• Carregando...
Modric, Mbappé e Griezmann: candidatos a craque da Copa do Mundo 2018.  (Foto: AFP e Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo)
Modric, Mbappé e Griezmann: candidatos a craque da Copa do Mundo 2018. (Foto: AFP e Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo)| Foto:

DIRETO DE MOSCOU, RÚSSIA – França e Croácia fazem a final da Copa do Mundo 2018, no domingo (15), às 12h, em Moscou. Além do campeão, o craque do Mundial será definido. O francês Mbappé e o croata Modric são os principais candidatos ao prêmio que credenciará o vencedor também a ocupar o posto de melhor do mundo na temporada. Correndo por fora na briga, outro representante da França, o atacante Griezmann.

Confira abaixo um raio-x do desempenho dos três jogadores na Copa da Rússia e a opinião dos colunistas Mauro Cezar Pereira e Carneiro Neto sobre cada um deles.

Mbappé

(Foto: Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo)

O atacante de 19 anos é uma sensação na Copa 2018. O estilo de jogo – principalmente por causa das arrancadas – faz o francês lembrar o brasileiro Ronaldo Fenômeno no início da carreira. Ao balançar a rede contra o Peru, na primeira fase, ele virou o jogador mais novo a marcar pela França em Mundiais. Já na atuação monstruosa diante da Argentina por 4 a 3, nas oitavas de final, ele igualou Pelé e se tornou o segundo adolescente a fazer mais de um gol numa partida mata-mata de Copa.

Análise

MAURO CEZAR PEREIRA: “Aos 19 anos, é um jogador de rompantes. Ele tem momentos espetaculares. A capacidade que ele tem de, numa arrancada, passe ou drible, bagunçar a defesa adversária é a principal arma ofensiva da França. Tivesse ele ao seu lado um centroavante mais goleador, mais regular, teríamos o Mbappé com mais destaque ainda na Copa”

CARNEIRO NETO: “Mbappé é uma revelação extraordinária, com futuro muito promissor. Tem habilidade técnica e também um certo histrionismo meio Neymar, que chama atenção” 

Os números na Copa 2018:

Partidas: 6

Minutos em campo: 465

Gols: 3

Assistências: nenhuma

Chutes: 6

Dribles: 33

Bolas perdidas: 51

Bolas recuperadas: 4

Faltas sofridas: 13

Cartões amarelos: 2

Passes completados: 110

Distância percorrida: 43,18 km

Sprints: 172

Velocidade máxima alcançada: 32,4 km/h

***

Modric

(Foto: Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo)

O craque croata de 32 anos veste a camisa 10 com justiça. Ele é o grande líder técnico e organizador da equipe que surpreendeu a todos e alcançou a final da Copa pela primeira vez em sua história. Apesar da idade mais avançada e de uma temporada desgastante com o Real Madrid, mostrou-se incansável durante todo o Mundial, suportando a sequência de três prorrogações da equipe. Não à toa, é o jogador que mais correu no torneio. Assim como Mbappé, a melhor atuação de Modric foi diante da Argentina – vitória por 3 a 0 na primeira fase. Nas oitavas de final, diante da Dinamarca, quase virou vilão ao perder um pênalti no fim do segundo tempo da prorrogação. Na disputa de penalidades, porém, ele se recuperou ao converter sua cobrança.

Análise

MAURO CEZAR PEREIRA: “Ele é o jogador mais regular da Copa entre esses favoritos a melhor da competição. Foi eleito três vezes o melhor em campo. Não teve um desempenho espetacular, mas sempre importante em um time que não tem um destaque específico apenas”

CARNEIRO NETO: “Modric é o motorzinho, a maquininha, assim como o Brasil tinha o Zito no bicampeonato de 1962. Um craque que joga para o time e, quando precisa, aparece com sua qualidade técnica. Desequilibrou contra a Inglaterra na semifinal.” 

Os números na Copa 2018:

Partidas: 6

Minutos em campo: 643

Gols: 2

Assistências: 1

Chutes: 10

Dribles: 17

Bolas perdidas: 47

Bolas recuperadas: 30

Faltas sofridas: 9

Cartões amarelos: nenhum

Passes completados: 368

Distância percorrida: 63,03 km

Sprints: 202

Velocidade máxima alcançada: 32 km/h

***

Griezmann

(Foto: Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo)

O atacante do Atlético de Madrid está correndo por fora na briga para ser o craque do Mundial, mas pode ganhar o protagonismo na final. Ele não chamou tanta atenção quanto o companheiro Mbappé, mas tem sido decisivo para o sucesso da França no Mundial. Ele fez um gol de pênalti nas oitavas de final diante da Argentina. Nas quartas, contra o Uruguai, voltou a marcar e ainda deu a assistência para o gol de Varane. Na semifinal, foi dele o passe para o gol de Umtiti que definiu o triunfo sobre a Bélgica.

Análise

MAURO CEZAR PEREIRA: “O Griezmann faz uma Copa correta, mas sem tanto brilho. Não tem sido um jogador tão decisivo quanto ele é no clube dele. Foi ofuscado pelo Mbappé”

CARNEIRO NETO: “Griezmann tem um estilo mais compenetrado, é um craque mais equilibrado, na medida certa. Além dos gols, seu forte são as assistências. Dribla menos que o Mbappé, mas é um talento muito raro que joga mais buscando o gol.” 

Os números na Copa 2018:

Partidas: 6

Minutos em campo: 499

Gols: 3

Assistências: 2

Chutes: 19

Dribles: 5

Bolas perdidas: 42

Bolas recuperadas: 11

Faltas sofridas: 9

Cartões amarelos: nenhum

Passes completados: 161

Distância percorrida: 54,89 km

Sprints: 186

Velocidade máxima alcançada: 32,4 km/h

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]