i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Cristofobia

Cristofobia explícita no Chile e o silêncio da esquerda

  • 21/10/2020 16:13

Cristofobia foi uma palavra que invadiu as redes sociais recentemente, depois de mencionada no discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU, que alertou o mundo para o crescimento de crimes contra religiões e pessoas que seguem os ensinamentos de Cristo.

Na época políticos de partidos de esquerda foram rápidos em dizer que isso não existia, como se não houvesse casos e mais casos pelo mundo de perseguição a cristãos e de destruição de igrejas católicas e protestantes. Aqui mesmo no Brasil, em protestos feministas, vimos o desprezo a símbolos do cristianismo.

Há poucos dias o Chile viu a cristofobia ao vivo, cometida à luz do dia, de forma explícita. O mundo inteiro viu, aliás, porque não demorou para as imagens do vandalismo contra igrejas católicas correrem soltas pela internet.

Quem não foi tomado por profunda tristeza ao ver a cena daquela torre da igreja chilena de La Asunción caindo é qualquer coisa, menos tolerante e empático. Quem não se viu consumido por imensa revolta diante da imagem dos manifestantes celebrando a vitória das chamas é tudo menos um defensor de justiça social, paz, igualdade e democracia, bandeiras que os manifestantes diziam defender.

Tão grave quanto a violência dos manifestantes chilenos, que para reclamar do governo, de direita, descambam para a intolerância religiosa é a hipocrisia dos que se calam diante de tamanho absurdo, simplesmente porque seguem a mesma ideologia política dos vândalos.

Por que as igrejas cristãs são alvos de ataques da extrema-esquerda?

O porquê dos protestos

O que ocorreu na capital do Chile no último domingo (18) já chamava a atenção antes mesmo de descambar para a depredação de igrejas, consolidando o crime de cristofobia que muitos insistem em não ver.

Praticamente todas as publicações mencionavam “celebração” do aniversário de um ano dos protestos no país que, em 2019, começaram por causa do aumento nas passagens de metrô em Santiago, parecido com o que ocorreu no Brasil em junho de 2013.

Só que os protestos chilenos do ano passado já tinham sido extremamente violentos, com saques, depredações e até mortes durante os tumultos, reprimidos pela polícia. “Celebração” é uma palavra que não combina com a lembrança de dias de terror e caos.

5 pontos para entender os protestos violentos no Chile

Mas vamos falar dos alvos escolhidos para extravasar esse repúdio ao governo de direita de Sebatián Piñera. Os vândalos, que em 2019 já tinham incendiado igrejas, acharam de novo que atos de cristofobia eram demonstrações de busca por justiça social e paz! Como é possível exigirem paz promovendo violência? Que oposição, em sã consciência, acha que o caminho para o diálogo com o governo é queimar igrejas?

Algumas publicações tentaram minimizar o ocorrido dizendo que a cristofobia foi praticada por terroristas de esquerda, um pequeno grupo em meio a milhares de manifestantes pacíficos, mas não eram indivíduos isolados. Quando as chamas se alastraram e a torre de uma das igrejas incendiadas caiu, dezenas comemoraram diante das câmeras (e centenas aos gritos, ao redor) como se tivessem vencido uma batalha. Quem é o inimigo? Pelo que foi divulgado os manifestantes querem mudanças na Constituição. É atacando igreja que se consegue isso?

Reações à Cristofobia do Chile

Além das notícias de “celebração” de aniversário de protestos e das imagens de manifestantes comemorando a queda da torre da igreja de La Asunción, o que se ouviu a respeito desses episódios foi apenas o repúdio dos conservadores e liberais, que sempre defendem as liberdades, inclusive a de crença religiosa, embora normalmente sejam acusados de intolerantes.

Chamou a atenção o silêncio por parte da turma que se diz a grande protetora dos direitos humanos, das minorias e até da democracia. Aqui no Brasil os declarados "progressistas", autoproclamados ícones de tolerância e empatia, ficaram quietos, completamente alheios ao que aconteceu no Chile. Seria porque as manifestações tinham bandeiras dos movimentos associados à esquerda e eram contra um governo de direita?

Fico imaginando como estaria a indignação nas redes sociais se em vez de igrejas os ataques tivessem sido, por exemplo, a templos budistas ou a terreiros de candomblé. Por acaso igreja católica ou protestante, sinagoga, templo budista, terreiro de candomblé, de umbanda, da crença que for, pode ser destruído conforme a irritação de quem sem manifesta na rua, seja lá com qual propósito?

E por acaso repudiar atos assim é pauta de Direita ou de Esquerda? Paz e justiça social deveriam ser o foco de toda e qualquer corrente política; assim como o respeito e a tolerância a todos os seres humanos, independentemente de idade, raça, cor, sexo, orientação sexual ou religiosa, como, aliás, está na nossa Constituição. Perante a lei são todos iguais. Ou deveriam ser.

É bom a gente refletir sobre essa “meia tolerância” de parte da sociedade e essa empatia selecionada, que se coloca a favor de manifestantes violentos alegando que a causa é justa e fecha os olhos para o crime de cristofobia dos vândalos, desde que estejam alinhados no pensamento político.

Os sequestradores dos termos "tolerância" e "empatia" são os mesmos que chamam de democráticas e "comemorativas" manifestações como essas do Chile e de antidemocráticas, as passeatas pacíficas aqui do Brasil, onde famílias vão unidas para a rua, levando suas reivindicações e sua indignação apenas em faixas e cartazes, sem paus, pedras, bombas de fabricação caseira e um ímpeto destruidor.

Está mais do que na hora de tratar as coisas pelo que elas realmente são: tolerância e empatia, termos que a esquerda tenta monopolizar, não são conceitos que permitem meias interpretações.

Quem vai para a rua pedir justiça social, como dizem ter ido os manifestantes chilenos contrários ao governo de centro-direita, não comete a injustiça de sair depredando patrimônio público, lojas, meios de transporte e destruindo templos religiosos considerados sagrados por quem segue aquela religião.

Também não existe empatia verdadeira se a aceitação é apenas dos semelhantes e prega-se repúdio a quem segue ideias e crenças diferentes.

A raiz do ódio religioso

Esse episódio do ataque a igrejas no Chile, celebrado por muitos (ou simplesmente ignorado por muitos), me fez lembrar não só dos antifas brasileiros, que na época em que abandonaram a quarentena para cometer atos de vandalismo chegaram a ser descritos como pró-democracia, mas também de dois casos em que não houve depredação ou violência física, mas muito deboche ao mais seguido de todos os líderes espirituais e a uma de suas seguidoras, apenas por ela acreditar nele.

O líder a que me refiro é Jesus Cristo. E os dois casos que mencionei são aquele vídeo de Natal do Porta dos Fundos, que mostra um Jesus homossexual, algo considerado ofensivo pela maioria dos cristãos, e as piadinhas e comentários maldosos tentando ridicularizar a ministra Damares Alves, simplesmente por ela ter dito que, quando criança, viu uma imagem de Jesus num momento de muito desespero e foi salva por essa visão.

Não foi um relato qualquer. A ministra, que é pastora evangélica, estava num culto, conversando com pessoas que compartilham das mesmas crenças. Fez um desabafo sobre um momento muito sofrido da sua infância, em que ela dizia estar prestes a tentar cometer suicídio jogando-se da goiabeira onde buscava refúgio depois de sofrer violência sexual. Na hora de fazer piadas ignoraram tudo isso.

Eu não tenho dúvidas de que quem debochou daquele relato da ministra, da fé que ela demonstrou ter, da imagem que ela acredita ter visto, espalhou intolerância religiosa e ódio ao diferente. Tiraram o relato do contexto, jogaram na mídia e deixaram rolar solto o discurso de desprezo, sem qualquer compaixão pela dor de uma criança que sofreu abusos, que pensou em se matar e se apegou a uma imagem de um guia espiritual para buscar salvação. E sem qualquer respeito à mulher que ela se tornou, ao trabalho que faz por outras pessoas, muito por causa do que viveu.

Falam tanto de discurso de ódio, mas fingem ignorar que a raiz do ódio está nas próprias falas. Cheguei a ouvir gente assumindo que tem preconceito contra “evangélicos radicais” citando esse caso da ministra, como se fosse radical uma criança acreditar em Cristo como caminho para a salvação ou a cura de um sofrimento psicológico muito grande, ou como se fosse radical uma adulta, na condição de pastora, durante um culto religioso, fazer um relato daqueles para fieis da mesma igreja.

Radical é debochar dos outros por não acreditar nas mesmas coisas. E botar fogo em igreja para mostrar indignação com a política. Aliás, isso é muito mais que radical, é criminoso mesmo.

Vale lembrar que tempos atrás, aqui no Brasil, exigiram da Justiça um posicionamento sobre homofobia. Por falta de legislação específica o STF decidiu legislar, igualando homofobia a racismo. E a cristofobia, que a gente tá vendo agora, não deveria ser considerada crime?

A violência contra cristãos e o ataque a símbolos religiosos, a locais de oração e a templos não podem ser tolerados. É preciso repudiar todo e qualquer ato de ódio ou intolerância religiosa. Ficar em silêncio não é apenas sinal de hipocrisia, mas também de conivência. Como diz o ditado, quem cala, consente.

51 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 51 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    Joaquim

    24/10/2020 18:19:59

    Hoje a esquerda é uma organização satânica com intuito de destruir o mundo juntamente com toda a humanidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Maia

    24/10/2020 18:08:34

    Análise profunda e corajosa sobre um tema excluído da grande parte da mídia e da elite intelectual do Ocidente

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Guerino Mancini

    24/10/2020 11:16:18

    Cristina, muito obrigado e parabéns pela escolha do tema, muito importante e necessário para que todos nós tenhamos a noção do perigo que nós estamos correndo. Fica muito claro que precisamos lutar contra o absurdo dessas ideologias que trazem o mais profundo mal para a humanidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    23/10/2020 15:15:20

    Excelente comentário, CRISTINA. Muito bem lembrada a conexão com outros "ataques consentidos", como o do Portas dos Fundos e outras porcarias do tipo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    OROZIMBO ARTHUR DE LIMA CAMPOS

    22/10/2020 19:03:15

    Estamos em evidente retrocesso civilizatório. Qualquer desrespeito aos cidadãos e suas crenças é uma violência intolerável. Cristina ,seus artigos sâo lúcidos, parabáns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    22/10/2020 18:44:50

    Cristina, Parabéns! É preciso ficarmos atentos à hipocrisia reinanente na esquerda, bem como ao silêncio cúmplice dos jornalistas que dominam as redações e querem continuar a impor uma visão de mundo e um modelo de sociedade que NÃO encontra amparo em nosso povo. Falharam no passado, perderam as últimas eleições e vão sendo gradativamente varridos para a lata de lixo. Este o lugar apropriado onde por essas velhas ideias de 1917.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    luiz antonio kesselring

    22/10/2020 18:27:02

    Esquerda??? É um movimento antipedofilia que vem se espalhando pelo mundo. Enquanto a igreja Católica persistir no celibato sacerdotal vai haver PEDOFILIA. O Chile é outro universo, população muito mais instruida e homogênia com forte influência MAPUCHE. Lá Lautaro é um heroi nacional, o invasor, católico, destruiu sua aldeia e ele conseguiu matar o chefe invasor...Leia no Goolgle quem foi Lautaro...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    waldir rodrigues de morais

    22/10/2020 15:43:57

    Aonde a esquerda protesta sempre tem depredação e ataques a simbolos religiosos Se atacam os que seguem a Cristo é porque nossa fé incomoda

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCELO ARAUJO

    22/10/2020 15:03:19

    "Princípio da simplificação e do inimigo único"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cassiano

    22/10/2020 14:39:13

    Cristina, gosto muito do seu trabalho, mas replico aqui uma opinião do Evandro Pontes: ao descrever um fenômeno, nunca usem uma técnica de esquerda. Tratar PERSEGUIÇÃO por FOBIA é coisa de esquerdista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      Willian Cardoso de Souza Jesus

      22/10/2020 15:04:23

      Vc chamou atenção para algo interessante. Além de ser de fato uma estratégia esquerdista tratar perseguições como fobia, existe um erro técnico na utilização, já que "fobia" vem do grego "Phobos", que significa MEDO. E, obviamente, não estamos tratando de um caso onde há "medo" com relação a cristãos e tudo que provém de Cristo, mas sim, ÓDIO EXPLÍCITO, o que é completamente diferente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cassiano

    22/10/2020 14:37:44

    Cristina, gosto muito do seu trabalho, mas replico aqui uma opinião do Evandro Pontes: ao descrever um fenômeno, nunca usem uma técnica de esquerda. Tratar PERSEGUIÇÃO por FOBIA

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    22/10/2020 13:55:22

    O Papa é comunista, o Papa é comunista, e ninguém pode negar, né não? kkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • 2

    200048

    22/10/2020 13:47:12

    Concordo com Cristina Graeml! O silencio da esquerda é ensurdecedor!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • 2

    200048

    22/10/2020 13:46:53

    Concordo com Cristina Ggraeml! O silencio da esquerda é ensurdecedor!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dalvo Queiroz Pereira

    22/10/2020 13:01:31

    Parabéns Cristina pelo artigo e pela palavras, sempre coerentes e sensatas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO DA SILVA BENTO

    22/10/2020 12:29:32

    MUITO EM BREVE TODO OLHO VERA QUE O QUE SE VÊ NÃO É O QUE SE VÊ. O BURACO É BEM MAIS EMBAIXO. ATÉ LÁ, QUE DEUS TENHA MISERICORIA DA HUMANIDADE.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Beatriz

    22/10/2020 12:16:25

    Ótimo texto

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    22/10/2020 12:08:56

    O mundo O odiou primeiro e continua odiando, pois o mundo jaz no maligno. Para quem ainda está perdido, leia as escrituras, pois só vai piorar. Nosso inimigo não são as pessoas, mas aquele quem as controla e só Cristo pode libertá-las. Oremos por essas pessoas, essa luta não é nossa, nosso dever é pregar a Palavra, pois quando Ele vier para julgar os que rejeitaram a verdade, meus amigos, será tarde para se arrepender. 'Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.' Mateus 24:30

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    22/10/2020 12:07:59

    O mundo O odiou primeiro e continua odiando, pois o mundo jaz no maligno. Para quem ainda está perdido, leia as escrituras, pois só vai piorar. Nosso inimigo não são as pessoas, mas aquele quem as controla e só Cristo pode libertá-las. Oremos por essas pessoas, essa luta não é nossa, nosso dever é pregar a Palavra, pois quando Ele vier para julgar os que rejeitaram a verdade, meus amigos, será tarde para se arrepender. "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória." Mateus 24:30

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      Willian Cardoso de Souza Jesus

      22/10/2020 14:58:26

      Amém, irmão. Que Deus o abençoe, sua família e a todos nós. Nós sabemos que o poder dele é MUITO MAIOR do que toda essa maldade que há, advinda das trevas. Uma das tantas vantagens de se crer no amor, poder e misericórdia de Cristo é sempre crermos que tudo isso é somente uma passagem da nossa vida eterna. Algo que faz parte, mas que com fé nele passaremos por essas tribulações ainda mais fortes e como pessoas melhores. "Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão". (Isaías, 40:31)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wander Leite

    22/10/2020 12:02:34

    Cristina, escreva sobre a realidade nossa aqui, em que temos a posição do Ministro da Saúde querendo a imunização das pessoas com vacina produzida no Brasil e o presidente politizando e desautorizando por questões eleitoreiras (2022).... vamos ver sua técnica x bolsonarismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • W

      WILSON MUGNAINI

      22/10/2020 14:42:07

      É isso aí Marcelo! o que tem a ver uma coisa com outra? O artigo trata pura e simplesmente sobre o vandalismo, nada mais do que isso. E vandalismo é crime, quer seja perpetrado por elementos de esquerda, direita, centro! por pretos, brancos, amarelos, vermelhos etc. Qual a razão de não se ater ao texto pura e simplesmente em vez de ficar tergiversando sobre outros assuntos não pertinentes? Affffff

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo

      22/10/2020 12:59:30

      agora vc quer pautar a jornalista sobre o que escrever? A notícia bombou em tudo que é mídia e mesmo assim não deve ser abordada? se argumento como o seu fosse usado por alguém que defende valores diferentes dos seus eu fico pensando se não seria chamado de "tentativa de censura", de ignorar as evidências acontecendo num país vizinho, ou algo do tipo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    22/10/2020 11:34:08

    Muito bem. Brilhante matéria sobre o tema.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Gomes Jardim

    22/10/2020 11:16:25

    Parabéns. Excelente editorial. É bom sempre lê-la.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARTA DE SOUSA SANTANA FREITAS

    22/10/2020 11:16:18

    Parabéns Cristina pelo texto! A Cristofobia é hoje sim uma realidade assustadora... um crime ignorado por parte desses hipócritas esquerdistas que exigem Justiça social e Igualdade somente para as causas que lhes interessam, como é o caso da Homofobia. Essa Extrema Esquerda é o Câncer do mundo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ramon Moreno Goes

    22/10/2020 9:23:15

    Li três textos aqui no Gazeta do Povo sobre o assunto e esse foi o melhor. Fico feliz por encontrar aqui pessoas sensatas e jornalistas que se posicionam contra esse tipo de injustiça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ramon Moreno Goes

    22/10/2020 9:22:32

    Li três restos aqui no Gazeta do Povo sobre o assunto e esse foi o melhor. Fico feliz por encontrar aqui pessoas sensatas e jornalistas que se posicionam contra esse tipo de injustiça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    22/10/2020 1:28:01

    Tudo isso graças à Rousseau e Voltaire, grandes inspiradores da Revolução Francesa, e Marcuse, Horkheimer e outros, através da Escola de Frankfurt. Daí surgiu todo o "ÓDIO DO BEM" dos esquerdistas contra a igreja e aqueles que se opõem à sua IDEOLOGIA NEFASTA. Obviamente que aqueles que queimam igrejas não fazem ideia do que estou falando. São meras "massas de manobra" da elite pseudo-progressita que os têm como FANTOCHES. Porém, nunca é demais ressaltar que NADA E NEM NINGUÉM, seja no plano terrestre ou espiritual é ou será capaz de destruir Jesus Cristo e sua representatividade para a humanidade, especialmente para aqueles que creem no seu poder, amor e misericórdia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel M

    22/10/2020 0:58:14

    Melhor perguntar pra quem foi queimado na fogueira por essa igreja trilionária que prega o amor e Nao da um tostão para os pobres. Não sei o que é pior ser dominado pela esquerda or pela igreja católica com padres que adoram um coroinha. Chega de hipocrisia a fé é cega assim como a ideologia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      luiz antonio kesselring

      22/10/2020 9:01:48

      O Papa chamou as vítimas do Arcebispo Kadima de mentirosos e teve que pedir desculpas...Viva Lautaro, o herói Mapuche!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    22/10/2020 0:21:11

    Os militontos na verdade se rebelam contra Deus. Coitados!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SUELI MACHADO

    22/10/2020 0:19:27

    Parabéns mais uma vez Cristina! Pelo menos por aqui, a esquerda criou uma polarização, que se reflete em todos os âmbitos. O que mais me chamou atenção nesses tempos de pandemia, foi a falsa empatia. Em relação à cristofobia, estou curiosa pelo silêncio do Papa, pois o cinismo esquerdista, não me surpreende.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TITO LIVIO SOUSA DANTAS

    22/10/2020 0:06:30

    Um dos melhores textos que já li. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Sena Pereira

    21/10/2020 23:01:34

    A igreja católica romana, em sua maioria, abraçou a esquerda progressista. Sabendo que abraçava um espinheiro. Agora é tarde, o papa já é vermelho, e progressista, e surdo, cego e mudo. Por muito menos o islamismo reagiu com violência na França. Mas...o Islã só cresce. Estranho...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro

    21/10/2020 23:00:20

    Excelente abordagem, parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mario José Javarys

    21/10/2020 22:57:24

    Cristofobia com a esquerda nem bola, agora com o silêncio do papa é de doer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LSB

    21/10/2020 22:47:45

    Artigo muito bom, bem articulado e argumentado etc. e tal. MAS absolutamente mais do mesmo: como o comentarista abaixo ressaltou, os movimentos progressistas e socialistas sempre foram intolerantes desde a Rev. Francesa. Liberais e conservadores, pelo contrário, raramente se opõem a adversários de modo mais radical. No mais, para quem ainda dá crédito para a esquerda e todas suas matizes progressistas, eu tenho terreno na lua para vender...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    21/10/2020 22:39:10

    A esquerda sempre foi intolerante com os que pensam diferente deles! Não há diálogo possível com radicais idiotas, e todos os esquerdistas o são. É fácil entender o porquê: o marxismo surgiu do que eles chamavam de força criativa do ódio! Não há salvação, não há possibilidade de entendimento com quem não respeita os valores dos que deles divergem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bingo Two

    21/10/2020 22:37:58

    E a direita? Continua sumida? Ocupada em espalhar mentiras?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LuizMG

      21/10/2020 23:39:39

      O que é esquerda?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bingo Two

    21/10/2020 22:37:58

    E a direita? Continua sumida? Ocupada em espalhar mentiras?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    21/10/2020 22:29:20

    O Papa e a CNBB devem estar soltando fogos já que são esquerdistas; O atual Arce Bispo de Curitiba está entre eles... Eu ACREDITO FIRMEMENTE NA JUSTIÇA DIVINA... não tarda nem falha!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcelo bergerson

    21/10/2020 22:22:49

    Não se pode dar espaço à marginais, o rigor da lei para eles. Quanto ao silêncio dos “progressitas” não me surpreende.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Otacilio

    21/10/2020 22:03:44

    Parabéns pelo texto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LuizMG

    21/10/2020 21:41:12

    A esquerda é e sempre foi contra tudo e contra todos que não sejam de esquerda. E para tudo que governo faz ou deixa de fazer, eles sempre arrumam uma justificativa. Mesmo sendo injustificável. É o que eu sempre digo. Esse pessoal que se diz de esquerda, não tem a menor ideia do que seja esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lore C . Valent

    21/10/2020 20:59:36

    E o atual Papa não abriu o bico. Mas adora falar sobre a Amazônia...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    21/10/2020 20:54:02

    O que se pode esperar de uma ralé chamada esquerda??

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    21/10/2020 20:52:40

    Como o Pinochet está fazendo falta no Chile...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    kukafe

    21/10/2020 19:40:13

    principio das dores...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]