i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Aniversário da Lava Jato

Lavagem de mentiras para celebrar 6 anos de investigações

  • 13/03/2020 10:04

O texto (e vídeo) de hoje começa com um alerta: preste atenção na lista que eu vou trazer aqui, mas saiba que é uma lista de mentiras. Decidi relembrar algumas das muitas invencionices que vêm sendo espalhadas há anos para te abastecer depois com argumentos sólidos, que todos nós devemos ter na ponta da língua para desbancar os mentirosos.

O assunto é a Lava Jato, que em março de 2020 completa seis anos de existência, em pleno vigor. Vamos à lista de mentiras que você, eu, todo mundo já ouviu mais de uma vez.

  • A Lava Jato está acabando, com a saída do juiz Sérgio Moro nada mais foi feito.
  • A Lava Jato só teve um preso. Toda a operação, aliás, foi "armada" para prender uma única pessoa. E sem provas.

Quantas vezes você ouviu essas afirmações sem sentido? E não só essas. A lista segue...

  • Se roubaram mesmo a Petrobrás, cadê o dinheiro?
  • A Lava Jato quebrou o país. As grandes empreiteiras foram à falência por causa da Lava Jato.
  • E a pior de todas, a mais deslavada: foi a Lava Jato que provocou a crise econômica no governo Dilma.

Contra fatos não há argumentos

Está mais do que na hora de todo mundo que tem consciência da importância dessa operação para o país ter na cabeça alguns números da Lava Jato. É importante rebater as informações falsas na hora e interromper essa corrente de mentiras.

Eu sei que dá até preguiça de conversar com alguém que vem com esse tipo de afirmação. É tão estarrecedor, que eu entendo quem perde a paciência e até desiste de seguir conversando com as pessoas que tentam desqualificar a maior investigação de corrupção já feita no Brasil e a que produziu mais resultados. Mas contestar é preciso.

Vejamos uma a uma, a mentira e a verdade. Começando pela falácia de que a Lava Jato está acabando. Não está. Os procuradores da Lava Jato aqui em Curitiba acabaram de divulgar que 2019 foi o ano com maior número de denúncias criminais apresentadas só por esta "perna" da Lava Jato de Curitiba, focada nos crimes contra a Petrobrás. Só no ano passado, em que envolvidos na investigação sofreram ataques de hackers (é sempre bom lembrar), o Ministério Público apresentou 29 novas denúncias contra mais de 100 pessoas por corrupção e lavagem de dinheiro.

É importante não esquecermos que a Lava Jato tem sofrido golpes duros, que vão muito além da tentativa de desqualificar o modo como os procuradores e o ex-juiz Sérgio Moro conduziram o trabalho nos primeiros anos. Tentam sim fazer a investigação parar a todo momento. Vamos lembrar de duas vezes em que isso aconteceu, por decisão do STF. Primeiro, com o fim da prisão após condenação em segunda instância, que pôs na rua mais de 30 condenados só da Lava Jato (fora os outros tantos criminosos que foram soltos por causa dessa decisão de apenas seis ministros do STF).

Outro golpe recente na operação, também vindo do STF: aquela história de que réus delatores têm que ser ouvidos antes dos demais. Como o prazo sempre foi o mesmo para todos os réus, porque no Código de Processo Penal não há diferenciação de procedimento para réus delatores e os demais réus, voltou-se no tempo. Sentenças foram anuladas, condenados foram soltos. Os procuradores e policiais estão tendo que colher de novo depoimentos que já tinham colhido para se adequar a uma nova norma que os ministros do STF decidiram criar e aplicar de forma retroativa, o que é uma aberração jurídica. Além do retrabalho há o risco de prescrição de crimes e nesse caso, de impunidade para os corruptos.

Outra mentira deslavada. A operação só prendeu o Lula. Aqui é má fé mesmo de quem diz isso, até porque antes do Lula já tinham sido presos vários políticos, empreiteiros, doleiros. O balanço dos seis primeiros anos é de quase 300 presos. O número certo para você ter na cabeça: 293 pessoas foram presas pela Lava Jato até março de 2020 por corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e outros crimes do colarinho branco. 293 é o número para não esquecer.

Essa afirmação de que a Lava Jato quase não prendeu ninguém é tão absurda que dá para rebater com outro número. Só os presos condenados em segunda instância que estão soltos por causa daquela mudança de entendimento no STF somam mais de 30.

Não vou nem me estender com argumentos para derrubar a mentira de que não há provas. Os processos são públicos. Quem quiser pode se debruçar sobre notas fiscais, e-mails, fotos, extratos bancários, delações confirmadas por movimentações financeiras, reformas em imóveis, cozinhas superfaturadas, pedalinhos... Essa mentira, quando você ouvir, é melhor dizer para a pessoa parar de fazer papel de boba e se permitir experimentar, por um breve momento que seja, o que fazem todos os dias os policiais federais e procuradores: dar buscas, neste caso pelos processos. E aí é só olhar, está tudo lá. Colegiados de juízes já fizeram isso e não tiveram outra saída que não, condenar os réus. O conjunto de provas é farto e robusto.

Seguindo na mentirada... Se roubaram tanto, cadê o dinheiro roubado? Bom, já tem mais de 4 bilhões de reais devolvidos pelos corruptos para o governo. Só em 2019 (e só pela Lava Jato de Curitiba) foram recuperados 1 bilhão e 600 milhões de reais – dinheiro re-cu-pe-ra-do, que foi efetivamente depositado nas contas do governo, devolvido por quem roubou. É grana que voltou aos cofres públicos, de onde tinha saído.

1 bilhão e 600 milhões de reais foram recuperados só em 2019; 4 bilhões, nos 6 anos da operação. Quer mais? O MP já achou outros 10 bilhões em contas ou bens de réus aqui no Brasil e no exterior e também tenta a recuperação desse dinheiro comprovadamente desviado.

Sobre a Lava Jato ser a responsável pela falência das empreiteiras e isso ser a causa da crise econômica do país... é uma afirmação tão leviana que basta pensar. Se os empreiteiros admitiram que corrompiam o governo e se deixavam corromper, se as empresas fecharam acordos de leniência (em que se comprometem a não se envolver mais em negociações fraudulentas e a pagar multas no valor recebido ilegalmente de governos corruptos) de quem é a culpa pela situação financeira ruim em que se encontram: de quem cometeu o crime ou de quem investigou?

A crise econômica do governo Dilma foi provocada pela Lava Jato. Ah, tá. Haja paciência! Não houve inchaço da máquina pública? Governos anteriores não inflaram os gastos com pessoal, com cartões corporativos, não superfaturaram obras públicas? Não houve pedaladas fiscais, empréstimos de dinheiro dos brasileiros para ditadores amigos fazerem obras e demagogia em seus países? Tudo que foi exaustivamente revelado com provas e que o Tribunal de Contas da União confirmou é ficção?

Na terça-feira, dia 17, a Lava Jato completa seis anos. Eu colocaria no bolo velinha para os 293 presos, os 4 bilhões de reais recuperados e várias frentes de investigação em pleno andamento, com número recorde de 29 novas acusações em 2019 contra mais 100 corruptos. A investigação segue firme. Corte as narrativas mentirosas pela raiz.

39 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 39 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    matuto velho

    ± 4 dias

    Por isto & muitas outras coisas que sou assinante da GP...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 7 dias

    Boa, Cristina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diz

    ± 7 dias

    4 bilhões recuperados foi só dinheiro da pinga, o roubo do PT, PMDB, PSDB et catervas deu TRILHÃO. O tempo dirá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ RHC

    ± 7 dias

    Parabéns Cristina!!! Você é JORNALISTA com JOTA maiúsculo... Diferentemente de alguns, que assim se intitulam, mas que são vaquinhas de presépio a repetir, sem pensar, o que seus empregadores mandam escrever...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    E.NETO

    ± 7 dias

    JORNALISTA! Ainda existem profissionais sérios!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 7 dias

    Artigo muito bom, como os seus antes que também devorei com muito interesse. Parabéns Cristina Graeml.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Aparecida Vieira Souto

    ± 7 dias

    Excelente! Depois disto, só desenhando. Parabéns pelo texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Fernando

    ± 7 dias

    Um “Senhor Texto”. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willy Rossi Dierkes

    ± 8 dias

    Pela qualidade de texto Esta Colunista Já se coloca entre os melhores Colunistas do País, como J.R. Guzzo, Fiuza, Constantino, Augusto Nunes, Cláudio Humerto, Alexandre Garcia e alguns outros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Batista Dos Santos

    ± 8 dias

    Parabéns, Cristina. Mais um artigo didático por excelência. Só não entende quem é acéfalo ou mau-caráter.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JESIEL FONTANA DOS SANTOS

      ± 8 dias

      VDD me esqueci disso. Só reclama quem perdeu a BOQUINHA facil do PT

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Silvana Moreira

    ± 8 dias

    em seu partidario artigo, vc esqueceu de mencionar q a industria nacional naval foi dizimada, Knowhow da engenharia civil nacional foi dizimada(odebrecht foi convidade p Arabes p fz o tratamento de esgoto em Dubai(convidada)2° clube de enge haria mais de 120mil engenheiros civil s trabalho, n falou da Fundaçao do Dalagnol/hardt o pq do moro trocou a magistratura pelo Ministerio(estranho). melhore seu artigo e mostre os 2 lados n so o Lavajarismo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    7 Respostas
    • V

      ValmirBCardoso

      ± 7 dias

      Esquerdista gosta de passar vergonha mesmo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      L. Luz

      ± 7 dias

      Curioso você querer relacionar o sofrimento do paciente ao remédio, e não à doença... sem dúvida que o desmonte da quadrilha da PB implicou na paralização de obras de engenharia naval, mas somente porque eram a porta dos desvios de dinheiro público! Sua opinião leva a crer que você acha tolerável a corrupção quando dá emprego a 120 mil Engenheiros Civis, é isso? Só pra eu entender...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Diz

      ± 7 dias

      Acabou as tetas né?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Pzig

      ± 7 dias

      Tudo que vc diz foi causado pela corja esquerdista que esteve no poder por 16 anos, ou vc não entendeu isso?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Debora B.

      ± 8 dias

      "Na terça-feira, dia 17, a Lava Jato completa seis anos. Eu colocaria no bolo velinha para os 293 presos, os 4 bilhões de reais recuperados e várias frentes de investigação em pleno andamento, com número recorde de 29 novas acusações em 2019. A investigação segue firme. Corte as narrativas ..." Rapaz...vc pulou o texto...qual parte vc não entendeu? Ela narrou fatos comprovados, enquanto vc narrou invencionices da mídia esquerdista não comprovadas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Ronald Santos

      ± 8 dias

      Interessante essa sua opinião revestida da ideologia que cega os fanáticos... TODAS AS DECISÕES DO MORO FORAM DEVIDAMENTE REVISADAS PELOS TRIBUNAIS SUPERIORES!!! INCLUSIVE O SEU QUERIDO STF PETISTA ROXO!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JESIEL FONTANA DOS SANTOS

      ± 8 dias

      SIM VDD... fora os convites de CUBA, AFRICA, ETC que o caxeiro viajante da Odebrech LULA fez... pra ganhar 3% de comissão NEE???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JESIEL FONTANA DOS SANTOS

    ± 8 dias

    Excelente material. Gostei muito. Pelo menos aqui na GAZETA nao fico falando so tempo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rômulo Viel

    ± 8 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 8 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 8 dias

      Os fanatizados não aceitam a realidade dos fatos. Tinha colocado ju-men-tos, mas não aceitaram.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson - Sítio Cercado

    ± 8 dias

    CRISTINA é ótima... pena que tem tanto jornalista de Esquerda aqui que não dá mais... tive que CANCELAR. E pior foi quando abriram assinatura grátis para professores e encher de Esquerdalha por aqui...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rodrigo

      ± 4 dias

      ah ra. fiuza, constantino, alexandre garcia, jr guzzo, flavio gordon, coutinho... sao todos de esquerda né é? o editorial tb é de esquerda né? "ta serto"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristian carla a. Volski cassi

    ± 8 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 8 dias

    Excelente artigo, com citação de fatos. Mas existe uma outra situação, que inclusive estou vendo na minha cidade, em que uma operação de combate a corrupção, chamada Operação Pecúlio/Nepoti, foi desmontada para passar da justiça federal pelo STJ para a justiça eleitoral. Onde sabemos que nada avança, tudo é engavetado. Ficamos abismados com certas situações da justiça no Brasil. Enquanto funciona em algumas etapas, em outras ocorrem um verdadeiro desmonte. Fica aí uma dica de análise para esta colunista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 8 dias

      Sim, Eden. Foi mais um dos golpes que a Lava Jato sofreu. A decisão (também do STF) de que as denúncias de crimes em que haja suspeita ou comprovação de caixa 2, sejam encaminhadas à Justiça Eleitoral. Acabamos de divulgar o desmonte de uma grande investigação aqui no Paraná por conta dessa decisão do STF. Veja aqui https://www.gazetadopovo.com.br/parana/defesa-beto-richa-vitoria-quadro-negro-vai-justica-eleitoral/ Obrigada pela sugestão. Vou seguir de olho em tudo isso, com certeza voltarei ao tema em outra coluna.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tania Maria Pereira Falcao

    ± 8 dias

    Tomei um susto pelo titulo do artigo, então abri para ler, ver o que estava escrito,pois, li uns dois artigos de dois colegas seu, que me deu nojo (petistas até os dentes), mas o seu artigo é muito bom, verdadeiro e bem explicitado. Parabéns, com esse artigo está dispensado o desenho. Que Deus te conceda longa vida para escrever mais verdades, e jogar por terra as infinitas mentiras. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 8 dias

      Obrigada, Tania, por ler além do título (e trazer esse retorno para a área de comentários). Vou ficar mais atenta na hora de definir a chamada para a coluna!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO

    ± 8 dias

    Com um texto dessa qualidade e lucidez, não precisa nem desenhar para isentões e inveterados esquerdopatas de plantão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Michael

    ± 8 dias

    Assino embaixo. Excelente Artigo. Construção de narrativa falsa é um problema sério..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    luiz

    ± 8 dias

    Excelente artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dirceu Casagrande

    ± 8 dias

    Parabéns Cristina pelo excelente trabalho

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 8 dias

      Obrigada, Dirceu. Vamos em frente!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    ± 8 dias

    Caríssima Cristina excelente texto. Penso que em nossa realidade política não existem mais interessados(as) na continuidade e no êxito de tais operações de combate intenso a corrupção. É só olharmos o início da lava a jato e o dia de hoje. Alguns ex presos até condecorados na Europa estão sendo. Preocupante!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Emerson

      ± 8 dias

      CRISTINA GRAEML: obrigado pelo retorno e parabéns pelo jornalismo acima de qualquer suspeita. Nota 1000 pela iniciativa e dedicação. Vou continuar lendo!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 8 dias

      Sim, Emerson. Por isso é importante mantermos a vigilância. A Gazeta do Povo publicou recentemente uma série de artigos do coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, detalhando o nível de profundidade das investigações e os ataques que a operação tem sofrido. Caso não tenha lido, recomendo. Começando por este (os links para os demais estão no fim do artigo) série de artigos série de artigos https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/lava-jato-quebra-cabeca-desmontado-deltan-dallagnol-julio-noronha/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.