• Carregando...

Mais Médicos é coisa passado. O programa que, por anos, sugou recursos da Saúde com a promessa de melhorar a atenção básica aos brasileiros mais carentes (e não conseguiu), foi vitorioso no intuito de abastecer os cofres da ditadura cubana, mas apenas enquanto o PT e o MDB governavam o país.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A torneira, que desviava parte do salário dos médicos cubanos para o governo de Cuba por força de contrato, deixou de existir antes mesmo da posse do presidente Bolsonaro.

É bom lembrar que foi o governo de Miguel Díaz-Canel, sucessor dos irmãos Castro no comando ditatorial da ilha, que desistiu de seguir no programa, obrigando os médicos cubanos cedidos ao Brasil a retornarem imediatamente a Cuba sob ameaça de nunca mais poderem entrar na ilha sequer para visitar parentes.

Acredito que todos que acompanham política lembram do barulho feito pela esquerda brasileira, então recém-derrotada nas urnas. Primeiro tentaram imputar ao presidente Bolsonaro o rompimento do acordo que mantinha o Mais Médicos funcionando.

Depois, quando ficou claro que foi o governo cubano quem caiu fora, plantaram o terror. Disseram que muitos brasileiros morreriam, esquecidos nos rincões do país, sem a assistência dos médicos cubanos. Balela.

Mais Médicos virou Médicos Pelo Brasil e ganhou corpo

Tão logo o novo governo assumiu e abriu inscrições para o novo programa Médicos Pelo Brasil, as vagas foram sendo preenchidas e hoje até superam o número da época do rompimento unilateral do contrato.

Paralelamente, a equipe do Ministério da Saúde do atual governo foi investindo em outros programas para melhorar a infraestrutura dos postos de saúde de todo o país e a oferta de médicos especialistas, especialmente ginecologistas e pediatras. E isso foi ganhando corpo em plena pandemia.

Atenção Primária à Saúde

Em artigo recente, publicado aqui na Gazeta do Povo, o Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Parente, informa detalhes do trabalho que vem sendo feito para melhorar o atendimento básico a quem mais precisa, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Poucos brasileiros ficam sabendo, porque a imprensa, em geral, ocupa-se mais das picuinhas e dos bastidores da política do que das ações de governo que efetivamente melhoram a vida do cidadão comum.

Três portarias, que juntas somaram cerca de R$ 1 bilhão, permitiram qualificar o pré-natal, financiar hospedagem de gestantes sem condições de isolamento, reforçar as equipes para monitorar gestantes com síndrome gripal e renovação de equipamentos de todas as maternidades públicas. O valor repassado para 593 maternidades foi de R$ 264,5 milhões.

Raphael Câmara, Secr. Nac. de Atenção Primária à Saúde em artigo da Gazeta do Povo de 11/02/2022.

Entrevista em vídeo

Depois de ler este artigo convidei o Dr. Raphael Câmara Parente para uma entrevista em vídeo, que só consegui gravar nesta quarta-feira de cinzas, não por causa do feriado de carnaval, que foi abolido em muitos lugares, mas mantido em tantos outros.

A agenda do Dr. Raphael Câmara esteve cheia demais com a viagem recente do Ministro Marcelo Queiroga para participar de evento da ONU em Nova York. Embora cuide da atenção primária à Saúde, foi ele quem assumiu interinamente o Ministério da Saúde.

Agora já de volta às suas funções, abriu espaço na agenda para trazer para você, leitor e assinante da Gazeta do Povo, mais informações de como o SUS vem passando por uma transformação que pode, esta sim, levar mais médicos e mais saúde aos brasileiros.

Assista à entrevista clicando no play da imagem que ilustra essa página. Depois não deixe de registrar como se sentiu ao acessar esse conteúdo e de escrever um comentário para colaborar com o debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]