• Carregando...
Mbappé é o principal nome da França na Copa do Mundo 2018. (Foto: Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo)
Mbappé é o principal nome da França na Copa do Mundo 2018. (Foto: Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo)| Foto:

DIRETO DE SÃO PETERSBURGO, RÚSSIA – Uma campanha publicitária espalhada pelas ruas de Paris durante a Copa do Mundo 2018 traz a seguinte mensagem: “1998 foi um grande ano para o futebol francês. Foi quando Kylian [Mbappé] nasceu”. A mensagem tem humor, é claro: 1998 é o ano da conquista do primeiro título mundial da França.

Vinte anos depois, os Blues estão novamente na final de uma Copa e, independentemente do adversário na decisão (Inglaterra ou Croácia), são favoritos ao título.  A grande sensação na campanha francesa na Rússia é justamente o garoto Mbappé, nascido cinco meses depois do momento de maior glória do futebol local.

CARNEIRO NETO: Mbappé tem o estilo teatral de Neymar, mas o francês sim é um menino

Se a França levantar o caneco pela segunda vez na história, a chance do adolescente de 19 anos ser alçado ao posto de melhor do mundo na temporada é grande. De qualquer forma, o jovem atacante voltará ao seu clube, o PSG, em outro patamar.

E aí entra Neymar, companheiro de ataque do francês na equipe de Paris. O camisa 10 brasileiro chegou ao PSG em agosto do ano passado para ser o protagonista. O Paris Saint-Germain desembolsou 222 milhões de euros (a transferência mais cara da história) para transformá-lo em símbolo do clube. Na mesma janela de transferências, o dono do PSG, Nasser Al-Khelaifi, também comprou Mbappé, um coadjuvante de luxo promissor de 180 milhões de euros.

Mas, menos de um ano depois, Neymar retorna do Mundial 2018 com a imagem arranhada internacionalmente pelas simulações e futebol discreto apresentado no torneio. Já Mbappé virou um ícone nacional, futuro líder de uma nova geração vencedora do futebol francês. Alguma dúvida de quem será o ‘queridinho’ de Paris?

O cenário está todo montado para o garoto ofuscar Neymar. Resta saber como o brasileiro vai lidar com isso. O histórico mostra que não deve ser uma maneira tranquila. O camisa 10 da seleção brasileira deixou o Barcelona justamente porque havia cansado de ser ‘sombra’ de alguém (Lionel Messi, no caso). Já no PSG, bastou pouco mais de um mês para ele brigar com Cavani, pois queria tomar o posto de cobrador oficial de pênaltis. A primeira de algumas polêmicas. Enfim, Neymar não gosta muito de atenções divididas.

LEIA TAMBÉM: A seleção da Bélgica é como Legião Urbana e Raul Seixas: o problema são os fãs

Há um ingrediente a mais em todo esse cenário: a saída de Cristiano Ronaldo do Real Madrid para a Juventus, oficializada nesta terça-feira (10). O principal clube do mundo está sem uma estrela principal.

O retorno de Neymar à Espanha em um futuro próximo parece até natural. Porém, os torcedores madridistas tem outro nome em mente. O jornal esportivo Marca, o principal da capital espanhola, lançou uma enquete perguntando quem o Real deveria comprar para substituir Ronaldo. O preferido? Mbappé (54%). Neymar apareceu em segundo empatado com o belga Hazard, ambos com apenas 15%.

É bom o brasileiro se acostumar com o protagonismo do garoto de ouro francês.

Campanha publicitária com Mbappé.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]