i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Hidroxicloroquina e Tamiflu

Para falar em “evidência científica” é preciso entender os níveis de evidência

  • [24/07/2020] [16:20]

Há pouco mais de um mês fui procurada por um grupo de médicos querendo relatar os níveis de evidência científica que estão colhendo com o uso da hidroxicloroquina no tratamento de pessoas com sintomas leves de Covid-19. Pelo que me disseram, os médicos pró-tratamento precoce se organizaram em grupos de WhatsApp no Brasil inteiro e já somam 4.736 profissionais.

Apesar de serem milhares, esses médicos reclamam, com razão, da falta de espaço na imprensa, acostumada a ouvir só os presidentes das entidades de classe que, segundo eles, não são científicas, apenas associações médicas mesmo. Eles são a prova viva de que há muita divergência entre os associados dessas mesmas entidades, assim como acontece em outras profissões. O presidente da OAB, por exemplo, está longe de ser a voz uníssona de todos os advogados do país.

Uma das queixas dos médicos que aderiram ao protocolo do Ministério da Saúde e estão tratando doentes logo nos primeiros sintomas - todos da linha de frente dos consultórios, muitos também pesquisadores -, é a de que os presidentes da Sociedade tal ou da Associação tal estão alardeando como prova de ineficácia do remédio pesquisas com resultado inconcluso, por falha na metodologia.

Dois dos estudos publicados mais recentemente, em 16 de julho - um na Inglaterra, outro nos Estados Unidos -, ambos apontados como inconclusos, serviram realmente de base para "novas recomendações contra o uso da hidroxicloroquina em pacientes na fase inicial de Covid-19" por entidades médicas brasileiras. Mas neles não há sequer indicação dos níveis de evidência científica tão exigidos.

Na minha visão leiga nem deveriam ter sido considerados sem conclusão. Um deles mostrou resultado 50% melhor entre os pacientes medicados. De cada 100 que receberam o remédio 2 evoluíram para fase mais grave da doença, enquanto que no grupo não medicado foram 3 em cada 100. Se multiplicar isso por 10, a diferença será de 20 para 30 pacientes internados. Isso já significa lotar uma UTI num hospital de grande porte.

Mas as pesquisas não são publicadas como inconclusas ao leo. A análise das revistas científicas segue critérios. Conforme a metodologia e a quantidade de amostras analisadas, os responsáveis pelas publicações classificam os estudos como positivos, negativos ou inconclusos e atribuem a eles níveis de evidência científica e graus de recomendação de uso.

Se você for curioso o suficiente sugiro dar um olhada no site que divulga as pesquisas médicas para ver que os estudos inconclusos mencionados acima, altamente relevantes na visão de alguns presidentes de sociedades médicas brasileiras, não se enquadraram em níveis de evidência científica, porque avaliaram grupos de pacientes pequenos e em condições de saúde diferentes. A maioria era jovem, nem precisaria de medicação.

Ou seja, ninguém deveria sequer ter dado bola para pesquisas assim. Deveriam é olhar para os níveis de evidência científica e para o grau de recomendação das dezenas de pesquisas já publicadas com resultado positivo, que em geral vêm sendo ignoradas pelas sociedades médicas e pela imprensa, sabe-se lá por que.

O caso do Tamiflu, usado sem "evidência científica"

Depois de assistir a mais de 20 horas de aulas médicas e debates entre profissionais especializados em infectologia, toxicologia, doenças autoimunes e no estudo da imunidade humana; de ler várias pesquisas, feitas não só no Brasil, e de conversar com médicos e farmacêuticos pró e contra o tratamento precoce, descobri algo que praticamente não se divulga.

Sabia que o famoso Tamiflu (oseltamivir), usado para tratar pacientes de H1N1 - a última gripe forte que se espalhou pelo mundo, em 2009 -, não tinha a evidência científica comprovada nos padrões que hoje exigem da hidroxicloroquina e da ivermectina?

Estudos publicados na época traziam o alerta para os médicos de que o remédio tinha eficácia comprovada apenas por "evidências clínicas". Repare no texto em destaque na página 2 do documento que reproduzo abaixo, publicado pelo Centro de Informação Sobre Medicamentos de um hospital público de Mato Grosso.

"Segundo a FDA (Food Drugs Administration), o nível de evidência clínica deste fármaco para tratar a Gripe A H1N1 se enquadra na categoria C, ou seja, se baseia apenas em opiniões de especialista. Até o momento, não foram encontrados na literatura pesquisada, estudos clínicos controlados e randomizados que tenham testado o Oseltamivir em pacientes com Gripe A H1N1. "

Orientação aos médicos de um hospital público de Mato Grosso sobre o Tamiflu, largamente utilizado em 2009

Ou seja, assim como os remédios agora tão questionados por quem defende que haja "evidências científicas", o Tamiflu começou a ser testado em doentes, que melhoraram. E por causa do resultado que foi sendo observado pelos médicos nos consultórios, entrou no protocolo de saúde do mundo todo apenas com base na "opinião de especialistas". Isso, e apenas isso – a opinião de especialistas – é considerado evidência científica (nível C, mas é).

Níveis de evidência científica

Uma coisa que todo mundo deveria saber antes de usar a expressão “evidência científica” é, portanto, que há vários níveis de evidência. Quando estudiosos decidem fazer uma pesquisa para apurar se determinado remédio funciona ou não para combater os sintomas de uma doença, ou combater diretamente o agente causador daquela doença, os resultados são enquadrados em níveis de evidência e a pesquisa recebe um grau de recomendação.

Normalmente se consideram cinco níveis de evidência e quatro graus de recomendação: A, B, C ou D, sendo que D é o pior, daquelas pesquisas não recomendadas. Para se ter ideia da confusão atual quando dizem que não há evidência científica sobre a eficácia da hidroxicloroquina para Covid-19, já há estudos com grau de recomendação B para o remédio (melhor do que o Tamiflu na época da epidemia de H1N1). E não havia essa gritaria contra o Tamiflu, certo?

O nível que muitos exigem para considerar a hidroxicloroquina recomendável contra Covid-19 é o A, aquele que segue o padrão chamado de duplo cego randomizado, em que os pesquisadores acompanham um grupo bem grande, de mais de 2000 pacientes, com as mesmas condições de saúde, sendo que metade recebe o remédio e outra metade não. E aí comparam os resultados.

Se no grupo que recebeu o remédio tiver mais gente curada, esse é o nível A de evidência para a eficácia do medicamento. Nem mesmo a pesquisa divulgada ontem, feita com pacientes internados em 55 hospitais - e que já está sendo apresentada como prova inconteste da ineficácia do medicamento-, tem esse nível de evidência.

Até porque, dizem os médicos que seguem recomendando o remédio, ele só funciona com pacientes na fase inicial da doença, com sintomas ainda muito leves, porque é um antirretroviral com poder de impedir a proliferação do vírus. A pesquisa foi feita com pacientes hospitalizados. Mesmo que digam que eram pacientes com sintomas leves, todos estavam internados. Quem se interna só por causa de alguns espirros?

Depois de tudo o que li e ouvi, especialmente conversando diretamente com médicos e pesquisadores, entendi que a evidência científica em torno do uso de uma medicação é subjetiva. Para algumas pessoas há resposta clara, para outras, não. Assim como para alguns órgãos existe evidência da eficácia de determinado remédio e para outros, não.

Se você der uma busca na internet por “pirâmide de evidência científica” você vai encontrar desenhos mostrando de forma didática isso que eu estou falando. Algumas tem até mais de cinco níveis: começa com pesquisa em laboratório, pesquisa em animais, aí vem o nível de "opinião de especialistas", o de relatos de casos clínicos, depois o de relatos em série, o de estudo de casos controle até chegar, enfim, no padrão mais abrangente – o tal do duplo cego randomizado.

Classificação dos pesquisadores

Desculpem o tamanho do texto, mas é que esse assunto é tão controverso que merece uma última observação. Os pesquisadores recebem pontuações conforme os estudos que desenvolvem. Tem muita gente por aí dando destaque para pesquisas de estudiosos com pouca pontuação e ignorando estudos feitos por pesquisadores bem mais pontuados.

Não que isso seja necessariamente o melhor critério para avaliar um trabalho científico, mas em tese, quem já fez muitos estudos e tem décadas de experiência, tende a usar métodos melhores de pesquisa do que os novatos.

Seria muito bom se os "fiscais da Ciência" parassem de falar do que não entendem, porque estão criando um antagonismo desnecessário entre os médicos. Ninguém é louco por ter decidido que só o maior dos níveis de evidência deve ser considerado ou insano por estar adotando agora os mesmos critérios da época da gripe H1N1.

É por isso que a preocupação geral deveria ser alertar as pessoas a procurarem um médico logo nos primeiros sintomas e não só quando já estiverem muito mal, com falta de ar, como se recomendava no início da pandemia. Cabe ao médico avaliar, pelo estado de saúde do paciente, pelo seu histórico, por suas características físicas, pela faixa etária, se ele deve ou não ser medicado. E a decisão final é do paciente. É ele o maior interessado em se tratar ou não.

126 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 126 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • E

    Erison

    ± 2 dias

    Cristina, muito bom o seu artigo. Acabo de ver o depoimento de uma médica nigeriana que trabalha em Houston e já recuperou mais de 350 pacientes covid com todos tipos de comorbidades, usando hidroxicloroquina, zinco etc. Com experiencia anterior na África no trato de outras doenças... Se quiser ver seu depoimento, me informe pfv seu email. Erison

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Humberto Malucelli Neto

    ± 2 dias

    Muito bons teus comentários. Sugiro que você, como devido apoio que a estrutura que a Gazeta do Povo pode te dar, atualizar as informações das experiências com os Kits de tratamentos com Ivermectina, hidroxicloriquina, azitromicina, etc, feitos em Porto Feliz, Itajaí, e outros municípios que optaram por Incentivar e até distribuir estes kits. A atualização destas informações nestes locais seria muito útil nesta discussão/queda de braço!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Mesquita

    ± 3 dias

    Excelente e oportuno artigo. Há muita gente falando em ciência sem ter a menor ideia de como a ciência funciona. a Dra. Nise Yamaguchi reiteradamente tenta explicar que há vários níveis de evidência e que os estudos já publicados, sobretudo os "observacionais", já fornecem evidências necessárias e suficientes para a implementação do tratamento na fase precoce da covid-19 com hidroxicloroquina+azitromicina+zinco. Mas os ideologicamente surdos jamais irão ouvir... ou talvez ouçam quando for na pele deles.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    Cristina Graeml, como está a situação em Itajaí, passados alguns dias após a distribuição da ivermectina ? Gostaria de acompanhar a situação. Acho que já se passaram dias suficientes para uma boa análise.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      CRISTINA GRAEML: https://ndmais.com.br/saude/itajai-recebe-mais-20-respiradores-do-governo-de-santa-catarina/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      CRISTINA GRAEML: Grato, Cristina.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 3 dias

      Oi, Freitas. Falei com o Secr de Comunicação da prefeitura de Itajaí na sexta-feira. A previsão deles é ter os primeiros resultados a partir de agosto. Parece que a Universidade de Itajaí, que acompanha o processo, está trabalhando no levantamento dos números e análises comparativas. Ainda tem muita gente internada que já estava em estágio grave da doença antes de a prefeitura começar a distribuição de remédios de forma preventiva. Então ainda há um número alto de internados e algumas mortes sendo registradas. Mas estou acompanhando. Pretendo trazer os resultados e, se possível, uma nova entrevista com o prefeito para os leitores da Gazeta do Povo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plínio

    ± 3 dias

    Texto de uma jornalista profissional. Parabéns. Um conselho: não se candidate a um cargo de jornalista na Rede Funerária porque será despedida no dia seguinte. A Maju Coutinho, do Jornal Hoje, só falta chorar quando fala sobre pessoas usando a cloroquina, alertando que "expecialistas" confirmam que não funciona e pode matar. Só falta dizer que os brasileiros estão desobedecendo as recomendações da Rede Funerária. Aliás, já ouvi um médico "expecialista" dizendo exatamente assim, que a população não está obedecendo a "ciência" e por isso o alto numero de mortes. Jornalistas como você que ainda impedem que eu considere o jornalismo uma organização fake news.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciana Amaral

    ± 3 dias

    A classificação do Centro Oxford para medicina baseada em evidências, disponível em htpp//portal arquivos2.saude.gov.br, mostra 4 graus de recomendação, e em cada grau, níveis de evidências. Segundo a explicação da jornalista, não consigo colocar a cloroquina senão no nível 4, com boa vontade no nível 3. Também não consigo entender como, com milhões de comprimidos Brasil afora, estamos aumentando em casos graves.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 3 dias

      Há relatos documentados de queda drástica em internações em cidades, hospitais e planos de saúde que adotaram o protocolo do MS e usaram, inclusive, remédios como profilaxia (prevenção) em profissionais de saúde a parentes de pessoas infectadas. Relatei o caso da Unimed de Belém semanas atrás, em outro artigo. https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/cristina-graeml/covid-19-nas-capitais-e-o-caso-de-belem-do-para-sumindo-do-ranking-das-campeas/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 3 dias

      Sobre estarmos aumentando em casos graves, não há qualquer informação oficial de que os pacientes internados (graves) foram medicados com o protocolo do MS na fase inicial, ou seja, não se pode fazer essa correlação de que o medicamento não funciona pq os casos graves aumentaram.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 3 dias

      Luciana, o que importa não é como nós, leigos, classificamos as pesquisas, mas como as revistas científicas classificam. Sugiro que acesse o site onde estão publicadas os mais de 60 estudos já feitos com hidroxicloroquina e veja vc mesma como os estudos positivos estão classificados. https://c19study.com/ Ah, vc pode também conferir que os negativos foram para uso do remédio em fases agudas da doença (não funcionou) e os estudos inconclusos apontam falhas na metodologia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    dalby karkle

    ± 3 dias

    Freitas, se vc quer mais informações acerca da Unimed, pesquise o que aconteceu em Belém, PA, começando por volta do dia 15 de maio. Inclusive a própria Crisrina Graeml fez um artigo/coluna tratando do caso. É bem interessante e elucidativo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 3 dias

      Obrigada, Dalby, por lembrar desse artigo. É este aqui. https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/cristina-graeml/covid-19-nas-capitais-e-o-caso-de-belem-do-para-sumindo-do-ranking-das-campeas/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    rdi

    ± 3 dias

    É bom ler quem está tentando entender antes de escrever. O que acontece quando se usa a cloroquina nos primeiros sintomas é que se faz o tratamento para 3 casos: pessoas infectadas pelo corona vírus; pessoas com gripes e resfriados comuns; pessoas com outras doenças ou somatizando sintomas. Como estão sendo feitos poucos testes somam-se os 3 tipos e se chega em um nível de eficiência irreal e por isso não confiável. No caso da H1N1 os relatos clínicos eram mais confiáveis exatamente por ser utilizado em casos graves em que era mais fácil fazer o diagnóstico da doença. Se qualquer gripe for tratada com a cloroquina e quem sobreviver entrar como curado da covid o remédio passa como milagre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      rdi

      ± 3 dias

      Uma pena a Cristina não responder.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      rdi

      ± 3 dias

      Importante ainda lembrar que mesmo no caso de infectados pelo corona a taxa de sobrevivência sem nenhuma tratamento é muito alta. Sendo assim os relatos de cura podem ser apesar do uso da cloroquina e não como resultado do uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Cristina

    ± 3 dias

    Cris, vc é a nossa voz!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 3 dias

    Otima matéria. Imparcial e detalhada. Desmistificando os "argumentos científicos".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON

    ± 4 dias

    Oi Cristina , só passando para continuar a lhe prestar meu apoio !Acho que deve ter recebido muitas malcriações , mas graças a Deus a maioria inteligente e bem informada está do teu lado !!! Continue assim !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edilson francisco

    ± 4 dias

    Muito bom ,a colocação dos médico, quem tem que aborda problema de saúde e médico. Infelizmente todo querem ser médico. Parabéns pelo conteúdo colocado pela jornalista

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Maia

    ± 4 dias

    Ótimo texto. Uma jornalista de verdade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 4 dias

    IvoHm escreveu>>>"Vou utilizar aqui um argumento puramente econômico. Se as Unimeds estão receitando o protocolo já nos primeiros sintomas, devem ter chegado à conclusão que tratar preventivamente é mais barato que custear uma UTI por quinze dias. E pelo jeito, está funcionando... Pra Torcida do Coronga: o avião está caindo, mas é melhor não usar os paraquedas, pois eles não foram homologados pelo Inmetro." >>.> COMO SOU FÃ DA VERDADE, PERGUNTO: QUAL UNIMED ADOTOU ESSE PROCEDIMENTO? Pesquisei e somente encontrei uma única, a de BRUSQUE (SC). Se alguém puder me auxiliar a achar outras, agradeço. Na família temos associados da Unimed e precisados de mais informações.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 3 dias

      A primeira de que se tem notícias foi a Unimed de Belém, que saiu do caos (com superlotação da UTI do seu hospital particular e gente sendo entubada sentada no corredor, segundo relato da própria diretora, Dra Vânia Brilhante) para a de consultórios vazios em uma semana, apenas tratando os pacientes com sintomas leves e as pessoas com quem convivem, preventivamente. Relatei esse caso aqui há algumas semanas. Confira. https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/cristina-graeml/covid-19-nas-capitais-e-o-caso-de-belem-do-para-sumindo-do-ranking-das-campeas/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 4 dias

      Freitas, o ivohm deve ter lido no grupo pró-bolsonaro no whatsapp.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 4 dias

    BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO CORONAVÍRUS 163 25/07/2020 – 19h Itajaí chegou neste sábado (25) a 2.953 pessoas infectadas pelo coronavírus e 84 mortes em decorrência da doença. Do total de contaminados, 2.498 estão curados (84,5%) e 371 estão com o vírus ativo. Há ainda 199 pessoas com suspeita da doença aguardando resultado de exame. A Vigilância Epidemiológica também investiga outros 220 casos confirmados pelo boletim estadual neste sábado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 3 dias

      Nesse momento ainda não é possível afirmar nada, aliás, segundo o secretário. Em agosto saberemos. Metade da população, um total de 110 mil pessoas, aceitou tomar a medicação, após consulta médica e sob prescrição médica, sabendo que mal o remédio não faz. E talvez faça muito bem na prevenção de Covid-19. Os médicos (e, neste caso, o prefeito, que também é médico) estão tentando achar uma solução para salvar vidas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 3 dias

      Todo o Sul do país está vivendo agora, durante o inverno, o pico do contágio. Estou em contato com o secretário de Comunicação de Itajaí para saber quando terão levantamento do número de novos internados, após o início da distribuição de ivermectina como profilaxia. É apenas isso, o número de internações, que vai revelar se a medida foi bem sucedida. Como os pacientes graves costumam ficar de 3 a 5 semanas na UTI, não se pode associar as mortes de julho à ineficácia do remédio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DIANA de luca

    ± 4 dias

    Cristina , muito bacana, quando lemos algo que gera confiança, vc passa isso. Difícil hoje, acreditarmos em tudo que lemos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCO ANTONIO DE SOUZA CUBAS

    ± 4 dias

    excelente matéria, Cristina Graeml deveria dar aula de jornalismo a muitos que se dizem bambambam da imprensa. Parabéns !!! tem colunista que me faz quase cancelar a assinatura do jornal online, dai aparece uma matéria de Cristina Graeml e dá vontade de pagar o dobro para a Gazeta !!! ehehehe

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 3 dias

      Obrigada, Marco. A área de Vozes da Gazeta do Povo é um microcosmo da sociedade, com visões bastante diferentes da realidade e interpretações igualmente diversas dos fatos. Acredito que ter acesso à pluralidade de pensamentos nos ajuda a formar nossa própria opinião e a reforçar nossos valores.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jose rodorval ramalho

    ± 4 dias

    Jornalismo maiúsculo na veia! Escrita tão impecável quanto o raciocínio. Vida longa a Cristina. Vida longa à Gazeta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 4 dias

    Excelente matéria para quem desconhecia e tem interesse em aprender algo de útil para poder se defender das inverdades plantadas por maus-caracteres,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 4 dias

    Parabéns. Aula de jornalismo para colegas idiotas comunas parasitas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eneida

    ± 4 dias

    Na epidemia do h1n1 não tinha Xi Jinping com seu sonho de dominar o mundo até 2030, nem Tedros, comparsa do governo chinês, na OMS. A crise que deveria ser de saúde pública transformou-se em uma oportunidade de ouro para quebrar as economias do mundo e facilitar as coisas para a China.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Baulé

    ± 4 dias

    ótima reportagem, devia servir de exemplo para alguns colegas menos dotados ou menos profissionais do mesmo jornal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giordano Bruno

    ± 4 dias

    Algumas informações sobre o fracasso da ventilação mecânica no tratamento da Covid. Mortes de pacientes Covid submetidos a respiradores: Reino Unido - 58,8% Nova Iorque - 88% Enfim, deixar agravar e colocarvem respiradores não é eficaz. Enquanto não aplicarem o tratamento precoce (como fixeram na Itália desde 17/03/2020) a epidemia não não vai diminuir. https://www.startmag.it/innovazione/ventilazione-meccanica-anti-covid-19-che-cosa-e-successo/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giordano Bruno

    ± 4 dias

    Em 17/03/2020, na Itália, foi adotado o tratamento PRECOCE. Agora raros pacientes chegam a agravar a ponto de necessitar de UTI. Todos os hospitais de campanha foram desativados. Milhares de respiradores retirados serviço. Em todo o país restam menos de 50 pacientes em UTI. Precoce significa tratar desde o 2o. dia de sintomas, com base no diagnóstico clínico. Sem esperar alguns dias em que a doença evolui para a fase 2 e aí a possibilidade de cura é muito reduzida. https://www.corriere.it/salute/malattie_infettive/cards/covid-19-punto-farmaci-studi-corso-dati-scientifici/antivirali-medici-famiglia_mobile.shtml

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 4 dias

      Giordano Bruno: NÃO é verdade. Está suspensa desde MAIO. A notícia postada por você era de MARÇO.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Giordano Bruno

      ± 4 dias

      Suspenderam testes em casos avançados. Lá a autonomia do médico é respeitada. A cloroquina está no mercado e é um dos medicamentos usados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 4 dias

      França, Itália e Bélgica suspendem uso de cloroquina para covid-19 por segurança. Notícia UOL em 27/05/2020.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eire Emilio Zimmermann

    ± 4 dias

    Ufa, ainda existem boas matérias. Parabéns e obrigado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anderson

    ± 5 dias

    Prezada Cristina. Sugiro a leitura deste artigo: https://emj.bmj.com/content/early/2020/07/09/emermed-2020-210098.full

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 5 dias

    Cristina, parabéns pela sua reportagem. Mas para acalmar alguns que se declararam inimigos mortais da hidroxicloroquina, quando começarão a proibir a aspirina? E fico feliz que a quantidade de concordância foi altíssima, e muitos (não todos) que não gostaram acabaram usando argumentos até agressivos. Uma pena, o debate não existe do lado dos que usam a ideologia como escudo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 5 dias

    Vou utilizar aqui um argumento puramente econômico. Se as Unimeds estão receitando o protocolo já nos primeiros sintomas, devem ter chegado à conclusão que tratar preventivamente é mais barato que custear uma UTI por quinze dias. E pelo jeito, está funcionando... Pra Torcida do Coronga: o avião está caindo, mas é melhor não usar os paraquedas, pois eles não foram homologados pelo Inmetro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 4 dias

      COMO SOU FÃ DA VERDADE, PERGUNTO: QUAL UNIMED ADOTOU ESSE PROCEDIMENTO? Pesquisei e somente encontrei uma única, a de BRUSQUE (SC). Se alguém puder me auxiliar a achar outras, agradeço. Na família temos associados da Unimed e precisados de mais informações.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 5 dias

    Em momentos de guerra como estamos vivendo nesta pandemia o que precisa ser um consenso entre médicos e pacientes é opinar que tais medicamentos existem e que estão sendo comprovados em outros países como antivirais. A partir daí se o paciente quizer aderir ao tratamento, tudo certo, caso contrário fica o nosso respeito...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 5 dias

    "Os países que foram "exemplo" mas sofrem agora com segunda onda de covid-19." - (BBC) (notícia de há 6 horas)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wander

    ± 5 dias

    Por falar em associações, a AMB, Associação Médica Brasileira, demorou, mas divulgou nota recomendando que médicos e pacientes, de comum acordo cheguem a um consenso sobre o tratamento, inclusive utilizando-se de remédios off label. Estes remédio são desenvolvidos, e aprovados pra tratar de determinadas doenças, mas com o decorrer do tempo se descobre que podem ser eficazes em outras. A AMB também relata horrorizada que houve intensa comemoração, quando algumas pesquisas duvidosas, atestaram que a HCQ não era eficaz. Em resumo vale o consenso médico/paciente, COMO SEMPRE FOI, não descartando o uso da HCQ.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kátia Fraga

    ± 5 dias

    Talvez você devesse ensinar algo a seu colega Macalossi. https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/guilherme-macalossi/cloroquina-e-o-bezerro-de-ouro-da-esperanca-alheia/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kátia Fraga

    ± 5 dias

    Talvez você devesse ensinar algo a seu colega Macalossi. https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/guilherme-macalossi/cloroquina-e-o-bezerro-de-ouro-da-esperanca-alheia/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo Henrique

      ± 5 dias

      Acho que esse é caso perdido.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 5 dias

    parabéns, ótimo texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pindorama

    ± 5 dias

    Todos tomando cloroquina e dê-lhe 1300 por dia!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 5 dias

    Eu também não suporto mais essa mania que a Cristina tem de ouvir sempre o mesmo "lado". Que é isso?! Só porque é o lado que vem obtendo bons resultados, que tem salvando vidas, que aliás não tem outro interesse além deste? Só por isso?! Que preconceito - Cristina - com o lado da grande indústria farmacêutica, que não quer ouvir falar de remédios antigos, baratos, de patente expirada! Má vontade, ainda, com o lado dos políticos que querem faturar com o COVIDÃO! E o lado daqueles que querem ganhos maravilhosos com respiradores superfaturados? E o lado dos medalhões da medicina q condenam o uso da HCQ, mas usam neles mesmos? Realmente, Cristina, deixo aqui minha indignação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 4 dias

      Paulo Henrique: que eu saiba o Remdesivir não está liberado para venda no Brasil. O presidente tomou cloroquina, mas faz 2 exames de eletrocardiograma por dia . Estranho , porque dizem que não tem efeito colateral. Quer dizer, acredita mas não muito. O ministro da educação também está com covid e diz que toma cloroquina. Agora está com pneumonia. Será que continua "só" com cloroquina ? É fácil acreditar em um "remédio" quando se tem um médico particular do lado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Henrique

      ± 5 dias

      Eu sugiro q assista aos demais vídeos da Cristina, eles trazem muitos casos de sucesso. Dentre eles chama a atenção a questão dos Planos de Saúde, a exemplo das Unimeds e do Prevent Senior, q vêm tendo bons resultados distribuindo o protocolo de HCQ. Como é óbvio paciente doente grave é prejuízo p/ o plano, de modo q eles não estão aí para fazer política ou graça. A indústria farmacêutica tenta emplacar o Remdesivir, q catapulta o preço de tratamento de pouco mais de 20 reais p/perto de 20mil reais. Há outras formas de lucro, mas não há espaço aqu. David Uip não desmentiu, mas foi desmentido, vazou a receita. Outro medalhão, Roberto Kalil, também tomou. Até o Presidente tomou e ficou bom!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 5 dias

      paulo, que lado vem obtendo bons resultados ? Onde ? Só no Brasil do bolsonaro. A grande indústria farmacêutica está vendendo que remédio caro ? Nenhum, porque não existe remédio. Quando você escreveu COVIDÃO me lembrei do CENTRÃO. É quase a mesma coisa. Políticos aproveitadores. Respirados superfaturado é caso de cadeia. Assim como também é crime superfaturar merenda escolar, obra pública, rachadinha, etc. Não sei quais são os medalhões que usam cloroquina. Falaram do David Uip, mas ele desmentiu. E falando em mentira temos um presidente que não é muito de falar a verdade, vide o problema com fake news. Inclusive o facebook andou bloqueando a conta de pessoas da família bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VivaoBrasil

    ± 5 dias

    Mais um artigo feito para obter likes dos adoradores do mito. Por favor Cristina faça uma reportagem ouvindo o "outro lado". Entreviste pesquisadores, médicos e infectologistas que são contra o uso da hidroxicloroquina e ivermectina. Esses médicos sim podem argumentar e contestar TUDO o que você defende no texto. Nós aqui somos meros leitores , cheios de "achismos". Um BOM DEBATE tem que ouvir os dois lados. Obrigado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      Obrigada. Lamento de verdade que esse debate seja contaminado pela política. É ruim para os médicos. É péssimo para os pacientes. É preciso era respeito com quem está doente, tem medo de ter o estado agravado e opta por se medicar. É preciso ter respeito pelos médicos que prescrevem os medicamentos que julgam ter o poder de segurar a replicação viral. E é preciso respeito também por quem pensa diferente. Só assim há progresso nas discussões. Abs. Bom domingo e saúde pra vc.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 5 dias

      CRISTINA GRAEML: Agradeço o seu interesse em escutar o outro lado. Não sabia da dificuldade. Realmente, não tem como obrigar as pessoas a falarem com você. Novamente você fala em Zero de política, mas não é isso que sugerem os comentários. As pessoas, inclusive algumas muito nervosas, associam os resultados ao presidente bolsonaro. Se o mito "defendesse" o uso de outro medicamento, seria esse o usado por eles. Obrigado por sempre responder de maneira educada. Abraço.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 5 dias

      admar: não precisa desenhar porque acho que você não consegue. É muito para a tua capacidade. O outro lado foi ouvido pela Globo ? Cuidado o seu mestre disse que não é para assistir a Globolixo. É bom ouvir os dois lados, não acha ? Você , já deu para perceber, é uma pessoa nervosa. Tome cloroquina, parece que o seu mestre disse que também faz bem para ataque de nervos. Até para emas ele está oferecendo. Tenho amigos que não tomaram cloroquina e não tiveram problemas. Inclusive 90% das pessoas NÃO TERÃO PROBLEMAS. Os médicos que estão no front pedem que haja o isolamento social e não o uso da cloroquina. Entendeu ?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      VivaoBrasil, eu já expliquei aqui, inclusive p vc, mas vou repetir. Estou há mais de um mês tentando promover um debate entre o pres da Soc Bras de Infectologia (maior inimigo do tratamento precoce) e um médico que adotou o protocolo do MS e tem obtido excelentes resultados. Só que o Dr Clóvis diz q não tem agenda. Pedi q ele indicasse outro nome e sigo aguardando retorno. Não posso obrigar as pessoas a falarem, mas estou insistindo.// Aproveito p dizer q o artigo era sobre Ciência e níveis de evidência científica. Zero de política. Te convido a ler até o fim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 5 dias

      O "outro lado", já foi ouvido demais prezado. A Rede Lixo e tutti quanti falam por si. Vc entendeu o texto da Cristina? Sabe interpretar? Se sabe, "o bom debate" é sempre a teu favor, claro. Entenda inteligente: o coquetel recomendado por milhares de médicos, eu disse milhares de médicos, que estão no dia a dia, no front, nos consultórios não valem nada, né valente? Tenho parentes, amigos médicos que prescrevem o kit, desde que no ício da contaminação. com toda a segurança e com resultados. Entendeu? O vai precisar desenhar?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 5 dias

    Parabéns Cristina

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manfred Schmid

    ± 5 dias

    Parabéns, Cristina Precisão cirúrgica, como sempre. Espero que alguns fedelhos, que se dizem colunistas aí na GP leiam seu texto e desistam de escrever guiados apenas pela ideologia quadrúpede.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 5 dias

      kkkkk Esses comentários mostram a ideologia de quem escreve. NÃO existe comprovação científica do uso do medicamento. Quem fala contra é fedelho, quadrúpede e desqualificado. Quem defende é profissional qualificado. Gostam de ouvir apenas no que acreditam.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Henrique

      ± 5 dias

      E diga-se de passagem, é um mistério a manutenção desses fedelhos travestidos de jornalistas aqui na GP, em meio a profissionais tão qualificados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giselle

    ± 5 dias

    Parabéns Cristina pelo nível dos seus textos e pela busca de visões fora da caixinha padrão do jornalismo atual. Concordem ou não os leitores, vc eleva o nível de debate.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J.A.O

    ± 5 dias

    Prezada Cristina, Parabéns pela dedicação na busca de informações até então desconhecidas da maioria. O que nos levam a dois ditos populares: 1º - "Contra fatos não há argumentos". O maior problema atual é a ausência de fatos, propositalmente ocultos pelos que viram nesse vírus a oportunidade de impor ao mundo a supremacia de organizações unilaterais - o que nos leva ao dito nº 2 - "Manda quem pode, obedece quem tem juízo". Aqueles que não tem seguidos as recomendações da OMS são sumariamente cancelados e tidos como genocidas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Felipe Bruschi

    ± 5 dias

    ensaios clínicos randomizados são o único nível de evidência aceito por CIENTISTAS SÉRIOS para intervenção como prescrição de medicamentos. 1 ensaio tem mais força que qualquer dezena de estudos observacionais como as baboseiras em que se apoiam os cloroquinistas e a mídia irresponsável e obscurantista. TEMOS SIM, ensaios internacionais com pacientes não internados com sintomas leves usando cloroquina que não demonstraram melhora. NÃ HÁ ensaios cr demonstrando eficácia da cloroquina!! Defender informações sanitárias politizadas contra ciência é má fá jornalística. E sim, tamiflu não funciona para o desfecho primário conforme revisões sistemáticas recentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LEANDRO MULLER

      ± 5 dias

      E quando não existe uma opção “séria “ específica, faz o que? Nada?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 5 dias

    O antigo protocolo que indicava somente procurar o hospital quando da existência de sintomas graves provavelmente resultou em milhares de mortes desnecessárias.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      J.A.O

      ± 5 dias

      Esse era o protocolo do ministro da ¨Ciência, Ciência, Ciência¨.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valmor Machado

    ± 5 dias

    Muita gente contra os tais medicamentos, porem , quantos já foram curados , com quais medicamentos foram curados. Nunca publicam quais medicamentos curaram quem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 5 dias

    Boa Cristina, os fatos, a verdade deve se impor. O que se vê, e isso cheira a perseguição rasteira é o modo como parte da imprensa e desses conselhos médicos usam de política rasteira para desqualificar o kit de medicamentos que poderia evitar internamentos e mortes. Pois é, outro dia comentei sobre o Tamiflu, fiz exatamente essa mesma pergunta que vc faz. Não tinha "evidências cientificas", né? Mas lá em 2009 podia. Bando de hipócritas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 5 dias

    Cristina, você publicou seu video nas redes sociais? Ele é uma serventia pública!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      Oi, Marcelo. A equipe de mídias programa a publicação nas redes sociais. Deve ser publicado sim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 5 dias

    TEM ALGUMA SERIEDADE NESTA AFIRMAÇÃO ? >>> Quantidade de ivermectina que matou o novo coronavírus é tóxica para humanos. Testes pré-clínicos realizados até agora com o medicamento foram feitos com o vírus isolado. Dose necessária para matá-lo é 100 vezes maior do que a quantidade presente em um comprimido Fonte: undefined - iG @ https://saude.ig.com.br/2020-07-22/quantidade-ivermectina-matou-coronavirus-toxica-humanos.html

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 5 dias

      Freitas: kkkkk O adMAR virou adPIOR. Deve ser efeito colateral da cloroquina. Lembrando que todos que escrevem que não são a favor da cloroquina, porque não há NENHUM embasamento científico, são tachados de esquerdistas, vermelhos, vagha...dos e outros adjetivos depreciativos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 5 dias

      Admar Luiz: Você está muito nervoso, cara. Faço uma pergunta e você já vem rosnando? Calma, Admar. Seu nome não vai ser mais adMAR, vai ser adPIOR. Um bom final de semana.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 5 dias

      Claro que não tem seriedade, energúmeno? Vc está à serviço de quem petralha? Leu o texto? Interpretou direitinho? Parece que não, né? Em 2009 vc deve ter tomado Tamiflu sem receita médica e sem "evidência científica, né valente? Tomou em excesso, acho eu. Sabe por que? O remédio subiu até seus miolos. Não deu outra, cognição, sinapses? Non lo so. kkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 5 dias

    Belo texto. chego a conclusão que "cada cientista com sua mania" ou melhor com seus interesses ou, ainda, defendendo interesses de laboratórios.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RENATO VOLPI JUNIOR

    ± 5 dias

    Perfeito Cristina. É triste ver muitos médicos disseminaram o caos. Sobre evidência científica lembro que o chá com mel e limão que aprendi com minha vó também não tinha !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Antonio Roquette Reis Filho

    ± 5 dias

    Cristina, não me canso de te elogiar. Mais um artigo que é uma aula de jornalismo. Como médico posso afirmar que os estudos científicos vem sendo usados para atender interesses outros que não os da ciência e/ou o bem estar dos pacientes. Como exemplo sugiro olhar a polêmica sobre o estudo Excel que comparou cirurgia X angioplastia. O escândalo foi parar numa reportagem da BBC e é facilmente encontrada no Youtube (Excel trial scandal).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      Obrigada, Dr. Fernando., por contribuir com informação verdadeira e trazer mais elementos para o debate. Vou pesquisar esse caso sim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Antonio Roquette Reis Filho

    ± 5 dias

    Cristina, não me canso de te elogiar. Mais um artigo que é uma aula de jornalismo. Como médico posso afirmar que os estudos científicos vem sendo usados para atender interesses outros que não os da ciência e/ou o bem estar dos pacientes. Como exemplo sugiro olhar a polêmica sobre o estudo Excel que comparou cirurgia X angioplastia. O escândalo foi parar numa reportagem da BBC e é facilmente encontrada no Youtube (Excel trial scandal).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 5 dias

    Cristina pare de bater a carteira do Alexandre Garcia! Fake news com a Cloroquina é a praia dele! Que feio isso, tantos outros assuntos para passar pano no Governo, vcs que se organizem melhor poxa.... Desservico...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      Tiago, a discussão aqui é sobre Ciência e níveis de evidência cientifica. Ouvi médicos e pesquisadores. Não há discussão política nesse artigo, apenas fatos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 5 dias

      Sinto vergonha alheia por você.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alto da XV

    ± 5 dias

    Medicamentos baratos dão pouco lucro, protocolos que evitam tratamentos complexos fazem circular pouco dinheiro, doenças controladas em fase inicial, sem estardalhaço, trazem poucos dividendos políticos. A saúde da população nunca foi o objetivo real da resposta estocástica à pandemia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gisa

    ± 5 dias

    Uma vergonha essa matéria, a eficácia de um medicamento tem que ser comprovada cientificamente para que o seu uso seja recomendado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 5 dias

      Carmo : no seu caso deve ser fanatismo. "Ave mito".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 5 dias

      Acho que vocês deveriam procurar tratamento, pois detecto sérias deficiências cognitivas nos dois (Gisa e Bundalelê), estão com dificuldades de interpretar textos e lidar com dados extraídos da realidade. Prefiro pensar que seja um problema médico ao invés de desonestidade intelectual.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jêniodarassa!

      ± 5 dias

      Ela é discípula do Alexandre Garcia. Foi na mesma água dele.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cogito ergo sum

    ± 5 dias

    Por favor, jogue esse vídeo, liberado, no YouTube. É utilidade pública e por questão humanitária. Obrigado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Cogito ergo sum

      ± 2 dias

      Muito obrigado Cristina. Vi o vídeo liberado e já repassei para vários amigos de vários estados. Saúde e fique cim Deus.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      Oi. Ele será liberado no YouTube da Gazeta do Povo nós próximos dias.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Cristina

    ± 5 dias

    Matéria de utilidade pública, que traz esclarecimento por ser bem embasada. Há muito interesse ideológico-político e financeiro sob esta divergência propositalmente criada para confundir os brasileiros. As instuições internacionais, como OMS, Fundação Gates, e nacionais, como Fiocruz e a Sociedade Brasileira de Infectologia trabalham com intenção de impedir acesso do público a Tratamento pré-hospitalar, com medicação segura e barata e com eficácia comprovada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 5 dias

    Parabéns pela lucidez em seu conteúdo. Tudo isso acontece pela dificuldade das pessoas entenderem a lingua portuguesa: “ Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.” Covardes são os que desacreditam de possíveis saídas para o problema.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jêniodarassa!

    ± 5 dias

    A evidência científica é que temos um charlatão no comando da República do Brasil, receitando e exibindo remédio que não funciona e, mesmo que funcionasse, não teria autoridade para tal e nenhuma associação médica age. O Bozo deveria ter somente 1 direito: ficar de boca costurada e colada com superbonder. Temos charlatões por todos os lados, fazendo espetáculos circenses, seja na porta dos palácios de governo, seja dentro das igrejas evangélicas, seja na mídia econômica que ilude a classe trabalhadora incitando esta a depositar $ no banco, que devolve a juros ridículos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      J.A.O

      ± 5 dias

      Se esse pobre coitado soubesse o significado da palavra charlatão ficaria calado. A final, recairia sobre todos os seus ídolos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 5 dias

    Excelente artigo. Com efeito, A CIÊNCIA NÃO NASCEU com os estudos duplo-cegos randomizados, como alguns querem fazer crer. Muito didático este artigo. Eu já havia ouvido sobre os níveis de evidência na medicina de alguns médicos, sobretudo da Dra. Nise - aliás, uma boa sugestão de entrevista! - o "problema" é que os médicos comentam este ponto importantíssimo com a naturalidade e platitude que o assunto teria em CNTP. Mas não, é preciso frisar, sublinhar, negritar etc. este tipo de informação. Exatamente o que a Sra. GRAEML está fazendo aqui.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valdenize

    ± 5 dias

    Caso se comprove que a cloroquina causa todos os malefícios que vêm sendo a ela atribuídos, a ciência e a saúde terão que explicar 70 anos administrando este medicamento extensivamente para soldados e demais visitantes das florestas, áreas endêmicas da malária. Para eles, não precisávamos de evidências científicas robustas? Neste caso, dívida ética dos cientistas e das associações médicas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      rdi

      ± 3 dias

      Para eles é administrado para combater outra doença. Com comprovação de eficiência. Seguindo o que vc diz poderíamos usar quimioterapia pra tratar covid, e se não funcionar pra covid a gente para de usar pra tratar câncer. Faz algum sentido??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 5 dias

    Cloroquina Cloroquina Cloroquina tem no SUS Não sei se funciona Mas a gente deduz ... O palhaço foi eleito O Cacareco foi eleito O Bozo foi eleito E ele não é direito ... A terra é plana. Sob terra é o plano Para o rebanho brasileiro, do gênio presidencial, do mal. Se ciência não pode, vai poesia mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      J.A.O

      ± 5 dias

      Quando crianças agimos como crianças imitando adultos, e é lindo! mas quando adultos, se agimos como adultos imitando crianças, ai não tem outro diagnostico. esse adulto não desenvolveu capacidade cognitiva para ser considerado racional.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fábio Francisco Baptista de Queiroz

    ± 5 dias

    Parabéns pelo Artigo Cristina, mas parte de alguns pressupostos equivocados vou me ater ao Tamiflu. A droga foi registrada em 2007 no FDA, se não me engano, é logo após por outros órgãos reguladores pelo mundo para esse registro foi apresentado dois grandes estudo duplo cego randomizado padrão A comprovando sua eficácia para tratar o vírus influenza. A H1N1 nada mas é que uma cepa de influenza por isso seria uma enorme surpresa para ciência que ele não funcionase, mas a mensagem citada não está errado não tinha e ainda tem pouco estudos específicos do Tamiflu para o H1N1, por não precisar. Fábio Queiroz Farmacêutico CRF 12996

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      Obrigada, Fábio. Que bom que funcionava e, como sabia-se com certeza que mal não faria, foi usado largamente. Salvou centenas de milhares de vidas. E ainda salva, mesmo sem o duplo cego randomizado. Agradeço demais sua contribuição ao debate.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 5 dias

    Sou farmacêutico, Cristina. Corroboro ipsis literis com seu artigo. Não vi ainda algo tão esclarecedor, suscinto e objetivo em desnudar as nuances desta celeuma. É triste ver, por motivos ideológicos, a ciência ser tratada de maneira desqualificada. Há muitos medicamentos sem eficácia no mercado, e caros. Há aqueles tidos como off label e com desempenho razoável. Não permitir que um médico ou farmacêutico possam dispensar medicamentos por seu livre arbítrio, é uma excrescência. Não vou citar medicamentos para impedir mal ententidos, mas qualquer compendio de farmacologia não segue radicalismos. A hidroxicloroquina tinha reações adversas e contra-indicações bem estabelecidas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pindorama

    ± 5 dias

    Depois dos últimos três grandes estudos, duplo-cego , randomizados e mulricêntricos, inclusive um brasileiro publicado esta semana na revista mais prestigiada do mundo, o New England Medical Journal, todos comprovando a ineficácia clínica da cloroquina, não dá mais para ler uma matéria como esta e não dizer que a autora está equivocada. Não é d ramo. Não tem condições técnicas de avaliar evidências científicas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • ± 5 dias

      Estudo RECOVERY. Que inclusive da outros medicamentos baratos e com disponibilidade. Pesquisem aí. É triste demais ver a politização deste tema. Aqui na Banânia não conseguimos evoluir.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando Antonio Roquette Reis Filho

      ± 5 dias

      Pindorama leia o texto de novo....quem sabe vc entende. Nenhum dos estudos que vc citou foram duplo-cego randomizados e por isso não foram conclusivos. Mas se fez grande estardalhaço sobre eles. Esse é o cerne da reportagem da Cristina.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      Pindorama, não sou do ramo médico ou científico, sou do ramo jornalístico. Entrevisto e reproduzo o que os entrevistados dizem. Entrevistei médicos pró e contra o tratamento precoce. Todos falam dos níveis de evidencias, dos graus de recomendação e apontam que pesquisas inconclusas não devem ser consideradas, pq possuem falhas metodológicas. Sugiro que leia as pesquisas que mencionei e dps conversamos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 5 dias

    Você tem toda a razão Cristina. São várias Unimed no Brasil e já várias fazendo recomendação do uso da hidroxicloroquina com outros compostos já nos primeiros sintomas. Evidentemente, baseado na experiência multi dos diversos médicos na linha de frente deste problema. Há sim controvérsias exatamente porque uma turma quer a recomendação final. Os primeiros entendem que já basta o experimental. Entretanto, o que a gente vê mais que a controvérsia médica há sim a politização do problema. Infelizmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      Pois é, João. E aí vamos fingir que esses quase 5 mil médicos não existem? Vamos taxá-los de irresponsáveis? Vamos ignorar que a imensa maioria de seus pacientes se curou? Eu, como jornalista, não omito parte dos fatos nem descarto ouvir todos os lados e dar voz aos que obtêm resultados positivos que interessam à população.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fred. 1996

    ± 5 dias

    Parabéns pelo artigo. A esquerda brasileira me faz lembrar o vídeo das crianças vibrando e gritando " corona, corona, corona", quando um professor anuncia que as aulas seriam suspensas. Importante termos jornalistas com opiniões elaboradas e embasadas. Obrigado pelos esclarecimentos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EVANDRO MARCIO ARESI

    ± 6 dias

    Estimada Cristina, a ciência médica chegou onde chegou porque tem método. Não que ele seja perfeita, mas tem funcionado. Chega dessa conversa vazia para justificar opções políticas , é hora de sair das trevas. Há muita luz aqui fora.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • K

      Kátia Fraga

      ± 5 dias

      Verdade, Evandro, como alguém pode falar em garrafada do Chico Preto chamada hidroxicloroquina? É tanta escuridão que você não consegue nem interpretar um texto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • K

      Kátia Fraga

      ± 5 dias

      Verdade, Evandro, como alguém pode indicar a garrafada do Chico Preto chamada hidroxicloroquina. É tanta escuridão que você não consegue nem interpretar um texto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      Oi, Evandro. Não há absolutamente nada de político nesse artigo. Entrevistei apenas médicos e pesquisadores para escrever a coluna. E vc tem razão: há muita luz aqui fora. A ciência médica chegou aonde chegou porque tem método. É disso que se trata o artigo, Método, níveis de evidência, graus de recomendação, constatações clínicas. Com o Tamiflu não houve trevas, médicos e pacientes não precisaram conviver com mais um drama, além do próprio combate à doença. Devíamos trazer lições do passado para iluminar essas trevas que jogam sobre profissionais empenhados em salvar vidas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUILHERME SIMAS DO AMARAL CATANI

    ± 6 dias

    Parabéns pelo excelente texto. Por mais jornalistas assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulista

    ± 6 dias

    Muito bem Cristina, isso é jornalismo sério.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURICIO

    ± 6 dias

    Virgem santa. A colunista só fala em cloroquina e vermífugo. Que barbaridade. Muda o disco.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 5 dias

      Cristina, TODOS os médicos trabalham para salvar vidas ou só os que receitam hidroxicloroquina ? Ouça médicos dos dois lados, caso seja possível. Obrigado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 6 dias

      Oi, Maurício. Falei do Tamiflu desta vez também, não sei se vc se atentou para este "detalhe", que foi uma das razões de ser do artigo. Aproveito para te dizer que enquanto houver gente fazendo confusão e médicos dispostos a esclarecer, seguirei como porta voz. Esta é a missão do Jornalismo: ser a voz da sociedade para a sociedade. Que bom que você não tem dúvidas sobre os níveis de evidência científica e os graus de recomendação. Sigamos com respeito aos médicos, que estão trabalhando muito buscando salvar o máximo possível de vidas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.