i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Escolha de reitores

Fachin ignora lei e muda entendimento sobre escolha de reitores nas universidades

  • 16/10/2020 13:32

Escolha de reitores nas universidades públicas federais é algo que sempre dá margem a muitos questionamentos, mas ninguém imaginaria um ministro do STF voltando atrás no próprio entendimento diante da mesma lei e simplesmente ignorando o que está escrito nela para limitar a atuação do Presidente da República. Foi o que fez Edson Fachin.

Enquanto todo mundo se revoltava, com razão, por causa da decisão absurda do ministro Marco Aurélio Mello de mandar soltar um traficante perigoso, passou praticamente despercebido o voto, também absurdo, do ministro Edson Fachin a favor de uma ação de inconstitucionalidade da lei que há 25 anos rege a forma de escolha de reitores em universidades públicas federais.

A ação, impetrada pelo PV, questiona o processo de escolha de reitores pelo Presidente da República a partir de uma lista tríplice indicada por um Conselho da própria universidade, algo que está previsto em lei desde 1995 e que partido nenhum ousou contestar durante os anos FHC, Lula e Dilma/Temer.

O voto do ministro Fachin foi absurdo sob dois aspectos: não só porque ignora a lei, mas também porque é diferente de seu próprio parecer em julgamento anterior sobre o mesmo tema, quando o presidente era outro e o Judiciário não costumava limitar o poder do Executivo como vem ocorrendo agora.

Opinião: Fachin errou em decisão sobre lista tríplice para reitores

O que diz a lei

Muita gente acha, erroneamente, que a escolha de reitores nas universidades federais é feita por eleição direta. A confusão existe, porque em ano de troca de comando nas reitorias sempre há candidatos, campanha e várias universidades fazem até votação entre alunos, professores e funcionários para a escolha do favorito.

Isso, porém, é apenas uma "consulta pública". Acontece para que o Conselho Universitário, responsável pela formação da lista tríplice, sinta a temperatura, veja quem são os preferidos e depois defina os três possíveis nomes para assumir a Reitoria.

O Conselho Universitário, que é (ou deveria ser) formado por representantes de toda a comunidade universitária, tem autonomia para realizar a consulta pública ou decidir por conta própria, em reunião só entre seus membros, os nomes para a lista tríplice. É o Conselho, inclusive, que indica a ordem dos candidatos na lista para tentar influenciar o Presidente da República, mas a decisão final é do chefe do Executivo.

Nem sempre a opção do presidente é pelo primeiro da lista, afinal ele também faz sua consulta. É um processo político: o presidente conversa com o Ministro da Educação, com deputados e senadores do estado onde fica a universidade, que, por sua vez, trazem informações dos representantes de sindicatos de professores e diretórios estudantis. Sabendo, portanto, quem são os preferidos da comunidade universitária e por que, e analisando o perfil e o currículo de cada um, o presidente decide quem vai assumir o cargo.

É por isso que se fala tanto em aparelhamento das universidades. Reitor é como ministro do STF, normalmente segue a mesma linha de pensamento do presidente que o indicou. Como um único partido político, o PT, ficou no poder por 14 anos, o pensamento de Esquerda se espalhou também para as universidades federais através dos reitores indicados por Lula e Dilma.

De Norte a Sul várias gerações de estudantes viram no comando das universidades públicas gente alinhada ao petismo, disseminando o pensamento de Esquerda entre os futuros profissionais do Brasil. É a regra do jogo. A população escolhe o presidente, o presidente escolhe os reitores e eles ditam os rumos da Educação Superior.

Nesses anos todos houve uma ou outra contestação judicial por parte de candidatos perdedores, que tinham sido incluídos na lista tríplice, mas não seguiam necessariamente a linha dura do PT e acabavam preteridos. E é aí que entra o posicionamento anterior do ministro Fachin sobre o tema.

Os dois pesos e duas medidas de Fachin

Durante os governos do PT, o ministro Edson Fachin concordava com o que estava na lei 9.192/1995. Agora que o Brasil está sob nova direção, ele quer forçar o presidente a escolher, obrigatoriamente, o primeiro nome da lista tríplice.

A Lei 9.192 modificou uma lei anterior, de 1968 (Lei 5.540), que previa uma lista de seis nomes de professores para que o Presidente da República pudesse ter mais opções de escolha. Desde 1995, então, vale a regra da lista tríplice. A lei é clara, no artigo 16, inciso I.

“O Reitor e o Vice-Reitor de universidade federal serão nomeados pelo Presidente da República e escolhidos entre professores dos dois níveis mais elevados da carreira ou que possuam título de doutor, cujos nomes figurem em listas tríplices organizadas pelo respectivo colegiado máximo, ou outro colegiado que o englobe, instituído especificamente para este fim, sendo a votação uninominal”.

Lei 9.192/1995, artigo 16, inciso I

Ou seja, a lei diz que a escolha de reitores pelo presidente se dará a partir de um dos nomes entre os indicados. A palavra "entre" não está ali por acaso. Significa que um, entre aqueles nomes, deve ser o escolhido. Ao dar seu parecer como relator da ação impetrada pelo Partido Verde (ADI 6565), porém, Edson Fachin posicionou-se contra o que diz a lei.

No voto o ministro disse que “a nomeação de Reitores e Vice-Reitores precisa atender aos seguintes requisitos: (I) ater-se aos nomes que figuram na lista tríplice; (II) respeitar integralmente o procedimento e a forma da organização da lista pela instituição universitária; e que a escolha (III) recaia sobre o docente indicado em primeiro lugar na lista”.

É de se perguntar qual parte da lei o ministro não entendeu! Como pode alguém que não consegue ler o que está escrito numa lei fazer parte da mais alta corte judicial do país, a última instância de Justiça? Se esse voto fizesse algum sentido, qual a razão da lista tríplice? Por que uma lei exigiria que o Conselho Universitário se desse ao trabalho de indicar três nomes se apenas o primeiro pudesse ser escolhido?

A incoerência do ministro Edson Fachin não é apenas a de ir contra o que está previsto em lei. Nessa decisão recente ele foi contra seu próprio entendimento anterior. Em 2016, chegou ao STF um mandado de segurança (31.771/DF) impetrado por um professor da Universidade Federal do Mato Grosso, que concorria ao cargo de Reitor, estava na lista tríplice, mas perdeu para a então reitora, que foi reconduzida ao cargo para um segundo mandato por escolha da presidente Dilma Rousseff.

No voto o ministro Edson Fachin, que também era relator da matéria, disse que “o ato de nomeação ou recondução de um Reitor de uma universidade é prerrogativa do (a) Presidente da República, revestida dos critérios de conveniência e oportunidade. Dentre os que figuram na lista tríplice, porque já atendem aos requisitos da lei, não há hierarquia e o (a) Presidente pode escolher livremente o nomeado”.

Se naquela época ele achava que não havia hierarquia e o presidente podia escolher livremente o nomeado dentre os nomes da lista tríplice, por que agora mudou de opinião? Por que quer agora obrigar o presidente Bolsonaro a escolher o primeiro nome da lista? Será que é porque os primeiros nomes das listas tríplices ainda são de professores ligados à Esquerda, mas os demais não, necessariamente?

Disputas ideológicas

É importante lembrar que essa ação impetrada pelo PV, que originou o estranho voto do ministro Fachin, faz parte de uma guerra que se trava dentro das universidades para tentar impedir uma mudança no pensamento ainda dominante, esquerdista, contra o qual lutavam o ex-ministro Abraham Weintraub e o próprio presidente Bolsonaro também.

Os dois chegaram, inclusive, a tentar suspender a formação das listas tríplices para escolha de reitores durante a pandemia, porque sabiam que, com as aulas suspensas, a comunidade de alunos, professores e funcionários não seria sequer consultada, diminuindo a chance de candidatos conservadores estarem entre os indicados.

Bolsonaro e Weintraub queriam fazer indicações provisórias para substituir aqueles que estivessem com o mandato vencendo, mas o Congresso não votou a medida provisória que implantaria isso e ela perdeu validade. Pelo que vemos agora, a guerra continua.

No Judiciário, ela ainda não terminou. O voto do ministro Fachin foi só o primeiro. Os demais ministros estão votando no plenário virtual e devem se manifestar até o dia 19 de outubro. Nesta sexta (16) há um empate: 3 a 3.

Por incrível que pareça a tese de Fachin já convenceu os ministros Celso de Mello e Carmem Lúcia, que votaram com o relator, obrigando o presidente a escolher o primeiro nome da lista tríplice. Marco Aurélio Mello, Alexandre de Moraes e Dias Toffolli divergiram. Vamos ver se mais alguém vai se colocar contra o que diz a lei e votar com Fachin ou se os que divergem dele e a sociedade, preocupada com o aparelhamento das universidades, serão vencedores.

28 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 28 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • K

    Klin

    ± 2 dias

    Ôôôô, Fachin. Que decepção hem? Está trocando as bolas. Vê se retoma o equilíbrio emocional e segue a constituição. Não inventa, tá!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Lúcia Maranhão Bezerra

    ± 3 dias

    No fim do ano passado Weintraub enviou uma MP 914/19 sobre eleições DIRETAS nas Universidades. Caducou. A esquerda não se interessou...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    ± 3 dias

    MÁ-FÉ. É disso que se trata. O Min. Fachin vem se mostrando um flagelo da democracia. Há pouco tirou do bestunto uma figura de lei (lei-Fachin) que batizou de "abuso de poder religioso", mas seus pares mostraram um mínimo de dignidade e o ministro ficou vencido no TSE. Agora, sem um pingo de decência, Fachin atropela sua própria decisão anterior no intuito deslavado de obstar um governo legítima e democraticamente eleito de implementar as políticas para as quais foi eleito. Quanto a ser acompanhado por Celso de Mello, pouco a dizer, pois ao deixar o STF Mello já não detinha sequer condição moral para julgar o PR, tão evidente a suspeição. Agora, "Carminha"... - não coube.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 20 horas

      Boa lembrança, Paulo. No caso do "abuso do poder religioso" o ministro Fachin tentou criar um novo tipo Penal, ou seja, legislar. Comentei o assunto aqui na coluna quando estava em discussão no STF. Não sei se vc chegou a ver. https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/cristina-graeml/liberdade-de-expressao-doutrinacao-politica-em-universidade-publica-abuso-religioso-em-igreja/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    ± 3 dias

    Presidente Bolsonaro, chegou a hora de decretar a lei 7.170/83, lei de segurança nacional para acabar com esta famigerada e corrupta STF e tambem as imprensas esquerdistas que só pensam em derrubar o Bolsonaro, este ato não é golpe, é uma lei estabelecido na propria Constituição brasileira, que delega este poder ao Presidente da Republica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roco

    ± 4 dias

    O KassiocomK "copia e cola" vai resolver tudo isso....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LSB

      ± 3 dias

      Eh, o kkkkásio vai resolver tudo... não resolvendo... ou resolvendo desresolvendo... entendeu? Não? O Supremo explica...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 4 dias

    O Lixo mantendo o lixo, para formarem mais lixo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LSB

    ± 4 dias

    Quem ainda não entendeu que “par eu ganho, ímpar você perde”???... só pollyanas acreditam que CN e STF vão “fazer a coisa certa”, “pensar no povo”, “priorizar o bem comum”, etc etc etc... estão lá só para garantir esse estatismo socialista extremo que chamam de “democracia”... e aí se alguém, de fato, tentar MUDAR (de verdade) alguma coisa: de uma forma ou de outra, vc acaba com uma tornozeleira eletrônica... enfim, só um movimento civil para derrubar essa montanha de excrescência toda... no mais, do artigo só discordo da data de “início” da hegemonia da esquerda nas universidades: não foi a partir do gov Lula, sempre foi majoritária (nas humanas).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 20 horas

      Oi, LSB. O que eu quis dizer é que a hegemonia de esquerda nas Reitorias é que virou padrão a partir do governo Lula. Antes era só nas Ciências Humanas, mas nem sempre vinham da área de humanas os reitores indicados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júlio

    ± 4 dias

    Aceitem o resultado das urnas! PT nunca mais!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clovis

    ± 4 dias

    Essa é a Corte Superior da Insegurança Jurídica. Hipocrisia geral. O importante é o ativismo e não a garantia da lei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NELSON UMEDA

    ± 4 dias

    Será que não tem nenhum ministro decente e honesto neste nosso STF? Só tem corruptos e esquerdopatas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 4 dias

    ABDURDO DOS ABSURDOS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joaquim Gomes Júnior

    ± 4 dias

    Esse sujeito muda as leis como se muda de camisa. O cara nunca foi magistrado, e por isso fica realizando aberrações nos códigos de leis desse país. O cara deveria sair por ineficiência no serviço público.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 4 dias

    Cristina, aguardava ansiosamente este relato. Não teria coragem em dizer as palavras de baixo calão que pensei. Este senhor é um desquaificado, todos sabiamos que se comportaria dessa maneira. Sem sombra de duvida não é analfabeto, mas impreganado com aquela ideologia maldita é como se fosse. Também, Bolsonaro não trilhou um bom caminho ao sugerir aquele "desembargador" indicado pela OAB. Por que não foi um juiz de carreira com forte bagagem academica. Li, artigos de alguns advogados defendendo tal quinto constitucional. É de uma hipocrisia absurda. Quero tambem ser oficial general 4 estrelas, sem ter passado por academia, cursos de carreira e 30 anos de serviço. Estou revoltado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carbonatto

    ± 4 dias

    O STF realmente está passando dos limites, querem reinventar a roda. Se existe a lista tríplice e o Presidente tem que escolher o primeiro da lista, simplesmente não “existe escolha”. Uma estupidez!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mello

    ± 4 dias

    Como o sul do país é prolífico em gerar esquerdistas lixo, não desmerecendo o norte e o nordeste.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Antonio Halmenschlager

    ± 4 dias

    Como pode uma SUPREMA CORTE ser tão contestada?? E, diga-se de passagem, JUSTAMENTE! Qual o efeito que provoca? Total descrédito para com a mais alta Corte de nossa justiça. Senado, socorro!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter

    ± 4 dias

    Até quando o Senado Federal ficará com o rabo entre as pernas. Estamos longe de ser uma democracia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 4 dias

    Tem é que acabar com a lista tríplice indicada pela própria universidade. Se é prerrogativa do executivo ..coloca quem quer. O que deve ser apurado RIGIDAMENTE sãos os gastos efetuados que são pagos através dos impostos. Moral NOS PAGAMOS TUDO. porque não bolsas ??? e os sindicatos ??? fazendo grupos..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FABIANO RECH

    ± 4 dias

    Me parece bem provável o resultado final 6 x 5: 6 - Fachin, Celso de Mello e Carmem Lúcia + Lewandowski, Rosa Weber e Barroso 5- Marco Aurélio Mello, Alexandre de Moraes, Dias Toffolli, Gilmar Mendes, Luiz Fux Quem conhece o histórico sindicalista e esquerdista de Lewandowski, Rosa Weber e Barroso, fica difícil imaginar o contrário. Conclusão: Dá quase para prever a votação da nossa superma corte em determinados assuntos, simples assim, porque parecem seguir ideologias e não decidir cfe. as leis em muitos casos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J A Schmidt

    ± 4 dias

    Fachin entrou no STF para defender os interesses da cumpanheirada esquerdalha e só.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Soares Blessmann

    ± 4 dias

    Outro canalha! Como são os esquerdistas em geral, a ética deles é uma ética semelhante à da máfia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 4 dias

    Golpista e desonesto, como todo esquerdista.... Esquerdistas não têm valores, só estratégias, sempre em busca de poder e verbas públicas... O negócio é passar por cima dessa decisão e afrontar o STF, esfregando a lei na cara deles. O verdadeiro poder vem das armas, do controle das Forças Armadas e Forças de Segurança. É esse poder que pode enquadrar esse STF militante e descontrolado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    roberto gomes

    ± 4 dias

    Bom saber o porquê para que??? Os pulhas mudam o entendimento de acordo com a sua necessidade. São advogados dos " doentes " ops! Pacientes. Na verdade de bandidos mesmo. Veja Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Lewandovisk e cia. A PATOTA do STF é FELA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 4 dias

    É um absurdo se o Executivo se curvar a esse militante. Está na hora da Constituição prevalecer; Bolsonaro é o verdadeiro representante do povo e deverá se ater à Constituição, caso contrário passamos a dançar conforme a música de ex-advogados levados ao STF justamente por suas limitações e militâncias de esquerda!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Weber

    ± 4 dias

    A maioria dos ministros do STF são ativos esquerdistas. Tomam decisões mesmo sabendo que estão indo contra a lei, cinicamente. A justiça humana pode falhar, mas a justiça de Deus não falha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]