i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Combate à Lava Jato

Lava Jato vence uma batalha, mas segue sob forte ataque

  • 05/08/2020 18:55

A Lava Jato venceu uma batalha esta semana, mas segue sob forte ataque. Com a volta dos ministros do STF ao trabalho, depois do recesso de julho, Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato no Supremo, revogou a polêmica decisão do colega Dias Toffoli, que poderia comprometer o sigilo das investigações.

Durante o plantão judiciário o presidente do STF concedeu liminar a um pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, que queria ter acesso a todas as informações e provas já levantadas pelas equipes da Lava Jato em seis anos e meio de trabalho. Poderia saber, inclusive, quem são as pessoas suspeitas sobre as quais ainda não há provas, mas que vêm sendo investigadas pelos procuradores do Ministério Público Federal.

Com a nova ordem judicial, de Fachin, a imensa quantidade de arquivos, que já estava sendo copiada pelo PGR, volta a ser acessível apenas aos procuradores das forças-tarefas de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, diretamente envolvidos nas investigações.

Foi uma vitória importante, já que havia o medo de vazamento de informações uma vez que, estando na PGR, não apenas Augusto Aras poderia acessar o conteúdo total levantado pela Lava Jato. Mas a operação, que já sofreu todo tipo de bombardeio, segue sob fogo cruzado.

Antes de falar dos ataques recentes e até dos que estão ainda sendo armados, é importante relembrar alguns percalços já enfrentados pelo time de procuradores que encampa o combate à corrupção.

Ataques do STF e dos hackers de Araraquara

O longo e tenebroso inverno daquela operação paralela apelidada de Vaza Jato, que visava destruir a reputação de promotores e até do ex-juiz Sérgio Moro para colocar toda a investigação sob suspeita, passou. Mas os responsáveis pela maior investigação contra a corrupção que o Brasil já viu estiveram por meses na condição de vítimas.

Quem não lembra das conversas de aplicativo de mensagens num grupo de procuradores ou entre o coordenador da força-tarefa de Curitiba, Deltan Dallagnol e o ex-juiz Sérgio Moro, roubadas por hackers, vazadas para o site Intercept e publicadas por alguns veículos de imprensa? Nada de irregular se provou contra eles, mas a operação esteve sob julgamento da opinião pública até os hackers serem presos.

Depois vieram os ataques do STF, acertando em cheio a operação. Os ministros decidiram que sempre que um réu fosse acusado de caixa 2 de campanha a investigação sairia do MPF e ficaria a cargo da Justiça Eleitoral, que não tem experiência em apuração desse tipo de crime.

Em outro momento, num julgamento de enorme repercussão, os ministros do Supremo decidiram criar uma nova regra que não existia no Códio de Processo Penal: a de que réus delatados deveriam ser ouvidos depois de réus delatores. E fizeram a nova regra valer de forma retroativa, numa inacreditável manobra jurídica.

Sentenças foram anuladas. A Justiça Federal precisou remarcar audiências e processos voltaram a uma etapa anterior ao julgamento para que réus e testemunhas fossem novamente ouvidos, o que, obviamente, pôs um freio na punição aos corruptos. O maior beneficiado à época foi o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobrás, Aldemir Bendine, solto só por causa disso.

E houve a fatídica mudança de entendimento do STF sobre prisões após condenação em segunda instância, o que obrigou juízes do país inteiro a mandar soltar presos condenados, não apenas os da Lava Jato, mas beneficiando muitos dos corruptos até então presos, como o ex-presidente Lula.

Novos bombardeios

Recentemente, aumentou de forma considerável (e mais velada) a ofensiva contra a Lava Jato, que é não só o mais bem sucedido combate à corrupção do país, como também do mundo, já que mesmo a Operação Mãos Limpas da Itália, sempre citada em comparações com a Lava Jato, foi mais curta, prendeu menos gente e não recuperou tanto dinheiro roubado dos cofres públicos quanto a versão brasileira.

Esse caso do ministro Fachin, revertendo uma decisão do colega Dias Toffoli para devolver aos procuradores das forças-tarefas em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro o acesso exclusivo ao banco de dados das investigações, e impedindo o acesso por parte da procuradoria geral da República, foi um parágrafo no meio de um extenso capítulo da saga que é a guerra contra o trabalho de quem investiga corruptos.

Ao mesmo tempo em que tentou acessar todo o conteúdo das investigações, o procurador-geral da República, Augusto Aras, editou uma portaria que altera as regras de sigilo de procedimentos cadastrados no sistema eletrônico interno do Ministério Público Federal.

Com isso, tanto ele, procurador-geral, quanto outros funcionários de alto escalão conseguem, a partir de agora, acessar documentos e informações sigilosas do MPF em todo o país, algo que antes não era possível. Isso significa que as informações anteriormente levantadas estão salvas da bisbilhotagem, mas as futuras, não.

Internamente, no próprio Ministério Público Federal, algumas outras medidas também são prejudiciais à continuidade das investigações da forma como vinham sendo feitas. A PGR está retirando a dedicação exclusiva de alguns procuradores da Lava Jato. Com isso eles deixam de trabalhar exclusivamente nessas investigações, a equipe fica menor e o trabalho de levantar provas contra pessoas suspeitas, mais difícil.

Já há especulações também de que a PGR pretende desmembrar as forças-tarefas para que deixem de ter um único coordenador e uma equipe trabalhando unida. Outra intenção já aventada é pedir ao STF que retire da Polícia Federal a autorização de fechar acordos de delação premiada, restringindo essa prerrogativa apenas aos procuradores, o que limita as negociações com a defesa dos réus.

Há tentativas de interferência também na forma como são feitos os acordos de leniência – aquela espécie de delação premiada das empresas, hoje a cargo dos procuradores das forças-tarefas. A ideia é que esse acordos passem a ser feitos por dois órgãos do governo: a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU).

Para isso estão trabalhando juntos a PGR, o STF e o governo. São três frentes tentando tirar poder dos procuradores da Lava Jato. E se isso acontecer, em tese, o governo pode ter acesso a informações sigilosas, aumentando as chances de vazamento.

Já o STF é uma eterna fonte de decisões que atrapalham as investigações. Além dessa liminar concedida durante o recesso judiciário (e revogada por Fachin), o presidente Dias Toffoli tomou outras duas decisões contra operações originadas na Lava Jato e que agora estão a cargo da Justiça Eleitoral.

Primeiro, proibiu a Polícia Federal de fazer buscas no gabinete do senador José Serra. Depois, suspendeu duas investigações contra o senador, em que é apurado o crime de caixa dois em campanha eleitoral.

Para onde vai o combate à corrupção?

É de se perguntar por que tudo isso está acontecendo ao mesmo tempo. Haveria um esforço concentrado para enfraquecer a Lava Jato? Com que interesse? A quem isso beneficia? Seguem mais perguntas pertinentes.

Por que o STF não concentra energias para julgar todos os processos envolvendo réus com foro privilegiado? Até hoje um único político acusado de corrupção foi condenado pelo STF, o ex-deputado Nelson Meurer, do Paraná, que morreu recentemente vítima de Covid-19. As outras esferas da Lava Jato já condenaram mais de 300 pessoas.

Há lentidão também no Congresso para votar projetos que possam inibir a corrupção e a impunidade.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, não move uma palha para colocar em votação o projeto pelo fim do foro privilegiado, que, diga-se de passagem, foi aprovado no Senado há 3 anos e já está há 2 anos pronto para votação pelo deputados.

Outro projeto importante, que o país inteiro quer ver votado, mas nada de sair das gavetas do Congresso. Nem o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nem o da Câmara, cumpriram a promessa de finalizar a discussão das propostas de transformar em lei a prisão após condenação em segunda instância, e a gente conclui o quê?

Conclusão: há muitas forças empenhadas em enfraquecer as investigações para deixar os corruptos impunes e para manter privilégios jurídicos a criminosos de colarinho branco. A nós, sociedade, eleitores, resta falar, enquanto ainda temos voz. Não podemos ficar calados, porque quem cala consente.

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • V

    VivaoBrasil

    ± 14 minutos

    "Dois nomes ligados à Operação Lava Jato foram EXCLUÍDOS da lista de procuradores que vão integrar o recém-criado Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Federal no Paraná, informa o blog de Fausto Macedo no jornal O Estado de São Paulo. A inclusão de Januário Paludo e Diogo Castor de Mattos na equipe, assim como de outros cinco membros, havia sido aprovada pelo Conselho Superior do MPF. Os dois, porém, acabaram de fora da portaria assinada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, por “não preencherem requisitos”, segundo informou o MPF."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 1 horas

    Brasil sendo reduzido a pedaços com os malfeitores da Justiça Brasileira. Meliantes, Corruptos ,Politiqueiros e Magistrados(alguns, senão vão ficar chateados aqueles que tem como profissão honrada) felizes com a desordem constitucional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VivaoBrasil

    ± 1 horas

    "Os senadores do grupo Muda Senado divulgaram nesta quinta-feira (6) um manifesto a favor da Lava Jato. Os parlamentares se dizem preocupados com a “crescente escalada de ações e manifestações vindas de notórias autoridades dos três Poderes, que denotam uma forte orquestração com um objetivo claro: fomentar uma narrativa política que destrua a credibilidade das operações de combate à corrupção que mudaram a face do Brasil, com especial destaque para os ataques direcionados à Operação Lava Jato”. "O Muda Senado é formado por 17 senadores, de diversos partidos, que defendem pautas como o combate à corrupção e impeachment de ministros do Supremo Tribunal (STF)."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO LINO DA SILVA

    ± 4 horas

    Excelente Cristina. Parabéns. Ficamos tristes e nos sentimos impotentes com esses desmandos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 6 horas

    Cristina, parabéns! Suas perguntas ficarão sem resposta daqueles que são responsáveis por respondê-las. Você sabe a razão e eu também e muitos outros. Não podem responder, sob pena de, se o fizerem, serão desmascarados. Esse é o caso, especialmente, dos caríssimos (no sentido de custo!) e improdutivos ministros do Supremo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 8 horas

    >>> FLÁVIO BOLSONARO: “A expectativa era que ele (Queiroz) viesse comigo mesmo, sempre foi uma pessoa da minha confiança. Se não tivesse acontecido nada de anormal, como aconteceu, ele provavelmente estaria aqui (Senado) comigo hoje. As coisas foram acontecendo nesse cronograma e explodiu essa situação dele em dezembro, dia 6 de dezembro, obviamente que não tinha mais clima dele ir trabalhar comigo”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria das Graças Sousa Guimarães

    ± 9 horas

    “O secretário dos Transportes Metropolitanos da gestão João Doria, Alexandre Baldy, foi preso na manhã desta quinta-feira, 06 de agosto de 2020, pela Operação Dardanários, um desdobramento da Operação Lava-Jato de São Paulo” por desvios relacionados à saúde. PSDB saiu da impunidade?!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO

    ± 9 horas

    Investigação secreta de mais de 38 mil pessoas? Os procuradores da lava jato deveriam estar na cadeia. E pq não querem compartilhar essa aberração? Medo do que? De que se descubra que eles usaram do Estado para perseguir pessoas, desrespeitando a lei? Bando de criminosos. Cadeia é o lugar deles

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 5 horas

      GUSTAVO: Se os dados foram conseguidos de forma legal, por autorização judicial, tudo bem, pois não há qualquer ilegalidade. Caso contrário, quem os obteve deve responder pela ilegalidade. Agora, dados quebrados por ordem judicial não podem ser compartilhados, pois, quando o juiz determina a quebra do sigilo, é para uma finalidade específica. Não tem essa de ficar compartilhando, a não ser que haja expressa autorização legal.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      GUSTAVO

      ± 7 horas

      Freitas: de fato. Não são 38 mil investigados, mas 38 mil pessoas com seus dados salvos pela Lava Jato (https://www.conjur.com.br/2020-jul-29/lava-jato-curitiba-dados-38-mil-pessoas-aras). Sob qual pretexto tem os dados de tanta gente? Eles sozinhos têm mais dados do que o MPF inteiro. Pq não compartilham, já que não há problema nisso?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 9 horas

      Onde você viu que eles estavam investigando 38 mil pessoas? Não confunda base de dados com investigação... Quantos milhões de informações tem a UIF (antigo Coaf)? E todos são investigados? Lógico que não.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 9 horas

    1-UMA CERTEZA; 2-UMA DÚVIDA; 3-UM FATO. 1) Sigo absolutamente convencido de q a Lava Jato não condenou nem deu azo à condenação de nenhum inocente, bem como da lisura dos processos nos quais essas condenações se deram. Trata-se de um marco na lutra contra a corrupção no Brasil. 2) No entanto, hoje tenho alguma dúvida sobre se a LJ condenou todos aqueles q poderia ter condenado. Importante dizer que esta suposição não tisna o trabalho feito. 3) Chama a atenção q durante todos os anos de LJ, inclusive no auge, seus integrante jamais se manifestaram politicamente, o foco sempre foi o fato ilícito, no entanto isso mudou, c/ manifestações inclusive contra o PR, q nem é investigado na operação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Carlos Giublin Junior

    ± 9 horas

    Muito bom o texto. O objetivo, muito claro, do "sistema podre" é limitar, criminalizar e, finalmente, acabar com a LJ. Agora o stf está analisando a suspeição do juiz Moro. Obviamente o objetivo é tentar anular os julgamentos e livrar o molusco ladrão da cadeia e, ainda por cima, devolver seus direitos políticos, permitindo que um vulgar chefe de uma organização criminosa possa concorrer a eleições. Eles sabem que a esquerda não tem ninguém para vencer o Bolsonaro em 2022. E no desespero resolveram achar, dentro do sistema penitenciário nacional, um candidato que eles consideram viável. Estão perdendo tempo. O melhor seria pegar o que roubaram e sair definitivamente do país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria das Graças Sousa Guimarães

    ± 9 horas

    “O PGR é procurador natural da Lava Jato no STF. Com efeito, não só pode, como deve ter acesso a informações/elementos de investigações e processos que tramitam nas instâncias inferiores, que seja pertinentes à sua atuação. Ele não é menos procurador natural que os demais.” Procurador Ailton Benedito Além disso, a Corregedoria do MPF está também no caso. “Não há razão alguma para dar tratamento aos procuradores da Lava Jato diferente do que se dá aos demais membros do MPF. Todos estão sujeitos ao escrutínio do próprio órgão. Ninguém é presumidamente mais honesto que ninguém.” Advogado Filipe Eduardo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VivaoBrasil

    ± 9 horas

    Notícia de hoje 06/08 : "Flávio Bolsonaro pede troca de investigadores do MP-RJ em caso da 'rachadinha'. Defesa do senador questiona atuação de promotores após concessão de foro especial".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Vidal Gomes

    ± 9 horas

    A verdadeira vitória da Lava Jato virá com a aprovação de uma Emenda Constitucional que altere a composição e os critérios de acesso ao STF.Sem isso toda vitória será parcial e efêmera .Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    George

    ± 9 horas

    Parabéns Cristina. Precisamos da tua voz. A nossa é só de 4 em 4 anos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 9 horas

      Não, George. Todos nós agora temos voz diariamente, fazendo isso que vc fez aqui: manifestando nossa opinião de forma pública. Tenha certeza que os parlamentares e até os governantes (quem depende do nosso voto de 4 em 4 anos) nos ouve. Não perca a esperança. Não se cale!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 10 horas

    Jair Bolsonaro silencia sobre a Lava Jato, cala-se sobre a SEGUNDA INSTÂNCIA, omite-se sobre a LAVA TOGA. Seus filhos, pródigos em palpitear em tudo nas redes sociais, calam-se sobre esses temas. O CENTRÃO, aliado de Jair Bolsonaro, ninho de corruptos, ataca violentamente qualquer pauta que seja CONTRA A CORRUPÇÃO. Portanto, qual a justificativa para aqueles que insistem que este governo luta pelo bem do Brasil? Saímos de um governo petralha e caímos nessa armadilha. OS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA PODEM BRIGAR SOBRE TUDO, MAS SEMPRE CONVERGEM PARA ATACAR AQUELES QUE LUTAM CONTRA A CORRUPÇÃO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 4 horas

      Mais motivos para não ficarmos quietos vendo as tentativas de desmonte da Lava Jato, né? Viu que as vozes dos eleitores estão sendo ouvidas ao menos por parte do Senado? https://www.gazetadopovo.com.br/republica/lava-jato-manifesto-apoio-muda-senado/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 9 horas

      CRISTINA GRAEML: No segundo turno, votei CONTRA O PT, pela corrupção hedionda que esse PT nos proporcionou. Mas, JB desviou-se das promessas da sua campanha. Tudo começou quando descobriram aquelas ligações esquisitas da família Bolsonaro lá no Rio de Janeiro. De lá para cá, JB não moveu um dedo a favor das pautas anti crimes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 9 horas

      Sim, Freitas. E do lado de cá estamos nós, eleitores e também vítimas do saque ao dinheiro do contribuinte. Por Isso a sociedade precisa estar junta contra a impunidade, que estimula mais corrupção. E levantando a voz a favor das investigações, do julgamento e da execução das penas impostas aos corruptos. E exigindo posicionamentos claros das autoridades contra a corrupção.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nitrato

    ± 10 horas

    E o desembargador de Santos, todo lampeiro, de bermuda de praia, faceiro, andando na avenida e soltando as moscas varejeiras pela boca? Hein Dona Cristina? Poderia falar sobre ele, da um caldo bom para aumentar o ibope desta coluna! O homem continua escolhambando a PM. Só quero ver quem vai dar o tiro de misericordia na cabecinha rechonchuda dele, haja vista que o MP e o Judiciário parecem que não tiveram uma atitude contundente com o homem. Você sabe com quem está falando? Judiciário do Brasil e seus magistrados não são flor que se cheire. Imagine o que não devem fazer nos gabinetes, com os processo mal julgados, tendenciosos. A LJ é o exemplo clássico da suspeição máxima.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      Luzia

      ± 9 horas

      Voce esta certa Maria das Graças, a Hierarquia é propria dos Órgaos Públicos, quanto ao escalonamento estatal. É o Poder hierarquico, quando a Administração Pública escalona e distribui funções no òrgão. A LavaJato nas investigações pode atuar independente, porem dentro do Órgão deve satisfações, ha que obedercer a hierarquia ou será Lavajatista, um prototipo do se tornou, hoje, o STF. Vamos ser menos arrogantes e, todos, estudar!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 9 horas

      Mais um motivo para a PEC do fim do foro privilegiado ser colocada em votação. Mas eu não misturaria a arrogância de um magistrado revoltado por ter sido flagrado sem máscara na praia com qualquer julgamento da Lava Jato. Não vejo suspeição na atuação de policias e procuradores que levantaram o maior conjunto de provas já visto contra corruptos. Os juízes que julgaram esse processos não tinham como votar de outra forma. Basta ler um dos processos com calma para entender que a Lava Jato é maior que qualquer vaidade, qualquer arrogância que você possa ver neste ou naquele personagem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria das Graças Sousa Guimarães

    ± 10 horas

    Aras é o procurador natural da Lava Jato no STF e deve receber informações das instâncias inferiores. A Lava Jato de SP e RJ enviam os dados normalmente, mas a de Curitiba acha que é autônoma e independente! O poder subiu à cabeça! Quando Aras defende que os acordos de delação sejam feitas só por procuradores, isso é defesa das funções do MP! Quem fez as ações contra políticos do PSDB não foi a de Curitiba, foi a de SP que até pediu ajuda ao Aras. E onde estão os 2 equipamentos de escuta Guardião que estavam em Curitiba? Governo Bolsonaro está em ação contra a corrupção dos governadores e prefeitos no Covidão19 por meio da PF e CGU, junto com o TCU e os MP da PGR.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 9 horas

      Freitas: não adianta, a maria das graças não entende, ou não quer entender. Já foi explicado em outros comentários dela, mas continua batendo na mesma tecla.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 10 horas

      Procurador natural é que investiga o caso. Não tem hierarquia nas investigações. Aprenda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LIESSE CHICRE MELIM ABOU REJAILE

    ± 10 horas

    Força aos integrantes da Lava-jato.São verdadeiros Heróis. Independente de partidos e posição ideológica, os corruptos devem ser punidos na forma da lei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 11 horas

    Este jogo de interesses está concentrado entre o STF e o congresso, ainda mais que Maia está sob suspeição da lava jato. São poderes independentes, e o executivo não pode nem deve se envolver. Principalmente por estar constantemente encurralado pelos outros dois poderes que não desejam a modernização da gestão pública do país. Juízes se auto-concedem aumentos, verbas milionárias e congressistas tem dezenas de assessores regiamente remunerados. E se estende a todo o sistema político do país. Um congresso que não aprovou a carteira digital estudantil é a imagem do retrocesso. Esta perseguição a lava jato se iniciou em governos anteriores. Aguardemos a renovação nas próximas eleições.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 11 horas

    Pois é. e vem bala de tudo quanto é lado pra cima da La-jato. Principalmente de dois chefes - detestados - do legislativo: Alcalumbre e Maia. Sem contar dos togados lá do STF - que agora virou uma ditadura e soltador de bandidos e corruptos -que jogam pras calendas julgamentos de gente com foro privilegiado e tudo o resto. Estão doidos pra anular as condenações do Lularapio. Façam isso togados e verão o que é bom pra tosse. O povo - por mais que pareça - na sua imensa maioria, não é burro não? Né Gilmar Mendes, né Lewan?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 11 horas

    Acho que estamos todos perdendo tempo ... o país está nas mãos dos corruptos, hoje, no congresso e no stf ... executivo não manda nada ... constituição é só um texto, atualmente interpretado com o único objetivo de livrar bandidos e corruptos da cadeia e de punir quem tiver opinião contrária ... desisto

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 12 horas

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VivaoBrasil

    ± 13 horas

    O MAIOR problema do BRASIL é a CORRUPÇÃO. O dinheiro desviado acaba trazendo prejuízo para todas as áreas que necessitam de investimento do governo. E quem sofre mais é o pessoal de baixa renda, que depende da ajuda do governo. O remédio chama-se LAVA JATO. Quem é contra ou é corrupto ou apoia corrupto. #MORO2022

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 13 horas

    Artigo brilhante, com uma triste conclusão, por mais que fiquemos emputecidos com tudo isso nada podemos fazer e, quem pode está em conluio com quem faz. Infelizmente acredito que só seremos uma nação daqui uns 100 anos coisa que nem eu e nem meu filhos veremos, espero que meus outros descendentes consigam ver ou senão que estejam fora do pais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 9 horas

      João, nós temos a força do voto e da pressão sobre os eleitos. Isso que vc fez, de se manifestar aqui, já é algo importante, tenha certeza. Deputados, senadores, governantes, todos eles medem a temperatura da opinião pública para decidir seus votos em plenário, pq sabem que, depois, terão que encarar o eleitor na condição de pedintes 9e não serão levados a sério se, qdo estavam em condição de nos representar, não ouviram nossa voz). Repito o que digo no fim do artigo. Não podemos nos calar, pq quem cala consente. Não perca a esperança, não se cale!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    ± 13 horas

    Os que conseguem destruir os avanços no combate a corrupção , aos piores marginais do país , são sempre os que chegam ao topo do judiciário sem meritocracia nenhuma e por critérios de escolhas reprovado por unanimidade pelo sofrido povo brasileiro que tem uma das maiores cargas tributárias do planeta da qual quase tudo vai para o ralo da corrupção , se o povo não começar realmente a votar de maneira séria e exigir do senado os processos de impeachment de todos os indicados que continuam a inventar firulas na constituição pra benefício de corruptos que estão presos e investigado , estaremos fadados a sermos sempre o país do futuro , sem presente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 13 horas

    “É um imperativo judicial e político esclarecer as relações entre o senador Flávio Bolsonaro, sua família e o cipoal de contatos em torno de Queiroz”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio

    ± 13 horas

    Nessa epidemia de corrupção que assola o Brasil, a lava jato nasceu como uma medida de salvação para o combate a essa praga. Que as duras penas, ainda não conseguiu isolar muitos grupo de risco. Novas ondas surgiram no Rio de Janeiro e muitos outros lugares. Senão, controlar essa praga, eternizaremos como um país pobre e doente. Eu já me preocupo apenas com com o bem estar da minha família. O resto é resto. E voto em candidatos para não reeleição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 14 horas

    Por inacreditável que pareça, o mito tem a seus serviços: o presidente do STF, o presidente do STJ, o PGR. Ratos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Palma

    ± 14 horas

    Quando leio esta sequência de ações contra a lava-jato, me dá um profundo sentimento de impotência e indignação. Até quando vamos deixar esta operação desmanche ser feita sem reagirmos?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 15 horas

    Há mais forças empenhadas em livrar os bandidos da cadeia do que pô-los lá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 13 horas

      Sim, RPM. Listei algumas. São muitas. Há várias reportagens aqui na Gazeta detalhando os constantes ataques à operação. E editoriais. Sugiro navegar pela página que agrega todos os conteúdos relativos à Lava Jato. https://www.gazetadopovo.com.br/tudo-sobre/lava-jato/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    ± 21 horas

    Pior será o Gilmar colocar em pauta a suspeição do Moro no julgamento do lula. Deve votar a favor da suspeição, logo ele que soltou uma barata, da qual foi padrinho de casamento da filha. Mas claro, nesse caso não há suspeição, imagina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luzia

    ± 22 horas

    A jornalista não menciona a Lavajatismo, que de nada se compara a Operação LavaJato, muito ao contrario. Tambem não menciona que, hoje, ha integrants da Operação que são colunistas, bem como o ex juiz da LavaJato, que não se pode negar o trabalho tecnico de alto nivel a época. Existe Hierarquia no Serviço Publico, ponto pacífico. A Força Tarefa de Curitiba hoje lavajatistas, estão hierarquicamente subordinados ao procurador geral da Republica e detem uma "caixa de segredos" com milhares de documentos e destino de pessoas sob a manga. São 350 terabytes de informações sabe-se la de que natureza, sob poder de um grupo que se considera independente, acima de suas chefias imediatas. Perigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 4 horas

      Luzia, acho que você está confundindo hierarquia administrativa com comando de investigações. O MPF não é uma delegacia de polícia, onde os investigadores abrem tudo para o delegado, pq é ele que conduz o inquérito e dita o rumo das investigações. A Lava Jato é uma força-tarefa, com coordenador e é a ele que o grupo se reporta. Se houver denúncias de abuso cabe ao Conselho Nacional do MPF apurar e não ao PGR. Assim como cabe ao CNJ apurar denúncias contra juízes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 22 horas

      Luzia, quem não deve não teme. Não sei se faço parte desse arquivo com 350 terabytes, mas se fizer qual o problema ? Não fiz nada, mas quem deve estar preocupado são os CORRUPTOS. Esses sim têm medo da Lava Jato. E a Lava Jato não é obrigada a "dar informações" a PGR. Quem ordenou foi o Toffoli, mas o Fachin já derrubou.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 22 horas

      Nas investigações do MPF, não tem essa de hierarquia, não. O MPF não é um lojinha de departamentos. O procurador do MPF tem autonomia nas suas ações. Leia mais, aprenda mais, e depois venha comentar. Quando um juiz quebra o sigilo para determinada investigação do MPF, o sigilo tem que ficar restrito àquela investigação. Não pode ser escancarado com base em "hierarquias".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luzia

    ± 22 horas

    A jornalista não menciona a Lavajatismo, que de nada se compara a Operação LavaJato, muito ao contrario. Tambem não menciona que, hoje, ha integrants da Operação que são colunistas, bem como o ex juiz da LavaJato, que não se pode negar o trabalho tecnico de alto nivel a época. Existe Hierarquia no Serviço Publico, ponto pacífico. A Força Tarefa de Curitiba hoje lavajatistas, estão hierarquicamente subordinados ao procurador geral da Republica e detem uma "caixa de segredos" com milhares de documentos e destino de pessoas sob a manga. São 350 terabytes de informações sabe-se la de que natureza, sob poder de um grupo que se considera independente, acima de suas chefias imediatas. Perigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 22 horas

      "Nas investigações do MPF, não tem essa de hierarquia, não. O MPF não é um lojinha de departamentos. O procurador do MPF tem autonomia nas suas ações. Leia mais, aprenda mais, e depois venha comentar. Quando um juiz quebra o sigilo para determinada investigação do MPF, o sigilo tem que ficar restrito àquela investigação. Não pode ser escancarado com base em "hierarquias"."

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 24 horas

    O Brasil jamais será um país desenvolvido e civilizado se não houver um combate firme à CORRUPÇÃO que grassa nos três poderes da República.Temos que sempre apoiar pessoas que defendem a PRISÃO(SEGUNDA INSTÂNCIA),o fim do FORO PRIVILEGIADO,a LAVA TOGA.Pergunto às pessoas que realmente querem um BRASIL MELHOR:Jair Bolsonaro e sua família defendem essas pautas?A sua base aliada,principalmente o CENTRÃO,dará votos para essas pautas? Estas são as perguntas que devem ser respondidas,não importa o seu fanatismo ou não.Pensem bem, reflitam muito. NOSSA PRINCIPAL PAUTA é o fim da corrupção sistêmica,que impede o crescimento desta Nação.Não há tributos suficientes para alimentar essa corja.CMPF?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 24 horas

    Cristina, na sua opinião, a família Bolsonaro daria apoio ao fim do foro privilegiado? E quanto à prisão após sentença em segunda instância? Por que Flávio Bolsonaro fugiu do requerimento da CPI da "Lava Togas"? Flávio Bolsonaro vive recorrendo para não enfrentar a primeira instância. Portanto... Todos sabemos as respostas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARIZA DIOGO COUTINHO

    ± 2 dias

    Parabens Cristina. Mais um excelente artigo. Nosso congresso está podre. A começar por seu presidente, o porquinho da índia que responde se chamarem o Botafogo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    helio

    ± 2 dias

    Excelente artigo. A Lava Jato depende do apoio popular. Hoje mais que antes. Votei no Bolsonaro, mas infelizmente ele mentiu. Escolheu a dedo o ministro Aras para minar a operacao. Agora temos um inimigo poderoso que antes não tínhamos: a PGR. Acrescente aí o STF, Congresso,certos empresários poderosos e outros tantos beneficiários da corrupcão. E inclua também milhares de brasileiros alienados que, apesar de vítimas desses políticos criminosos, criticam a Lava Jato por prender seus ídolos malfeitores. Será que teremos alguma liderança isenta para levar o povo p ruas e pressionar o Congresso? É s única saída.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 2 dias

    Os Congressistas só fazem leis para se protegerem. Veja a lei de abuso de autoridade. Hoje o estuprador é preso e não tem o nome divulgado por causa desta lei. Os Congressistas querem processar juízes que os condenarem. A lei anticrime, eles mudaram tudo. Cfe o que acontece com políticos na justiça, eles fazem leis para que aquilo não possa mais acontecer. Aliás eu não sei pra que governo se tudo o que é tentado fazer tem que ter o aval dos deuses corruptos do STF. Fecha tudo e seixa o STF governar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo

      ± 2 dias

      Não queria pensar assim, mas acho que o Aras foi nomeado com a obrigação de acabar com a lava jato. Ou fazemos uma limpeza geral, mas tirando todos, sem deixar um político sequer, ou vamos continuar sendo roubados para todo o sempre.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MIGUEL VALERIANO DA CRUZ MORAES

    ± 2 dias

    Parabéns Cristina! Como pode dormir essas pessoas, roubando o dinheiro público que faz tanta falta para as pessoas que precisam do auxílio do estado, será que não tem medo do julgamento final? Pois do STF está difícil de acontecer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.