• Carregando...
Cristo Redentor | Imagem ilustrativa
Cristo Redentor | Imagem ilustrativa| Foto:

Sempre ouvimos que Deus é brasileiro, mas é claro que a megalomania tupiniquim um dia seria contestada. Fazia sentido a argumentação de que, dada a quantidade de maravilhas naturais do Brasil, só poderia ser esta mesmo a terra natal do Todo Poderoso criador dos céus e da Terra.

Que outro lugar no mundo, afinal, tem uma imensidão geográfica como a nossa, grande parte agriculturável; clima bom; solo fértil; abundância de rios; água fresca; a sombra de florestas (apesar das queimadas e desmatamentos) e, ainda por cima, ausência de vulcões ou fendas geológicas em suas profundezas, garantindo sono tranquilo e a paz sísmica?

Mas a avalanche de informações da internet, mais veloz após as grandes tragédias, acaba de nos dizer que Deus é libanês. Primeiro pensamento: como podem achar isso de um lugar que já viveu tantas guerras, está numa das regiões mais conflituosas do planeta e onde parte de um porto acabou de ir pelos ares após uma explosão com cara de bomba atômica do século XXI?

A lista de vantagens comparativas trazidas pelos internautas é tão boa que me inspirou a trazer o assunto também para cá. Acredito que possa aliviar um pouco da tristeza que todos sentimos ao ver aquelas cenas de Beirute e saber da centena de mortos e de tantos feridos e desabrigados.

Curiosidades sobre o Líbano

O Líbano tem mais de 7 mil anos de história. Já havia registros de civilização naquela região, que liga a Ásia à Europa, muito antes de Jesus Cristo passar pela cidade de Qana e transformar água em vinho durante uma festa de casamento, feito descrito na Bíblia como seu primeiro milagre público.

O país coleciona tantos registros de guerras e destruição, reconstrução e resiliência, que eles renderiam temporadas inteiras de uma longa série da Netflix. Dos fenícios, inventores do navio e responsáveis pelas primeiras navegações (3.000 anos AC), aos franceses, que assumiram o controle das cinco províncias libanesas após a Primeira Guerra Mundial, são capítulos e mais capítulos de batalhas, invasões, dominação e superação.

O Líbano foi ocupado por mais de uma dezena de países ou povos: Egito, hititas, assírios, babilônios, persas, o exército de Alexandre, o Império Romano Bizantino, a Península Arábica, os Cruzados, os Otomanos, França, Israel e Síria. A independência da França, em 1943, não garantiu tranquilidade por muito tempo.

Trinta e dois anos depois o país já estava em meio a uma guerra civil, que durou de 1975 a 1990. E tinha passado por um grande esforço de reconstrução quando se viu de novo, em 2006, como palco de conflitos entre Israel e o Hezbollah, organização política e paramilitar, fundamentalista islâmica xiita, sediada no país.

Sabendo de tudo isso é quase inacreditável a lista de curiosidades sobre o Líbano que circula na internet. O país é o único do mundo árabe que não tem um ditador. Há, atualmente, muita dificuldade financeira, mas o país tem mais de 100 bancos, o que já lhe rendeu o apelido de "Suíça do Oriente".

Em tempos de paz a capital, Beirute, onde aconteceram as explosões desta semana, já teve movimento de turistas comparável ao da capital francesa, por isso era chamada de "Paris do Oriente Médio".

No Líbano falam-se 3 línguas: árabe, francês e inglês. O índice de alfabetização é de 99%, percentual digno de um país que teve o primeiro alfabeto do mundo. A preciosidade está guardada no Museu do Líbano e também pode ser vista no túmulo do rei Ahiram, de Byblos.

Esta cidade, aliás, Byblos, é a mais antiga do mundo ainda existente. E foi ela que deu origem ao nome do livro sagrado dos cristãos: Bíblia. 40% da população libanesa é cristã. É o maior percentual do mundo árabe.

O país carrega o mesmo nome há 4 mil anos, tem a identidade mais antiga entre todos as nações da atualidade. O nome Líbano aparece 75 vezes no Antigo Testamento.

Existem 4,5 milhões de libaneses no Líbano, mas o triplo disso morando no exterior - cerca de 14 milhões, sendo que 12 milhões deles vivem aqui no Brasil. Mas Deus é libanês, garantem os "conterrâneos" Dele, que agora inundam as redes sociais com parte das informações citadas aqui.

E se você ainda acha que Ele é brasileiro, aí vão os argumentos finais: o único templo de Júpiter, que vem a ser o mais importante Deus romano, está em Balbeck, no Líbano. Diz-se que os cedros do país foram plantados pelas mãos de Deus, por isso são chamados de cedros de Deus. E o Líbano seria a cidade de Deus na Terra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]