i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Liberdade de Expressão e de Imprensa

STF promove censura, mas ainda temos o direito de ficar indignados

  • [27/07/2020] [20:29]

A propósito de mais uma arbitrariedade do STF - ter obrigado plataformas digitais a bloquear 16 perfis, promovendo censura ao impedir que seus donos exerçam o direito constitucional de livre expressão -, convidei o advogado criminalista Elias Mattar Assad para um bate-papo online que ganhou tons de desabafo.

"Sinto a dor da desilusão nas grandes esperanças", disse o advogado com quase 40 anos de exercício do Direito e larga experiência na Justiça criminal, referindo-se ao seu sentimento diante do momento atual, em que integrantes da Corte Suprema do país desrespeitam a Constituição.

Elias Assad referia-se à grande esperança que sentiu quando viu a Constituição de 1988 ser aprovada. Na entrevista, que você pode conferir clicando no play do vídeo no topo desta página, ele conta que começou a atuar como advogado oito anos antes da aprovação da Constituição e, àquela época, imaginava estar presenciando o surgimento da ordenação jurídica necessária a um Estado recém-saído da ditadura, que pleiteava viver em liberdade plena.

"Nós tínhamos uma esperança tão grande num novo país, num Estado Democrático de Direito autêntico... Me parece que pensamentos e culturas resistentes estão desconstituindo o que está na Constituição."

Elias Mattar Assad, advogado criminalista

A "desconstituição da Constituição" são as prisões arbitrárias (até de jornalista) e a censura à imprensa impostas pelo ministro Alexandre de Moraes no famigerado inquérito das "fake news", que, nunca é demais lembrar, foi definido por seu colega de toga Marco Aurélio Mello como o inquérito do fim do mundo e que a população apelidou, com razão, de inquérito da censura.

Censura, liberdade de imprensa e liberdade de expressão foram alguns dos temas da nossa conversa, ao vivo, nesta segunda-feira (27) no perfil da Gazeta do Povo no Instagram, que reproduzo aqui.

A entrevista tem cerca de meia hora de duração. No começo o advogado, que defende o jornalista Oswaldo Eustáquio, preso recentemente por ordem do ministro Alexandre de Moraes, comenta o absurdo de o STF ter mantido na cadeia por dez dias um profissional de imprensa que não é acusado de crime nenhum, sequer indiciado estava.

Carta Aberta ao STF

Elias Mattar Assad comenta na entrevista a Carta Aberta que ele redigiu e encaminhou ao STF, apontando as arbitrariedades cometidas contra seu cliente e pleiteando a revisão de algumas das condições impostas a ele para que pudesse ser solto.

Não é mesmo coerente proibir o jornalista de se aproximar a menos de um quilômetro da casa de ministros do STF, se ele sequer sabe aonde os ministros moram. Ou proibi-lo de se aproximar do Tribunal, sendo que a região onde fica a Suprema Corte está no caminho para a casa do jornalista.

O advogado também questiona duramente o descumprimento do artigo 5° da Constituição, que prevê, entre outros direitos, a livre manifestação do pensamento e o livre exercício das profissões; e o artigo 220, onde está escrito que não poderão sofrer qualquer restrição "a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo".

Nesse artigo 220 os dois parágrafos falam que "nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social" e que "é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.”

Não foi à toa a indignação do advogado na carta e na entrevista.

"Todo juiz quando assume, do juiz substituto ao ministro decano do Supremo Tribunal Federal, diz "assim o prometo", com a mãozinha levantada. Assim eu prometo o quê? Cumprir a Constituição e as leis nacionais. Não espero um perjúrio democrático, que é jurar em falso. A democracia se baseia no respeito às leis, por isso que é Estado Democrático de Direito. Então o juiz, que é o intérprete, ele deve cultuar o Direito."

Estamos, então, vivendo uma estado anti-democrático de Direito? A quem recorrer se juízes da última instância de Justiça decidem atuar como delegados, à revelia da lei, criando inquéritos, assumindo funções de investigação que não lhes cabe, mandando prender pessoas que não são acusadas de crimes, censurando revistas e jornais eletrônicos, mandando a polícia fazer busca e apreensão em redações e na casa de jornalistas ou de pessoas comuns e impedindo a livre manifestação do pensamento e de expressão a cidadãos que considera opositores?

Recomendo que assista à entrevista para que você colha mais elementos sobre o abuso de autoridade que está sendo cometido na nossa corte máxima de Justiça. E o risco que todos corremos de sermos tolhidos nas nossas liberdades de pensamento e expressão.

Quem sabe você não se anima a mandar mensagem para os senadores do seu estado pedindo que eles, por sua vez, exerçam pressão sobre o presidente Davi Alcolumbre, único que pode frear os arroubos do STF colocando em votação os pedidos de impeachment de Alexandre de Moraes e de outros ministros que não vem fazendo o básico: cumprir a Constituição.

33 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 33 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • S

    Sr. Walker

    ± 1 dias

    A tal constituição cidadã criou um monstro. Justiça só existe para quem pode pagar caros advogados, eles conseguiriam livrar is maiores criminosos do mundo de pegar mais do que duas semanas de cadeia. Também tornou o país ingovernável. Tamanha a barafunda de regras criadas. Os nobres Vossas Excelências fizerem uns Control C - Control V de constituições que existem pelo mundo afora e se derem poderes que os tornaram o maior entre os três poderes. Erraram permitindo que o Judiciário consiga freá-los um pouco em suas sandices. Meu Senhor Tende piedade de nós.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 2 dias

    Boa Cristina, ótima entrevista. "Ideias somente ideias podem iluminar o mundo", já dizia von Mises. Só discordo do grande advogado aí quando diz que a Carta de 88 foi à grande esperança. Esperança de que? De privilégios, de muitos direitos e de poucos deveres? Roberto Campos, que diga-se estava à frente de seu tempo, chamava a Constituição de 88 de ser "contra o Brasil". Muito detalhe e pouco princípio, muito coração e pouca cabeça, muito direito e pouco dever, muito imposto e pouco serviço. Ele dizia que a Carta era uma excrecência e já nascia velha. Nada como tempo pra dar mérito a ele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jêniodarassa!

    ± 2 dias

    O discurso da liberdade é colocado como se ela estivesse sendo abalada. O que não pode é o abalo da segurança nacional ou da legalidade, ao usar mentiras. A coisa é bem simples. O cidadão já tem a paz social abalada, tem a o direito de ir e vir condicionado a grupos de milícias, tem o acesso a tratamento médico limitado e não vejo comoção pública de autoridades com isto. O STF promove um ajuste nas relações públicas, pois, divulgar e explorar mentiras em benefício próprio em detrimento da verdade, não me parece correto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

    ± 2 dias

    Uma vez que o Alcolumbre não toma atitude alguma contra este estupro constitucional , a OAB não pode denunciar esta atuação do Careca no Tribunal Internacional de Haia?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 2 dias

      Oi, Michael. Perguntei ao Dr. Elias Assad sobre denunciar a tribunais internacionais. Ele dá a opinião dele sobre isso na entrevista. Não fala da OAB em si, mas dos advogados das pessoas que estão tendo seus direitos tolhidos sem sequer haver acusação formal ou indiciamento delas. Confira lá.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    ± 2 dias

    Nem o PL das fake News, nem o ilegal inquérito e as ilegais medidas de cerceamento das liberdades patrocinados pelo nosso STF buscam coibir a mentira; mas sim impedir a divulgação de certas verdades ! Para coibir falsidades ou afrontas, as leis existentes são suficientes. O que por estes dias de fato vivemos é um vergonhoso, ilegal, escancarado e sub-reptício regime de exceção patrocinado pelo STF e pelo congresso nacional, que juntos trabalham no sentido de controlar a nação e amordaçar o povo ! Difícil imaginar que a qualquer tempo alguém possa ter cogitado quanto à possibilidade de tamanho absurdo ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 2 dias

    Muito bem ... confirma aquilo que antes era uma suspeita, agora é uma certeza ... perfeito o seu convite ... onde estão as manifestações dos digníssimos senadores do Paraná ? Nós ainda temos algum senador que nos representa ? E os deputados federaís ? E os estaduais ? Todo o povo está indignado, e os nossos representantes não nos representam !! Vamos mandar muitas mensagens pra ver se esta turma se mexe !! Queremos ver as suas claras manifestações !!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • L

      Luiz

      ± 2 dias

      OK Cristina, obrigado pela atenção, vou ler

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 2 dias

      CRISTINA GRAEML: Entrevista senador Álvaro Dias: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/cristina-graeml/projeto-pelo-fim-do-foro-privilegiado-parado-na-camara-dos-deputados/ Entrevista senador Oriovisto Guimarães https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/cristina-graeml/entrevista-senador-oriovisto-guimaraes-lei-das-fake-news-prisao-segunda-instancia-fim-foro-privilegiado/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 2 dias

      Oi, Luiz. Entrevistei recentemente dois dos senadores paranaenses: Álvaro Dias e Oriovisto Guimarães. Perguntei aos dois sobre os pedidos de impeachment de ministros do STF, que o pres do Senado Davi Alcolumbre nunca coloca em votação. Ambos dizem que ainda falta pressão da sociedade para que o presidente do Senado paute as votações (porque interesse em se indispor com os ministros do Supremo é claro que ele não tem e muitos senadores tbém não). As entrevistas vc pode conferir neste blog mesmo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 2 dias

    Ótima entrevista, talvez o convidado, pelo qual tenho o maior respeito e admiração, tenha sido um pouco brando com a situação. Mas o fato é que a ditadura da toga pratica pelo STF está colocando a democracia em perigo. E provoca reações as vezes até controversas. Mas temos que manter a serenidade, e aguardar elegermos uma renovação do Senado em 2022, pois este que aí está em sua grande maioria está complacente com a situação. Por motivos óbvios.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Luiza

    ± 2 dias

    Perdoe-me, mas quem está 'indignado' com o STF não entendeu a guerra cultural presente no País há décadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 2 dias

    Parabéns Cristina! Só poderia dar nisso colocar pessoas no supremo sem preparo e conhecimento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tony Cruyf

    ± 2 dias

    Muito bom. Artigo perfeito!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 2 dias

    parabéns cada vez melhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 2 dias

    Parabens, merece ser aplaudida de pé.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Tadeu Furquim

    ± 2 dias

    Parabéns Cristina, não podemos deixar de nós indignar e, protestar pelos nossos direitos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 2 dias

    Para quem ainda imagina que o Brasil vive em um regime democrático, engana-se redondamente. Estamos em um estado democrático, porem regido pelo regime ditatorial. Se o STF que é a Instituição mais respeitável do país agem com o rigor desastrado da ditadura e o povo como um todo não vai pra cima dos incompetentes não temos mais nada do que reclamar. É simplesmente cada um resmungar no seu cantinho e ver com "indignação" as atitudes destes bandidos. Indignar diante de tantos absurdos é perder a batalha !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 2 dias

    Ótima matéria. Parabéns Cristina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 2 dias

    Tente pedir ao seu senador para fazer algo, e terá a resposta de que estão fazendo tudo que podem, a verdade e que estão confortáveis com esta situação e nós estamos abandonados, porque a podridão está em todos os Pilates dos 3 poderes. Triste fim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Y

      Yuri Nunes

      ± 2 dias

      Por isso acredito que o melhor para o Brasil é a volta do Império e do poder moderador.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 2 dias

    Estamos caminhando para insolvência da República. Os 3 poderes estão corrompidos e por isso incapazes de cumprir os preceitos constitucionais. Perigo real corremos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Y

      Yuri Nunes

      ± 2 dias

      Se fossemos uma monarquia constitucionalista, isso seria impraticável. Por isso desejo o melhor e que volte o Império.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 2 dias

    CRISTINA GRAEML. Seu entrevistado falou bem, falou certo, mas não transmitiu toda a gravidade que esta situação representa. Não faz muito tempo o Brasil correu o gravíssimo risco de uma "venezuelização", o risco felizmente não se materializou, mas o quão perto passamos disso, o perigo real que corremos sem que grande parte da população se desse conta... Agora estamos vivendo um momento de igual risco, igual perigo, com essas estocadas do STF contra as liberdades fundamentais, contra a Democracia. E o risco agora é ainda maior pq gde. parte da imprensa tornou-se cúmplice desse estado de coisas que vem se formando. Insistir e muito neste tema é questão de utilidade pública.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 2 dias

    Perderam literalmente todo escrúpulo, vergonha e pudor. A prostituição suprema agora acontece com o sol a pino. Para ilustrar com um recorte fechado, no espaço de uma semana tivemos a censura a 16 ou 17 perfis nas redes sociais de conservadores e de apoiadores do Presidente por um ministro do STF e, ato contínuo quase, a notícia de uma 'live' de outro ministro da Corte com um moleque youtuber que que é usado para fazer oposição ao governo. E quando vc acha que viu tudo, o presidente do STF intervém na autonomia estadual criando entrave ao impeachment do governador que está com a lama até o pescoço, mas que tem a ventura - aos olhos do STF e da grande imprensa - de ser opositor do Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RGB

    ± 2 dias

    Quando assumiu a presidencia do Supremo fez um discurso inflamado a favor das liberdades individuais, da democracia e da liberdade de expressao. Daí toma uma atitude destas de cercear a liberdade de expressao de pessoas que a principio nao se tem provas ou condenacoes por dissiminarem fale news ou coisa similar. Um verdadeixo festival de horrores e chamam isto de “Supremo”?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marco Antonio Severo de Souza

      ± 2 dias

      É o horror supremo! Como disse Marlon Brando, "The horror, the horror"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lira

    ± 2 dias

    "A pior ditadura é a ditadura da toga. Contra ela não há a quem recorrer". Rui Barbosa. Qual senador terá coragem de votar a favor do impeachment desses togados? Estão todos atolados até o pescoço em processos que se arrastam por décadas no STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARIZA DIOGO COUTINHO

    ± 2 dias

    Parabens Cristina. Como sempre, excelente conteudo. Parabens Gazeta pela excelente articulista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.