• Carregando...
Você é um flexitariano?
| Foto:
Divulgação

O termo é meio esquisito, mas a explicação é simples: flexitariano é aquele que segue a dieta vegetariana, mas se permite comer carne de vez em quando. O assunto foi tema de uma reportagem do G1 deste domingo (23). Dá uma olhadinha no link aí ao lado (Divididos entre carnes e verduras surgem os flexitarianos).

Mas de onde veio esse termo? Segundo a matéria, há algum tempo se fala em flexitarinismo. A palavra foi “criada” na década de 1990, nos Estados Unidos, e só agora se tornou conhecida entre os que lidam com dietas e alimentação ou que se preocupam com um estilo de vida saudável.

A norte-americana Dawn Jackson Blatner, especialista em alimentação e autora do livro “The flexitarian diet” (em tradução livre, “A dieta flexitariana”), foi quem popularizou a dieta e a levou para as prateleiras das livrarias.

No livro, não editado no Brasil, a médica cita pesquisas e afirma que os flexitarianos pesam 15% menos que os “carnívoros”, têm menos problemas de diabetes, câncer e ataques cardíacos, e ainda vivem 3,6 anos a mais.

“Essa é uma nova forma de comer que diminui a quantidade de carne sem excluí-la completamente. Você tem os benefícios da dieta vegetariana na saúde sem ter de seguir regras severas”, argumenta a autora, que lançou recentemente uma nova edição do livro e, desde então, não para de viajar para lançá-lo em outros países.

“Flexitarianos são diferentes de um carnívoro moderado ou de um onívoro, por isso, precisavam ter um nome próprio. Flexitarianos acordam todos os dias com a intenção de comer mais vegetais”, justificou a autora ao G1.

Segunda-feira sem carne

Para os que acham a idéia de diminuir a carne no dia a dia uma ideia pertinente, uma segunda-feira pode ser um bom dia para começar. Ou então, um dia para abolir de vez.

Essa é a proposta da Sociedade Vegetariana Brasileira na campanha “Segunda sem carne“. O movimento vai concentrar suas ações na segunda-feira, dia 3 de outubro, no Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. O mote da campanha é “Pelas Pessoas. Pelos Animais. Pelo Planeta”.

E aí você é um flexitariano? Pretende virar?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]