i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

George Orwell

George Orwell: as previsões e alertas de 70 anos atrás que cabem em 2021

George Orwell, considerado um dos mais influentes escritores do século XX, autor dos clássicos A Revolução dos Bichos e 1984, em que alerta para os perigos do comunismo e do totalitarismo, voltou a ser lembrado, lido e muito comentado por motivos claros.

Cada novo episódio de censura e tirania das redes sociais, cada nova campanha de “cancelamento” promovida por usuários das plataformas digitais contra quem tem opinião diferente, cada aplauso a ditadores traz à tona a lembrança de algo descrito em suas obras mais famosas.

Se a comunidade de porcos que comanda a Revolução dos Bichos e depois escraviza os demais animais da fazenda foi logo vista como uma alusão à revolução russa de 1917, a aldeia global da Oceania (continente imaginário onde vivem os humanos subjugados do então futurista 1984) veio a fazer sentido com algumas décadas de atraso.

A maioria de nós leu esses clássicos na escola, mas mesmo quem fugiu das leituras obrigatórias da adolescência a essa altura ao menos ouviu falar do autor e dos livros, já que toda hora alguém traz de novo a informação de que George Orwell foi um visionário.

Ele teria previsto com 70 anos de antecedência o que a humanidade está vivendo agora, em 2021: os ataques à liberdade de expressão, as tentativas de impor um pensamento único e de implantar uma governança global.

O que poucos sabem é que esse romancista ficcional fez outras previsões de futuro, também sombrias (e agora assustadoramente reais), que não estão nos livros, mas em uma série de outros escritos, de cartas a reportagens. A maior parte delas foi reunida no documentário A Life in Pictures, de 2003.

O filme, de uma hora e meia de duração, disponível no YouTube, traz um retrato da vida e do pensamento de George Orwell. Foi produzido pela BBC de Londres, emissora onde, aliás, ele trabalhou como jornalista.

George Orwell visionário

Do ano passado para cá muita gente começou a falar, com razão, que George Orwell acertou em quase tudo o que descreveu no livro 1984, só teria errado o título, que deveria ter sido 2021.

O que está descrito nessa obra parecia mera ficção na época do lançamento, em 1949. Mesmo quando chegou o ano do título do livro, 1984, aquilo tudo continuava parecendo uma coletânea de loucuras saídas de uma cabeça muito criativa.

Passadas mais algumas décadas, é assustador ver que aquele relato é verossímel, quase uma descrição do modo de vida que já estamos experimentando: um mundo onde tiranos do mundo empresarial e político avançam sobre as liberdades individuais, em especial a liberdade de expressão.

Mesmo sendo uma ficção o livro revela a que ponto pode chegar uma sociedade sob rígido controle e extrema vigilância. Não surpreendem, portanto, as analogias com o mundo atual. O que poucos comentam é que George Orwell foi além nessas previsões.

Em artigos, cartas e até em entrevistas concedidas nos meses entre o lançamento de sua obra mais famosa e sua morte por tuberculose no ano seguinte, o autor dobrou a aposta.

Previsões baseadas em observação

George Orwell nasceu na Índia, foi para a Inglaterra ainda criança e, já adulto, morou também na França. Foi jornalista, escritor e ativista político. Lutou na guerra civil espanhola como voluntário. Era um homem de muita experiência, portanto, que já tinha observado vários governos quando publicou 1984.

Antes de trazer as outras hipóteses de futuro levantadas por ele após a publicação do livro, sugerindo que a vida poderia se transformar num inferno caso a humanidade se rendesse a populistas tiranos, como aqueles que o mundo conheceu na primeira metade do século XX, vale relembrar alguns pontos importantes da sociedade distópica descrita no livro.

Em 1984, George Orwell fala de um partido único que assume o governo e vigia as pessoas o tempo todo através de câmeras, um sistema de controle chamado de Big Brother. Não à toa foi essa a inspiração para o nome do programa de TV em que ninguém tem privacidade.

O livro também mostra o funcionamento de um Ministério da Verdade, que estipula o que seria a “verdade” conforme as crenças que deveriam ser incutidas na cabeça das pessoas (qualquer semelhança com agências “checadoras” de fatos, que atuam de forma seletiva, não é mera coincidência).

Na sociedade do futuro, sob jugo de tiranos, não haveria apenas falsificação da verdade, censura e perseguição a ideias diferentes, mas até controle do pensamento. E o estímulo para que as pessoas se vigiassem e denunciassem os “infratores” das regras de só falar o que era autorizado.

Lembrou das milícias digitais que assediam anunciantes e empregadores para cancelar pessoas e empresas que não estejam dizendo ou fazendo o que elas querem que seja dito ou feito? Lembrou das campanhas de difamação, dos assassinatos de reputação, dos discursos de ódio contra quem pensa ou age de forma diferente?

O pior é ver tudo isso acontecendo e gente estimulando o patrulhamento que divide a sociedade, concordando que as redes sociais censurem, apoiando as milícias digitais. E achando lindos os ativistas que sequestram causas legítimas como se fossem deles, pregam e praticam violência e acabam gerando mais ódio (e não, empatia) pelas minorias que dizem representar.

É fácil fazer a analogia entre o mundo atual e aquele descrito em 1984. Se você está entre os que aplaudem a ideia de um planeta governado por gigantes de tecnologia, se acha aceitável que pessoas sejam canceladas e perfis, banidos de forma aleatória, recomendo a leitura (ou releitura) desse livro.

História de vida

Pouca gente sabe que George Orwell não inventou do nada essa história de governança global, de imposição de pensamento único, de uma tirania extrema que põe fim à liberdade de expressão.

Muitos pensam que ele era apenas um autor de ficção, mas Orwell era acima de tudo um bom observador do que vinha acontecendo na política: do estímulo à divisão da sociedade até a luta de classes. Foi natural que fizesse previsões de onde áquilo tudo ia dar.

Em outro livro, autobiográfico (Lutando na Espanha), ele fala sobre a transformação que ele próprio viveu em campo de batalha e explica por que foi deixando para trás as ideias socialistas que defendia.

George Orwell já tinha carreira de jornalista e de escritor consolidadas, mas decidiu lutar como voluntário ao lado dos anarquistas na guerra civil espanhola (1936) contra o fascismo do general Ferdinando Franco. Os anarquistas tinham a apoio dos republicanos, que eram patrocinados pelo comunismo russo.

No livro ele conta por que reviu tudo o que defendia. Os anarquistas foram perseguidos e degolados pelos comunistas patrocinados por Stalin, que estavam infiltrados entre os republicanos. O próprio escritor levou um tiro no pescoço, escapou e voltou para a Inglaterra, onde anos depois escreveu 1984.

Essa guerra ajudou a abrir portas para o nazismo e deixou mais de um milhão de mortos. O que ele viu lá e em outros lugares da Europa (perseguições, sumiço e morte de pessoas, mentiras, gente mudando a história e até a linguagem, proibindo o uso de determinadas palavras) alimentou a trama do livro.

1984 traz a ideia da novilíngua, nome dado à linguagem controlada pelos detentores do poder e das narrativas. Como todos sabemos, a obra é uma ficção, mas baseada numa realidade que já se implantava através da União Soviética e se espalhava pela Europa. O que ele fez foi imaginar para onde o mundo caminharia a partir daquele momento.

Hoje é conhecido o que aconteceu daquela época em diante. Vimos ideias nefastas sendo disseminadas com disfarce de altruístas, de preocupação com os mais fracos, os mais pobres. Projetos socialistas produziram desastres humanos com dezenas de milhões de mortos e pobreza extrema em todos os lugares onde foram implantados.

Mas o mundo de controle absoluto imaginado por George Orwell era, até pouco tempo, conhecido apenas como ficção. Agora começa a parecer real, especialmente à luz das outras previsões que o escritor fez após a publicação de 1984.

Documentário sobre George Orwell

A Life in Picture é um trabalho de dramaturgia, onde atores assumem o papel de Orwell e de interlocutores dele, reproduzindo entrevistas e relatos reais, trazendo falas que o escritor realmente disse e que ficaram documentadas.

Em determinado momento a atriz que faz o papel de repórter diz para Orwell que acha 1984 uma obra aterrorizante, a ponto de não ter vontade de ler outra parecida. E lembra que ele dizia ter uma habilidade para enfrentar fatos desagradáveis, perguntando se era isso que demonstrou em 1984, pintando um quadro preciso do futuro.

O escritor responde que a história é uma paródia, mas que ele acredita sim que algo parecido com o que descreve no livro poderia vir a acontecer de verdade, porque era naquela direção que o mundo estava indo. A parte mais assustadora é quando o escritor é instigado a ir além de 1984.

“No nosso mundo não haverá emoções, exceto medo, raiva, triunfo e autorrebaixamento. O instinto sexual será erradicado, aboliremos o prazer, não haverá qualquer lealdade exceto a lealdade ao Partido, mas sempre haverá a intoxicação pelo Poder. Sempre, a todo momento, haverá o entusiasmo da vitória, a sensação de espezinhar um inimigo que está indefeso.”

George Orwell, no documentário A Life in Picture

Aposto que você, como eu, também lembrou da ideologia de gênero, das tentativas de mudar a biologia humana, impondo narrativas como se fossem Ciência, bem como da prática atual de recriminar quem defende as tradições, a cultura e a própria biologia; a condenação por alguns grupos barulhentos de qualquer um que defenda o casamento, a família, filhos.

Uma sociedade que se entrega à doutrinação, a uma espécie de lavagem cerebral, que acredita e repete frases feitas e ideias não-fundamentas, dando força a governos corruptos, apoiando ditadores, cabe bem nas previsões de Orwell.

“Se você quer uma imagem do futuro pense numa bota pisando num rosto humano para sempre. A moral a ser tirada dessa perigosa situação de pesadelo é simples: não permita que aconteça, depende de você”.  

George Orwell, no documentário A Life in Picture

É forte, mas é um convite para agirmos enquanto há tempo, para não deixarmos que avancem sobre a nossa liberdade de expressão e nos escravizem em dogmas que são naturais apenas para minorias. É preciso exigir que as autoridades tomem providências sobre a ditadura imposta pelas grandes plataformas de mídia.

Por outro lado, temos todos uma missão individual: precisamos desmascarar a hipocrisia, a mentira, o duplo padrão. Não compartilhar nem curtir os "lacradores", os "canceladores", os assassinos de reputação já é um bom caminho.

Aqueles que deturpam tudo o que dizemos em publicações e comentários; que não têm argumentos, só xingamentos; que nos acusam de racistas, fascistas, machistas e mais uma infinidade de “istas”, sem sequer nos conhecer ou conhecer nossos valores, merecem resposta imediata; educada, mas firme.

Caso contrário, seguirão avançando sobre a verdade e tentando monopolizar as virtudes como se fossem eles os donos da razão. Querem calar as vozes de quem ousa pensar diferente. Não são democráticos, sequer empáticos. São tiranos, como os que George Orwell descreve em seus escritos.

49 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 49 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    fernanda ribeiro

    ± 1 minutos

    A militante feminista negra que está no BBB 2021 seria representante deste Partido, tal de Lumena. Assisti 2 dias ao Programa para ver: é impressionante como ela segue a Cartilha do feminismo negro com todo seu racialismo e racismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      Edmundo Escrivão Filho

      18/02/2021 13:49:25

      Excelente contribuição, como sempre, Cristina. Obrigado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        MARIA APARECIDA MELO DA SILVA COSTA

        16/02/2021 23:47:35

        Excelente!!! Parabéns por mais este alerta. "Não podemos permitir que isso aconteça!" O preço da liberdade é a eterna vigilância.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          MAURICIO NESSESIO

          15/02/2021 14:00:57

          Tive a felicidade de ler esse livro e realmente é de arrepiar, temos que ser vigilantes pois é o que querem fazer de nós seres humanos, virar simplismente um fantoche.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Luiz Carlos Giublin Junior

            14/02/2021 14:46:00

            Parabéns Cristina. Excelente coluna. A Revolução dos Bichos e 1984 deve ser leitura obrigatória para quem quer entender como funciona o comunismo. Sempre resultando em censura e autoritarismo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              Silma cortes da costa battezzati

              13/02/2021 20:10:19

              Excelente explanação e alertas. Vivemos tempos sombrios em que a própria suprema corte do país parece não se incomodar com as tentativas recorrentes de repressões às liberdades de expressão, notadamente nas redes sociais, mas só quando estas se apresentam contrárias aos seus seletos "postulados" fomentando, assim, o acirramento de vigilâncias àqueles que pensam de modo adverso. Como bem disse Orwell vivemos dias em que 'todos os bichos são (aparentemente) iguais. Porém alguns são mais iguais que outros" #nãopodemosdeixaracontecer

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • I

                I. de A.

                16/02/2021 23:17:22

                A suprema corte (em letras minúsculas) é parte grande do problema.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • S

              SERGIO BINOTTI

              13/02/2021 18:19:32

              "1984" para mim, é um marco. Eu pensava de uma forma antes, e passei a pensar de outra, depois de ler 1984. Parabéns Cristina. Mantenha sempre sua coragem.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • C

                CRISTINA GRAEML

                15/02/2021 4:58:26

                Obrigada, Sérgio. Não desistirei de defender a verdade, de expor a hipocrisia e de defender meus pontos de vista, ainda que desagrade a uma pequena parcela dos leitores. Da mesma forma seguirei defendendo o debate de ideias e ouvindo quem pensa diferente. Terão sempre o meu respeito, desde que não partam p ofensas e prefiram atacar o interlocutor por não conseguirem argumentar. Estou com Orwell: para não viver num pesadelo não deixem acontecer. Se depender de mim, tiranos e manipuladores do pensamento não passarão.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz Antonio Fraga

              12/02/2021 21:11:04

              Li a "Revolução dos Bichos" e estou terminando de ler "1984". Excelente artigo. Parabéns! (é conforme vc "colocou" mesmo! É "isso" que está acontecendo: Orwell foi visionário)

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Felisberto Cerqueira de Jesus Filho

                12/02/2021 15:16:12

                Excelente pauta e material produzido pela jornalista. Impressionante a precisão de Orwell .... parece até inspiração do além.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Adilson

                  12/02/2021 15:11:21

                  Este livro 1984 e a Revoluçao dos bichos é que deveriam ser obrigatóios nas escolas e nas universidades.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Adilson

                    12/02/2021 14:49:12

                    Acabei de ler 1984 e a revolução dos bichos.. verdade.. parece que os assuntos, são destes dias..

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

                      12/02/2021 14:48:00

                      Cronica espetacular, um grande alerta para todos, convidando a uma reflexão pessoal, no sentido de que a liberdade e o respeito ao próximo sejam preservados integralmente, evitando que nos sejam impostos comportamentos que nos controlem e usurpem a auto-determinação e o direito de opção. Que mais pessoas tenham o discernimento e coragem da Cristina para se manifestarem.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marco Polo

                        12/02/2021 14:40:45

                        Excelente texto, alguém com capacidade para antever o futuro. Agora cabe a nós o retorno à normalidade!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          SANDRA HELIA LAUBE

                          12/02/2021 13:54:24

                          excelente raciocínio Cristina - me identifiquei exatamente com o momento vivido em nosso país e outros, para tudo deve se ter um equilíbrio e limites sob pena de rumarmos ao caos, quais já sabemos pela historia, mortes, fome, pobreza escuridão.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            Jeanne Lopez

                            12/02/2021 13:35:29

                            Verdade! Uma época muito sombria estamos vivendo, infelizmente caminhando para o que George Orwell retratou tão bem no livro 1984. Deus tenha misericórdia! Que não sejamos dominados pelo medo da tirania e que possamos lutar de alguma forma pela liberdade de expressão.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              José Luiz A. C.

                              12/02/2021 11:57:31

                              As big thecs têm tecnologia e parcerias (secretas) com governos para monitorar pessoas e manipular a informação. O presidente espião "meu nome é Obama, Barack Obama" foi pego em flagrante grampeando a então presidente Dilma (lembram?). Facebook, Twitter, Whatsapp, Tik Tok, Telegram, etc, atuam como verdadeiros "Ministério da Verdade" orwellianos.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                LUIZ DE FREITAS

                                12/02/2021 10:38:28

                                Será cancelada em 3,2,1...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  CARLOS ROBERTO PIANHO

                                  12/02/2021 10:36:55

                                  Muito bom texto Cristina. E para confirmar os escritos por Orwell, tem os dislikes de um leitor extremista, que não se tocou ainda de seu papel de **** útil. Em todo texto dos colunistas da Gazeta, lá está o dedinho para baixo. Neste seu relato brilhante mas chocante, o profeta do apocalipse não podia deixar de discordar. Pelo menos somos democráticos. Parabéns.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Manfred Schmid

                                    12/02/2021 10:36:00

                                    Parabéns Cristina Seu artigo nos mostra que o que está acontecendo não é obra do acaso. Orwell deu o alarme correto. Temos que ter e dar ciência disso, e agir contra esse novo estabelishment

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • V

                                      Vinícius Benvenutti

                                      12/02/2021 10:34:47

                                      Perfeito!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Paulo H.

                                        12/02/2021 5:36:02

                                        Excelente vídeo. Mais do que excelente, importantíssimo, relevantíssimo e claro, gravíssimo. A colunista tratou do tema com uma singeleza contundente. O resultado não poderia ser melhor em termos de eficiência e alcance da mensagem.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • Z

                                          Zequinha

                                          12/02/2021 2:18:41

                                          George Orwel foi um visionário em sua grande obra 1984. Só errou o título que deveria ser chamado 2020

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Antonio de Barros Sobrinho

                                            12/02/2021 2:03:10

                                            Excelente Cristina. Parabéns. Deixei o Twitter e o Facebook após algumas suspensões. E olha. Não agredi, difamei ou fiz qualquer coisa do tipo. E parabéns a Gazeta do Povo de dar espaço a um pensamento livre e crítico ao mesmo tempo. Talvez o único no Brasil.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Ariadne Vinha Seixas

                                              12/02/2021 1:07:00

                                              Que texto sensacional. Parabéns à autora.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                12/02/2021 0:50:32

                                                Recordo que ainda na década de 80, estes livros do George Orwell eram tidos e tratados mais como ficção científica. Nunca que eu me lembro, as ciências humanas e congêneres, das universidades esquerdistas travavam-nos como um libelo contra a opressão e a tirania. Não havia a crítica aos países comunistas que tinham todo aquele modus operendi para perseguir os defensores da liberdade. Desprezei o livros quando jovem, por não me sentir atraído por ficção. Foi um erro crasso. Lá estava, metodicamente, a insidiosa e perfida maneira da esquerda se comportar. Onde estavam os intelectuais como FHC, Florestan Fernandes, Marilena Chauí para abrir os olhos da juventude?Pois é, ficaram em silêncio

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • G

                                                  Georgia Souza

                                                  12/02/2021 0:45:48

                                                  Parabéns Cristina. A Gazeta do Povo escolhe jornalistas que estudam profundamente os temas sobre os quais escrevem.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    Rubens Farias

                                                    12/02/2021 0:36:40

                                                    Isso também serve pros governos de direita autoritários que não aceitam os que pensam diferentes deles, que não acreditam nessas farsas religiosas de bons costumes (só para inglês ver) porque nas alcovas todas as sa canagens acontecem, as vendas de feijão milagroso, de indulgências e entradas no paraíso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Christina

                                                      12/02/2021 0:28:16

                                                      E, por falar em delírio... Vc continua defendendo o tal do tratamento precoce contra a covid-19, tipo hidroxicloroquina, tamiflu, ivermectina e afins?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      6 Respostas
                                                      • C

                                                        Christina

                                                        12/02/2021 17:46:09

                                                        Luiz, fui bem clara em fazer uma pergunta para a colunista. Sua opinião foi dada, mas não foi requerida. Mas, a respeito. Cada um com seus problemas.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Christina

                                                        12/02/2021 17:44:05

                                                        Eu li o livro, meu caro e não tem nada a ver com a minha pergunta, nem como se eu me enquadro em algum personagem. A minha pergunta foi singela, uma vez que a colunista defendeu veementemente o tal tratamento precoce. Parece que vc está ansioso para desabafar suas frustrações. Calma, eu não sou sua inimiga, muito menos da Cristina Graeml.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        ACG

                                                        12/02/2021 14:42:16

                                                        Vc encarna exatamente o personagem reprodutível do "Orwell". Repete uma sentença para se convercer que é verdade, ignorando outros estudos e, em especial, os números. São 8.637.050 de pessoas recuperadas do covid no Brasil. Conte-me exatamente quantos não tomaram utilizaram algum tipo de tratamento precoce, quando até mesmo "formadores de opinião", como o médico David Uip, tomou uma "cloroquinazinha" quando a coisa apertou para o lado dele. Sugiro vc ler 1984 para ver onde se "enquadra"...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        Luiz

                                                        12/02/2021 12:06:30

                                                        O kit de medicamentos salvou vidas. como demonstram relatos, depoimentos, fatos, feito por médicos e pacientes. Portando valente, quer vc queira ou não, isso é verdadeiro. Salvou vidas, repito. Vem cá, conta pra mim, tá usando ivermectina, vitamina D, etc, né? Seguro morreu de velho....

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Christina

                                                        12/02/2021 10:38:08

                                                        De forma alguma. E o que tem o conteúdo da minha pergunta a ver com o Luladrão?????

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • Z

                                                        Zequinha

                                                        12/02/2021 2:20:24

                                                        E você defende o Luladrão?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      Rose Andrade

                                                      11/02/2021 23:41:34

                                                      Muito bom gosto muito de seu jornalismo. E uma voz de verdades.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        João Viggiani

                                                        11/02/2021 22:45:02

                                                        Excelente texto. Conciso e factual. A leitura das distopias, que proliferaram no pós 2a Guerra parecem profecias que se estão realizando hoje. A releitura torna-se obrigatória para se identificar como impedir que sejamos submetidos.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          antoniocbjunior

                                                          11/02/2021 22:24:05

                                                          Ótima análise, Cristina. Orwell realmente foi impecável em prever em suas ficções os rumos da política global, da agenda da censura, do cancelamento, da inversão de valores pelos doutrinadores ou "donos da verdade". Resta a dúvida se será possível ou não enfrentar o poder das big techs, dos metacapitalistas, dos governos corruptos e dos legisladores "iluminados" para salvar os valores e crenças que são a base para a família, a liberdade de expressão, a religião, enfim a vida.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • G

                                                            GUSTAVO

                                                            11/02/2021 21:57:30

                                                            Meu Deus!! Quanto delírio e desinformação. Está senhora, defensora da luta conta o glonalismo-comunista (hahahahahahahahaha) cada dia tem passado mais e mais vergonha pelo que escreve.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            5 Respostas
                                                            • I

                                                              IvoHM

                                                              12/02/2021 13:08:04

                                                              GUSTAVO: O cara que até hoje não aceita a Queda do Muro e ainda diz que nós é que somos os "negacionistas"...

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • Z

                                                              Zequinha

                                                              12/02/2021 2:21:48

                                                              E o Luladrão vai bem??

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • L

                                                              LSB

                                                              11/02/2021 23:41:04

                                                              Delírio é “gênero fluido”; delírio é dizer q “capitalismo cria miséria”; delírio é assumir ter existido uma “conspiração” milenar nos quatro cantos do mundo para impor uma cultura opressora do patriarcado; delírio é achar q exista uma “cultura do estupro” na civilização ocidental; delírio é alucinar vendo racismo e outros “ismos” “estruturais”; delírio é problematizar até calçadas e achar q o nível final, último, da sabedoria humana é explicar absolutamente tudo como uma dicotômica e maniqueísta “luta” entre opressor e oprimido; delírio é acreditar nisso tudo e dizer q está delirando quem denuncia o verdadeiro delírio - enfim, delírio é nunca cogitar a hipótese de q seja vc o delirante.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Carlos Alberto da Silva Lopes

                                                              11/02/2021 23:03:44

                                                              Provavelmente você não leu 1984.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              Eustáquio

                                                              11/02/2021 22:23:30

                                                              Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            Meg Litton

                                                            11/02/2021 21:49:24

                                                            Orwell foi um dos maiores "adivinhos" do século 20: tipo Nostradamus moderno...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • L

                                                              Luiz

                                                              11/02/2021 21:39:58

                                                              Boa Cristina, excelente artigo p/nossa reflexão. Li quando adolescente esses dois livros - eram outros tempos, né Cristina? - por isso e "otras cositas mas" nunca me doutrinaram. Portando, recomendo urgentemente aos lacradores/canceladores de plantão, corram comprar "A Revolução do Bixos" e "1984".

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • A

                                                                Alvaro

                                                                11/02/2021 21:26:30

                                                                Foi exatamente por isso que saí do whats e do Facebook, já que o seu dono vai começar a censurar grupos políticos que, obviamente, serão os de direita e conservadores. E minha despedida foi nesses termos do livro, acrescido da história do Admirável Mundo Novo. Por isso, passei a usar o Telegram pois que o seu criador disse que o símbolo do aviãozinho de papel é a metáfora para a liberdade. Adoro seus artigos.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                1 Respostas
                                                                • C

                                                                  CRISTINA GRAEML

                                                                  11/02/2021 21:41:52

                                                                  Obrigada, Alvaro. Bem lembrado! Admirável Mundo Novo é outro clássico que reforça o que estamos falando. O importante é continuarmos promovendo o debate, denunciando os abusos e as intenções por trás dos discursos de ódio travestidos de altruísmo. Apenas uma lembrança em relação ao Telegram: o app é russo e já revelou vulnerabilidade (caso dos hackers de Araraquara que invadiram arquivos de conversas privadas de autoridades). Estejamos vigilantes!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              Fim dos comentários.