i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Ideologia de gênero

Ideologia de gênero: o fracassado experimento de tentar forçar menino a ser menina

A ideologia de gênero, ideia de que as pessoas não nascem homens ou mulheres, apenas acham que são do sexo masculino ou feminino por uma construção social, não tem qualquer embasamento científico, mas vira e mexe vira notícia. A mais recente foi porque o STF adiou o julgamento da ação do PSOL, que insiste em incluir esse assunto no currículo das escolas.

Depois de derrotado no Congresso durante a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) o partido partiu para o tudo ou nada no Judiciário. Quer que o Supremo reconheça inconstitucionalidade na lei que estabeleceu as diretrizes educacionais brasileiras e permita a inclusão de uma série de exigências para professores e dirigentes de escolas a título de ensinar aos alunos a não discriminar crianças e adolescentes LGBT.

Como surgiu a ideologia de gênero

O PSOL não está descobrindo a roda nem sendo vanguarda nessa discussão. A ideia de que gênero é algo a ser escolhido parece moderna e descolada, porque ganhou a adesão de artistas e influenciadores digitais, além de políticos de esquerda.

Empresas também entraram na onda de colocar a palavra “gênero” em vez de “sexo” na ficha de cadastro que os clientes precisam preencher para se fazerem parecer inclusivas e preocupadas com a diversidade. Só que a ideologia de gênero não tem nada a ver com inclusão, não se baseia em Ciência e não é uma ideia moderna, fruto da evolução da sociedade.

Essa hipótese de que o ser humano nasce sem sexo e que isso seria algo imposto a nós pela cultura, pelos pais, pela escola, pela indústria da moda, de brinquedos e de entretenimento, foi criada décadas atrás. As primeiras teses desse tipo são dos anos 60, na época da contracultura, da revolução hippie e da pregação do amor livre, incluindo aí bigamia, poligamia e todo tipo de libertinagem camuflados de defesa da liberdade plena.

Filósofos, sexólogos e ativistas políticos preferiram ignorar as diferenças físicas do corpo humano desde o nascimento e as diferenças de personalidade entre homens e mulheres desde muito pequenos para impor a noção absurda de que somos vítimas de uma sociedade opressora, obrigados a ser o que nos mandam ser.

Experimento fracassado

No fim da década de 1960 uma família americana protagonizou um caso macabro envolvendo uma tentativa de provar a ideologia de gênero. A palavra é forte, mas é a que melhor me ocorre para definir o experimento do psicólogo neozelandês radicado nos Estados Unidos, John Money.

Por sugestão e orientação dele um casal que teve dois meninos gêmeos aceitou experimentar criar um deles como se fosse menina. A ideia não partiu do nada, mas de uma tragédia. O bebê foi vítima de um erro médico. Não tinha nem um ano ainda quando perdeu o órgão sexual durante uma cirurgia de fimose. No desespero os pais acabaram procurando ajuda do psicólogo John Money.

John Money atendia crianças hermafroditas e propôs ao casal passar a tratar e a vestir o filho como menina para que, mais tarde, ele fosse submetido à cirurgia de mudança de sexo. Foi assim que Brian ganhou outro nome, Brenda, e começou a sina de lutar contra a própria biologia.

Hoje sabe-se que sua infância foi de muito sofrimento: desde pequeno rasgava os vestidos por detestar aquelas roupas e tentava a todo custo se enturmar com meninos já que não sentia afinidade pelas brincadeiras das meninas, mas era rejeitado por ambos os grupos.

Depois de uma infância traumática, marcada inclusive pelas primeiras cirurgias, virou um adolescente desajustado e depressivo. Brain (ou Brenda) só soube da verdade já adulto, quando os pais não se consultavam mais com o psicólogo e revelaram ao filho que o "feminino" tinha sido inventado.

Não chega a surpreender que Brenda tenha decidido mudar novamente de nome, para David, e fazer outra cirurgia para voltar ao sexo biológico, provando justamente o contrário do que a teoria pregava. Ser mulher não era uma questão de construção cultural, mas algo contra a natureza daquele homem biológico, torturado e violentado desde bebê.

David chegou a se casar com uma mulher, só não pode ter filhos. O peso de todos os traumas que viveu levou-o, porém, ao suicídio, aos 38 anos. Seu irmão gêmeo foi outro que enfrentou inúmeros problemas, morreu ainda mais jovem, de overdose de drogas, o que muitos consideram também como suicídio. Os pais passaram a vida convivendo com depressão e outros problemas de saúde. Em resumo: o experimento de ideologia de gênero de John Money destruiu a família inteira.

O psicólogo morreu em 2006, depois de ter publicado vários artigos científicos com informações deturpadas, tentando forjar o sucesso no desenvolvimento da feminilidade de Brian; e de ter até recebido um prêmio pelo seu experimento.

Tão grave quanto o estrago causado àquela família é o fato de ter inspirado outros profissionais a levar adiante a ideologia de gênero. Ninguém nunca conseguiu provar a tese cientificamente, mas ela segue sendo defendida por muita gente até hoje.

John Money já foi desmascarado e o caso frustrado começa a ficar conhecido, foi inclusive citado no documentário que a Brasil Paralelo lançou esta semana com o título "Geração Sem Gênero". O documentário, disponível no YouTube, mostra como feministas, sexólogos e psicólogos tentaram, em vão, provar que o gênero é algo construído culturalmente.

Traz também estatísticas como o altíssimo índice de suicídio, de 40%, entre pessoas que fazem cirurgia de mudança de sexo. O maior mérito do documentário é o de mostrar como essa narrativa foi sendo construída, apesar da falta de embasamento científico. E como, a cada derrota nos experimentos, os ideólogos foram migrando para o discurso de que quem não aceita a ideia do gênero construído culturalmente é preconceituoso e está discriminando pessoas por causa de sua orientação sexual.

É isso, aliás, que fez o PSOL ao propor a ação de inconstitucionalidade (ADI 5668) no STF contra o Plano Nacional de Educação.

Plano Nacional de Educação

O PNE foi amplamente discutido no Congresso antes de ser votado e aprovado em 2014. Como de costume quando se trata de tema polêmico ou amplo demais, os parlamentares ouviram a sociedade e viram que as pessoas, na imensa maioria, não aceitam essa teoria inventada, o que não quer dizer que sejam preconceituosas. A população apenas não quer que as escolas abracem a ideologia de gênero.

Deputados e senadores ouviram o que representantes de parcelas expressivas da sociedade tinham a dizer e elaboraram um Plano de Educação que não é discriminatório. O PNE, ao contrário, prevê o combate a toda e qualquer discriminação, como manda, aliás, a própria Constituição brasileira.

A revolta do PSOL é que o Plano deixou a ideologia de gênero fora do currículo escolar. O partido alega que isso abre espaço para o bullying contra crianças e adolescentes que não se identificam com o sexo de nascimento.

O pior é saber que tem muita gente que não entende o tema, compra o discurso de que há preconceito ou discriminação em não aceitar uma ideologia que a Ciência nunca provou e acaba alimentando a ideia de que, sim, a Justiça precisa mudar a forma como as escolas ensinam biologia.

O julgamento da ADI 5668 foi adiado, mas a ação não está arquivada, o que significa que pode voltar à pauta a qualquer momento. Há dois grandes riscos aí. O primeiro é que o STF decida criar normas ou leis, uma vez que o órgão já tem precedentes em legislar ao invés de ater-se à sua função de zelar para que a Constituição seja respeitada, como foi o caso em que equiparou racismo a homofobia.

Outro perigo é passarmos a ter leis que não só obriguem professores a ensinar algo sem embasamento científico como punam escolas e famílias que se recusem a adotar a ideia. Canadá e Alemanha são alguns dos países onde pais já foram multados, ameaçados de prisão e até presos por não mandarem os filhos para o colégio em dia de aula de Ciências sobre o tema da ideologia de gênero.

O Plano Nacional de Educação brasileiro (Lei 13.005/2014), que é questionado pelo PSOL, está de pleno acordo com a Constituição. No inciso III do artigo 2º prevê a "superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação".

O texto não especifica nenhum tipo de bullying, mas é amplo o suficiente para combater toda e qualquer forma de preconceito. Essa ação de inconstitucionalidade é só mais uma manobra do PSOL para forçar o STF a aprovar o que já foi rejeitado na Câmara Federal, em Assembleias Legislativas e também em Câmaras Municipais.

Para ficar claro: a ideologia de gênero ficou de fora do PNE não porque os parlamentares não se preocuparam com os direitos humanos de quem se enquadra na definição LGBT, como o PSOL quer fazer parecer. Foi o povo brasileiro que rejeitou essa ideologia; pais e mães, que não querem ver seus filhos obrigados a ter aulas de gênero e também professores que não querem ser obrigados a desconstruir a natureza das crianças e forçar os alunos desde pequenos a se verem sem sexo definido.

Respeito não se ensina forçando as crianças a aprender doutrinas fantasiosas, sem nenhuma base científica. Aliás, não se deve respeitar uma pessoa por ser magra ou gorda, desta ou daquela raça ou pela orientação sexual que decidiu seguir. Respeita-se simplesmente por ser uma pessoa.

58 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 58 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luiz Carlos Gomes

    ± 0 minutos

    Excelente! Vamos nos informar e nos proteger! Chega de politicamente correto e se calar. Podemos escolher o que é melhor pra nós.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcio Martins Cordeiro

      05/12/2020 23:25:46

      psol, pc do b e pt são partidos inúteis. Seu único projeto para "benefício" da sociedade é o chamado ideologia de gênero, o qual a sociedade já demonstrou grande repúdio,mas esse pessoal ainda insiste em impor suas vontades guela abaixo da população.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • V

        Valter Luiz Demenech

        05/12/2020 23:09:39

        Excelente texto!!!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Ricardo Maia

          05/12/2020 22:08:32

          Ainda bem, que existem jornalistas como a Cristina, a qual possui coragem, talento e compromisso com os fatos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            Jim Kirk

            03/12/2020 14:07:05

            Não né estranho que quanto mais se fala em "respeitar a Natureza" mais se fala nessa maluquice totalmente anti-natural?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              Wilson Alixandrino

              03/12/2020 10:44:12

              Parabéns Cristina, novamente um ótimo texto, com uma ótima fundamentação e explicações claras! A ideologia de gênero JÁ ESTÁ provocando confusões generalizadas em pré-adolescentes e famílias desavisadas, gerando conflitos desnecessários e casos graves de fugas de crianças. O assunto precisa ter o máximo de alcance, permitindo que haja no mínimo conscientização de todas as famílias!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Claudia Aguiar de Siqueira

                02/12/2020 6:54:35

                Essa história dos gêmeos foi objeto de um episódio de "Law & Order - Special Victims Unit". Confesso que não sabia que era verdadeira. Uma aberrração. Realmente, com essa composição de STF que temos, sempre existe o risco de sair do plenário nova aberração, que seria julgarem procedente o pedido do PSOL, indo na contramão do que a sociedade brasileira decidiu, por meio de seus representantes - que, nesse caso, desempenharam corretamente o seu papel. Pessoas têm que ser respeitadas por serem pessoas, e sua orientação sexual, assim como a forma como desejem se vestir ou aparentar, é um assunto de foro íntimo. Isso não tem nada a ver com homofobia.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • A

                  Ana Lucia Pires

                  03/12/2020 18:12:06

                  Assisti a esse episódio. Chocante. Doentio. Triste. Precisamos apenas aprender a respeitar "pessoas". Simples assim,

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • M

                Marco Polo

                01/12/2020 13:02:55

                A esquerda é o que é composta essencialmente por desajustados que tenta se apropriar da ideia de que são algo que sabe o que é certo e o que é errado para tentar adequar à sociedade aos seus desajustamentos, limitações cognitivas e amoralidade. O texto a seguir de Cristina sintetiza isso: =>” E como, a cada derrota nos experimentos, os ideólogos foram migrando para o discurso de que quem não aceita a ideia do gênero construído culturalmente é preconceituoso e está discriminando pessoas por causa de sua orientação sexual.”<=. Permitimos a Antonio Gramsci, Paulo Freire e outros menos conhecidos, mas relevantes no cenário da esquerdopatia, tomarem conta do MEC!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Alexander Cainzos

                  30/11/2020 15:11:37

                  Perfeito!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    André Hauter

                    30/11/2020 14:03:36

                    Assistam o Documentario da Brasil Paralelo, é excelente.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      A.R.ALVES

                      29/11/2020 11:32:36

                      O psol representa tudo de mais repugnante que possa existir, não entendo como existem pessoas que ainda elegem esses lunáticos!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Joaquim Corrêa Lopes

                        28/11/2020 23:53:30

                        Brenda no Brian dos outros é refresco!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          JOÃOT

                          28/11/2020 21:35:20

                          Parabéns Cristina! Continue nesta luta, pois tenho lido todos seus textos sobre o tema. Talvez, assim, sua (nossa) voz seja ouvida no STF.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            JOÃOT

                            28/11/2020 21:35:19

                            Parabéns Cristina! Continue nesta luta, pois tenho lido todos seus textos sobre o tema. Talvez, assim, sua (nossa) voz seja ouvida no STF.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Eden Lopes Feldman

                              28/11/2020 19:53:48

                              Infelizmente a imprensa brasileira e mundial, com raras exceções, foi dominada pelo progressismo. Resultado das universidades pagas pelo capitalismo mas dominada para defender ideologias e não o bem comum. E conseguiram capturar o apoio de muitos por fraqueza de personalidade e outros por não se desejarem enfrentar o ridículo de posturas da esquerda. Que se sentiu valorizada, mesmo com uma participação menor na sociedade. Em resumo, a teoria do fanfarrão que provoca medo por suas atitudes mas não tem força para cumprir o que promete. Assim é a esquerda. E por isto o conservadorismo tem levantado vozes políticas mais radicais em muitas partes do mundo. Preocupante, mas necessário.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • H

                                HERBE T NASCIMENTO

                                28/11/2020 18:27:57

                                Excelente explicações desta profissional. Nunca tinha parado para ler e ouvir nada a respeito do assunto porque pouco me interessava, mas agora vejo o que o PSOL tenta fazer com os nossos meninos e meninas.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • W

                                  Wilson Alixandrino

                                  03/12/2020 10:36:29

                                  Esta Jornalista é espetacular, todos os temas que coloca vem com bastante pesquisa e embasamento teórico.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Joaquim

                                28/11/2020 15:32:01

                                Graças a Deus que a ideologia da loucura não dá certo. Graças a Deus que as crianças continuam protegidas. Os loucos querendo ser Deus. A todo instante eles surgem tentando destruir A humanidade.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Paulo H.

                                  28/11/2020 14:36:02

                                  Parabéns pelo trabalho de utilidade pública, Cristina. A ideologia de gênero precisa ser combatida diuturnamente e sem descanso por duas razões três razões elementares: 1) Porque é falsa; 2) Porque causa danos gravíssimos, muitas vezes irreversíveis, nas crianças expostas a ela; 3) Porque - não bastasse tudo de péssimo que há - ainda querem impô-la goela abaixo da sociedade.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • S

                                    SM

                                    28/11/2020 12:59:29

                                    Respeitar as pessoas, simples assim. Criar leis para tornar algumas especiais só incentiva a discriminação. A ideologia de gênero é uma ficção, defendida por seus adeptos mas danosa à à sociedade.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      PARREIRAS RODRIGUES

                                      28/11/2020 12:54:46

                                      Conheci um casal numa pequena cidade interiorana que teve três filhos homens e, a cada parto, a frustração do nascimento duma menina. O último, foi criado desde o berço, em meio a enxoval feminino, mamadeiras rosa, e já guri, em vez de bolas e bétis no meio dos moleques, bonecas junto às coleguinhas. Lembro-me dele vestindo camisas espaçosas para esconder os seios, avolumados. Pois bem, esse rapaz veio para Curitiba para trabalhar e estudar. Alguns anos se passaram, depois dos quais soube-o casado e pai de filhos.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • C

                                        CRISTINA GRAEML

                                        28/11/2020 20:23:07

                                        Parreiras, pode me contar mais detalhes por e-mail? É só clicar no meu nome em azul na tela do vídeo.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • B

                                      Bingo Two

                                      28/11/2020 12:44:12

                                      Assuntos como ideologia de gênero, aborto, eutanária são discutidos no campo político-religioso. E a maioria dos que discutem são negacionistas, por isto o assunto vai e vem, como uma mola. Há anos somos governados por negacionistas, que negam problemas e jogam estas discussões para o panfletarismo, onde tem um público ávido para dar palpite daqui que não tem conhecimento de causa. A direita está cheia de palpiteiros, curandeiros, pastores, médicos sem diploma, advogados sem OAB, filósofo sem curso na Universidade.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • M

                                        Meg Litton

                                        28/11/2020 19:19:58

                                        Bingo Two: só te faltam as penas...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        LSB

                                        28/11/2020 13:08:15

                                        Pare de falar m... esquerda não sabe nem matemática básica.. não sabe nada p/ dizer a verdade (embora querem ter razão até em biotecnologia).. não sabem exatas, biológicas, engenharia, economia, etc (só estudam humanas e apenas AUTORES ESQUERDISTAS/ PROGRESSISTAS; ou seja, até nas humanas são ignorantes).. no mais, se vc fosse menos **** saberia q sempre existiram advogados e filósofos “leigos” (aliás, a maioria na história). No mais, essa história de q todos SUPOSTOS problemas do mundo devem ser “tratados” é conversa de esquerdista **** . Do contrário, não descansarei enquanto o cérebro de mingau da esquerda não for consertado, pois esse é um assunto sempre abortado por “negacionistas”.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luiz

                                      28/11/2020 12:42:25

                                      Cristina como pode um partido nanico como Psol sem representatividade nenhuma ter tanto poder e influência no STF e na mídia? Eu sei. Como vivos, quem vota nessa excrescência aí são os riquinhos da zona sul carioca, da V. Madalena de SP, artistas, jornalistas progressistas e tutti quanti da esquerda caviar. O Psol e suas pautas asquerosas representa o que há de mais abjeto na politica: Estado de direito, propriedade? Não existem pra eles. E mais, são abortistas, defensores de drogas, do fim da família, dos valores cristãos, denigrem a polícia e exaltam bandidos. Fora o resto. Neste planeta, impera uma lei biológica: Masculino e feminino quer queiram ou não esses ideólogos asquerosos.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        RPM

                                        28/11/2020 12:30:04

                                        A esquerdalha burra não sabe o que fazer para aparecer.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • D

                                          dirceu mezzarano

                                          28/11/2020 12:15:58

                                          precisos revisão e texto, parabéns

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Francisco Krupa

                                            28/11/2020 12:11:53

                                            Ideologia de gênero é coisa de mentes doentias.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Eudo

                                              28/11/2020 12:01:05

                                              Cristina, excelente texto.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Eudo

                                                28/11/2020 12:01:05

                                                Cristina, excelente texto.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  Eudo

                                                  28/11/2020 12:01:05

                                                  Cristina, excelente texto.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Leone

                                                    06/01/2021 18:42:28

                                                    Sexualidade não necessariamente tem a ver com sexo, e nem disso ela sabe

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • V

                                                      Vinícius Benvenutti

                                                      28/11/2020 11:17:20

                                                      Parabéns pelos texto!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Cristian carla a. Volski cassi

                                                        28/11/2020 11:10:53

                                                        Sugiro à jornalista que retorne à UFPR e observe o que ocorre. Excelente texto

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Marcos Ctba

                                                          28/11/2020 11:06:57

                                                          A esquerda esquizofrênica doentia deve mudar de planeta ou criar sua espécie lá na venezuela, ou coréia do norte que lá já tem uma especie de laboratório social, onde crianças inocentes com 7 anos são colocadas mesmo nível de adultos, voltadas a trabalho operário e procriação da raça sem os defeitos humanos. Este pscopataslistas devem procurar tratamento urgente antes que a revolta tome conta da alma e do coração por que as mentes estão comprometidas.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            joão José Augusto Mendes

                                                            28/11/2020 11:04:34

                                                            Minorias tentando se passar por maioria. Lembremos a citação do Spock, primeiro oficial de ciências da nave estelar Enterprise: As necessidades de muitos se sobrepõe as necessidades de poucos.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Carmo Augusto Vicentini

                                                              28/11/2020 10:49:02

                                                              PSOL como sempre: a vanguarda do atraso.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                JP

                                                                28/11/2020 10:47:55

                                                                Esse texto é uma viagem alucinada que só Freud explica. Por que tanto medo da sexualidade alheia? Isso é enxergar monstros em moinhos de vento, que posicionamento mais retrógrado! Live and let live.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                1 Respostas
                                                                • L

                                                                  LSB

                                                                  28/11/2020 12:57:29

                                                                  Esquerda não aceita matemática básica! Nada mais retrógrado do q isso... e tb não fazem a mínima ideia do q seja ciência... embora latem a palavra ciência mais do q professor de ciências... vai aprender a pensar e depois conversamos, pois se tem algum lado q não aceita a diversidade nesse caso, são os progressistas q querem impor suas ideologias na marra (e calar os demais sob acusação de preconceito).

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • P

                                                                Pedro Zanoni

                                                                28/11/2020 10:45:16

                                                                Ótimo texto ...estou com a Damaris...muito mais simples do que ficar procurando chifre em cabeça de cavalo MENINO É MENINO E MENINA É MENINA...Sempre foi assim.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • F

                                                                  Fabrício

                                                                  28/11/2020 9:49:41

                                                                  Ensinar ideologia de gênero para crianças é criar uma confusão mental totalmente desnecessária e perversa. É uma afronta ainda estarmos debatendo esse tipo de maluquice. Como dito no texto, respeitemos as pessoas. Ponto final.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • P

                                                                    Pzig

                                                                    28/11/2020 9:35:40

                                                                    Absurdo que pervertidos mau carater, enfiam na cabeça de pais idiotas isentões e assim vai se aceitando uma aberração total que não tem fundamento nenhum na ciência ou na lógica humana.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • C

                                                                      CRAMOS

                                                                      28/11/2020 5:05:49

                                                                      Este caso da Ideologia de Gênero é um dos casos paradigmáticos que não pode ser decidido por "maioria" porque ela tem seus interesses e afeta os direitos de uma "minoria" da população. . Sendo discutida no Congresso esta parada... a maioria é pelo sexo biológico, logo não podem pensar diferente... o cerebro deles não alcança tal diversidade. . Então, o caminho em todo o planeta, é a discussão no Judiciário, formando um conjunto de leis que garanta que a minoria consiga sobreviver sem a discriminação "legalizada" da maioria.... . Veja o caso do voto das mulheres... até 1934 as mulheres não podiam votar no Brasil... eram inferiores em intelecto para tanto... uma clara Ideologia Machista.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      4 Respostas
                                                                      • C

                                                                        Carmo Augusto Vicentini

                                                                        28/11/2020 10:50:38

                                                                        Seu discurso é fascista Cramos.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • P

                                                                        Pzig

                                                                        28/11/2020 9:38:31

                                                                        Só os Célebros iluminados como o teu alcançam essa lógica e assim querem obrigar a maioria de idiotas do mundo a aceitar. ô arrogancia essa gente!

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • S

                                                                        Stanislau Surek

                                                                        28/11/2020 9:17:35

                                                                        Uma democracia que não leva em conta a vontade da maioria não é uma democracia.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • C

                                                                        CRAMOS

                                                                        28/11/2020 5:07:18

                                                                        Melhor dizendo... uma Ideologia de Machos...

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    • E

                                                                      Eleide Santana Oliveira

                                                                      28/11/2020 5:01:19

                                                                      A ideologia de gênero é uma aberração. Todo mundo sabe que homens e mulheres têm diferenças genéticas. Não é saudável conceber tal ideia. Acredito que no Brasil existem causas nas quais vale a pena lutar: saúde, educação, segurança, entre outros. O PSOL não acrescenta nada á sociedade. Eu não voto neles, não votaria, nem votarei. Se a escola ensinar está aberração a minha neta, dou aula a ela em casa. Para mim, com estas ideias nas escolas as crianças precisarão de psiquiatra com falta de identidade.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • B

                                                                        Bingo Two

                                                                        28/11/2020 3:23:09

                                                                        O pessoal da direita, quando no sufoco, traz assuntos polêmicos à baila é culpa o PSOL.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        2 Respostas
                                                                        • I

                                                                          IvoHM

                                                                          28/11/2020 11:55:56

                                                                          Bingolim 2cm: Com essa mixaria, só podia ficar revoltado mesmo.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • I

                                                                          IvoHM

                                                                          28/11/2020 11:55:55

                                                                          Bingolim 2cm: Com essa mixaria, só podia ficar revoltado mesmo.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                      • L

                                                                        LG

                                                                        28/11/2020 3:06:18

                                                                        As ideologias não são apenas de gênero, são de cor, credo, etc ... todos morrem igualmente

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • A

                                                                          ALTOÉ

                                                                          28/11/2020 2:46:30

                                                                          Quanto mais conheço as pessoas mais amo meu cachorrinho.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • P

                                                                            Pedro Maome Machado

                                                                            28/11/2020 2:05:57

                                                                            Esses esquerdistas säo insanos, Deus nos livre!

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • T

                                                                              TIAGO

                                                                              28/11/2020 1:52:30

                                                                              Cada dia a sociedade fica mais doente e mais louca. Estou querendo mudar pra uma floresta e viver com os animais.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              1 Respostas
                                                                              • P

                                                                                Pzig

                                                                                28/11/2020 9:40:42

                                                                                Te cuida..daqui a pouco vai ter pet shop fazendo cirurgia trangenica nos animais, porque o dono achou que ele não está no sexo correto.KKKKK

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                            Fim dos comentários.