i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Abuso religioso

Doutrinação política em universidade pública pode, mas em igreja, não?

  • 12/08/2020 16:52

Doutrinação política em universidade pública pode, mas em igreja, não. Esta é a posição do ministro Edson Fachin em relação a propaganda política em espaços públicos em período de eleições. Ele quer mordaça para pastores e liberdade para professores universitários.

Enquanto ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fachin sugeriu recentemente a criação de um novo tipo penal eleitoral: o abuso do poder religioso. A intenção é punir pastores, por exemplo, que sejam candidatos e façam campanha nos encontros com seus fieis. A decisão depende dos votos dos demais ministros num julgamento que será retomado nesta quinta-feira (13).

O curioso é que em outra corte da qual faz parte, o Supremo Tribunal Federal (STF), o mesmo ministro tenha se posicionado a favor da liberdade de expressão, só que para outra categoria profissional: os professores universitários. São dois pesos e duas medidas aplicados sobre a liberdade de expressar posicionamentos políticos.

Campanha eleitoral em universidades

Edson Fachin não foi o único ministro favorável à liberdade de expressão de professores universitários. Em maio, no julgamento de uma ação no Supremo Tribunal Federal (ADPF 548), votou junto com todos os colegas a favor da liberação de campanhas políticas por docentes em universidades públicas, ignorando o que diz a lei eleitoral. Eles optaram pela prevalência de direitos constitucionais.

Pela constituição brasileira a liberdade de pensamento e de expressão é garantida a qualquer um, em todos os lugares, desde que a pessoa não se esconda no anonimato, já que precisa responder por danos morais caso cometa os crimes de calúnia, injúria ou difamação contra outras pessoas.

Foi em nome dessa garantia constitucional que os ministros do STF decidiram por unanimidade a favor dos professores universitários que fazem campanha de candidatos na sala de aula. Eles anularam sentenças de juízes eleitorais que, em 2018, mandaram apreender material de propaganda política em ambiente universitário a favor do então candidato Fernando Haddad, do PT.

Leia mais em: STF libera propaganda eleitoral em universidades públicas

Vale relembrar o caso. No 2° turno da última eleição presidencial, houve denúncias de que coordenadores de cursos e professores universitários estavam classificando o então candidato Bolsonaro de fascista, durante as aulas, em diversas universidades. E não apenas caluniando e difamando, mas também espalhando notícias falsas que favoreciam o adversário Fernando Haddad, além de divulgar abertamente a candidatura do petista.

Dois exemplos: em Campina Grande (PB), professores percorreram as salas de aula pedindo explicitamente o voto no número 13 (do PT) e difundiram a informação de que as universidades federais passariam a cobrar mensalidade caso Bolsonaro vencesse. Na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Mato Grosso do Sul, chegaram a realizar uma aula "pública" com o título "Esmagar o fascismo - o perigo do candidato Bolsonaro".

Universidades públicas são investigadas por suposta propaganda eleitoral

Após as denúncias chegarem à justiça eleitora, juízes emitiram mandados de busca e apreensão de panfletos e materiais de campanha em 21 universidades e também em salas de professores. Os juízes se basearam na lei eleitoral (Lei 9.504/1997, artigos 24 e 37), que proíbe a propaganda de candidatos em espaços públicos, como é o caso das universidades federais e estaduais.

Só que a procuradora-geral de Justiça da época, Raquel Dodge, decidiu encaminhar para o STF uma ação pedindo que os ministros analisassem a questão. Foi então que, por unanimidade, os onze disseram que os professores podiam sim falar o que quisessem e até fazer campanha em nome da liberdade de pensamento e de expressão.

Embora a decisão tenha vindo com bastante atraso, em maio de 2020, a anulação das sentenças judiciais daquela época vai estimular professores a repetir o que faziam em 2018 nas eleições municipais desse ano.

É importante lembrar que professores de Direita vivem denunciando perseguição dentro das universidades públicas, se dizem impedidos de manifestar opiniões, quiçá de fazer campanha no ambiente universitário, dominado pela esquerda. São vítimas de intimidação, assassinato de reputação e até de ameaças de agressões.

Vale a reflexão: será que se em 2018 professores de Direita tivessem espalhado para os alunos que Haddad era fascista e distribuído panfletos pedindo votos para Bolsonaro - e os juízes eleitorais tivessem proibido essa propaganda -, os ministros do STF teriam derrubado o entendimento dos juízes em nome da liberdade de pensamento dos professores de Direita?

Liberdade de expressão de líderes religiosos

A discussão sobre abuso religioso veio à tona no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o julgamento de outra ação, a que pede a cassação do mandato da vereadora Valdirene Tavares (Republicanos), da cidade de Luziânia (em Goiás). Pastora da Assembleia de Deus, ela foi acusada de ter usado a posição na igreja para promover a candidatura, influenciando o voto de fiéis.

O problema é que não existe o crime eleitoral de abuso de poder religioso, apenas os de abuso de poder político e econômico. Cassar o mandato de alguém por ter cometido uma infração que não existia no código eleitoral será uma injustiça, até porque, se os fiéis foram os responsáveis por sua eleição é porque, provavelmente, sentem-se representados por ela.

Quanto a aprovar o novo tipo penal de abuso religioso, com validade já para as eleições de 2020, como sugere Fachin, nos remete à provocação do título deste artigo: doutrinação política em universidade pública pode, mas em igreja, não?

Você pode até argumentar, que os professores flagrados fazendo campanha em 2018 nas universidades federais não eram candidatos, ao contrário da pastora de Luziânia. Mas se criarem o crime eleitoral de abuso do poder religioso, quem garante que um padre ou pastor que não seja candidato estará livre para comentar sobre questões morais associadas a determinada ideologia política?

E quem vai definir o que é abuso ou não? O que é liberdade de pensamento e de expressão e o que é mera indução a voto?

Seria democrático que as universidades promovessem debates sobre as ideias dos candidatos de Esquerda, de Centro, de Direita, envolvendo professores e alunos, para que todos tivessem acesso à diversidade de pensamento e liberdade para formar sua opinião.

Quanto às igrejas, deveria, da mesma forma, haver liberdade para pastores e fieis discutirem com seus fieis pontos que achem relevantes dentro daquilo em que eles acreditam. Afinal, quem está lá, quer ouvi-los.

74 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 74 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Plínio

    ± 4 dias

    Resumindo, se a campanha for para um progressista/comunista é válido, se for para um conservador/liberal é proibido. Esta é a visão de democracia do Sr. Fachin. Ele representa o pensamento dominante de nossa quase suprema corte.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Tadeu Furquim

    ± 5 dias

    Esse "ministro", minúsculo mesmo, é mais uma aberração deste odioso processo sistemas do toma lá dá cá, tão usual entre os demagogos e espertalhões, espalhados nos 3 poderes desse, pobre Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henrique Barros

    ± 6 dias

    A Cristina Graeml faz sempre ótimos cometários, pois são bem objetivos e baseados em fatos e dados. Eu acho muito boa essa ideia de disponibilizar o vídeo e também o conteúdo escrito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Americo Lisboa Junior

    ± 7 dias

    E os padres vão poder se manifestar? Vão deixar de fazer comícios em vez de sermões? E a CNBB vai concordar? Ou será que a igreja católica vai fica de fora? Fachin só falta proibir as manifestações religiosas afro-brasileiras como ocorria no inicio do século XX.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      MF

      ± 6 dias

      Note que esse parecer da Igreja Católica não é unanimidade, e nem chegou a ser formalmente divulgado, pelo contrário é minoria. Então não vamos "rotular".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano Borges de Santana

    ± 7 dias

    Inacreditável! O STF é uma vergonha!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RENATO FERNANDES ARAUJO

    ± 7 dias

    Incrível... excelente artigo. Adoro a gazeta e seus colunistas. Nosso STF é uma contradição ambulante... é mais político do que jurídico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauro Vieira Sena

    ± 7 dias

    Enquanto esse quadro atual do STF não for alterado, continuaremos assistindo a esses descalabros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 7 dias

    Segundo um político, no STF existem duas Carmens...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Cousseau

    ± 7 dias

    TEMOS GUERREIROS NO PARANÁ, MAS UM DELES RESOLVEU SE BANDEAR PARA O LADO ESQUERDO E ESQUERDO TAMBÉM DO STF QUEM SERÁ ESSE MINISTRO? ESSE QUE QUER MANDAR NA IGREJA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MF

    ± 7 dias

    Em todos os assuntos as vísceras podres da esquerda estão se mostrando. Não há mais volta... A população brasileira já definiu o que quer... Bolsonaro até 2026.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 7 dias

    É a ditadura explicita dos togados. Se acham os reis da cocada preta. Quem poderá nos salvar?, nem o Chapolin Colorado. E o ditador é o "Bozo", hein?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 7 dias

    Parabéns ao ministro Fachin. A diferença entre politizacao em igreja e universidade é gritante. Na primeira não existe qualquer questionamente sobre qualquer assunto que vira verdade absoluta. Nunca vi professor vendendo feijão contra covid ou água ungida que faz cego enxergar nas universidades.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 7 dias

    Ótimo texto. Só o título diz tudo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Akollyka

    ± 7 dias

    Sou assinante e não consigo acessar os comentários.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antoniel Souza Ribeiro da Silva Júnior

    ± 7 dias

    Fachin é esquerdista e como tal quer criar teorias e usar sua caneta para calar quem pensa diferente: os de direita. Ativismo judicial maldito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Alfredo de Salles Loureiro

    ± 7 dias

    Fachin è de esquerda, professores universitários são de esquerda. Pastores sāo de direita. Simples assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thinker

    ± 7 dias

    No ambiente universitário, em todo o mundo, é onde ocorre o processo de aprendizado e debate de ideias científicas, técnicas, políticas e sociais, como processo de transmissão e formação do conhecimento. A ignorância pode ser também produzida, mas não se mantém em razão da necessidades de comprovação científica das afirmações. A ciência e a fé divina não são antagônicas e podem existir num mesmo espaço. Porém, misturar mundo acadêmico com mundo religioso não parece ser uma alternativa correta. Ambos devem ter suas liberdades respeitadas e, seus condutores entender a ética de ensinar ciência e cultivar a fé, sem se deixarem usar por aproveitadores e radicais, seja de direita ou esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Divonzir

    ± 7 dias

    "deus" é um bom cabo eleitoral....ainda com dinheiro sem pagamento de impostos....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo F A S

    ± 7 dias

    Diferenças entre as instituições. Igrejas: as constribuições financeiras são voluntárias; nenhuma pessoa é obrigada a ir ou permancer; a igreja pode deixar de existir pela deserção de seus membros. Universidades públicas: são custeadas com impostos (dinheiro do povo); prestam um serviço público; é a única opção de formação de muitas pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 7 dias

    Cristina, seu artigo se baseia na mais clara lógica e no equilíbrio. Essas duas categorias ou condições não podem ser encontradas nas decisões do ministro Fachin e nem nos seus companheiros do Olimpo¹

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Maia

    ± 7 dias

    Excelente artigo. A Constituição federal, bem como o Código Penal, são explícitos em determinar que somente uma Lei pode criar um crime. O poder Judiciário fazê-lo é uma aberração jurídica. Além disso, em todas as instituições ( como clubes recreativos, associações de bairros, universidades etc), pode-se fazer campanha, mas, o fato de ser pastor já se presume abuso? Que grande vergonha!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    justo verissimo

    ± 7 dias

    Se pode na gazetinha...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mario Nascimento

    ± 7 dias

    Perfeita a análise. Altas cortes tomadas de ativismo de esquerda escancarado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DIANA de luca

    ± 7 dias

    Parabéns Cristina! a Doutrinação nas faculdades , não é de hoje...e é um absurdo, pobre Brasil, país de jovens sem futuro! E quando chegam ao mercado de trabalho, com esse pensamento o caminho se complica, pois o mercado quer prosperidade e não retrocesso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Filgueras Nogueira

    ± 7 dias

    O Facchin não fez, antes de ser Ministro, um discurso de apoio a Dilma dentro de uma universidade? Ou estou enganado?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gerhard Fuchs

    ± 7 dias

    No minimo fica a desconfiança de que o ministro Fachin será um expoente da intolerância religiosa. Interferir na liberdade religiosa é tirar a base de todas as outras liberdades.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J.A.O

    ± 7 dias

    A liberdade religiosa caminha em paralelo com a liberdade política. Sem plena liberdade religiosa, em todas as suas dimensões — compatível, com diversos tipos jurídicos de relações das confissões religiosas com o Estado — não há plena liberdade política. Assim como, em contrapartida, aí, onde falta a liberdade política, a normal expansão da liberdade religiosa fica comprometida ou ameaçada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano Leite

    ± 7 dias

    Perfeita análise!!! E reiterando: não são somente os professores universitários que são altamente doutrinados. Infelizmente, Paulo Freire fez escola. Literalmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bellese

    ± 7 dias

    Cara Cristina, sugiro ir além no debate com o abuso do poder Sindical. Vamos punir lideres sindicais que sejam candidatos e façam campanha com seus sindicalizados ???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Silva

    ± 7 dias

    Concordo contigo Cristina. Universidades públicas não deveriam emitir opinião política sobre nenhum candidato de nenhum partido. É triste ver toda essa politização radical de ambos os lados em nosso país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabio da silva de castilho

    ± 7 dias

    Maldita esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 7 dias

    Verdade absoluta, não tem como negar. Parabéns Cristina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 7 dias

    Verdade absoluta, não tem como negar. Parabéns Cristina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago

    ± 7 dias

    Qualquer que seja o julgamento de cada um sobre o momento e o estilo da saída de Moro do cargo de Ministro, ele prestou grande serviço como Juíz. Mas cometeu ao menos um erro no Executivo. Ao dizer que o crime organizado não tem chance contra a sociedade organizada ele esqueceu que o PCC e suas entidades coirmães não abrigam dentro de si um STF que as boicote trabalhando para o lado inimigo. Não há nada de ideológico, esses senhores vão incitar uma guerra religiosa pra salvaguardar a velha corrupção que os elevou a arcanjos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Palmério Olimpio Maia

    ± 7 dias

    Parabéns Cristina Graeml, concordo, sua exposição sobre esse tema é fantástica. Palmerio Olimpio Maia

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABFeitoza

    ± 7 dias

    Fachin solapa a democracia com esta decisão absurda contra a liberdade de expressão em ambiente privado. Vai quem quer à igreja. E o respeito à opinião do seu líder espiritual é um norte para muitas pessoas. Gostemos ou não disso. Já, já chegaremos no abuso de poder jornalistico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO

    ± 7 dias

    A bobagem escrita por esta militante jornalista é tão grande, mas tão grande, que nem pra errado serve. Ela parte de uma premissa equivocada ao equiprar Universidade com igreja. Veja, na Universidade existe a garantia do pluralismo político. Da uma olhada no art 1 da CF que vc encontra. A igreja tem por fim cultuar o sagrado e não usar da fé alheia para coagir eleitor. É uma lastima quando falso jornalista, que é militante vem falar sobre o que não se deu ao trabalho de estudar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 7 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      J.A.O

      ± 7 dias

      GUSTAVO: Não que devo alguma explicação a vc, mas só p sua ciência, sou professor universitário desde 1983,. a diferença está na área que leciono (MATEMÁTICA). Observação importante: Dificilmente se vê alienados nas áreas e exatas nas universidades.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      GUSTAVO

      ± 7 dias

      J.A.O: pelo seu comentário, acho que vc nunca passou por um lugar que tenham professores. Veja, está consagrado na Constituição o pluralismo político. Escolas, Universidades, são lugares para se pensar, buscar conhecimento. Igrejas, não. Os excessos devem ser punidos. E o que o Fachim está fazendo é isso, Coibir excessos. Não confunda liberdade de expressão com aliciamento de eleitor. Pastor não tem nada a ver com o Estado? E o que eles fazem na política? Depois sou eu que digo besteira. Da um google antes de vir falar de orelhada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      GUSTAVO

      ± 7 dias

      marcello r: PLURALISMO. PLURALISMO. Procure no Aurélio o significado, depois vc volta vomitar seu ódio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      J.A.O

      ± 7 dias

      Sr. Gustavo, professores são funcionários do estado ou da união. nesse caso, não deveriam se manisfestar e ou tentar manipular os demais sobre suas opiniões ou posições politicas. Diferente de pastores que não tem nada a ver com p estado, pelo contrario, tem liberdade de expressão garantida assim como um parlamentar quando discursa na tribuna, e antes que diga outra besteira, vá na CF e veja que isso também está la..

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      marcello r

      ± 7 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    helio

    ± 7 dias

    Nas igrejas vai quem quer. Nas universidades públicas estão estudantes em busca de formação profissional custeada pelos contribuintes de direita, de centro e de esquerda. Eis a diferença.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 7 dias

      Excelente comentário

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Silva

    ± 7 dias

    professores enquanto funcionários públicos na sala de aula fazendo propaganda política é um absurdo .. nas suas vidas privadas tanto faz

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Airton Gernano da Silva

    ± 7 dias

    Sabe que a jornalista está certa. Os nossos principais líderes políticos roubam os cofres da sociedade, através da corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Se eles fazem isso, por que nós, reles mortais, também não fazemos? Muitos empresários recebem dos clientes o dinheiro dos impostos e não repassam ao governo, ou seja, sonegam. Se eles fazem isso, por que nós também não fazemos? Para coroar a insensatez, que tal: jornalistas que obtém furo jornalísticos através de "gentilezas" nada decentes. Sendo assim, vamos permitir que todos os jornalistas também possam usar de meios indecentes para fazerem sucesso? Senhora jornalista, um mal feito não justifica o outro. #congruência .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      André

      ± 7 dias

      Aff...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 7 dias

    maldito seja bolsonaro

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • P

      PAULA ANDRUSKO

      ± 5 dias

      Entendo sua raiva, Bolsonaro só cresce e será reeleito em 2022. Depois de tanto tempo tendo que aceitar pensamentos incongruentes, agora é a sua vez de aceitar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      ± 7 dias

      Maldito seja teu deus lula

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André

      ± 7 dias

      Ódio libera cortisol na corrente sanguínea. Cuidado, papagaio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Viro

    ± 7 dias

    Penso q essa proibição nas igrejas se deve muito mais pelo fato de o presidente atual se mostrar religioso e bom trânsito c as igrejas ! Nas universidades é visível a liberação pelo fato de serem todas da ala esquerdista e contra o sistema de governo atual! Isso está programado para ser desta forma!! Proibir em Igrejas e liberar no antro esquerdismo das universidades!!!! Só não vê quem não quer ver!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antônio Carlos

    ± 7 dias

    Enquanto Ministro do Tribunal Superior Eleitoral ....ARGH, não consegui ir adiante!!! “A nível de redação” enquanto é muito ruim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 7 dias

    Perfeita comparação !! Quero ver o stf punir os bispos e padres católicos quando fizerem apologia do PT nas missas , inclusive com músicas e cartazes ... vamos denunciar !!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucia Haracemiv

    ± 7 dias

    Ótimo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    OT

    ± 7 dias

    é o Gramscismo em ação. Quando o Fachim viajará de helicóptero?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 7 dias

    Gostei da indicação do novo líder do Bolsonaro: um tal de RICARDO BARROS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 7 dias

    O pessoal da esquerda prima pela infantilidade e desvirtuamento do prumo de suas mentes. Se não provocassem o mal, seriam absolutamente inócuas qualquer ação deles. São adultos infantilizados, que se comportam tal qual crianças jovens e adolescentes, sem qualquer coerência, exigem e reclamam seus doces dos pais – quem de fato produz as riquezas concretas à sociedade para servir de recursos a serem aplicados para o seu bem. O mal foi permitido pela Anistia, o brasileiro normal é bom, autorizou o regresso desses alienados irresponsáveis e maus-caracteres, ao exercício da vida política do Brasil. Deu no que deu!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS ANTONIO

    ± 8 dias

    A esquerda perdeu a eleição mas conta com o stf. Ministros que não receberam voto popular estão legislando a todo momento. A suprema aberração cria tipos penais por analogia e no interesse de sua nefasta ideologia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 8 dias

    Muito bem, Cristina. Não lembrava deste fato escabroso da ultima eleição. Há algumas igrejas, como a igreja presbiteriana, detem um código de etica que impede este tipo de comportamento. Não sei se a igreja católica possui. Seria possivel um termo de comprometimento das igrejas para essas aberrações. Mas poderia ser válido também para as universidades. Um debate civilizado e que cada um tirasse suas conclusões. Em toda a minha vida de caserna, nunca vi uma propaganda politica em quarteis. Por que há um regulamento claro que impede as manifestações politicas naquele esfera de governo. Imagine, se um comandante teria a ousadia de fazer proselitismo de qualquer candidato. É simples.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osvaldo Souza

    ± 8 dias

    Fachin deveria voltar a fazer movimento juntos a MST. Está no lugar errado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    ± 8 dias

    Esse fachin é um sujeito que está em um cargo muito acima da sua competência e capacidade mental! Não só ele, a grande maioria desse stf (minúsculo mesmo). Despreparados para julgar, colocados na corte através da política, o futuro é incerto ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Stagi Hossmann

    ± 8 dias

    Querem impedir a renovação da política com a eleição de candidatos conservadores e cristãos a qualquer custo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE Z. NETO

    ± 8 dias

    Parabéns Cristina. Excelente artigo! A hipocrisia destes ministros já passou dos limites do aceitável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eder Oliveira Cardoso

    ± 8 dias

    Estamos em guerra...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabrício

    ± 8 dias

    As duas coisas deveriam ser extintas. Não dá para fazer birra e dizer "eu posso fazer errado porque meu coleguinha também faz".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel M

    ± 8 dias

    Esquerda é a coisa mais podre que já existiu.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 8 dias

    Duvida? E os bispos que assinaram o manifesto contra o Bolsonaro? Aí pode né?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Val

    ± 8 dias

    Inacreditável o desespero da esquerda!!! Dias sombrios, tempos difíceis!!! Mordaça e perseguição aos conservadores. Liberdade vigiada.......Essa esquerda é imoral, simplesmente isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 8 dias

    Esse Fachin é outro Ministro que julga não olhando a constituição, mas sim fazendo proselitismo político. Ora, como apontou a articulista as antinomias saltam aos olhos. Ele pode até negar, se meia palavra é letra, no caso dele a sentença e o fraseado todo demonstra o quão contraditório ele é. Daí seria mera mudança de opinião ou militância pura e simplesmente?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Botelho dos Santos

    ± 8 dias

    Belo texto! Arrogantes, querem pautar a sociedade perseguindo uns em prol de outros. Juízes sem voto e sem noção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.