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Jaime Lerner, referência internacional
| Foto:
Antonio Costa/Gazeta do Povo
Lerner: cortar um zero do orçamento é inovação; cortar dois zeros é sustentabilidade. Para ex-prefeito, projetos grandiosos nem sempre são a solução

Matéria feita pelo blogueiro, publicada hoje na Gazeta do Povo:

Duas vezes governador do Paraná, três vezes prefeito de Curitiba, Jaime Lerner foi listado pela revista Time entre os 25 pensadores mais influentes do mundo quase oito anos depois de ter abandonado a política. Mas foram suas inovações urbanísticas, especialmente no período em que governou a capital paranaense, que motivaram a indicação.

“Ele transformou a principal rua de Curitiba em um corredor de pedestres. Sua decisão, no começo dos anos 1979, de incentivar apenas indústrias não poluidoras foi um presságio dos modernos modelos de negócios verdes. Ele foi o pioneiro do sistema de ônibus rápidos usados agora em todo o mundo”, diz o texto escrito pelo prefeito de Vancouver (Canadá), Gregor Robertson.

O paranaense aparece na lista ao lado da também arquiteta Zaha Hadid, 59 anos. A iraquiana foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, em 2004. Na relação da Time também está o empresário Steve Jobs – o executivo-chefe da Apple é descrito como o “Beatles” da computação – e o fundador do serviço de música on-line Pandora, Tim Westergren.

Lerner estava nos Estados Unidos quando a seleção foi divulgada. Ele chegaria ontem à noite a Curitiba, após participar de um curso para alunos de Arquitetura na Universidade de Columbia, como professor convidado. Antes, foi resolver detalhes de projetos que serão implantados no México.

“A premiação do pai também é uma premiação de Curitiba. Todos temos o que comemorar”, diz a filha do ex-governador, Ilana Lerner. Segundo ela, o reconhecimento do trabalho se deve à visão de longo prazo. “Há uma coerência no que ele vem falando e fazendo ao longo dos últimos 40 anos. São ideias que ele tinha lá atrás e que com o tempo só foram ficando mais modernas, como a necessidade da separação do lixo e o privilégio do transporte público em relação aos carros.”

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