i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Análise

Alexandre de Moraes prenderia jornalista da Folha acusado de fake news?

  • 16/07/2020 18:26
O ministro do STF Alexandre de Moraes.
O ministro do STF Alexandre de Moraes| Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Na última terça-feira (14) o jornalista Bernardo Caram publicou matéria na Folha de São Paulo que foi desmentida pela principal fonte da notícia, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal - aquele apelidado no ano passado de Mickey da Previdência por causa de sua voz engraçada, decorrente de um problema de nascença nas cordas vocais, que lembra a do personagem da Disney.

Bruno Bianco não apenas desmentiu a informação divulgada pela Folha de que o governo autorizou a recontratação de demitidos durante a pandemia com salário mais baixo, como acusou o jornal de ter publicado “fake news”.

“Nunca vi tamanho absurdo! Conversamos ontem com a @folha, explicamos que nossa portaria PROÍBE a redução de salário – dentro das condições autorizadas pela Constituição – e mesmo assim o jornal vem com uma grande #fakenews na capa. Triste para a sociedade e para o jornalismo”, escreveu o secretário no Twitter junto com a publicação de um vídeo em que desmente a reportagem e explica por que é falsa a notícia do título e da capa do jornal.

Reprodução de postagem do secretário espacial de Previdência e Trabalho no Twitter
| Reprodução

Considerando que é contra isso que Alexandre de Moraes diz também lutar (seja lá qual for sua definição de “fake news”), é de se perguntar se o ministro vai mandar a polícia federal prender Bernardo Caram, como tem feito com outros acusados de divulgar o que o magistrado julga serem notícias falsas.

A pergunta é só uma provocação. É claro que isso não vai acontecer por um único motivo: a notícia da Folha foi para denegrir o governo e não os ministros do STF ou a Suprema Corte, então pouco importa a Alexandre de Moraes.

O inquérito sob sua responsabilidade - que seu colega de toga Marco Aurélio Mello classificou de “inquérito do fim do mundo”, a população chama de “inquérito da censura”, mas que o Supremo, parte dos políticos e da imprensa insistem em chamar de “inquérito das fake news” -, só existe para investigar e punir produtores de notícias contra os integrantes do STF (não necessariamente falsas, mas isso é mero detalhe).

Onde está a falsidade da notícia?

Vamos aos fatos. A reportagem de Bernardo Caram, que foi um dos destaques na capa da Folha de São Paulo nesta terça-feira (14) trazia o título: “Governo autoriza recontratação de demitidos durante a pandemia com salário mais baixo.” Era uma notícia sobre a portaria assinada justamente pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal, e publicada no Diário Oficial da União naquele mesmo dia.

A portaria autoriza as empresas a recontratarem, enquanto durar o estado de calamidade pública, funcionários demitidos sem justa causa durante a pandemia, mesmo que a demissão tenha ocorrido há menos de 90 dias – o que, em condições normais, é proibido. Mas isso “desde que mantidos os mesmos termos do contrato rescindido” (Art 1° Portaria n° 16.655).

O que induziu o repórter a escrever o contrário no título foi o parágrafo único deste mesmo artigo da portaria, que diz que “a recontratação de que trata o caput poderá se dar em termos diversos do contrato rescindido quando houver previsão nesse sentido em instrumento decorrente de negociação coletiva.”

Ocorre que isso é uma prerrogativa constitucional, que não poderia ser alterada por lei, portaria ou decreto nem mesmo em momentos extraordinários como o atual. Quando trabalhadores aceitam, coletivamente, uma redução de salário, e esta aceitação é reconhecida pelo sindicato da categoria, é a decisão dos trabalhadores que prevalece. Não seria a portaria de Bianco que mudaria isso.

A Folha optou pelo título genérico que faz parecer que as empresas estão livres para recontratar todo mundo pagando menos, como se fosse um golpe orquestrado entre governo e empresários maldosos contra os trabalhadores. Não à toa o Mickey da Previdência decidiu levantar a voz, gravar vídeo e publicar nas redes sociais sua indignação contra o jornalismo que induz a erro.

No vídeo Bianco mostra o trecho da Constituição de 1988, onde está prevista há 32 anos “a irredutibilidade do salário, salvo disposto em acordo ou convenção coletiva”. Ou seja, isso não foi uma decisão de agora.

“O governo não permitiu redução de salário em hipótese alguma. Nós fomos absolutamente expressos e respeitamos, como sempre fizemos, a Constituição Federal”

Bruno Bianco Leal, secretário especial de Previdência e Trabalho, em vídeo no Twitter

No final do vídeo o secretário pede permissão para se aventurar no Jornalismo e dá quatro sugestões de pautas ou novas manchetes para o jornal.

"Folha, caso você queria dizer algo sobre acordo de trabalho em convenção coletiva pode dizer o seguinte: Durante o governo Sarney a Constituição autorizou recontratação com salário menor por meio de acordo e convenção coletiva."

"Mais uma ideia, Folha: Governo Bolsonaro autoriza recontratação com preservação de salários."

"Uma terceira ideia pra Folha aqui, que pode ser uma manchete correta e não uma manchete falsa: Constituição autoriza redução de salário desde 1988 com acordo ou convenção coletiva."

"E ainda, para que não faltem ideias à Folha, uma quarta sugestão: Constituintes autorizam sindicatos a reduzir salários em 1988", diz o secretário no vídeo.

Bianco finaliza dizendo: "Faço um desafio. Folha de São Paulo, procurem constitucionalistas, procurem especialistas. Não façam isso, porque isso é muito ruim, isso não informa, isso desinforma. Isso não faz bem para o Brasil, isso não faz bem para os brasileiros."

A Folha de São Paulo não publicou errata sobre o assunto. Já Alexandre de Moraes, acredito, continua atento ao que ele classifica como “fake news”: aquelas publicações inconvenientes, ainda que verdadeiras, sobre ministros do STF, como as assinadas pelo jornalista Osvaldo Eustáquio que, semanas antes de ser preso, noticiou que o escritório de advocacia da esposa dele, Alexandre de Moraes, atende políticos do PSDB condenados por corrupção em tribunais superiores.

Esse jornalista, todos sabem, ficou dez dias trancado numa cela da polícia federal sem sequer saber o motivo da prisão, teve suas ferramentas de trabalho apreendidas (celular e computador) e, desde que foi solto, está impedido de publicar qualquer coisa na imprensa e até mesmo em seu canal do YouTube ou redes sociais.

97 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 97 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    JHGL

    ± 14 dias

    Respondendo ao CSG que escreveu "Cristina , nem o congresso nem o STF serao fechados para dar carta branca a uma figura caricata como Bolsonaro." Ninguém quer que feche STF e Congresso, o que se quer é só uma lavagem... Limpando já é o suficiente...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JHGL

    ± 14 dias

    Cristina, esse é o pior ministro do stf... é uma vergonha!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 14 dias

    lixo, advogado do pcc

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 15 dias

    Nada mais me surpreende advindo da hoje alcunhada "foice de São Paulo" . Junto com o Globo é ela comparada com "carta capital" e outros quejandos que são mais que esquerdistas. Informar para eles é segundo plano. Quando não distorcem os fatos mentem mesmo. Não foi a primeira vez e com certeza não será a última. Hoje longe só de criticar o governo (salutar se for verdadeiro, afinal somos uma democracia) fazem -sim - pura militância. Perdeu completamente a credibilidade, se é que teve um dia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 15 dias

    Cristina, Com sua pergunta pertinaz, você deixa o ministro sem resposta. Ou melhor, com a única resposta possível qual seja: não prendo meu companheiros!!!!!! Que seu artigo possa permitir aos ingênuos, isentões despertarem da letargia e encararem de frente a realidade que grita. Ministros não votam, apenas opinam com um dos olhos vendados. Pouco importa a imagem da Justiça com a balança. Só existe um peso que está sempre de um lado só. Mais um belo artigo, corajoso, oportuno e digno.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Maome Machado

    ± 15 dias

    Parabéns pela reportagem!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo 123

    ± 15 dias

    Obrigado pela reportagem de qualidade. Eu fui assinante da Folha por muitos anos até 2018. A Folha decidiu dar voz irrestrita a qualquer jornalista lacrador, sem avaliar o conteúdo do que se publica, desde que seja uma oposição a esse governo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 16 dias

    ARTEMIS deusa da justiça hoje no Brasil parece olhar somente com um de seus olhos. Esclarecendo para alguns, claro que a maioria conhece.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 16 dias

    Infelizmente ainda tem jornalistas ativistas se escondendo detrás de uma credencial de jornalista.... onde anda a OAB ????^}

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 16 dias

    stf minúsculo , corrupto e vendedor de sentenças ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    valcirio volpato

    ± 16 dias

    Todos tem liberdade para elogiar o STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wellington Silva Ramos

    ± 17 dias

    Excelente análise. Por mais conteúdos desse tipo na Gazeta do Povo e menos conteúdo vindo do Estadão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VivaoBrasil

    ± 17 dias

    Cristina, investigue o caso da Ana Cristina Siqueira também. Fake news é fichinha. Revista Época diz que ex-mulher de Bolsonaro pagou parte de 14 imóveis em dinheiro. De acordo com a revista, Ana Cristina não tinha nenhum imóvel antes de se envolver com o então deputado federal Bolsonaro, em 1997. Os 14 bens adquiridos entre aquele ano e 2008, quando se separaram em confronto, somariam R$ 5,3 milhões, em valores corrigidos. Esses imóveis incluem apartamentos, casas e terrenos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VivaoBrasil

    ± 17 dias

    Notícia dada pela Tribuna do Paraná, em 14 de julho. Jornal que pertence ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), dona do Jornal GAZETA DO POVO e da RPC TV. "Recontratação de demitidos durante a pandemia com SALÁRIOS MAIS BAIXOS é LIBERADA pelo GOVERNO". E daí ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 15 dias

      Constava na portaria para não acusarem a portaria de inconstitucional. È assim em todas as portarias, se há alguma exceção garantida por artigo constitucional, essa exceção é citada em parágrafo único. Me ative ao título da matéria da Folha, pq, como deixei bem explicado em resposta ao seu comentário anterior, o secre Bruno Bianco (que assina a portaria e foi a fonte da matéria da Folha) acusou A FOLHA de Fake News e eu basseei meu artigo nessa acusação e no vídeo que o secretário, uma autoridade da República, publicou em suas redes sociais. Mas já que vc citou outros títulos de igual teor. Sim, minha opinião é de que, igualmente, induzem a erro. Será que o STf prenderia esses jornalistas?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 16 dias

      CRISTINA GRAEML: se não pode ser modificada por uma portaria, porque constava na Portaria ? Erro na publicação ou incompetência de quem escreveu a Portaria ? O parágrafo único do artigo induziu ao erro. Não tem fake news. E quanto a notícia também ter saído na Tribuna do Paraná ? O que você me diz ? Apenas copiaram da Folha ? Não tem culpa também ? DIFUNDIR fake news (segundo a sua análise) também é crime.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 16 dias

      VivaoBrasil: Não foi a portaria que deixou em aberto, isso está previsto na Constituição, não pode ser modificado por uma portaria. Mas, ainda assim, é uma exceção. A questão é que o repórter da Folha ligou p o Ministério da Economia p tirar a dúvida e o secretário diz q foi explicado. Ele é a fonte da notícia, a pessoa q assina a portaria. E é ele q avisa a Folha de Fake News. Qual ponto do artigo vc não entendeu?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 17 dias

      A mesma notícia, falando sobre a recontratação com salário menor, saiu na VEJA, O Globo, Correio Braziliense, Zero Hora, CNN, Correio do Povo, além da Tribuna do Paraná, etc. Basta pesquisar. Vai ter que prender muita gente por Fake News ou como explica a CNN : "a portaria deixou essa possibilidade em aberto".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    ± 17 dias

    Essa praga desse STF já quebrou sigilo e intimidou empresários que criticaram seus atos, já cerceou a liberdade de imprensa proibindo a publicação de fatos que ligavam Dias Toffoli às ações da Odebrecht, já afastou funcionários da RF e proibiu investigações de atos suspeitos praticados por seus membros, já criou inquérito ilegal e prendeu cidadãos que se manifestavam contra seus abusos, já violentou a independência dos poderes; mas tudo com uma direção muito bem definida: A preservação dos seus membros e o combate ao executivo. Esperar dessa gente um ato de justiça seria tão ingênuo quanto esperar que de espinheiro se possa colher um fruto ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 17 dias

    Parabéns Cristina pelo excelente ponto de vista! A mão que bate em Chico não tem batido em Francisco!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 17 dias

    A Folha vem de uma longa marcha de decadência. O que aquele jornal mentiroso e sem credibilidade, sujo, merece é a falência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO JOSE KUMMER

    ± 17 dias

    não vai prender nunca, nem esse verme nem o glenn...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LABr

    ± 17 dias

    Não me interessa se o jornal é contra ou a favor deste ou daquele, disto ou daquilo. É natural e salutar assumir posições. Agora, mentir, falsear a verdade, distorcer fatos, criar factoides, denegrir a honra alheia, caluniar, difamar, injuriar, isso não. É inconcebível, inaceitável. É crime hediondo. Se houvesse leis - o pior é que há -que fossem cumpridas e juízes que as fizessem cumprir os farsantes teriam mais receio de chafurdar nessa lama e as temeriam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Taiguara

    ± 17 dias

    Existe o "ódio do bem" e agora existe também as "fake news do bem" ... Contra o governo tudo é permitido: tentativa de homicídio, calúnia, difamação, discurso de ódio, fake news, milícia digital, disparos ilegais em massa, etc. Tudo chancelado pelos excelentíssimos ministros do STF, já que o alvo é um genocida nazista né?! Pobre Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NELSON UMEDA

    ± 17 dias

    Existe uma orquestração das forças do mal para derrubar o governo, faz parta a Folha, Globo , congresso e judiciário. Só existe uma verdade, a deles, pode ser uma grande mentira mas, estão vendendo como se fosse verdade e o povo submisso, como gado segue para o abatedouro. Prevejo um triste fim para o Brasil e para o provo brasileiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Pedro Silva

      ± 17 dias

      Parece enredo de Star Wars.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Silva

    ± 17 dias

    Não me parece correto comparar grupos armados ao redor de prédios públicos e soltando rojões que publicam ameaças com uma notícia de jornal qualquer que seja fake. No caso da Folha fica mais uma mancha em seu currículo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 17 dias

    Muito Bom. A folha fazendo seu papel (higienico).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DIANA de luca

    ± 17 dias

    Como sempre a #folhalixo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nico Gavelick

    ± 17 dias

    Texto perfeito. Obrigado, Cristina!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 17 dias

    Boa Cristina, é isso, a verdade tem de ser jogada nas "fuças" de gente hipócrita e mal intencionada. Jornalista como vc, honram a profissão. Ainda mais nesses tempos do politicamente correto. É preciso muita coragem pra escrever artigos como este. PARABÉNS!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bellese

    ± 17 dias

    O que mais me impressiona é a posição da grande maioria da imprensa, ou seja, um SILÊNCIO CÚMPLICE dessa aberração. Que mais vozes se levantem contra essa maldição que vem da nossa suprema corte !!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 17 dias

    Do alto dos meus quase 79 anos, nunca vi um STF tão ruim como este, senão vejamos, temos um advogado do PCC, um advogado do PT, um primo de um presidente retirado de suas funções via impeachment, um indicado pela mãe a esposa do Lula, um chamado de juiz de ***** pela Saulo Ramos, um do PSDB que não deixa ninguém chegar perto dos corruptos desse partido, e os demais que se somarmos algebricamente o que fizeram de ruim com o que fizeram de bom seria como senão tivessem existido.. Agora como fica o caso da delação da Odebrecht publicada nos meios de comunicação sérios sobre as propinas do Toffoli?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 17 dias

    Gostei muito. Os jornais Folha de São Paulo e Estadão não tem compromisso com o País. São jornais de esquerda sem a mínima ética, sem compromisso com um jornalismo sério . Falo porque já fui assinante dos dois.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARIZA DIOGO COUTINHO

    ± 17 dias

    Parabéns Cristina. Jornalismo sério de alto nível. Parabéns Gazeta pelo padrão de seus articulistas. Sem palavras para qualificar Alexandre de IMoraes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roco

    ± 17 dias

    PARABÉNS CRISTINA, PELA CORAJOSA ANÁLISE.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 17 dias

    Jornalismo de qualidade e credibilidade. Parabéns pela lucidez e coragem. Quantos aos deuses do STF, um dia a casa cai!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Josmar José dos Santos Júnior

    ± 17 dias

    Eis a esquerda: definem a pauta; não tem compromisso com a verdade; você tem de se explicar; e no final, eles não vão concordar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rubens maluf

    ± 17 dias

    Ótimo texto encurrala o ministro. Sra Cristina, gostaria de parabeniza-la, por ter cursado jornalismo na UFPR, especificamente na reitoria e resistiu as garras dos esquerdopatas e suas teorias marxistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 17 dias

    Parabéns, Cristina. Jornalista com "J" maiúsculo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcio

    ± 17 dias

    Não classifico o STF como pocilga porque os porcos não merecem tamanha ofensa. É apenas um tribunal constituído por escolhas pessoais de presidentes corruptos em sua maioria e referendados por senadores corruptos em sua maioria. Os ministros do STF, pelo sistema vigente, são meros lacaios ou advogados de defesa de quem os colocou lá. O ideal é que a nomeação se dê por meritocracia. Enquanto isso não acontece, o melhor era fechar o antro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      CRISTINA GRAEML: foro* privilegiado

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      As cortes constitucionais são necessárias, pq avaliam a compatibilidade das leis com a Constituição de cada país. A questão, no Brasil, é o que o STF virou tribunal de análise de recursos e, além disso, a única instância judicial p quem tem foto privilegiado. Há muito por mudar no pais. É por essas mudanças que devemos lutar, incluindo a forma de seleção dos ministros supremos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Manoel Cesar Romero

      ± 17 dias

      Muito bom, parabéns.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luís Fernando Gasparoto

    ± 17 dias

    O Grupo composto pela Foice de São Paulo, BostUol e Globobo e outros, todos os dias tentam desesperadamente por em suas manchetes notícias nem sempre verdadeiras mas, que possam atingir o governo. vemos isso descaradamente em tudo o que publicam... o desespero demonstra o quanto este governo esta mexendo no bolso da esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan S Ruppell Jr

    ± 17 dias

    Seria bom enviar essa análise coerente e transparente para jornalistas e colunistas outros do jornal que adoram um título chamativo e passam parágrafos inteiros tentando ludibriar os fatos e o leitor pra serem heróis da resistência junto a seus pares.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      Ivan, escrever títulos chamativos é parte da atividade jornalística. Eles só não podem conter informação errada ou que induza a erro, porque deixam uma ideia distorcida aos que não se dão ao trabalho de ler a matéria inteira (em tempos de compartilhamento rápido, a maioria. Infelizmente).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Weslley Oliveira

    ± 17 dias

    Grande Jornalista a Sra Cristina. Todas as colunas dela, principalmente dessa semana foram muito valiosas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 17 dias

    Alexandre M, D Tofoli, Gilmar M são frutos da esquerdeopatia que tomou conta do Brasil esses não se levantaram contra a seita que os colocaram lá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 17 dias

    Alexandre M, D Tofoli, Gilmar M são frutos da esquerdeopatia que tomou conta do Brasil esse não se levantaram contra a seita q

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    ± 17 dias

    Na machete se coloca um texto que representa, penso eu a síntese da matéria. Se a manchete é uma mentira crassa, é fakenews sim cara-pálida! Como não ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogerio Barao

    ± 17 dias

    Cristina, já se disse alhures, aos amigos as benesses da lei, aos inimigos os rigores da lei. Esses ministros catapultados ao STF mais por ligações perigosas com mandatários de plantão do que por competência são os verdadeiros fakes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kaue

    ± 17 dias

    Parabéns!!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 17 dias

    Excelente reportagem, excelente jornalista da gazetinha, ministro defensor do pcc, mau caráter, lixo, mierda

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCES

    ± 17 dias

    Se esse ministro fica correndo atrás de tudo que é jornal para descobrir se é verdade ou mentira as notícias estamos mortos. É muita falta do que fazer. Não tem coisa mais importante para se preocupar ou julgar que traga benefícios de verdade para a população.. Esse Lex luttor vive num mundo de Bob, só pode.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luzalvo

    ± 17 dias

    Ao contrário do que alguns defendem de forma cí-nica, a Folha de SP age SIM de forma proposital para enganar a população simplesmente porque a imensa maioria não lê a matéria inteira, ficam só na manchete e formam opinião a partir dela. E ressalta-se que não é a primeira vez que a Folha faz isso porque eles não são um jornal, são um centro de mídia panfletário e ideológico. Parabéns Cristina!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denilson Gomes Privado

    ± 17 dias

    Assinei a Gazeta do Povo por Constantino, Fiúza, Guzzo, Alexandre Garcia, encontrar você aqui Cristina foi a sereja do bolo. Parabéns pelo excelente texto e coragem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Bellodi

    ± 17 dias

    Você está agindo como o jornalista que criou um blog e virou militante radical de direita onde acabou preso recentemente e reclama direito de expressão, opinião ou seja lá o que for. Há erro no artigo no artigo (não é matéria, pois é opinativa), pois a questão se atém ao destaque e não ao conteúdo, mesmo porque a questão é mais complexa do quer fazer parecer o secretário, mas o fato é que você está querendo criminalizar a profissão de jornalista, mesmo quando ele erra. É um jogo muito ruim onde só se perde. Aí não tem provocação, tem burrice, com todo respeito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • N

      Nicola

      ± 17 dias

      Perda de tempo, Cristina, dar resposta a esses esquerdopatas. Jamais se convencerão do mal que já fizeram ao país.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      Ricardo, a questão que quis levantar é que há uma acusação de Fake News contra um veículo importante feita por uma pessoa que é, não só uma alta autoridade da República, mas também a fonte.principal da notícia Minha opinião é que o houve erro no titulo, sem publicação de errata. Como a imensa maioria das pessoas não lê a matéria inteira (até porque ela é exclusiva para assinantes) é muito fácil a propagarem a informação e passarem uma ideia errada do que foi anunciado pelo governo Em tempo, sou a favor da liberdade de imprensa e do Estado Democrático de Direito, com Justiça atuante. Mas justa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Avlis Sotnas

    ± 17 dias

    li a matéria da Folha. e não é fakenews. o problema está na manchete. mas aí até essa gazeta já cansou de dar manchete sensacionalista. o teor da matéria informa corretamente. mas aí pegar o sensacionalismo da manchete e fazer sensacionalismo pra defender o governo como se o governo fosse vítima de atroz perseguição pelo STF ou ministro específico, aí me desculpe, é imitar o Alexandre Garcia, o fervoroso adorador do bezerro de ouro

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      CRISTINA GRAEML: Continuando... Isso sem mencionar o fato de a maioria das pessoas só ler o título. Em quantas cabeças essa informação de que o governo baixou portaria permitindo recontratação de demitidos com salário menor terá ficado? Quantas pessoas terão passado adiante a informação errada? Quantos trabalhadores demitidos estarão, neste momento, desconfiados de ex-patrões honestos dispostos a recontratá-los só porque receberam essa informação errada?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      Avlis, desculpe, mas manchete sensacionalista é algo bem diferente de manchete que errada. Elaborar títulos que instiguem o leitor a ler a matéria completa faz parte da atividade jornalística. Mas isso é completamente diferente de deturpar a informação, dar destaque para uma norma antiga como se fosse nova, parcial como se fosse total, atribuir autoria a um governo quando quem aprovou a norma foi uma assembleia constituinte três décadas atrás. Deliberadamente ou não, a manchete analisada no meu artigo claramente induz o leitor a erro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 17 dias

    Bela reportagem. É claro que ocupar um cadeira no STF (ainda por mera indicação e não por merecimento...) é motivo de orgulho para mirar a metralhadora para onde quizer. Assim funciona o STF de hoje. Mais desorientado, impossível e mais sujo do que pau de galinheiro. Uma boa parte dos magistrados decidem monocraticamente do jeito que a loucura deles permitem. É muito fácil detonar os jornalistas independentes, porem no caso do Moraes não tem "aquilo" para mandar prender jornalista qualquer de outras editoras. Não é macho suficiente para tal...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos D.

    ± 17 dias

    A melhor forma de elogiar e prestigiar esta matéria sobre “fake News” da melhor repórter e jornalista da Gazeta do Povo, é citar uma frase da música “Cristina” da banda Roupa Nova, que, entre outras belas frases, diz: “Mil motivos para te amar”. (com todo respeito). Parabéns e obrigado pela reportagem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Henrique

    ± 17 dias

    Li a matéria na Folha. O texto explica direitinho. O problema é o título mesmo que induz o leitor ao erro. No Estadão e O Globo o título está normal, sem problema algum. Só a Folha que fez um título "sensacionalista".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      É mais do que sensacionalismo, Rodrigo. É um modus operandi. Desinforma-se, para depois esclarecer. Quem não ler a matéria completa (maioria, já que o texto só está disponível para assinantes) fica com aquela ideia na cabeça e ainda passa adiante uma informação para denegrir o governo, os empresários/patrões, o capitalismo, a economia liberal...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 17 dias

    Alexandre é uma das esperanças que temos pra nos livrar dos ratos Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      SILVIO MACIEL ROCHA

      ± 16 dias

      Toda concessão ao arbítrio para atingir um adversário poderá se voltar contra você. Não seja tolo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eire Emilio Zimmermann

    ± 17 dias

    "- Para conhecer um sistema de forma mais profunda, tente mudá-lo". Os lobos e as hienas estão se revelando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    ± 17 dias

    Evidente que não é homem para prender jornalista da Folha de SP. Só bate em jornalistas independentes. Um grande covarde, não honra as bolas que tem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Rocha Passos

    ± 17 dias

    A reportagem demonstra que o "AI-5" do Alexandre de Imoraes servem para os jornalistas sem o pálio da extrema-imprensa!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCIO ROGERIO DAVID

    ± 17 dias

    Obrigada D. Cristina Graeml. Profissionais assim são bálsamo pra nós leitores. E a certeza: Os bons, ainda, são maioria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Inô Gazotti

    ± 17 dias

    FSP sempre foi um lixo de jornal. Espero que a CP não se deixe levar pelo comunismo, caso contrário terá o mesmo fim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 17 dias

    Cristina se superando a cada dia !!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 17 dias

    Na verdade a Folha sempre agindo de má fé. Fake News do bem. Triste jornalismo em sua sanha golpista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 17 dias

    Esse ****** nem merece resposta. Não entende o que lê e não sabe o que diz.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 17 dias

    Ártemis ficou caolha?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 17 dias

    Vai honrar a toga ou não vai? Será que vai passar essa "declaração" em duas vias de que julga com dois pesos e duas medidas, conforme de trate de apoiadores ou detratores do governo federal?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 17 dias

    Como sempre destemida e corajosa. Há quase vinte anos cancelei a assinatura da Folha por criticar corredores de onibus em São Paulo, ainda no governo da Marta Suplicy, pasmem do PT. Achei aquilo absurdo, ainda mais vindo de Curitiba e morando naquele estado. E as coisas somente pioraram, não sei se por analfabetismo ou falta de cultura. Vou ter dar uma sugestã:entreviste Aldo Rabello. Pergunte sobre o desmatamento na Amazonia, papel das ONGS, aculturação dos indios, etc. Acho que fará um belo contraponto para aqueles que acham que o jornalismo da Gazeta é parcial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      Obrigada pela sugestão, Denilson. Vou tentar agendar essa entrevista.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    HGO

    ± 17 dias

    Fake News só para conservadores !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Amaral

    ± 17 dias

    Esses ministros são uma vergonha para o judiciário.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gonzaga

    ± 17 dias

    Mulher de fibra vc Cristina. Um artigo deste reforça mais minha decisão de ser assinante da GP do que da FSP

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 17 dias

    Parabéns Cristina! Espero que o Alex não mande a PF na sua casa...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Carvalho

    ± 17 dias

    Parabéns pela matéria! Chega a ser revoltante!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 17 dias

    Cristina , nem o congresso nem o STF serao fechados para dar carta branca a uma figura caricata como Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • R

      RPM

      ± 17 dias

      Esse csg deve ser mais um burrinho do PT.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      E quem falou em fechar o Congresso ou o STF? São instituições importantes. Mas a sociedade precisa estar vigilante para que seus integrantes respeitem o que está escrito na Constituição, a começar por tratar todos da mesma forma, afinal todos devem ser iguais perante a Lei.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RoCS

      ± 17 dias

      Caricatos são teus comentários estúpidos. Ninguém quer fechar CN ou STF, só tirar de lá os corruptos e incompetentes que qualquer um com um pouco de 'cérebro' sabe quem são.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Givanildo Albino

    ± 17 dias

    Cristina, parabéns por suas matérias. Mostra interesse na verdade. Coisa rara na imprensa mundial. .. #CristinaGraemlJovemPan

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manfred Schmid

    ± 17 dias

    Parabéns, Cristina Você está recuperando a moral da GP. Firme nos fatos e na lógica!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Aurelio

    ± 18 dias

    Perfeita como sempre Cristina. Cabe perguntar: diante de tão arbitraria e descarada censura contra o Oswaldo, onde está o Senado para advertir, ou melhor, destituir esse senhor Alexandre de Moraes, um digno representante da Inquisição da idade média. É tudo muito lamentável. Vergonhoso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vaz

    ± 18 dias

    Parabéns Cristina pela matéria tão rica de verdades porém, vivemos num mundo de mentiras, conchavos e negociatas, em todos os pilares da fraca democracia brasileira! Temos muito que evoluir como nação soberana de seus anseios e não vai ser com gente tão baixa em postos tão importantes, que sairemos desse mar de lama neste país! A corrupção chegou nas entranhas mais profundas e altas deste país e são hoje tão visíveis, que ser honesto neste país é motivo de deboche e se bobear, prisão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    ± 18 dias

    Parabéns pela matéria e pela coragem. Saudades de quando a imprensa tinha por objetivo informar e não tentar doutrinar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joxi

    ± 18 dias

    Parabéns pela matéria, corajosa nos tempos de hoje!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.