceu ninguém menos que o famoso Rui Barbosa, por 64,3% dos votos a 35,5%, em 1910. Lembre-se que estávamos no meio da modorrenta República Velha.

E não se culpe por lapsos de memória: Hermes da Fonseca é pouco lembrado justamente porque há pouco para lembrar dele – além de episódios como a Revolta da Chibata e do fato de ele ter sido o único candidato careca a vencer uma eleição presidencial na história do país (não por acaso, a foto oficial dele é de chapéu).

Em 1945, o Brasil havia recém-saído do combo Ditadura Vargas/Segunda Guerra Mundial e quem polarizou a volta de uma eleição direta? Um marechal do Exército, Eurico Gaspar Dutra (do Partido Social Democrático, avô do atual PSD de Gilberto Kassab), e um brigadeiro da Aeronáutica, Eduardo Gomes (da União Democrática Nacional e, pasmem, inspiração para o docinho brigadeiro).

Dutra levou com 55,39% dos votos e fez uma gestão famosa por ter torrado as reservas cambiais acumuladas durante a Segunda Guerra em quinquilharias empurradas pelos Estados Unidos – por outro lado, trouxe um raro período de respeito ao “livrinho” (Constituição) e às liberdades civis.

LEIA MAIS: Bolsonaro no Roda Viva: o recado sobre economia

Eduardo Gomes voltou à campanha em 1950 e perdeu de novo, desta vez para Getúlio Vargas. Em 1955, em uma das disputas mais acirradas da história, o marechal Juarez Távora (do Partido Democrata Cristão) fez 30,27% dos votos e perdeu para o médico Juscelino Kubitscheck (PSD), que chegou a 35,68%. Naquela época, não havia segundo turno.

Em 1960, o marechal Henrique Teixeira Lott (do PSD e apoiado por JK, de quem garantiu a posse em 1956 após tentativa de golpe) também foi o segundo mais votado, com 32,94% dos votos. Perdeu para Jânio Quadros (PTN), que fez 48,26%.

Jânio renunciou, foi substituído por João Goulart (PTB), os militares cansaram da brincadeira e tomaram o poder à força em 1964 para só largar 21 anos depois. A aventura da ditadura custou caro e só três décadas depois da abertura, em 1985, militares voltam a ter protagonismo eleitoral.

Vieram, de novo, para ficar?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]