i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Ataque à difamação

Fotos da NASA e ex-ministro de Dilma e Lula desmentem que Amazônia esteja ameaçada

  • 23/07/2020 18:46
Vista aérea da Amazônia
Vista aérea da Amazônia| Foto: VALTER CAMPANATO-ABR

Na última sexta-feira (17) publiquei um artigo mostrando o início do contra-ataque do governo à campanha difamatória contra o Brasil no exterior, em que governantes, empresários e celebridades insinuam que a floresta Amazônica está ameaçada por desmatamentos e queimadas que estariam dando lugar à agricultura e à pecuária. O discurso recebe reforço de parte da imprensa, que reproduz dados fora de contexto, provocando confusão.

Houve quem questionasse o vídeo preparado pelo Ministério da Agricultura e os dados oficiais da Embrapa - ambos mostrando que o agronegócio brasileiro padrão exportação concentra-se em estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Bahia e não na Amazônia. Os adeptos da versão de que a floresta está realmente em chamas e desaparecendo a olhos vistos, apresentam sempre o mesmo argumento: fotos de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostrando supostas queimadas na região amazônica.

Fotos de satélite recentes do INPE realmente indicam inúmeros "pontos de calor" (prováveis queimadas) sobre o Brasil. Mas os que usam esse argumento para dizer que o país não preza por sua maior floresta não mencionam que a maior parte desses pontos está em lugares onde as queimadas e o plantio são permitidos, na chamada Amazônia Legal.

Há má fé quando se omite a informação de que os proprietários de terra em áreas vizinhas à floresta, consideradas pré-Amazônia, podem, por lei, desmatar até 20% dos terrenos para ocupá-los com atividades econômicas. Índios, inclusive, promovem queimadas em parte de suas terras para plantar e garantir sua própria sobrevivência.

Isso não quer dizer que não haja desmatamento e até queimadas ilegais. Sempre houve, em todos os governos. E é algo que precisa ser combatido. Mas a verdade precisa ser dita com todas as letras, senão é fácil cair no conto do "nunca antes na história deste país".

E o outro relatório recente do INPE, não sobre pontos de calor, mas sobre derrubada de árvores? Lá aponta-se que o desmatamento da Amazônia cresceu 25% no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, algo que evidentemente precisa de ação imediata do governo e vigilância da sociedade.

Mas quem divulga um relatório desses jamais deveria deixar de mencionar que o mesmo documento cita que o desmatamento já foi maior em outros períodos, quando o Brasil estava sob outros governos. Ou seja, governantes passados já conviveram com estatísticas até piores que as atuais, sem que fossem acusados de incendiários ou que vissem o Brasil sofrer campanha orquestrada de difamação no exterior como ocorre agora.

Voltando às queimadas... Na segunda-feira (20) o colunista J.R.Guzzo publicou em sua coluna aqui na Gazeta uma imagem de satélite da Nasa, que faço questão de reproduzir novamente. As áreas vermelhas neste mapa-mundi mostram que a maior concentração de focos de incêndio está na África e não na Amazônia.

Satélites da Nasa que monitoram focos de incêndio no mundo revelam que a maior concentração de fogo no mundo está na África e não na Amazônia.
Foto de satélite da Nasa mostra, em vermelho, os focos de incêndio no mundo no dia 18/07/2020| Reprodução

Em sua análise Guzzo foi preciso.

"No mapa do dia 18 de julho, emitido pelo Fire Information for Resource Management System (FIRMS) do Earth System Data (ESDIS) da Nasa, aparece uma densa e vasta concentração de incêndios na bacia do Congo e de Madagascar, na África. É, disparado, o maior foco de destruição de florestas do mundo. Nas mesmas fotos, o Brasil registra um pequeno clarão de fogo na altura do Piauí e Maranhão. Na Amazônia, nada – zero."

J. R. Guzzo, colunista da Gazeta do Povo

Na foto vê-se claramente que na América do Sul em geral a situação não é boa. O clima extremamente seco neste 2020 tem sido cruel com toda a região. Os pontos de queimada se espalham pelo continente, mas grande parte da Amazônia está fora disso - até porque, todos sabemos, a floresta é úmida e não queima assim tão fácil como dizem.

E cabe aqui citação a outro colunista da Gazeta do Povo. No artigo desta quinta-feira (23) Alexandre Garcia também menciona números da Amazônia, levantados pelo comandante do Exército, general Edson Pujol. Segundo ele "o Brasil tinha quase 10% das florestas do mundo, hoje esse valor é de quase 30%. As florestas do Brasil não aumentaram; as florestas do mundo é que foram desmatadas. Eles derrubaram, desmataram e agora estão xingando o Brasil, como uma espécie de propaganda."

Ex-ministro de Dilma e Lula aponta interesses geopolíticos por trás da campanha de difamação

Em entrevista recente à rede de televisão CNN Brasil, Aldo Rebelo, que foi titular de quatro ministérios por um período de quase cinco anos nos governos Lula e Dilma, foi enfático ao rebater as mentiras sobre a maior floresta do mundo e a campanha difamatória que está em curso contra o Brasil lá fora, alimentada, inclusive, pelos ex-presidentes Lula e Dilma em suas viagens pagas com dinheiro público para falar mal do atual governo.

“A Amazônia não está em chamas. Não há desmatamento descontrolado na Amazônia.”

Aldo Rebelo, ex-ministro da Defesa de Lula e Dilma Rousseff

O comunista, que passou a maior parte da carreira política no PCdoB, foi Ministro-chefe da Secretaria de Coordenação Política e de Relações Institucionais de Lula, entre 2004 e 2005, e depois voltou à linha de frente do governo Dilma, entre 2011 e 2016, como Ministro dos Esportes; Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e, por fim, Ministro da Defesa. Além disso foi também relator do Código Florestal Brasileiro.

“Não há em nenhuma área do planeta, um hectare, um metro quadrado, mais protegido do que o que o Brasil tem na Amazônia”, disse Aldo Rebelo. “Em nenhum país europeu, nem asiático ou na América do Norte há tanta proteção para florestas, para áreas verdes, para rios como nós temos na Amazônia. E qual é a tragédia? Parece que o Brasil tem naquela região a maior ameaça ao meio ambiente do mundo, o que evidentemente não é verdade.”

Sobre as queimadas o ex-ministro dos governos petistas alinha-se ao que dizem integrantes do atual governo: “As queimadas obedecem a uma série de fatores. O primeiro deles são os incêndios sazonais. E os mais graves nem são na Amazônia, são nos Estados Unidos. A Califórnia chega a queimar quase inteira, com mortes, como aconteceu em Portugal, na África, na Rússia, na Europa inteira."

"Na Amazônia as queimadas sazonais acontecem nesse governo, aconteceram algumas até mais graves nos governos do ex-presidente Lula, quando os ambientalistas tinham grande influência no Ministério do Meio Ambiente.”

Aldo Rebelo, ex-ministro da Defesa de Lula e Dilma Rousseff

Aldo Rebelo menciona também as queimadas criminosas, criticando o governo Bolsonaro pela falta de controle sobre o problema, inclusive em áreas públicas. Mas reforça que, por trás da divulgação sobre os incêndios, há uma campanha orquestrada para prejudicar o agronegócio brasileiro.

“Em nome disso [de denunciar queimadas criminosas], se combate a atividade agrícola e a pecuária na Amazônia, atividades mais do que centenárias. Há 300 anos tem pecuária na Amazônia... Em todos os quatro ministérios que eu ocupei eu só vivia quase que o tempo inteiro na Amazônia. Tem o problema da biodiversidade, o problema ambiental, mas tem interesses geopolíticos."

"O vice-presidente, quando falou em problemas geopolíticos, não inventou nada de novo nem disse nenhuma inverdade. Isso tem 500 anos de história. Desde o Tratado de Tordesilhas que todo mundo sabe que tem uma questão geopolítica na Amazônia.”

O que ninguém diz: a questão do crédito de carbono

O mais importante dessa entrevista não foi nem a desmistificação em torno da “Amazônia em chamas” ou da "Amazônia devastada", mas a explicação sobre outro real interesse de parte dos governantes do mundo em denegrir a imagem do Brasil para tirarem, eles próprios, vantagens sobre nosso maior patrimônio.

“O mais grave hoje é que a Amazônia tornou-se um ativo da chamada economia ou do mercado de carbono", disse Aldo Rebelo à CNN Brasil. "O mundo precisa de áreas, ou de florestas ou para reflorestar, para atingir a chamada meta do milênio, porque se você não pode parar de emitir carbono, você tem que sequestrar. Então se você sequestra, você tem que ter o que pra sequestrar? Áreas verdes."

E o ex-ministro continua: "Onde é que estão essas áreas verdes? Os europeus não estão dispostos a ceder; os americanos, muito menos; a China nem pode, porque não tem; a Índia também não; a África não oferece segurança jurídica para reflorestamento ou para proteção de áreas verdes. O único país que tem muita área verde, que tem um Estado que funciona, que tem segurança jurídica é o Brasil."

"Então a Amazônia vai se transformando não apenas numa área física de disputa geopolítica, de biossegurança, de biodiversidade, mas também num ativo para esse mercado promissor que é esse mercado de crédito de carbono.”

A entrevista tem pouco mais de 20 minutos e merece ser vista por inteiro. Nela o ex-ministro dos governos petistas elogia o atual governo por repudiar qualquer tipo de limitação sobre a soberania da Amazônia, ao mesmo tempo em que aponta o erro de Bolsonoro ao adotar uma retórica de beligerância e não explicar ao mundo o que a Amazônia realmente é.

Rebelo enfatiza que é preciso “explicar que só o estado do Amazonas tem mais florestas do que os territórios reunidos da França, Alemanha, Noruega, Holanda, Bélgica e Dinamarca" e que "o estado do Amazonas tem mais de 98% de vegetação nativa. Um e pouco por cento é que é ocupado por agricultura, por pecuária, cidades, infra-estrutura.”

É o que o governo parece ter começado a fazer deixando a Amazônia sob responsabilidade do vice-presidente Hamilton Mourão, general do Exército com experiência na Defesa estratégica do país, e com as ações do Ministério da Agricultura, que já começou a ofensiva divulgando o vídeo com o verdadeiro mapa do agronegócio brasileiro.

Muitos outros passos precisam ser dados. E, nós, brasileiros de bem, preocupados com o país e com a verdade sobre nossas florestas, nossa produção e nossa soberania, precisamos ajudar, compartilhando as fotos de satélite da Nasa e as entrevistas de quem conhece a Amazônia de verdade e está, ou já esteve, à frente da Defesa nacional.

126 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 126 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Macuxi

    ± 0 minutos

    Que legal! Recordo que ele foi Coronel aluno, ou seja o número 1 do terceiro ano do segundo grau!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SFB

    ± 11 dias

    Artigo perfeito. Essa clara campanha difamatória contra o atual Governo levará a reeleição de Jair Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexander

    ± 11 dias

    Ótimo artigo! Para falar da Amazônia, só mesmo quem esteve "in loco" na mesma. E não esses oportunistas de plantão. Chega de lacração para com a nossa Floresta!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROGERIO MARQUES SANTOS

    ± 12 dias

    Sou um pessimista político. Não importa quem esteja no poder. Posso até ter votado ou sujeito. Serei sempre oposição. Mas este artigo me deixou feliz. Informação de qualidade e sem viés ideológico. Pena que o próprio governo não saiba se comunicar tão bem com a sociedade e o atual mínistro do meio ambiente esteja em descrédito pra dizer o que quer que seja.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plínio

    ± 13 dias

    Um artigo perfeito e com conteúdo. Pena que não possamos divulgar nas redes sociais para trazer luz ao assunto. Faz um vídeo para divulgarmos, por favor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    justo verissimo

    ± 13 dias

    é isso aí, a terra é plana e por ai vai...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 13 dias

    Enquanto isso, as "porno-news" desse tal de Felipe Neto estão liberadas, e pior, apoiadas por uma entrevista que ele vai fazer com o ministro Barroso do stf (veja vídeo desse maluco no Jornal da Cidade publicado pelo Rodrigo Constantino (artigo "O plano para sequestrar a inocência de nossas crianças" ... muito grave, a turma do socialismo está atacando a nível das crianças muito pequenas, temos que reagir urgentemente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 13 dias

    Temos que barrar, aí sim, as "porno-news" desse tal de Felipe Neto ... e o ministro barroso ainda apóia ... tudo de ponta-cabeças no tal do stf

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 13 dias

    Olá Cristina ... deixa eu usar este espaço para um pedido ... fiquei escandalizado ao saber que o tal de Felipe Neto tem uma altíssima quantidade de seguidores infantis e que fala coisas como o que foi publicado no Jornal da Cidade pelo jornalista Rodrigo Constantino, um vídeo no qual este cara afronta diretamente os princípios morais e a inocência de nossos filhos ... e o cara tem programada entrevista sobre "política" nesta quinta, pasmem, com o ministro Barroso do stf (minúsculo) .. temos que de alguma maneira evitar este desastre ... acho que uma reportagem a respeito é mais do que necessária

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Nadolny

    ± 13 dias

    Parabéns Cristina, excelente matéria. Importante ressaltar também que desmatamento e queimadas não tem relação direta: uma área desmatada (ou, tecnicamente, aberta) será queimada para limpeza durante vários anos. Mesmo em áreas com pastagem já consolidada, é comum realizar-se a queima do capim para renovação do pasto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LABr

    ± 15 dias

    O pantanal está cheio de focos de incêndio e os nossos guerreiros estão calados. As fotos da NASA estão aí e eles estão em "conferência" para criar uma "narrativa" pra desmoralizar a agência espacial. Todo ano é essa mesma cantilena. Quem não conhece a amazônia pensa logo que árvore lá só no Jardim Botânico de Manaus e numa praça em Belém. É só o Brasil anunciar uma supersafra e lá vem paulada no país. Agora, gostei, mas não entendi nada sobre o posicionamento do nosso Aldo Rebelo. A "cumpanherada" vai cair matando para desqualificá-lo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo G. Hansen

    ± 16 dias

    E OS 20.000 GARIMPEIROS QUE POLUEM COM MERCÚRIO RIOS, FAUNA, FLORA, RIBEIRINHOS, INDÍGENAS; MADEIREIROS ILEGAIS, GRILHEIROS, DESMONTE DE FISCALIZAÇÃO, BOIADA DE DEVASTAÇÃO AMBIENTAL. É O SILÊNCIO ACOBERTADOR DA COLUNISTA E DO RABELO. JOSÉ PAULO HANSEN

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlos Eduardo

      ± 16 dias

      Acho que já vi esse mesmíssimo comentário algumas vezes aqui na Gazeta do Povo, com alguma pouca variação.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 16 dias

    "O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, admitiu mais uma vez erro do governo no combate ao desmatamento na Amazônia. Nesta sexta-feira (10), Mourão faz nova rodada de conversa com empresários após aumentar a pressão de investidores estrangeiros sobre o Brasil na questão ambiental. O desmatamento da Amazônia manteve o ritmo de alta no mês de junho, sendo o maior em cinco anos, mesmo com ação de militares na região desde maio. " Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/mourao-admite-atraso-no-combate-ao-desmatamento-na-amazonia/ Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 16 dias

      CRISTINA GRAEML: Tudo bem. Mas, o pessoal que antes me respondeu é muito nervosinho e sem a mínima educação. Eles que se dirijam ao governo que reconhece não ter agido a tempo para combater o desmatamento. Basta colocar algumas verdades para que os fanatizados urrem de raiva.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 16 dias

      O artigo traz estas informações: aumentou o desmatamento em junho de 2020 em relação a junho de 2019, há queimadas sazonais e, inclusive, criminosas. Mas as fotos de satélite da Nasa e o ex-ministro da Defesa de Dilma (e ex-ministro de Lula tbém) afirma que o Brasil já viveu períodos piores, inclusive nos governos Lula e explicou o que está por trás da campanha de difamação do Brasil no exterior. É sobre isso o artigo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      José Luis Meister Peixoto

      ± 16 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 16 dias

      Lema do Freitas: EU AMO ODIAR!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Eduardo

    ± 16 dias

    É desesperador para as pessoas que tem a mente contaminada pela militância serem confrontadas com alguns fatos que desmentem seus sofismas barulhentos. Eu moro no extremo norte de Mato Grosso, divisa com o Pará e próximo do Amazonas. Aqui não tem sol avermelhado por causa de queimadas, nem cheiro de fumaça no ar por conta de incêndios florestais. E a criação de gado e o plantio de grandes lavouras continua forte no Mato Grosso, para alimentar o Brasil e o mundo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 16 dias

    Mais um exemplo de prejuízo causado por leigos se metendo a fazer pseudociência: No início da disseminação da telefonia celular no Brasil, um parlamentar local de Brasília criou uma lei que estabelecia em 50 metros a distância mínima entre torres de celular e escolas. Depois, cientistas constataram que essa distância exporia as escolas ao máximo de radiação, ou seja, o parlamentar altruísta, MAS IGNORANTE, criou uma norma perigosíssima, baseado somente em achismo. Depois, ele mesmo admitiu que não tinha consultado nenhum especialista, e tinha estimado ele mesmo que os 50 metros seriam a distância ideal. A norma foi refeita com a participação de gente da área.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 16 dias

      A preservação da natureza, tarefa nobre e necessária, está sendo protagonizada por leigos, oportunistas, pseudocientistas e militantes políticos. A histeria "preservacionista" tem grande potencial pra conseguir o inverso do que supostamente defende.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 16 dias

    Deixa ver se entendi: então a Amazônia está salva e sendo reflorestada continuamente dia e noite. Isso é u’a maravilha maravilhosa. Aleluia Senhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 16 dias

      O Senõr Caminante é paraguaio, cherá!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 16 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 16 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Scaramuzza

    ± 16 dias

    Perfeita matéria. Retrata bem os interesses políticos sobre uma situação que a meu ver e de muitos é uma farsa. Credito de carbono.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Scaramuzza

    ± 16 dias

    É o mal maior, este sim deveria ser dizimado, visto que tem a mesma cor de uma queimada: a esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 16 dias

    Em todos os postos de gasolina, há um aviso de que é proibido usar celular naquela área. Supostamente, o aparelho causaria a explosão dos gases dos combustíveis. Pura pseudociência, mito criado por leigos ignorantes. O uso de celular em posto de gasolina não causa nenhum perigo de explosão, nenhum!!! Isso já foi provado cabalmente por pesquisas SÉRIAS, de cientistas da área. Mas vá convencer o cidadão mediano de que aquele aviso é mentiroso. Assim é com essa histeria ambientalista, cheia de pseudociência, ignorância, preconceitos e ideologia, MUITA IDEOLOGIA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Silva

    ± 16 dias

    Só pelo afastamento da funcionária do INPE após a divulgação de informações, fica díficil dar crédito ao governo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      J.A.O

      ± 16 dias

      Triste constatação de como a ideologia cega aos menos atentos. A matéria fala justamente sobre esse tipo de ações que tentam criar uma imagem enganosa quanto a verdadeira realidade Amazônica. POR ESSE MOTIVO O CARA FOI EXONERADO. Entendeu?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 16 dias

      Pedro, o artigo está baseado em fotos de satélite da NASA e no que disse em entrevista um ex-ministro, de governos anteriores.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Carlos Bueno Camargo Silva

    ± 16 dias

    Assisti a toda entrevista do ex-ministro Aldo Rebelo. Lúcido, profundo, conhecedor do assunto como poucos, homem de bem e do bem. O ex-ministro é tão correto, firme e de caráter excepcional, que foi Ministro das Defesa de governo de esquerda e sempre contou com o respeito das forças armadas, das quais não se esperava a sua aceitação em face à sua conhecida ideologia de esquerda. Acima de tudo, é um Brasileiro, assim com "B" maiúsculo, que nos enche de orgulho. Parabéns Ministro Aldo Rebelo e à colunista Cristina Graeml.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sr. Walker

      ± 16 dias

      Aldo Rebelo é uma desgraça, comunista de carteirinha e paga adiantado o clube do comunismo. Joga sujo até quando está dormindo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedra

    ± 16 dias

    Agora o estudo desses hospitais não serve? devemos acreditar na palavra do PR? Ou devemos acreditar na palavra do general que é especialista em logística? E não me venha falar que o texto trata do tema Ambiental. Esse texto pró-governo, trata do tema ambiental. mas todos os textos que escreve tem o viés ideológico-governista, é disso que estou falando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 16 dias

      Pedra, esse bate-boca só existe na sua cabeça. Não tem um Play Station na sua casa? Um game é mais eficaz pra extravasar essa cólera.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos F. W.

    ± 16 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedra

    ± 16 dias

    É disso que estou falando. Estudo de grandes hospitais comprova ineficácia da cloroquina O estudo chamado Coalizão Covid-19, conduzido por instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, HCor e Hospital Sírio-Libanês, incluiu 667 pacientes com quadros leves ou moderados da doença e não apontou nenhum dado positivo no remédio...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Carlos F. W.

      ± 16 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 16 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 16 dias

    Perfeito Cristina !!! Reportagem muito esclarecedora !! Deveria ser publicada no exterior, principalmente na Europa (será que lá tem alguma mídia equilibrada como a Gazeta, que publica este artigo aqui ?) ... grande mérito, parabéns ao Aldo Rebelo por seu posicionamento consciente, sem viés ideológico ... precisamos continuar a substituir o "nunca antes na história deste país" pelo "nunca mais na história deste país"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 16 dias

    A defesa da natureza foi tomada por caricaturas de ambientalistas, que mais parecem beatas que veem pecado em tudo, e condenam tudo, mesmo sem terem o mínimo conhecimento do assunto, só se baseiam em chavões pseudocientificos de celebridades melancia. E tentam fazer histeria parecer com unanimidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedra

    ± 16 dias

    Pode apagar se não gostar!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedra

    ± 16 dias

    Mencionei a Ivermectina para mostrar o viés ideológico-governista dos textos que escreve, todos pró-governo !!! Já escreveu sobre "conservadorismo" e usou postagens da jogadora de voleibol, Ana Paula, como se o ela representasse a fina flor do pensamento conservador. Escreveu textos "incríveis" defendendo o uso da cloroquina, quando o mundo "civilizado" e até hospitais "Bolsonarista", como o Albert Einstein não recomenda sua utilização. Agora vai em busca de "pseudocientistas" da internet que defendem o uso da ivermectina. E agora se mostra uma fervorosa defensora dos interesses de madeireiros, garimpos ilegais e outras ilegalidades e para isso usa imagens de áreas, ainda preservadas..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 16 dias

      Pedra, deixe de sofismas. Quer alongar um embate fake com a blogueira, e ele só existe na sua cabeça. Pra que isso? Pra colocar no seu portfólio de militante: "Atuação política: detonei com uma blogueira reaça, negacionista, conservadora etc" Só você tá dando importância a esse monólogo pueril.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARIO JOSE KOGUT

    ± 16 dias

    Parabéns Cristina, esclarecedor, muito obrigado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 16 dias

    A seita dos catastrofistas é mais intransigente que dono de igreja. Mostre fotos, pesquisas, opinião de cientistas... nada vale contra os mantras que seus gurus lhes impõem. Mesmo a fala de um comunista juramentado lhes convence de que estão errados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedra

    ± 16 dias

    Se não gostou desse texto pode apagar também!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    ± 16 dias

    Boa argumentação, baseada em fatos. Observando os comentários dá para perceber as manifestações ideológicas. Enquanto um lado é ponderado e realista, o outro lado sempre destrutivo, crítico e também mal-educado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 7 dias

      Na falta de argumentos, . . .

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Moutinho

    ± 16 dias

    Muito bom artigo. Desmente estes ambientalistas de plantão que estão apenas dizendo asneira única e exclusivamente por estarem fora do governo!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 16 dias

    A critica deve ser respeitada e é sempre bem vinda. Mas por que um pseudomino?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wander Leite

    ± 16 dias

    Matéria de conteúdo político-ideológico e não científico-fático. Tal como como o Alexandre Garcia, não querem desagradar a quem são devotos. Já foi revelado que a questão ambiental no Brasil não tem pauta de preservação, a começar pelo PR que amordaçou a fiscalização ambiental no país, inclusive, afastou um agente que o multou (legalmente), sendo aquela memorável reunião de ministros como exemplo de como as coisas acontecem no Brasil na gestão atual. Desrespeito geral com a ciência, seja na área ambiental como na saúde.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • W

      Wander Leite

      ± 16 dias

      Cristina, mostre a fotos da NASA comparando o avanço das áreas desmatadas nos últimos 5 anos, ouvindo as duas partes, governo e cientistas...aí sim! Não se queime igual ao Alexandre Garcia. O Moro já largou uma carreira brilhante para seguir uma pessoa com ideais da galera do Queiroz e colhe até hoje essses frutos!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Wander Leite

      ± 16 dias

      Li sim a matéria, mas como disse um colega abaixo, aqui da Bolsolândia, tudo ótimo....essas empresas gigantes que estão se manifestando em prol de medidas eficazes em prol da Amazônia e de questões ambientais também devem estar "exagerando" ou são inocentes de acreditar em "fake news" da esquerda. Aquecimento global também é lenda comunista etc.... estamos vivendo escassez de água no sul por ser normal...a NASA tirou foto...kkkkkk a política e fé no Bozo cegou milhares.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      J.A.O

      ± 16 dias

      Wander leite tem muita coragem ao se expor ao ridículo, ou não leu a matéria para postar um comentário descabido como o fez.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 16 dias

      Acredito que as fotos de satélites da NASA mostrando os pontos de calor no mundo todo sejam sim conteúdo científico-fático. Quanto a conteúdo político-ideológico, pode ser sim. Aldo Rebelo foi do PCdoB a maior parte da vida política. Era do PcdoB quando foi ministro de Lula e também de Dilma (por 4 anos seguidos entre o primeiro e o segundo mandato).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedra

    ± 16 dias

    Não gostou do meu comentário? O que não agradou vc? Ser chamada se sofista e proseletista ofendeu o seu ego? Ou o que não agradou vc foi o fato de estar associada a negacionista, pseudociência, "conservadores" e toda destruição e estupidez de um governo corrupto e associado a milicianos? Fica em paz...vou deixar de acompanhar esses textos ridículos e sem fundamentos que escreve. Vou deixar o espaço aos seus bajuladores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 16 dias

      Oi, Pedra. Eu não disse que não gostei de comentário nenhum seu. Respondi o que vc comentou abaixo, porque a proposta desta coluna é que haja interação entre mim e os leitores. Aqui você é livre para escrever o que quiser, desde que respeite as regras estabelecidas pela Gazeta do Povo. Mas eu tenho o direito de apontar quado os leitores estão falando que eu disse coisas que não estão no texto. E foi isso que eu fiz. Quanto à ivermectina, que vc mencionou sem qualquer contexto com o tema do artigo, respondi apenas pq tenho informações de entrevistas recentes que fiz com vários médicos. Está tudo publicado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ HENRIQUE SOARES RODRIGUES

    ± 16 dias

    Parabéns, Cristina, pela matéria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedra

    ± 16 dias

    Removeram o meu comentário!!! Só aceitam elogios...kkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 16 dias

      Só para esclarecer, quem remove comentários é a equipe de moderação, qdo recebe denúncias de outros leitores. Sugiro que leia as regras sobre o que é permitido e o que é proibido escrever na área de comentários para não passar por isso de novo. Abs.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 16 dias

    How dare you, Cristina? A Greta não vai curtir...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Jose Alves

    ± 16 dias

    Esta sim é jornalista de verdade. Parabéns Cristina Graeml , são reportagens deste nível que me mantem como assinante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 16 dias

    Fatos como esta reportagem nos posicionam contra uma retórica de interesses de vários governos mundiais que se debatem internamente com protestos dos seus agricultores que não conseguem competir com o agronegócio brasileiro. E são apoiados por uma corrente política de esquerda que apenas deseja criticar para pontuar sua participação na sociedade, que sabem está desgastada e sob o manto da falta de credibilidade. Em resumo, a esquerda perdeu seu discurso com as redes sociais informando e alguns poucos jornalistas informando a verdade. Parabéns, Cristina, por estar neste time de seriedade jornalística. Excelente análise, via a reportagem com o Sr. Aldo Rabelo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      J.A.O

      ± 16 dias

      Eden, Parabéns, mto bem colocado colocado seu comentário.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manoel Cesar Romero

    ± 16 dias

    Cristina muito bom, parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 16 dias

    Nada além da tradicional e conhecida frase: "Toda regra tem exceção!". É absolutamente fora da curva alguém vinculado a esquerda que se posicione de maneira centrada, com bom senso e/ou com qualidade no que fala. A característica do pessoal de esquerda é a limitação cognitiva, amoralidade e mau-caratismo, cada um a dessas características com proporções diferentes, o que dá os diferentes matizes da esquerdopatia. No presente caso, Aldo Rebelo surpreendeu pela honestidade de sua fala e integridade de seus argumentos; porém nada que os limitados possam considerar de relevante e/ou verdadeiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 16 dias

    Parabéns a repórter. 99% da imprensa só apoia as mentiras que interessam para os esquerdistas, petistas, comunistas, inclusive muitos da gazetinha. o solo da amazônia não se presta ao cultivo ao cultivo de oleoginosas, além de ser muito úmido. Esses petistas de meirda ficam falando um monte de mentiras e a imprensa esquerdista (globolixo, falha de sp, entre outros) reproduz em manchete. Quando a presidência era dos petistas pelo jeito não queimavam um metro quadrado por lá. Repórter lúcida!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    justo verissimo

    ± 16 dias

    kkkkkkkkkkkkkkk fotos tiradas somente de lugares preservados!!!! Essa gente ,incluindo essa mulher, deveriam ser presos por estelionato!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Pedra

      ± 16 dias

      Fotos tiradas de áreas ainda preservadas, mas que graças a pessoas como vc estão prestes a desaparecer. kkkkkkkkkkkkkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 16 dias

      Não entendi. Fotos de satélite da NASA são estelionato?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Andreas Milla

    ± 16 dias

    Parabéns Cristina pela seriedade do teu trabalho como jornalista de fatos. A questão das queimadas realmente existe um exagero muito grande por parte de certos setores tanto da sociedade mas principalmente da mídia, insuflado por governos pseudoecologistas. Não dá para negar que existem queimadas, mas tem que separar o que é queimada legal e "Cultural" da ilegal. Tem que lembrar que o sistema de Agricultura praticado pelos índios e sertanejos, além de outros agricultores de baixa tecnologia pelo Brasil, envolve a queimada dos restos culturais e, no caso dos índios, na agricultura nômade, da floresta. Nenhum desses casos é queimada ilegal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Andreas Milla

      ± 16 dias

      Andreas Milla: Eu convido os leitores a dar uma olhada no site do Fire Map da NASA (https://firms.modaps.eosdis.nasa.gov/map/#d:2020-07-18..2020-07-19;@0.0,0.0,3z), onde se vê claramente os pontos de calor pelo mundo (supostas queimadas), e onde se vê bem que, a nível de Brasil, não é na Amazônia o grande volume e sim na Caatinga e no Cerrado, mas o que mais chama atenção é que o volume total de queimadas do Brasil nem chega perto dos volumes registrados na Bolívia e Paraguai, na América do Sul e na região equatorial da África.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Andreas Milla

      ± 16 dias

      Aí eu pergunto, cadê o Macron, a Merckl, o Papa, o Leonardo de Caprio, e outras personalidades que vem com aquele discursozinho enfadonho e venenoso exclusivamente contra o governo brasileiro, porque eles não fazem a mesma coisa contra aqueles governos? É que no Brasil temos uma classe política derrotista e desonesta que fomenta essa bagunça em busca pelo poder e uma grande parcela da população que, em vez de analisar os fatos, prefere cair na lábia desses políticos, mas o pior é que uma grande parcela dos nossos professores, que deveria ser a classe pensante desse país é tão ignorante também. São essas pessoas que estão destruindo a educação Brasileira.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedra

    ± 16 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Magela

    ± 16 dias

    A ONU segue com esta disseminação de notícias falsas sobre o Brasil. É uma ONU esquerdizada e inconsequente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    ± 16 dias

    Fica claro que o governo está errando na área da comunicação. É necessário uma postura mais ativa sobre os números realistas de florestas em todo mundo, apresentando tudo de forma convincente, não só a imprensa, mas a todos movimentos e organismo do meio ambiente. Em resumo temos uma excepcional carta na manga, da qual não estamos tirando vantagem, e ainda pior, deixamos que a falácia se espalhe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 16 dias

    É a ma fé da globolixo que esta literalmente pegando fogo e desesperada porque vai perder a concessão em 2022.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 16 dias

    Ótimo, parabens pela coragem de mostrar a opinião de Aldo Rebelo, o único comunista que eu respeito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Harrison

    ± 16 dias

    Excelente reportagem que mostra de fato a floresta Amazônica. Cristina obrigado por você ser essa profissional de melhor qualidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 16 dias

    Como esquedeopata gosta do quanto pior melhor, não devem ter tido educação que zele pelo respeito entre as pessoas e a sociedade. Parecem infelizes e de rancor com a vida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 16 dias

    Nossa, Cristina. Não sei como você não se cansa em tentar contrapor essas pseudoverdades, que nos amarguram. Do debate do FUNDEB, a imprensa a todo momento criticava o governo por não tomar a iniciativa sobre o tema. Pois bem, em nenhum momento avaliavam se apenas o dinheiro era o problema, uma vez que os resultados eram pífios. Cansa, ver tantas abominações herdadas e que recaem sobre um unico governo. Espero que você mantenha a fibra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco

    ± 16 dias

    O que estou achando mais divertido nos críticos que estão malhando o texto, é que eles estão criticando o que não está escrito em canto nenhum dele. Das duas uma: ou não sabem ler ou pouco se importam com os fatos. O que vale é lacrar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 7 dias

      Essa é a missão que lhes foi passada, verbal ou subliminarmente. Cumprem-na cegamente. Texto? Que texto?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 16 dias

    Resumindo , está tudo uma maravilha na Bolsolândia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 7 dias

      Aos poucos, está-se a caminho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 16 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roco

    ± 16 dias

    Parabéns Cristina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 16 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 16 dias

    Aldo Rebelo virou"fascista"?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Augusto

    ± 16 dias

    Parabens pela coragem de divergir em tema tão sensível

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Macuxi

    ± 16 dias

    O direito de opinião é equivalente à obrigação de coerência em qualquer que seja a opinião. Parabéns pela coerência, Cristina. Ps. Por obséquio, você por ventura é irmã (ou parente) do Aluno Graeml, do Colégio Militar de Curitiba, na década de 80?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 16 dias

      Oi,Macuxi. É meu irmão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogerio Barao

    ± 16 dias

    Cristina, ninguém preserva mais florestas do que o Brasil. A agricultura brasileira já atingiu o topo mundial sem aumentar as áreas de plantio, mas a produtividade. Parabéns pelo artigo esclarecedor!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedra

    ± 16 dias

    Ah tem mais uma do seu presidente!! Agora ele diz que a Amazônia não pega fogo. O que me diz? Queima ou não queima?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 7 dias

      Gostando , ou não, é SEU presidente também. Sabe , é UM de cada vez.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 16 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RPM

      ± 16 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo E L

      ± 16 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedra

    ± 16 dias

    Ah precisa combater as queimadas e o desmatamento ilegal negando a sua existência? E a ivermectina e a cloroquina tem resultados positivos no combate ao covid-19? Mais uma negacionista..para o público que você quer agradar pode até ser.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J.A.O

    ± 16 dias

    Parabéns pela bela matéria Cristina. recordo-me que outro dia, alguém comentou em uma matéria sua, e na ocasião sugeriu que vc entrevistasse o Ex ministro Aldo Rabelo, e ao qual sua resposta foi positiva. Fico feliz em ler algo com clareza da luz do Sol, repassada por uma personalidade cujas filosofias politicas são contrarias ao governo atual em vários aspectos, entretanto, não foge da verdade ao concordar com a politica de mentiras e oportunismo da esquerda que inundam o mundo com mentiras sobre nosso pais com o intuito de prejucar a governabilidade do PR Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELMOR

    ± 16 dias

    Os contrários ao governo e ao Brasil necessitam de argumentos para malhar o presidente esse de desmatamento é mais um.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CSG

      ± 16 dias

      Não precisa , ele mesmo destrói a própria imagem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 16 dias

    Matéria muito esclarecedora.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stefan

    ± 16 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 17 dias

    Esta trinca de Jornalistas - GUZZO, GARCIA e GRAEML - trazendo FATOS está prestando um enorme serviço, não à GP, ao assinante, mas ao Brasil. Este tipo de matéria é de interesse nacional. Não que se diga aqui algo que o próprio governo não diga de uma forma ou outra, mas quando jornalistas de verdade (não moleques travestidos de) estampam esta realidade no jornal o peso é outro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Momento Fletor

    ± 17 dias

    Um erro não justifica o outro; o Brasil precisa, sim, independentemente de pressões externas, preservar a floresta amazônica presente em seu território, sem esquecer de outros biomas como o que resta da floresta Atlântica, o Cerrado, suas bacias hidrográficas, enfim, a Natureza que tanto o diferencia do restante do planeta e que tanta inveja desperta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      Desculpem, a resposta sobre a ivermectina era para o comentário de baixo, da Pedra.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      Ah, a parte da ivermectina tbém está errada. Esse é um remédio para uso veterinário e humano que vem dando resultados ótimos contra o tratamento de sintomas iniciais de Covid-19 e até na prevenção. Mas ninguém é obrigado a tomar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      Sim, as queimadas e o desmatamento ilegal precisam ser combatidos, tanto quanto as notícias falsas que destroem nossa imagem lá fora e prejudicam nossas exportações.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedra

    ± 17 dias

    É isso aí Cristina!!! Não existe desmatamento, não existe grilagem de terras, não existe garimpo ilegal, não existe madeireira ilegal, não existe milícias, a cloroquina é a salvação da pandemia, a ivermectina não é só pra gado, salva o ser humano do covid...que maravilha de lugar é o Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • R

      RPM

      ± 16 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      Ah, a parte da ivermectina tbém está errada. Esse é um remédio para uso veterinário e humano (com formulações diferentes), que vem dando bons resultados contra o tratamento de sintomas iniciais de Covid-19 e até na prevenção. Mas ninguém é obrigado a tomar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      Pedra, quem disse isso tudo aí? Eu não disse. E não concordo com quase nada do que vc escreveu aí, com exceção da parte final, depois das reticências. Porque sim, apesar de todos os nossos problemas, o Brasil é mesmo uma maravilha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 17 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 17 dias

    Então há aumento de desmatamento, e há de fato queimadas. O que está realmente queimado é o filme do governo. Um ano e meio de discurso contra o meio ambiente, desmonte da fiscalização, perda de verbas internacionais, e a permanência de Salles e Araújo são os problemas a serem resolvidos, e não tem que ser só pra inglês ver. Bancos entram para tentar ajudar a salvar a Amazônia. Os aloprados acham que eles são comunistas também. Nada disso, é o capitalismo moderno, que quer respeito ambiental e humano. É que dinheiro não aceita desaforo, nem mentiras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • R

      RPM

      ± 16 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Stefan

      ± 16 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 17 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 17 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 17 dias

    https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/pantanal-recorde-queimadas-22-anos-ms/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 16 dias

      Freitas, quero imagens! Estatística aleatória não é prova.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      J.A.O

      ± 16 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 17 dias

      CRISTINA GRAEML: Recorde em 22 anos. Isto é o que importa para quem quer preservar o meio ambiente. Mesmo que fosse no Su do Brasil, SERIA UM DESASTRE.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      Pantanal não é Amazônia, mas, de novo, são queimadas sazonais, acentuadas pelo clima seco. O que não quer dizer que não devamos lamentar e o governo não deva combater. Mas não há notícias, ao menos por enquanto, de que sejam incêndios ilegais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]