i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Fake News "estupro culposo"

Como surgem as Fake News: as reviravoltas no caso do falso “estupro culposo”

Fake News não são apenas notícias falsas, como na tradução literal do inglês. Podem ser notícias transformadas, que misturam fatos verdadeiros a outros inventados ou distorcidos. É uma estratégia para causar confusão com o intuito de convencer pessoas distraídas sobre a veracidade daquele conteúdo preparado para atingir adversários, difamar pessoas, empresas ou governos.

Como são cheias de nuances, às vezes, sutis, as ditas Fake News levam os mais apressados a acreditar logo de cara no que é dito e a passar adiante a informação, sem a devida reflexão ou checagem dos fatos.

O mais desonesto com o público é que elas vêm sempre embaladas de altruísmo, como se estivessem tirando as vendas dos olhos das pessoas para algo que precisa ser visto e pedindo a ajuda para alguém ou algum grupo minoritário, injustiçado, sem voz. Difícil resistir a um comentário, uma tuitada, um compartilhamento.

Podem também ser denúncias contra algo que está mesmo errado, mas camufladas, com informações omitidas ou acrescentadas para atingir um alvo específico. Normalmente trazem embutida uma ideologia que nem sempre é a de quem recebe a mensagem, embora muita gente distraída acabe abraçando aquela causa como se fosse sua.

Não é à toa que as Fake News são assim. Vêm disfarçadas de boas intenções justamente para convencer as pessoas a acreditarem no que está sendo dito e ainda instigá-las a compartilhar o conteúdo. Aquele ditado “uma mentira dita mil vezes vira verdade” cabe bem aqui.

Depois que uma informação falsa é repetida centenas de vezes, mesmo quem desconfiava dela passa a achar que há ali algum fundo de verdade. E quanto mais gente compartilhar, mais a notícia falsa é reforçada na mente das pessoas.

Mais danosas ainda são as notícias falsas divulgadas com um título forte, uma ideia deplorável ou um termo chocante para virar uma espécie de marca registrada daquele assunto e alçar a falácia ao topo da lista de assuntos mais comentados do momento, o que gera dias e dias de discussões e argumentações em defesa daquela causa.

Fake News: "estupro culposo"

Depois de um ano inteiro lidando com mentiras de todo tipo, da política à Medicina chegamos ao fim de 2020 com um caso grave de notícia falsa que mexeu com o Brasil: a de que um homem foi absolvido de estupro porque a Justiça considerou que ele cometeu um “estupro culposo”, sem intenção.

Tanto não era verdade que os responsáveis pela divulgação da notícia estão obrigados, por ordem judicial, a corrigir os erros da reportagem, dedicando o mesmo espaço de antes para publicar a verdade sobre o caso. E vão ter que divulgar a matéria em todas as redes sociais com a mesma intensidade de antes, sob pena de multa diária.

Estranhamente, antes mesmo do cumprimento da decisão judicial, agora outros veículos estão anunciando isso de forma deturpada, iniciando uma nova onda de fake news sobre esse caso.

A notícia real é: Justiça determina que os sites The Intercept e ND Mais, e a jornalista que assina as reportagens nos dois veículos, retifiquem matérias sobre caso Mariana Ferrer. A juíza determinou que as matérias sejam retificadas, ou seja, corrigidas, como noticiou a Gazeta do Povo tão logo soube da decisão.

Basta uma busca rápida na internet para achar manchetes minimizando a determinação da juíza Cleni Serly Rauen Vieira, da 3ª Vara Cível da Comarca de Florianópolis. Seguem três exemplos:

  1. Justiça manda portal esclarecer que juiz fez intervenções em audiência do caso Mari Ferrer
  2. Caso Mari Ferrer: juíza determina mudança em notícia de “estupro culposo”
  3. Justiça manda The Intercept esclarecer declarações de juiz do caso Mari Ferrer

Esclarecer é completamente diferente de corrigir. Fazer uma mudança em uma notícia já publicada é completamente diferente de retificar, corrigir uma série de informações erradas.

Como nas redes sociais é costume só lerem títulos e saírem compartilhando, a ideia que se tenta passar agora é a de que as matérias tinham um ou outro erro, mas no geral estavam certas. Não é o que disse a juíza ao determinar a correção da reportagem.

Por que Justiça mandou o Intercept se retratar

“Pelo que se verifica em uma análise sumária, as rés [Intercept, ND Mais e Schirley Alves] exibiram trechos com vários recortes, de modo que a versão final apresentada leva a crer que a vítima [Mariana Ferrer] foi alvo de descaso por parte do juiz, que pareceu omitir-se diante das manifestações exacerbadas do advogado de defesa”. diz Cleny Vieira no despacho.

A juíza se refere ao vídeo mostrando um trecho do julgamento, que o Intercept publicou junto com a reportagem e que um perito comprovou que foi editado para dar a entender que havia um complô para constranger a Mariana e absolver o réu. A juíza foi clara também ao expor o que o vídeo editado provocou.

“Ao avaliar o decorrer do ato [o julgamento propriamente dito e não o vídeo editado], nota-se que as rés [Intercept, ND Mais e Schirley Alves] omitiram relevantes intervenções do magistrado... Concluo que as matérias, em maior parte, informaram os fatos de forma distorcida, inverídica, parcial e sem precisa e prévia apuração dos acontecimentos para sua correta divulgação.”

Cleni Serly Rauen Vieira, juíza substituta da 3ª Vara Cível da Comarca de Florianópolis

“No livre exercício dos direitos à informação e expressão admite-se a opinião crítica, o que não se tolera, entretanto, é aquela que extrapola o direito de informar, causando lesão a direitos individuais de terceiros, tampouco a notícia falsa ou veiculada de forma temerária e antiética”, complementa a magistrada.

Lendo o despacho fica claro que ela determinou a correção das matérias, porque concluiu que elas são falsas, trazem mentiras, omissões e deturpações. Então as manchetes de agora também não são verdadeiras. A Justiça não determinou apenas que o Intercept esclareça algo ou mude a notícia simplesmente. Mandou contar a verdade sobre o que realmente ocorreu naquele julgamento.

E antes que alguém queira alegar que não temos como saber o que aconteceu de verdade, porque o processo em questão é sigiloso, reforço que o processo está sim sob segredo de Justiça, como todos os casos de estupro. Mas veio a público porque justamente a suposta vítima de estupro divulgou em suas redes sociais.

A juíza teve acesso à íntegra do julgamento, a todos os depoimentos e a todos os elementos anexados como possíveis provas, antes de concluir que a notícia divulgada pelo Intercept e pelo ND Mais não era fiel aos fatos.

Informações omitidas ou deturpadas

Na última segunda-feira (14) entrevistei aqui mesmo nesse espaço o perito Wanderson Castilho, contratado pelo juiz e pelo promotor do caso Mariana Ferrer. Ele constatou que o vídeo do julgamento foi editado pelo Intercept, que fez quatro cortes, além de uma montagem.

Juntaram uma pergunta feita para Mariana Ferrer pelo advogado de defesa do réu, de forma bem dura, até grosseira, a um trecho anterior do julgamento em que ela chorava e pedia para o juiz intervir. A versão editada mostra o juiz Rudson Marcos em silêncio, quando na verdade ele se manifestou, reprimindo o advogado e até perguntou se Mariana queria a audiência fosse suspensa por alguns minutos para ela se acalmar.

O relatório dessa perícia e o despacho da juíza citam que em mais de 3 horas de julgamento, incluindo os 45 minutos em que a Mariana foi interrogada, o juiz e o promotor Thiago Carriço de Oliveira fizeram 14 intervenções para reprimir o advogado de defesa do réu.

A matéria do Intercept, que publicou o vídeo editado, sem dizer que era editado, não só dá a entender que todos ficaram em silêncio permitindo que o advogado fizesse uma espécie de tortura psicológica com a vítima do suposto estupro, como diz isso literalmente no texto.

Consequências da onda de ódio gerada pela matéria do Intercept

Talvez você não tenha acompanhado o que aconteceu com o juiz e o promotor desse julgamento depois das notícias falsas e da repercussão que o caso ganhou. Apesar de terem desmentido imediatamente a informação de que ficaram calados, deixando o advogado de defesa falar o que quisesse, sem qualquer reprimenda, não puderam conter os estragos causados pela onda de ódio que se seguiu à publicação da reportagem.

Os dois, junto com suas famílias, passaram a ser hostilizados na internet e na vida pessoal, receberam até ameaças. O filho de um deles passou pelo constrangimento de ouvir colegas dizendo que os pais não queriam mais que eles estudassem na mesma sala do filho de alguém que apoiava estuprador.

Juiz e promotor também esclareceram de imediato que jamais usaram o termo “estupro culposo” na audiência de julgamento ou nos autos do processo. Tanto é verdade que dias depois de publicar a história com estardalhaço o Intercept admitiu que o termo foi inventado para “ajudar o público a entender a matéria”.

Ou seja, criaram um tipo penal que não existe, o que acabou insuflando as redes sociais a se revoltarem contra pessoas que sequer tinham cogitado mencionar esse termo. Por enquanto o que sobra disso tudo é que a jornalista Schirley Alves e os sites Intercept e ND Mais estão obrigados pela Justiça a corrigir a matéria errada que publicaram antes e seguem sendo processados por danos morais.

Na entrevista de segunda-feira o perito Wanderson Castilho também anunciou que o juiz e o promotor estão acionando várias pessoas que compartilharam as notícias falsas como se fossem verdadeiras, especialmente influenciadores digitais com centenas de milhares de seguidores (milhões em alguns casos).

Fake News contra Danilo Gentili

Para termos uma ideia ainda melhor da crueldade e da dimensão que as notícias falsas provocam trago outro caso relatado esta semana pelo comediante Danilo Gentili. Ele conta que foi alvo de Fake News e de uma tentativa de assassinato de reputação num episódio, por acaso, também envolvendo estupro.

Danilo Gentili tinha feito um comentário em rede social sobre uma situação que aconteceu num reality show e, anos depois, resgataram esse comentário, apagaram a data e compartilharam como se tivesse sido uma opinião dele sobre um caso de estupro.

O comediante passou a ser difamado como se estivesse fazendo apologia ao estupro, exatamente como tanto outros vem sendo acusados nas últimas semanas simplesmente por não terem caído no conto do “estupro culposo”. Clique no play do vídeo no topo da página para ouvir o próprio comediante relatando a história. O depoimento dele está no fim do vídeo.

44 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 44 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • H

    Humberto B

    26/12/2020 10:00:14

    Fiquei indignado com todo essa manipulação feita por “jornalistas”. Como reparar esses erros ???Se cada leitor ficar indignado e optar por cancelar (como eu fiz no Estadao, por exemplo) ao notar que não é só um erro mas sim uma doutrinação que impede o exercício da verdade...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz Carlos Magnani

      23/12/2020 1:58:12

      Ótimo trabalho Cristina parabéns.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Luiz Carlos Magnani

        23/12/2020 1:57:19

        Esse comentário foi removido pelo usuário

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Marcelo Dias de Oliveira

          22/12/2020 18:33:04

          Ou seja, o Intercept e o ND praticaram falso jornalismo - como de hábito. É evidente que mídias como essas têm uma agenda própria, que não é a de informar o público.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Eduardo Prestes

            21/12/2020 23:20:31

            O problema é sempre a esquerda... Selecionam e distorcem fatos que possam servir de bandeiras para as causas que inventam: "racismo estrutural", transfobia, homofobia, sexismo e outros coisas afins. Desprezam completamente os fatos reais e os indivíduos, em favor de falsos grupos identitários.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Paulo H.

              20/12/2020 22:01:13

              Excelente trabalho, Cristina! Todos os envolvidos desmascarados, inclusive a grande imprensa.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                Eliana Vieira de Aguiar Bernardo

                20/12/2020 19:25:54

                Muito esclarecedor. Compartilhei com várias pessoas que julgaram antes de saber dos fatos. Fico pensando nos juizes e famílias, o que passaram. Eles têm mais é que processar os veículos e “jornalistas” que fizeram esse estrago.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Manuel Figueroa

                  18/12/2020 14:41:04

                  Muito bom e esclarecedor. Obrigado

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Paulo Eugênio Anunciação

                    17/12/2020 22:07:15

                    Essa “empresas” ‘Intercept’ e ‘ND Mais’, deveriam ser responsabilizadas judicialmente.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      ANTONIO CARLOS DE FREITAS RIBEIRO

                      17/12/2020 17:43:54

                      Parabéns pelo ótimo texto

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marisa Barreto

                        17/12/2020 17:34:51

                        O problema não é apenas Fake News. É o ativismo e a parcialidade. Um ponto de vista noticiado como fato. E as pessoas tendem a acreditar naquilo que reforça seus próprios pensamentos e opiniões. Cabe a cada um hoje, ter o bom senso de buscar várias fontes e OUVIR todos os lados. Julgar menos e se informar mais.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • H

                          Heinz Egon Landgraf

                          17/12/2020 16:28:26

                          Mais triste que a existência de veículos que manipulam as informações e distorcem os fatos para criar uma narrativa enviesada, é a existência de uma legião de pessoas que deseja acreditar na mentira, poia assim reforçam suas crenças equivocadas e doentias.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • D

                            DENISSON HONORIO DA SILVA

                            17/12/2020 15:28:38

                            Cristina, isso ocorre por causa de uma maneira muito simples. Tal como o diretor executivo da Gazeta, bem explicou, ao tecer ou escrever um artigo o jornalista para o bem o para o mal, irá se ressentir de seus valores e convicções, que alguns ele vai tirar de de seu ambiente familiar. Agora, imagine um jovem sendo cooptado por professores ainda no colégio, e depois ingressando na Universidade. Acabei de ler, por influência de sua colega articulista, filósofa Bruna, Conter-Revolution of Science, de Fayek. Ou seja, movimentos intelectuais deturpados que irão corromper corações e mentes. Por que os acadêmicos brasileiros até hoje não o traduziram, que é 1944?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Fernades Dos Santos

                              17/12/2020 14:41:42

                              Parabéns Cristina! Uma abordagem inteligente e imparcial. Fui daqueles que desde o primeiro momento disse tratar-se de uma fake news, uma vez que jamais um juiz ou promotor usaria aquele termo de "estupro culposo". É lamentável a irresponsabilidade da jornalista e dos sites que falsificaram a notícia. Mas espero que sejam condenados em milhões de reais por danos morais, para que sirva de exemplo. Lamentavelmente este seu trabalho de esclarecer o público chegará a uma ínfima parcela que leu aquelas mentiras. Vou compartilhar teu texto em minhas redes sociais.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • H

                                HEVERTON LUIZ VACCAO DA SILVA

                                17/12/2020 13:43:59

                                Encontrar refugio na linguagem da personificação é a unica maneira que o falacioso encontra para fugir de uma acusão direta. Devemos culpar as pessoas, não as organizações. A personificação é profunda, consiste em considerar uma companhia um agente moral.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • S

                                  SERGIO RODRIGUES MARTINS

                                  17/12/2020 12:37:34

                                  Para esses lacradores repugnantes o que importa é constranger, causar dano, destruir quem não compactua com seus delírios totalitários! Parabéns pelo texto Cristina!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • G

                                    GUSTAVO

                                    17/12/2020 13:14:40

                                    A única razão de indignação da articulista é pq a contestada notícia foi publicada pelo Intercept. Só isso. Para manter sua narrativa de subserviência aos patrões, que são capachos do Bolsonaro, ela passa por cima até do fato de a VITIMA ter sido tratada de forma tão desumana pelo advogado do REU e com o silêncio do juiz e mp. Para ela, isso pouco importa. O principal é colocar no colo do Intercept a estigma de propagado de fake news. A articulista não gostou da vaza jato, pq é uma acrítica defensora da operação. Por isso, pelo segundo dia seguido, matem a mesma pauta. O bom nisso é que cada dia que passa a máscara cai um pouco mais.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    3 Respostas
                                    • F

                                      Fabiano

                                      19/12/2020 3:24:19

                                      Beleza Gustavo, já lacrou. Passa no sindicato ou no partideco e pega sua merecida mortadela de Natal. Feliz 1917 para você !

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      L. Luz

                                      17/12/2020 20:52:03

                                      Assisti integralmente ao vídeo da audiência. Apesar de não ter ficado COMPLETAMENTE convencido da sinceridade do réu, a dúvida razoável sobre a versão - com pouquíssimo lastro probatório- da suposta vítima deve ser interpretada em favor dele. No mais, fico enojado diante do seu comentário, que sustenta uma narrativa totalmente avessa à realidade, mas defendo o direito que tem de expressar a sua opinião sobre o caso.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      C. L.

                                      17/12/2020 17:47:18

                                      A audiência está disponível, na íntegra, na internet. Quem tiver 3 horas de paciência poderá constatar que o Gustavo não tem ideia do que está falando. O Dr. Gastão se excedeu, não resta dúvida, isso é assunto para o Conselho de ética da Ordem. Mas houveram sim diversas intervenções do Juízo, do MP e da Defensoria a fim de limitar os arroubos da defesa. E mais, a vítima se negou a responder às perguntas, acusou na própria audiência o Promotor, o Juiz e a Defensoria (Um advogado e uma advogada) de fazerem parte de um complô contra ela. Já evidências contrárias ao réu, que aparecem na sentença, mas a guria aparenta ter sérios problemas de comportamento, que acaba minando a própria acusação.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    André Hauter

                                    17/12/2020 11:25:20

                                    Não são só as matérias de jornais que vem sendo editadas para enganar, mas a própria realidade vem sendo distorcida. Estamos caindo naquilo que o filosofo Jean Baudrillard chamou de Hiper-real, o real não existe mais, só existe uma cópia que pode ser manipulada ao bel prazer dos veículos de comunicação.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • G

                                      Gustavo

                                      17/12/2020 11:24:02

                                      A justiça está sendo feita, mas o dano já foi causado! Parabéns para a gazeta do povo em sempre buscar a verdade

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • V

                                        VAS

                                        17/12/2020 11:20:28

                                        Fico aliviado com essa notícia. Que a justiça seja feita. Todos aqueles, pessoas comuns mesmo, que usaram seus espaços em mídias sociais para propagar essa fake news deveriam, agora, utilizar o mesmo espaço para fazer um mea-culpa. Parabéns pela reportagem Cristina Graeml.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          Luiz

                                          17/12/2020 10:51:25

                                          Eles tem método Cristina. Eles juntam ideologia e mau caratismo e partem pra cima. Destroem reputações, te cancelam, te desempregam, te botam no cdafalso do politicamente correto sem dó nem piedade. Mas eles são do bem, né? E o "gabinete do ódio" era lá no planalto hein? Fake Sobra sempre pro "Bozo", esse genocida. Mas tenhamos fé. Essa cambada com seu autoritarismo velado será esmagada pelo fatos, pela verdade. Como bem vc explica no seu texto Cristina. Nada como um dia apos o outro dia para desmascarar os Intercept da vida. A verdade é libertadora.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            joão José Augusto Mendes

                                            17/12/2020 10:46:18

                                            Acredito que mesmo que publiquem a versão correta dos fatos, o estrago já está feito e a retificação não terá a mesma repercussão que o fake publicado. A punição é pequena considerando o grande estrago feito a imagem do promotor e do juiz.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            3 Respostas
                                            • C

                                              CRISTINA GRAEML

                                              17/12/2020 13:06:27

                                              eneida: Oi, Eneida e João. O processo por danos morais está em andamento. Ainda vamos falar muito desse caso. Sigamos atentos ;)

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              CRISTINA GRAEML

                                              17/12/2020 13:06:27

                                              eneida: Oi, Eneida e João. O processo por danos morais está em andamento. Ainda vamos falar muito desse caso. Sigamos atentos ;)

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              eneida

                                              17/12/2020 11:43:20

                                              Falou tudo. O efeito será pequeno pois a repercussão será mínima. O que deveria acontecer de fato é uma grande dor no bolso dos envolvidos em criar tanto mal para a vida de inocentes. Uma multa bem pesada.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            JOSE Z. NETO

                                            17/12/2020 10:27:26

                                            Este site esquerdista the intercept é especializado em fake News , adora uma edição direcionada. Relembrem o caso do roubo das mensagens do Moro. Fizeram malabarismos para editar as conversas da lava-jato. É o chamado jornalismo "lixo" que hoje também tem a companhia da "Foice de São Paulo".

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              JOSE Z. NETO

                                              17/12/2020 10:27:26

                                              Este site esquerdista the intercept é especializado em fake News , adora uma edição direcionada. Relembrem o caso do roubo das mensagens do Moro. Fizeram malabarismos para editar as conversas da lava-jato. É o chamado jornalismo "lixo" que hoje também tem a companhia da "Foice de São Paulo".

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                LSB

                                                17/12/2020 3:28:48

                                                Excelente matéria. Parabéns! Todavia, devemos ressaltar que, de certa forma (ou considerando a definição exposta no próprio artigo), todas notícias e informações são “fake news”, pois, no mínimo, são incompletas (naturalmente, não significa que tudo seja má-fé). Ademais, sempre há o viés do autor; afinal, todo mundo tem sua visão de mundo. Nesse contexto, precisamos apontar que o jornalismo, ao longo do século XX - e intencionalmente ou não -, contribuiu sensivelmente para piora da qualidade da informação (e correspondente julgamento), uma vez que esteve sempre precisando “dar mais notícias” em menos espaço e tempo: ou seja, ao ganhar “quantidade”, sacrificou-se a “qualidade”.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                2 Respostas
                                                • L

                                                  LSB

                                                  17/12/2020 3:44:15

                                                  E, sim, há, e sempre houve, honrosas - e muitas vezes heroicas - exceções!!!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  LSB

                                                  17/12/2020 3:40:57

                                                  E a internet desnudou essa “deficiência” do jornalismo profissional que vinha sendo, no mínimo, negligenciada (pois falavam sozinhos). Daí que se faz urgente que os veículos de comunicação tradicionais, bem como os profissionais da área, façam uma séria auto análise e auto crítica se quiserem sobreviver! Isto seria muito importante uma vez que é condição necessária a uma democracia a existência de uma imprensa (e um espaço público de debates) séria, madura e preparada. Abs!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • T

                                                TIAGO

                                                17/12/2020 3:04:43

                                                Engraçado que a direta é taxada como criadora e propagadora de fake news,, mas eu sempre só vejo esquerdistas sendo condenados por essa prática.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • D

                                                  Dan

                                                  17/12/2020 2:50:48

                                                  Justiça está sendo feita!!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Paulo Z

                                                    17/12/2020 2:38:52

                                                    Em 1990 o Requião ganhou de presente o cargo de governador como resultado da fake news que ele divulgou no final da campanha. O caso Ferreirinha. Uma vergonha, um crime. O TSE deveria ter anulado aquela eleição e cassar seus direitos políticos. Ao contrário, desfrutou a vida política por longo tempo obtendo muitos benefícios pessoais com isto. E sempre se declarou íntegro e ético.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      Rômulo

                                                      17/12/2020 1:58:51

                                                      Muito esclarecedor. Infelizmente esse tipo de artifício é muito utilizado pelos meios de comunicação.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • R

                                                        Ricardo Bellodi

                                                        17/12/2020 1:38:47

                                                        Agora resolveram brigar com os fatos? Qualquer um que viu a parte do vídeo onde a vítima é violentamente apupuda pelo advogado do acusado, e o juiz que preside a audiência e tem a obrigação legal de fazer cessar aquela situação, com aquiescência do promotor de justiça, faz um silêncio ensurdecedor, sabe que a matéria não retrata nem de longe a verdade.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        3 Respostas
                                                        • F

                                                          Fabiano

                                                          17/12/2020 13:30:27

                                                          A preguiça de ler e não querer saber a verdade. Esquerdopas, analfabetos funcionais e alienados como você não querem ver a verdade.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • C

                                                          CRISTINA GRAEML

                                                          17/12/2020 3:53:53

                                                          Ricardo, te convido a ler o artigo inteiro ou assistir à versão em vídeo. Você teria entendido que justamente esse vídeos que foi publicado pelo Intercept foi editado e manipulado de forma a fazer as pessoas pensarem justamente desse jeito que você expôs aí. Tanto ficou provada a manipulação que o Intercept está obrigado pela Justiça a se retratar e publicar nova matéria informando o que realmente aconteceu naquele julgamento.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          LSB

                                                          17/12/2020 3:14:47

                                                          Prezado analfabeto funcional, qual parte da matéria, mostrando que a Justiça acabou de decidir (um julgamento independente conduzido por outra juízA) que não houve omissão por parte do juiz, você não entendeu?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        MARCELO

                                                        17/12/2020 1:23:16

                                                        Esclarecedor. Obrigado.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          Ana Cristina

                                                          17/12/2020 1:09:38

                                                          O que me impressionou foi o sindicato dos jornalistas justificando que o que a tal "jornalista" fez foi certo. Aí termina de desprestigiar toda a classe

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • T

                                                            Tio Sam

                                                            17/12/2020 0:25:14

                                                            Infelizmente uma ferramenta extremamente útil é utilizada por inescrupulosos e **** para causar problemas a outrem. **** deviam recolher-se a sua insignificância

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            Fim dos comentários.